• Nenhum resultado encontrado

PARTE II – Procedimentos de pesquisa: instrumentos de investigação e

2.4 Procedimentos metodológicos

Partindo-se das leituras até aqui realizadas sobre os princípios teóricos e os estudos que tratam das representações sociais, percebeu-se não existir um método próprio dessa teoria.

Os procedimentos metodológicos a serem realizados irão depender do objeto de estudo. Contudo, por se tratar de questões referentes às representações sociais, seus suportes devem ser analisados, como a fala, o comportamento, os documentos e as práticas cotidianas. Para esta pesquisa utilizou-se da fala como o principal suporte para analisar as representações sociais relativas ao patrimônio cultural e de que forma os bens materiais se encontram indissociáveis dos bens imateriais.

Na bibliografia consultada constatou-se certo consenso de que a pesquisa é, na maioria das vezes, qualitativa, pois ela possibilita a compreensão do objeto estudado a partir da perspectiva dos sujeitos. Na pesquisa qualitativa, o grupo pesquisado deve ser adequado aos objetivos do estudo, sendo mais usual se trabalhar com diferentes grupos da sociedade, que evidenciem as representações a serem estudadas.

2.4.1 Grupos pesquisados

Para esta pesquisa, a abordagem qualitativa teve início a partir da realização das entrevistas, prosseguindo com o tratamento das informações através da análise do conteúdo.

Em se tratando de uma pesquisa qualitativa, a definição do tamanho do grupo a ser pesquisado é feita a partir de diferentes critérios estabelecidos na pesquisa quantitativa. No estudo qualitativo o critério numérico não determina a representatividade, neste caso se deve trabalhar com determinados grupos ou sujeitos de diferentes populações, que evidenciem a representação em foco.

Considerando ainda que, para a teoria das representações sociais, o indivíduo não deve ser considerado isoladamente, mas também como integrante de um grupo social, o que significa que as dimensões individuais e coletivas são abordadas, é preciso estudar certo número de casos para conseguir captar os elementos comuns e as divergências entre as representações sociais dos sujeitos e dos grupos.

Partindo desse ponto, para a seleção do grupo pesquisado, no presente estudo, seguiram-se os critérios da análise qualitativa e as exigências em relação a sua representatividade. Assim considerou-se que para atingir os objetivos inicialmente propostos, os grupos a serem entrevistados deveriam ser compostos por indivíduos em diversas posições sociais que anunciassem representações distintas:

 Grupo I: Moradores com residência no perímetro tombado pelo IPHAEP;

 Grupo II: Membros da Irmandade do Rosário e/ou dos grupos culturais – Congos, Pontões e Reisado;

 Grupo III: Sujeitos ligados diretamente à Igreja de N. Sra. do Rosário dos Pretos;

 Grupo IV: Sujeitos em posições chave da sociedade pombalense - historiadores, técnicos da prefeitura e órgãos da esfera cultural;

Algumas diretrizes foram tomadas para a definição da quantidade de entrevistados. Em primeiro lugar viu-se que a Irmandade do Rosário conta hoje com apenas oito integrantes. Quatro entrevistas corresponderiam a 50% do grupo em questão. Assim, considerou-se o número de quatro entrevistas por grupo, cogitando a possibilidade de esse total variar, conforme fossem feitas as entrevistas.

2.4.2 Instrumento de pesquisa

Com relação ao instrumento de coleta de dados, a maioria dos estudos sobre representação social entende que a linguagem é o melhor meio para a sua investigação, já que as representações estão intimamente ligadas à comunicação.

Assim, a utilização da teoria das representações sociais implica na adoção de procedimentos de pesquisa que privilegiam a fala, o que pode ser conseguido por meio de entrevistas semiestruturadas. Por meio delas podemos detectar não apenas o conteúdo, mas também as oscilações, as hesitações, e o contexto que ajudam a revelar o imaginário do indivíduo.

A maioria dos estudos em representação social privilegia a entrevista semiestruturada, onde o pesquisador lança uma série de perguntas e temas que servem para guiar a entrevista, mas deixando liberdade ao entrevistado em discorrer mais longamente sobre os pontos que julgar relevantes. Para esta pesquisa se deu a escolha da entrevista semiestruturada, pois esse tipo de roteiro não é extremamente aberto, o que dificultaria o desenvolvimento do trabalho, nem restringe o universo de respostas, permitindo que o indivíduo enuncie seu modo de pensar.

Para a elaboração das entrevistas foram seguidas algumas diretrizes: procurou-se partir de perguntas mais simples para as mais complexas; utilizando palavras simples, sem recorrer aos termos técnicos; e que evitassem ambiguidade ou recusas em responder. O roteiro final (em anexo) foi embasado nos princípios teóricos da representatividade social e nas indicações das pesquisas qualitativas. Seguindo a linha de raciocínio de que o entrevistado partisse de uma imagem ou símbolo que fosse imediatamente associada à cidade de Pombal, iniciando a discussão do conceito e identificação dos patrimônios de Pombal, seguido pela descrição da festa do Rosário e de sua relação com a cidade e o sujeito. O objetivo era que, ao final das entrevistas, fosse possível identificar o sistema de valores da sociedade pombalense em relação ao patrimônio cultural da cidade de Pombal.

2.4.3 Procedimento de coleta de dados

Após a definição dos grupos a serem entrevistados e da elaboração do instrumento de pesquisa, seguiu-se a campo para a realização das entrevistas. Não

foram realizados testes piloto, nem modificação nas perguntas durante as entrevistas.

As entrevistas foram realizadas no período de 19 a 21 de março de 2011, pela manhã e tarde, registradas em gravador portátil e depois transcritas na íntegra (em anexo). A abordagem aos entrevistados foi feita na igreja, nas ruas ou em suas casas.

Durante a aplicação das entrevistas seguiu-se o seguinte procedimento: inicialmente a pesquisadora apresentou-se explicando que se tratava de um trabalho acadêmico, do curso de Arquitetura e Urbanismo, sobre o que as pessoas achavam importante na cidade de Pombal e que a entrevista duraria cerca de 10 minutos. Primeiramente procurou-se saber os dados de identificação do entrevistado, seguido das perguntas em função da estrutura da entrevista. Ao fim, o entrevistado assinava o termo de consentimento autorizando apresentar os resultados deste estudo em eventos da área e sua publicação em anais e revistas científicas.