• Nenhum resultado encontrado

sido anteriormente retido por refinaria de petróleo e suas bases.

13 13 13 13 13 13

V- b

Refinaria de petróleo e suas bases em relação às operações cujo imposto tenha sido anteriormente retido por outros contribuintes. Até dia 23 Até dia 23 Até dia 23 Até dia 23 Até dia 23 Até dia 23

NOVAS MERCADORIAS INCLUSAS NO REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA (Artigos de Papelaria, Bicicletas, Brinquedos, Artefatos de Uso Domésticos, Materiais de

Limpeza, Produtos Alimentícios, Instrumentos Musicais)

PROCEDIMENTOS PARA REGULARIZAÇÃO

Os estabelecimentos enquadrados na condição de contribuintes substituídos, sobre os estoques existentes e inventariados em 31 de janeiro de 2014, recebidos sem retenção do imposto, deverão:

I - considerar como base de cálculo, para fins de apuração do imposto, o resultado da somatória do valor do estoque acrescido do resultante da aplicação da margem de valor agregado interna atribuída para as referidas mercadorias de que trata o Anexo X;

II - sobre o valor calculado, aplicar a alíquota própria para as operações internas;

III - recolher o imposto apurado na forma acima, em até dez parcelas mensais, iguais e sucessivas, mediante débito do valor no campo "Outros Débitos" do livro Registro de Apuração do ICMS, sendo a primeira parcela lançada na apuração correspondente ao mês de fevereiro de 2014 e as demais parcelas nos meses subsequentes.

Os estoques apurados serão valorados segundo os critérios utilizados pelo contribuinte no controle permanente de estoques ou o custo de aquisição mais recente, e deverão ser escriturados no livro Registro de Inventário.

As microempresas e empresas de pequeno porte enquadradas no Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições - Simples Nacional, instituído pela Lei Complementar nº 123 de 14 de dezembro de 2006, deverão:

I - aplicar, sobre a base de cálculo obtida, o percentual de ICMS correspondente à faixa de receita bruta, determinado de acordo com a tabela de que trata o art. 3º da Lei nº 15.562, de 4 de julho de 2007, relativamente ao mês de janeiro de 2014;

II - recolher o imposto apurado na forma do inciso I em até dez parcelas mensais, iguais e sucessivas, que não poderão ser inferiores a cem reais;

III - o pagamento da primeira parcela deverá ser efetuado em GR -PR, até o dia quinze do mês de março de 2014, e o das demais parcelas até o dia quinze dos meses subsequentes.

 

6 - Calendário de Obrigações Estaduais / MG

02/01/2015

ICMS-MG

Energia Elétrica, Gás Canalizado, Telefonia, Combustíveis e Lubrificantes - Recolhimento de 75% do ICMS devido Referente ao mês anterior.

O recolhimento do valor equivalente a, no mínimo, 75% do ICMS devido deve ser efetuado até o dia 2 do mês

subsequente ao da ocorrência do fato gerador, relativamente às operações ou prestações próprias dos seguintes

contribuintes: - gerador ou distribuidor de energia elétrica; - distribuidor de gás canalizado; - prestador de serviço de comunicação, na modalidade de telefonia; e - indústria de lubrificantes ou de combustíveis, inclusive de álcool para fins carburantes, excetuados os demais combustíveis de origem vegetal.

Fundamento: artigo 85, inciso I, alínea "e", sub-alíneas "e.1" e "e.2", do RICMS/MG, aprovado pelo Decreto nº 43.080, de 13.12.2002.

Nota: - O imposto relativo ao diferencial de alíquotas deverá ser recolhido no mesmo prazo da operação ou prestação própria (Artigo 85, § 5º, I, do RICMS/MG).

ICMS-MG

Produtor Rural - Produto Agropecuário ou Extrativo Vegetal - Recolhimento do Imposto Referente ao mês anterior.

O produtor rural, beneficiado pela concessão de regime especial, deverá efetuar o recolhimento do imposto até o dia 2 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador, quando se tratar de saída de produto agropecuário (exceto café cru) ou extrativo vegetal, ou quando o documento fiscal relativo à operação ou prestação do serviço for emitido por repartição fazendária ou por terceiro por ela autorizado.

Fundamento: Art. 85, § 3º, do RICMS/MG, aprovado pelo Decreto Estadual nº 43.080/2002.

04/01/2015

MG - DAPI 1

Bebidas, Combustíveis, Lubrificantes e Serviço de Comunicação - Entrega da Declaração Referente ao mês anterior.

A Declaração de Apuração e Informação do ICMS Modelo 1 (DAPI 1) deverá ser entregue pela empresa ou produtor rural enquadrados no regime normal de apuração do ICMS até o dia 4 do mês subsequente ao de apuração, quando se tratar de: - indústria de bebidas; - comerciante atacadista ou distribuidor de bebidas, de cigarros, fumo em folha e artigos de tabacaria e de combustíveis e lubrificantes; - prestador de serviço de comunicação, exceto na modalidade de telefonia. Fundamento: Inciso I, § 1º, Artigo 152, do Anexo V do RICMS/MG, aprovado pelo Decreto nº 43.080, de 13.12.2002.

ICMS-MG - Fumo

Recolhimento de 75% do ICMS Devido Referente ao mês anterior.

O recolhimento do valor equivalente a, no mínimo, 75% do ICMS devido deverá ser efetuado até o dia 4 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador, relativamente às próprias operações da indústria do fumo.

Fundamento: artigo 85, inciso XVII, alínea "a", do RICMS/MG, aprovado pelo Decreto nº 43.080, de 13.12.2002.

 

mês anterior.

O recolhimento do imposto deve ser efetuado até o dia 4 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador, relativamente às operações ou prestações próprias dos seguintes contribuintes: - comércio atacadista ou distribuidor de lubrificantes ou de combustíveis, inclusive álcool para fins carburantes ou biodiesel B100, excetuados os demais combustíveis de origem vegetal; - indústria ou comércio atacadista ou distribuidor de bebidas; - comércio atacadista de cigarros, de fumo em folha beneficiado ou de outros artigos de tabacaria; - prestador de serviço de comunicação, exceto o de telefonia.

Fundamento: Alínea "a", Inciso I, Art. 85 do RICMS/MG, aprovado pelo Decreto nº 43.080, de 13.12.2002.

Nota: - O imposto relativo ao diferencial de alíquotas deverá ser recolhido no mesmo prazo da operação ou prestação própria (Artigo 85, § 5º, I, do RICMS/MG).

05/01/2015

ICMS-MG

Vendas de Café Cru em Grão Efetuadas em Bolsa de Mercadorias ou de Cereais - Recolhimento do Imposto - 3º Decêndio Referente ao mês anterior.

Nas vendas de café cru em grão efetuadas em Bolsa de Mercadorias ou de Cereais pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento, com a intermediação do Banco do Brasil S.A., o recolhimento do imposto devido na operação será efetuado pelo Banco do Brasil S.A., em nome do Ministério da

Agricultura e do Abastecimento, até o dia 5, relativamente às notas fiscais emitidas durante o período compreendido entre o dia 21 e o último dia do mês anterior.

Fundamento: Alínea "c", Inciso XIV, Artigo 85 do RICMS/MG, aprovado pelo Decreto nº 43.080, de 13.12.2002.

08/01/2015

ICMS-MG

Energia Elétrica, Gás Canalizado, Telefonia, Combustíveis e Lubrificantes - Recolhimento da Diferença do ICMS Devido Referente ao mês anterior.

O recolhimento da diferença entre o valor total do ICMS devido e o valor já recolhido até o dia 2 deverá ser recolhido até o dia 8 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador, relativamente às operações ou prestações próprias dos seguintes contribuintes: - gerador ou distribuidor de energia elétrica; - distribuidor de gás canalizado; - prestador de serviço de comunicação, na modalidade de telefonia; e - indústria de lubrificantes ou de combustíveis, inclusive de álcool para fins carburantes, excetuados os demais combustíveis de origem vegetal.

Fundamento: Art. 85, inciso I, alínea "e", sub- alíneas "e.1" e "e.2", do RICMS/MG, aprovado pelo Decreto nº 43.080, de 13.12.2002.

Nota: - O imposto relativo ao diferencial de alíquotas deverá ser recolhido no mesmo prazo da operação ou prestação própria (Artigo 85, § 5º, I, do RICMS/MG).

MG - DAPI 1

Energia Elétrica, Gás Canalizado, Combustíveis e Lubrificantes, exceto de origem vegetal - Entrega de Declaração Referente ao mês anterior.

A Declaração de Apuração e Informação do ICMS Modelo 1 (DAPI 1), deverá ser entregue pela empresa ou produtor rural enquadrados no regime normal de apuração do ICMS até o dia

 

8 do mês subsequente ao de apuração, quando se tratar de: - gerador ou distribuidor de energia elétrica e de gás canalizado; - prestador de serviço de comunicação na modalidade de telefonia; - indústria de combustíveis e lubrificantes, exceto de combustíveis de origem vegetal.

Fundamento: Inciso II, § 1º, Artigo 152, do Anexo V do RICMS/MG, aprovado pelo Decreto nº 43.080, de 13.12.2002.

09/01/2015

ICMS - MG -

Documentos relacionados