• Nenhum resultado encontrado

Trata-se de um Estudo de Caso, pesquisa qualitativa que tem como foco identificar mudanças na prática pedagógica, social e política dos docentes da rede pública de ensino do Distrito Federal que estão concluindo a formação em nível superior.

A intenção da pesquisa foi de se ater à investigação do Projeto Professor Nota 10 como política pública de gestão educacional, na perspectiva da formação de professores do Distrito Federal.

3.1 – Cenário da Pesquisa

Fizeram parte da pesquisa professores da rede pública de ensino do Distrito Federal que concluíram o curso de Pedagogia para Início de Escolarização no primeiro semestre de 2006 - Projeto Professor Nota 10. Os 89 professores pesquisados foram escolhidos aleatoriamente, sendo um grupo de cada instituição, no total de 89 professores.

Foram selecionadas quatro escolas da rede pública com mais de três professores integrantes do Projeto Professor Nota 10 em seu quadro de pessoal. Esses professores ou estavam concluindo o curso ou já tinham concluído. Tal medida baseou-se em: maior número de cursistas em uma mesma escola favorece aos gestores melhores condições de observar e avaliar as mudanças ocorridas na atuação desses professores. As escolas pertencem a duas Diretorias Regionais de Ensino – DRE: Plano Piloto e Taguatinga. A escolha se fez em função de permitirem

a observação de realidades diferentes, escolas na zona central e escolas na periferia.

Os quatro diretores entrevistados contribuíram para esta pesquisa na medida em que puderam acompanhar os professores, por estarem mais próximos da atuação docente, portanto, observadores em potencial dos avanços desses professores na condução da prática pedagógica.

Na perspectiva da universidade, foram entrevistados docentes que também coordenaram o Projeto. Esses profissionais desencadearam importantes relatos tendo em vista que tiveram contato direto com os professores da rede pública de ensino, no período de três anos, acompanhando o processo evolutivo dos mesmos, não só de caráter acadêmico, mas também o crescimento pessoal, social e político desses professores. Foram entrevistados docentes das duas instituições de ensino superior envolvidas no Projeto Professor Nota 10, sem, contudo, fazer qualquer inferência de comparação entre as mesmas. Aliás, este é um ponto que deve ficar registrado, a pesquisa em nenhum momento dedicou qualquer discussão para comparar as ações de formação desenvolvidas pelas duas instituições responsáveis.

3.2 - Amostra

A proposta foi investigar um grupo de professores que estão concluindo o Projeto Professor Nota 10, no primeiro semestre de 2006, um grupo de coordenadores universitários e outro de diretores de escolas onde os professores cursistas atuam, totalizando uma amostra de 97 sujeitos, compreendendo:

- 89 professores (10% do universo de concluintes do 1º semestre de 2006). - 4 docentes universitários que atuam no Projeto Professor Nota 10 (2 de cada uma das duas instituições).

- 4 gestores de Escolas Classes em que os professores investigados atuam (2 escolas da Diretoria Regional de Ensino de Taguatinga e 2 escolas da Diretoria Regional de Ensino do Plano Piloto/Cruzeiro).

Com o grupo de professores cursistas, o instrumento de pesquisa foi o questionário e, com os docentes universitários e os gestores de escolas, foram as entrevistas.

3.3 -Técnicas e Instrumentos

No presente Estudo de Caso, foi fundamental a análise da legislação pertinente para conhecer o tratamento evolutivo dado ao tema formação de professores perpassando pelas leis que nortearam e norteiam a educação brasileira, bem como a análise de documentos que originaram e embasaram o Projeto Professor Nota 10, por parte das instituições e por parte do governo, na contratação dos serviços das faculdades responsáveis em desenvolver o curso de Pedagogia para Início de Escolarização.

A proposta foi identificar mudanças de paradigmas no que diz respeito à política pública de formação de professores no Distrito Federal, bem como verificar como está a prática pedagógica dos professores das séries iniciais e da educação infantil e sua participação do contexto da gestão educacional.

Assim, nesta pesquisa foram adotados os seguintes instrumentos e técnicas: - Análise Documental.

- Entrevista Semi-Estruturada.

Análise Documental:

A Análise Documental subsidiou a tarefa de localizar, avaliar e sistematizar, objetivamente, o conteúdo das Leis n. 4.024/61, n. 5.692/71 e n. 9.394/96 e das normatizações do Conselho Nacional de Educação – CNE e do Plano Nacional de Educação – PNE, referentes ao tema formação de professores, e examinar o contido nos processos que deram origem ao Projeto Professor Nota 10, foco do presente trabalho.

O método de análise permitiu estudar os documentos citados, visando investigar os fatos sociais e suas relações com a temporalidade.

Convém registrar que as pesquisas em documentos são importantes não porque possam responder a um problema, mas porque proporcionam a melhor visão desse problema. Neste contexto, o método de Análise Documental foi útil para as interpretações da legislação e para os entendimentos sobre os documentos que embasam o foco deste estudo.

Entrevista Semi-Estruturada:

A entrevista semi-estruturada foi o instrumento adotado na pesquisa e selecionado porque oportuniza informações e declarações dos colaboradores sobre as tendências, percepções, observações e opiniões na perspectiva deles próprios, no que diz respeito ao estudo proposto. Também a entrevista proporciona liberdade de expressão aos entrevistados bem como permite complementações de informações às questões previamente estruturadas.

A entrevista foi realizada junto a gestores escolares, coordenadores e docentes universitários, num total de 8 entrevistados, sendo 4 gestores escolares e 4 docentes/coordenadores universitários. Entendeu-se que, por estarem próximos dos

cursistas, por período mais longo, teriam maior chance de observar e perceber os possíveis avanços dos professores, a partir da implantação do Projeto Professor Nota 10.

Nas entrevistas, foi utilizado um roteiro previamente estabelecido, sendo oferecido um espaço livre para complementação de informações que os entrevistados julgassem pertinentes.

Questionário:

O questionário foi escolhido por ser um instrumento de pesquisa que traz informações significativas tendo em vista que os respondentes não são identificados, favorecendo à fidedignidade das informações. As pessoas envolvidas na pesquisa tiveram a liberdade necessária para responderem às questões de forma pessoal, ao se ter o zelo de resguardar as injunções inerentes ao caráter profissional. Além do que, o questionário, ao ser formulado, obedeceu aos princípios de objetividade e de coerência.

Foi realizado o pré-teste em 5% do universo a ser pesquisado, no intuito de convalidar as questões colocadas no questionário. Foram realizadas as correções que se fizeram necessárias e, só então, os instrumentos foram reproduzidos para a aplicação definitiva.

Este instrumento foi aplicado em 89 professores integrantes do Projeto Professor Nota 10, que concluíram o Curso de Pedagogia para Início de Escolarização no 1º semestre de 2006, o que representa 10% do universo.

3.4 – Cronograma do Desenvolvimento da Pesquisa

Para desenvolver a pesquisa, foi observado o seguinte cronograma: Leituras específicas e estudos preliminares foram realizados a partir de março/2004.

Elaboração do questionário e do roteiro das entrevistas, instrumentos da pesquisa de campo - outubro/2005 a fevereiro/2006.

Tabulação e análise dos dados coletados bem como o registro dos resultados - de fevereiro a abril/2006.

Desenvolvimento da dissertação - abril a julho/2006.

CAPÍTULO 4

ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS

Documentos relacionados