• Nenhum resultado encontrado

Figura 3: Unidade de Tratamento e Compostagem de Sairé Fonte: Google.

CAPÍTULO 3 – REFERENCIAL TEÓRICO

4.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O Estudo de Caso busca representar os distintos e às vezes contraditórios entendimentos individuais presentes numa circunstância social, onde o pesquisador revela a sua própria avaliação sobre o assunto. Caracteriza-se pela especialidade de estudar algo individualmente, evidenciado, com interesse próprio, descritivo, procurando descrever a realidade de forma completa e profunda, enfatizando a interpretação contextualizada, para compreender melhor a manifestação geral de um problema, as ações, as percepções, os comportamentos e as intenções das pessoas que devem referir-se às situações particulares onde ocorrem a problemática determinada a que estão relacionadas. Os estudos de caso utilizam múltiplas fontes de informação, recorrendo, o pesquisador, a uma variedade de dados, colhidos em momentos diferentes, em várias situações e com diversos tipos de informantes tendo como pressuposto os diferentes aspectos da realidade, não existindo uma única que seja a mais adequada (MATIAS-PEREIRA, 2013).

As descrições do estudo de caso apresentam uma linguagem e um formato mais simples do que os outros relatórios de pesquisa, desse modo o mesmo caso pode ter formas diversas de relato, a depender do tipo de destinatário. Afirma o autor que o caso é construído durante o processo de estudo, utilizando como modelo as fases de desenvolvimento de estudo de caso: exploratória, sistemática em termos de coleta de dados e a análise e interpretação sistemática. Na fase exploratória é o primeiro passo de todo o trabalho, começa com um plano que vai tomando forma de maneira que o estudo vai desenvolvendo, onde determinados pontos podem ser reformulados ou até mesmo descartados, trata-se de uma fase essencial para a obtenção de uma definição mais precisa do objeto de estudo. O exame sistemático é a preparação do relatório, este momento é fundamental para unir as informações coletadas, bem

como avaliá-las, com o intuito de observar a importância do estudo (MATIAS-PEREIRA, 2013).

Para realizar este estudo qualitativo, foi escolhida uma abordagem exploratória

descritiva. A pesquisa exploratória compreende a pesquisa bibliográfica e entrevistas com

pessoas que possuem conhecimentos práticos sobre o problema de pesquisa. Visando possibilitar uma maior proximidade com o problema, com o propósito de torná-lo compreensível ou de construir situações (GIL 2009, apud MATIAS-PEREIRA 2012).

Para Margarida (2006, p.124), “as pesquisas descritivas os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles”, ou seja, demonstra que os fatos do mundo físico e humano são estudados, porém não são manipulados pelo pesquisador. Flick (2009) argumenta que o estudo de caso permite conhecer em profundidade aspectos importantes e características do fenômeno objeto de estudo permitindo assim ao pesquisador compreender melhor as organizações em análise. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico do tipo Desk Research, com o objetivo de identificar e compreender aspectos referentes ao processo de Logística Reversa do lixo.

O estudo é considerado de coorte seccional simples (transversal) tendo em vista que a coleta de dados ocorreu em um único momento para cada sujeito entrevistado. Este método deve-se a limitação do tempo para realização do trabalho monográfico (um semestre letivo). Elaborou-se como instrumento de coleta de dados, um roteiro de entrevistas semiestruturadas. Este procedimento permite a intervenção do pesquisador durante a coleta de dados, se julgar necessário respostas mais completas (MCDANIEL E GATES, 2003).

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o processo de Logística Reversa do lixo na cidade de Sairé, por isto, as perguntas levam os pesquisados a explanar seu entendimento, sua percepção e sua postura diante da realidade. Dessa forma, participaram dessa pesquisa o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, o Gerente de Produção e Operações, um estudante e um motorista. Ao mesmo tempo em que a necessidade dos entrevistados em expressar sua experiência, insatisfação e desejos foram respeitados na coleta de dados, o que gerou entrevistas longas com sugestões de melhorias que beneficiam o município de Sairé.

4.2.1 Ambiente de coleta de dados

A coleta de dados realizada durante o mês de Junho de 2014 nas organizações estudadas ocorreu em locais diferentes no município de Sairé, localizada no Agreste do estado de Pernambuco. Primeiramente foi na Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, depois na Usina de Tratamento e Compostagem e por último os moradores. Inicialmente, agendou-se as entrevistas semiestruturas realizadas em ambientes e horários escolhidos pelos entrevistados após um diálogo, apresentação da pesquisa e sua finalidade. Em seguida, foi realizada a entrevista.

4.2.2 Questão central

A questão principal destes estudos de casos é:

• Como os gestores e moradores avaliam o processo de Logística Reversa do lixo realizado no município de Sairé?

As questões secundárias são:

• Como os gestores e moradores compreendem a Logística Reversa e seus benefícios? • Como os gestores e moradores analisam os pontos fortes e fracos da Logística Reversa

do lixo na cidade de Sairé?

• Quais sugestões os gestores e moradores indicam para melhoria do processo de Logística Reversa do lixo?

A seção abaixo apresenta as categorias dos respondentes participantes da entrevista.

4.2.3 Categorias de entrevistados

a) Grupo 1– Formado pelo Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento da cidade de Sairé;

b) Grupo 2 – Constituído pelo Gerente de Produção e Operações da Usina de Tratamento e Compostagem de Sairé;

c) Grupo 3 – Composto por dois moradores residentes na cidade de Sairé.

Os dados coletados tiveram como fundamento a observação direta intensiva, mediante a técnica de Entrevista, que para Marconi e Lakatos (2010, p. 178), “é o encontro entre duas pessoas afim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinados assunto, mediante uma conversação de natureza profissional”. Método este, aplicado no estudo social, para a coleta de informações ou apoiar no diagnóstico ou intervenção de um problema social.

O tipo de entrevista aplicado foi o de Profundidade, na qual os respondentes pertinentes a cada categoria eram abordados particularmente. Esta é uma técnica de entrevista aberta que utiliza como estratégia a coleta de informações na pesquisa qualitativa que está agregada à possibilidade das opiniões dos respondentes serem expressas em uma situação onde a entrevista contemple o planejamento aberto, comparado a um questionário ou entrevista padronizada (MCDANIEL; GATES, 2003).

Em seguida, realizou-se a triangulação dos dados coletados, procedimento designado por Dezin (1989) apud Flick (2009), que se refere ao recolhimento e a comparação de dados de diversas fontes em tempos, espaços e com indivíduos diferentes a respeito do tema objeto de pesquisa e também com a teoria pertinente.

Complementando esta fase, adotou-se a análise de dados conforme preconizado por Flick (2004) apresentada a seguir.

4.2.4 Análise de Conteúdo

A interpretação de dados é a essência da pesquisa qualitativa, embora sua relevância seja observada sob diferentes aspectos nas diversas abordagens. Nesse caso, para a análise dos textos do roteiro de entrevista, foi adotado o método de análise de conteúdo. Para Flick (2004) é entendida como um conjunto de métodos de análise das comunicações pretendendo adquirir, por procedimentos, sistemáticos e propósitos de descrever o assunto das mensagens, critérios (quantitativos ou não) que concedem a conclusão de conhecimentos pertinentes às

circunstâncias de produção/recepção destas mensagens. O processo de análise de conteúdo se organiza em momentos, sendo eles:

a) Pré-análise: é o momento que representa o início do trabalho. Refere-se as a etapa onde o pesquisador terá que tomar decisões sobre a problematização, objetivos, formulações de hipóteses, seleção dos textos e da amostra e revisão da literatura com o intuito de adquirir um melhor entendimento do tema objeto de pesquisa.

Neste momento realizou-se a busca de informações bibliográficas do tipo Desk Research relacionadas ao tema Logística Reversa e a organização em estudo, com a finalidade de obter um maior entendimento para realização da pesquisa;

b) Codificação: consiste no momento de praticar as decisões tomadas anteriormente na pré-análise. É a etapa onde são transformados os dados brutos de maneira organizada, possibilitando assim um relato dos aspectos pertencentes ao conteúdo.

No estudo desenvolvido, procurou-se identificar citações de autores que apresentem relações com o tema abordado, de forma que na análise foi aplicado o recorte, formado pelas palavras, temas e documentos com a intenção de estabelecer uma relação entre estes e o tema Logística Reversa. A enumeração realizou-se por meio da verificação de presença ou ausência dos elementos, considerando os domínios do roteiro de entrevistas semiestruturadas;

c) Categorização: de todo o processo de análise de conteúdo esta é a fase de maior importância. É definida como a classificação dos elementos em categorias, que reúnem grupos de acordo com características em comum. A revisão da literatura sobre o assunto em estudo é de fundamental importância para garantir uma categorização apropriada (MARGARIDA, 2006).

d) Análise e interpretação: este é o momento final da análise, que apresenta as conclusões sobre o material coletado. O presente estudo confrontou o conteúdo das entrevistas dos três grupos de respondentes entre si (Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Gerente de Produção e Operações e moradores) e com a literatura sobre o tema.

A próxima seção apresenta os quadros dos domínios, significados e questões (roteiros) das entrevistas semiestruturadas.

4.2.5 Domínios, Significados e Questões (Roteiros) das Entrevistas Semiestruturadas

Os domínios, significados e roteiro de entrevistas semiestruturadas foram elaborados baseados nos princípios da Logística Reversa e sujeitos à aprovação dos professores e profissionais da área, com a finalidade de aprimorá-los e validá-los (MALHOTRA, 2006) sendo apresentados abaixo:

Domínios, significados e questões foram aplicados na pesquisa para o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Gerente de Produção e Operações da UTC e moradores, residentes na cidade de Sairé.

Domínios Significados

Compreensão dos respondentes sobre o conceito de Logística Reversa.

Conhecimento teórico e prático sobre os conceitos centrais da Logística Reversa. Compreensão dos respondentes acerca dos

benefícios da Logística Reversa. Capacidade do respondente em identificar e analisar os benefícios da Logística Reversa. Percepção dos respondentes acerca da

colaboração da Logística Reversa para com os objetivos das organizações

Capacidade dos respondentes em identificar e analisar a colaboração da Logística Reversa para com os objetivos das organizações Compreensão dos respondentes sobre o

processo de tratamento do lixo realizado pelo município de Sairé. Pontos fortes e fracos.

Capacidade dos respondentes em identificar e analisar o processo de tratamento do lixo realizado pelo município de Sairé, seus pontos fortes e fracos.

Percepção dos respondentes acerca das sugestões para melhorar o processo da Logística Reversa do lixo no município de Sairé.

Capacidade do respondente em identificar, analisar e sugerir sugestões para melhorar o processo da Logística Reversa do lixo no município de Sairé.

Quadro 2 – Prioridades da Logística Reversa (Gestor da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Gerente de Produção e Operações e moradores).

O quadro 3 a seguir apresenta as questões desenvolvidas para a realização das entrevistas sobre os aspectos centrais da Logística Reversa e processo de tratamento do lixo na cidade de Sairé.

Temas relevantes Questões elaboradas

Compreensão dos respondentes sobre o

Compreensão dos respondentes acerca dos benefícios da Logística Reversa.

Quais são seus benefícios? Cite e comente- os.

Percepção dos respondentes acerca da colaboração da Logística Reversa para com os objetivos das organizações

Como a logística Reversa pode colaborar com os objetivos das organizações?

Compreensão dos respondentes sobre o processo de tratamento do lixo realizado pelo município de Sairé. Pontos fortes e fracos.

Descreva o processo de tratamento do lixo realizado pelo município de Sairé:

a) quais são seus pontos fortes? Cite e comente-os.

b) quais são seus pontos fracos? Cite e comente-os.

Percepção dos respondentes acerca das sugestões para melhorar o processo da Logística Reversa do lixo.

Quais sugestões você daria para melhorar o processo da Logística Reversa do lixo? Cite e comente-as

Quadro 3 – Questões desenvolvidas para que o Secretário de Agricultura, Meio ambiente e Desenvolvimento Econômico, Gerente de Produção e Operações da UTC e moradores pudessem comentar sobre os aspectos centrais da Logística Reversa e do processo de tratamento do lixo na cidade de Sairé.

O roteiro da entrevista semiestruturada será apresentado abaixo.

4.2.6 Roteiro da Entrevista Semiestruturada

Roteiro de entrevista semiestruturada para o Secretário de Agricultura, Meio ambiente e Desenvolvimento Econômico, Gerente de Produção e Operações da UTC e moradores, residentes da cidade de Sairé.

1) O que você entende por Logística Reversa? 2) Quais são seus benefícios? Cite e comente-os.

3) Como a Logística Reversa pode colaborar com os objetivos das organizações?

4) Descreva o processo de tratamento do lixo realizado pelo município de Sairé?(Desde a residência do morador até o tratamento final do lixo e seus resíduos).

a. Quais são seus pontos fortes? Cite e comente-os. b. Quais são seus pontos fracos? Cite e comente-os.

5) Quais sugestões você daria para melhorar o processo da Logística Reversa do lixo em Sairé? Cite e comente-as.

Documentos relacionados