• Nenhum resultado encontrado

3 A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

4.5. PROCEDIMENTOS PARA ANÁLISE DOS DADOS

A análise dos dados se deu de diferentes maneiras em cada um dos instrumentos utilizados. Para a análise do instrumento quantitativo, os 280 questionários aplicados tiveram suas respostas digitadas no software Sphinx Survey 5.0 que permite a tabulação dos dados de cada uma das questões.

Depois, foram criadas categorias que reuniam questões que investigavam as mesmas temáticas, tendo sido criadas quatro categorias: 1) caracterização sóciodemográfica; 2) significados do trabalho; 3) repercussões do trabalho na vida dos adolescentes e; 4) relação trabalho x estudo.

Dessa forma, a categoria “Caracterização sociodemográfica” reúne todas as questões que investigam aspectos da vida pessoal e social dos adolescentes trabalhadores pesquisados, bem como a maneira como eles se percebem. A categoria ”Significados do trabalho” abarca questões que visam aferir a importância do trabalho para os adolescentes e o papel do trabalho em suas vidas, além do conceito de trabalho para eles.

Por sua vez, a categoria “Repercussões do trabalho na vida dos adolescentes” engloba questões que indagam os adolescentes a respeito das mudanças que ocorreram em suas vidas depois que eles começaram a trabalhar. E, por fim, a categoria “Relação trabalho X estudo” considera as questões que versam sobre a maneira como os adolescentes organizam suas vidas entre as rotinas de trabalho e estudo, além de verificar a valorização dos estudos para os adolescentes trabalhadores pesquisados.

Para a análise dos instrumentos qualitativos, entrevistas semi-estruturadas e associações livres a partir de figuras, primeiramente, foram realizadas transcrições do material gravado, possibilitando que esse fosse constantemente revisto e analisado. É importante ressaltar, contudo, que as entrevistas e as associações foram transcritas e analisadas separadamente.

Em relação às entrevistas, os materiais transcritos foram submetidos à análise de conteúdo, seguindo-se as três etapas propostas por Bardin (2007): pré- análise; exploração do material e; tratamento do resultado, inferência e a interpretação.

Segundo Bardin (2007), a pré-análise tem três finalidades: a escolha dos documentos que serão submetidos à análise; a formulação das hipóteses e objetivos com os conteúdos obtidos e; a elaboração de indicadores que fundamentem a interpretação final. As escolhas dos documentos – relatos das entrevistas semi- estruturadas – e o objetivo de investigar as representações sociais já haviam sido definidos previamente, portanto, a formulação de indicadores era a única finalidade restante.

Assim, o primeiro passo após a transcrição das entrevistas foi a execução da técnica da leitura flutuante na qual se estabelece um contato com o material coletado, deixando-se invadir por impressões e orientações prévias (BARDIN,2007), com a finalidade de se obter uma familiaridade com o material coletado nas

entrevistas semi-estruturadas e, posteriormente, possibilitar a organização do material coletado.

A partir de leituras livres e repetidas das 23 entrevistas realizadas com os sujeitos de pesquisa e, tendo-se em mente o objetivo do estudo de se investigar as representações sociais do trabalho para adolescentes trabalhadores, foram identificadas algumas falas e expressões com significados semelhantes entre os relatos de diferentes sujeitos.

Assim, observou-se que algumas falas dos sujeitos se repetiam, indicando a importância daquele conteúdo entre os adolescentes trabalhadores entrevistados, pois, segundo Bardin (2007), é por meio da repetição de conteúdos que é possível verificar a relevância daquilo que foi comunicado pelo sujeito.

A averiguação da frequência da repetição de palavras poderia ser verificada por um software de análise de dados qualitativos, contudo, optou-se por fazer essa verificação manual, devido ao cuidado que se teve na constatação do significado atribuído pelo sujeito no contexto de uso de determinada palavra. Dessa forma, os conteúdos mais repetidos foram organizados em indicadores de acordo com o sentido que a fala do sujeito transmitia.

Todos esses indicadores encontrados ilustram uma organização dos resultados obtidos com as entrevistas semi-estruturadas e, portanto, estão descritos mais detalhadamente no capítulo a seguir, ao apontar os resultados a partir da análise de conteúdo.

A terceira e última etapa da análise de conteúdo, tratamento dos resultados obtidos e interpretação (BARDIN, 2007), refere-se às interpretações e às discussões das sínteses realizadas pelas categorias a partir da teoria levantada pelo presente estudo, e que também estão descritas no próximo capítulo, juntamente com as interpretações dos dados obtidos com as demais técnicas de coleta de dados utilizadas nesta pesquisa.

Nas associações livres a partir de figuras, a análise dos dados se deu em duas etapas. A primeira, após a transcrição, foi a organização das interpretações dos adolescentes para cada uma das dez figuras. Depois, na segunda etapa, foram realizadas discussões dos itens mais relevantes em três eixos, que foram pré- estabelecidos, de acordo com os conteúdos das imagens: 1) Trabalho; 2) Estudo e; 3) Família e Lazer.

Vale ressaltar que as imagens podem aparecer em mais de um eixo, uma vez que cada adolescente pesquisado percebeu a imagem de uma forma, o que já era previsto quando foi escolhido esse instrumento de coleta de dados.

O eixo “Trabalho” reúne as falas dos adolescentes trabalhadores que associaram as imagens a alguma situação de trabalho. A maioria das figuras está nesse eixo, abrangendo oito das dez imagens mostradas aos adolescentes: (1) Pessoas trabalhando em uma montadora de automóveis; (2) Uma pessoa trabalhando como feirante; (3) Pessoas trabalhando no campo; (4) Pessoas trabalhando em uma fábrica, encaixotando; (5) Pessoas jogando futebol; (6) Pessoas assistindo a uma aula; (7) Pessoas trabalhando em um escritório e; (8) Uma cena de trabalho em casa.

O eixo “Estudo” abrange três figuras apresentadas aos adolescentes, sujeitos desta pesquisa: (1) Estudantes realizando uma prova; (2) Pessoas assistindo a uma aula e; (3) Pessoas trabalhando em um escritório. Nessas imagens, os adolescentes relataram os conceitos que elaboram sobre os estudos – educação básica e estudos complementares – e como esse se relaciona com a atividade laboral no dia-a-dia de suas atividades.

O último eixo de análise do instrumento de associação a figuras é “Família e Lazer”. Nessa categoria foram reunidos os dados obtidos a partir de quatro figuras: (1) Pessoas trabalhando no campo; (2) Um pai, uma mãe e dois filhos empinando uma pipa; (3) Pessoas jogando futebol e; (4) Uma cena de trabalho em casa. Nesse eixo foram reunidas falas que expressavam a importância da família e do lazer para o adolescente e o modo como essas esferas de suas vidas passaram a ser vivenciadas após a experiência do trabalho.

Depois de organizados os dados de cada instrumento em separado, foi realizada uma comparação entre os resultados e discussões apresentadas por meio da triangulação de métodos. A triangulação de métodos permite que os dados obtidos em diferentes técnicas de coleta de dados confrontem-se e/ou complementem-se na compreensão de determinado fenômeno estudado.

Dessa forma, a triangulação de métodos foi utilizada para que a análise dos dados pudesse dar conta de compreender a complexidade do fenômeno das representações sociais do trabalho para adolescentes trabalhadores, permitindo que o presente estudo atingisse o seu objetivo.

Todos os resultados obtidos com os instrumentos descritos e as análises realizadas a partir da triangulação estão apresentados no capítulo a seguir, baseando-se, principalmente, nas três dimensões das representações sociais: informação; campo representacional ou imagem e; atitudes (MOSCOVICI, 2012) que foram explicadas anteriormente.

Além das análises a partir da perspectiva da Teoria das Representações Sociais, o capítulo a seguir também relacionou os resultados obtidos pelo presente estudo com outras teorias e pesquisas indicadas no referencial teórico com a finalidade de se discutir diferentes aspectos dos dados encontrados.