• Nenhum resultado encontrado

2. INTRODUÇÃO

2.6 Procedimentos Metodológicos

Esta seção é destinada a relacionar as bases utilizadas na descrição e avaliação dos dados observados através do conjunto de técnicas, métodos e procedimentos adotados para a realização da pesquisa.

Richardson (1999) afirma que a função da metodologia consiste em viabilizar obtenção dos dados a serem estudados, que serve para o enriquecimento dos conhecimentos científicos. Para tanto, o modelo metodológico adotado deve ser capaz de abranger os fenômenos observados no mundo empírico e, assim, descrever e explicar esses fenômenos.

Na pesquisa em questão, a metodologia será apresentada na seguinte ordem: Delimitação Teórica, Caracterização da Pesquisa e Aspectos Operacionais da Pesquisa.

2.6.1. Delimitação Teórica

A delimitação teórica é resultado da revisão de literatura realizada para a construção do Estado da Arte e tem como objetivo identificar, dentre os modelos de

estratégias apreciados, aquele que se mostra mais apropriado para a descrição das características utilizadas na elaboração do material didático impresso para o curso à distância.

O fato de se tratar de um estudo de caso representa outro limitador. Foi considerada a experiência vivida pela Universidade Federal da Paraíba no seu processo de adaptação a uma outra modalidade de ensino, considerada inovadora para seus participantes. Trata-se, então, de uma instituição de ensino que possui especificidades que tornam este caso particular. O estudo estratégico descrito e analisado nesta pesquisa não deve ser aplicado integralmente a outras instituições de ensino, sem serem consideradas as suas especificidades.

2.6.2. Caracterização da Pesquisa

O estudo compreende uma pesquisa de natureza qualitativa e, para tipificar o estudo em questão, tomamos como base a classificação de Richardson (1999), que qualifica a pesquisa quanto à sua finalidade e quanto aos meios utilizados para alcançar seus objetivos. Considerando a natureza do estudo realizado, esta pesquisa teve uma finalidade descritiva e analítica e, de outra parte, a classificação quanto aos meios indica esta pesquisa como sendo um estudo de caso.

O propósito de descrever o posicionamento estratégico da UFPB Virtual corresponde a uma das definições que Gil (2002, p. 46) apresenta sobre pesquisa descritiva que "[...] tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno [...]".

Para nortear a investigação, foi estabelecido o modelo de pesquisa que Richardson (1999) define como sendo a integração e articulação do conjunto das decisões a serem tomadas para apreender, de maneira coerente, a realidade empírica. Dentre as possibilidades de modelos de pesquisa apresentadas por este mesmo autor, a que foi utilizada nesta investigação foi do tipo estudo de caso simples com um só nível de análise. Justificou-se a escolha deste modelo de pesquisa pelo fato do estudo ser realizado com apenas parte do material elaborado pelos professores autores do primeiro semestre (caso simples) da UFPB Virtual, sendo o estudo focado em apenas um deles (nível de análise único).

Richardson (1999) alerta para a importância de considerar a natureza do problema ou o seu nível de aprofundamento na determinação do método apropriado ao tipo de estudo pretendido. O modelo de pesquisa adotada vai utilizar o método indutivo que parte de dados particulares, suficientemente constatados, para culminar em uma verdade geral, configurando-se como resultado da ampliação do conteúdo para além das premissas originárias.

2.6.3. Aspectos Operacionais da Pesquisa 2.6.3.1. Ambiente da Pesquisa

O ambiente da pesquisa, também chamado de universo de pesquisa, é definido, por Richardson (1999), como o conjunto de elementos que possuem determinadas características comuns. Desta forma, o ambiente desta pesquisa abrangeu o Departamento de Matemática da Universidade Federal da Paraíba, maior instituição de ensino público do estado e a Coordenação de Matemática da UFPB Virtual.

A análise dos dados foi feita com base no Projeto Político Pedagógico que a Universidade Federal da Paraíba elaborou ao ser convocada pelo edital nº. 1/2006 pelo Ministério da Educação e Cultura através da Universidade Aberta do Brasil. Também foram levados em consideração os referenciais de qualidade para EAD no ensino superior produzido pelo MEC e o referencial teórico exposto no capítulo II do nosso estudo.

2.6.3.2 Sujeitos da Pesquisa

Para a obtenção dos dados necessários às análises foram entrevistados cinco professores autores que participaram da elaboração do material didático impresso para o Curso de Licenciatura em Matemática da UFPB Virtual. Todos estes professores pertencem ao quadro docente da UFPB e lecionam há mais de três anos nos cursos de graduação presencial.

A metodologia aplicada foi o Estudo de Caso para identificação de padrões utilizados pelos professores autores na elaboração do material didático impresso produzido para o Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade à distância.

Para realizar a coleta de dados, utilizou-se como instrumento a entrevista semi-estruturada e a análise documental. A entrevista focalizada consiste em um importante instrumento de pesquisa, pois se configura como uma técnica de pesquisa que visa a obter informações de interesse a uma investigação, onde o pesquisador formula questões direcionadas, com um objetivo definido, face a face com o entrevistado, imersos numa interação social (RICHARDSON, 1999).

Dando continuidade, adotamos, dentro do estudo de caso simples, a estratégia analítica geral baseada em proposições gerais definidas por Yin (2005) como:

[...] seguir as proposições originais do estudo basearam-se presumivelmente, em posições como essas, que por sua vez, reflitam o conjunto de questões da pesquisa, as revisões feitas da literatura sobre o assunto e as novas proposições ou hipóteses que possam surgir (YIN, 2005, p. 140).

Nesse sentido, a técnica analítica específica foi a adequação ao padrão sugerido por Yin (2005), definido como sendo: “[...] uma lógica que compara um padrão fundamentalmente empírico com outro de base prognóstica [...]” (YIN, 2005, p. 145). Dessa forma, descrevemos os principais trechos da entrevista, organizando- os em categorias por proximidades de sentido. As variáveis dependentes ou não, que aparecem na análise do estudo de caso, preocupam-se com o padrão geral dos resultados e com o grau com que esse padrão se adapta àquele anteriormente previsto (YIN, 2005, p.148).

2.6.3.4 Critérios de Análise dos Dados da Pesquisa

Para o trabalho com os dados da pesquisa, consideramos alguns elementos distintos, que serviram de critérios para a análise que realizaremos do material didático elaborado para a Licenciatura à distância: se o professor autor já havia

elaborado algum material didático para ser aplicado em turmas de graduação; se sentiram dificuldade na preparação e elaboração deste material; como foi a escolha do conteúdo; como decidiram sua padronização; como seria um material didático impresso ideal no seu ponto de vista, dentre outros. Estes critérios têm como base o referencial teórico e serão discutidos detalhadamente no capítulo II.

Lançando mão da base teórica por nós construída, avaliamos o material didático impresso elaborado pelos professores autores da UFPB Virtual, de acordo com os critérios acima identificados. Sua seleção foi justificada quando da discussão do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática à distância, realizada no capítulo I.