• Nenhum resultado encontrado

1.1 O diretor de escola: breve histórico do cargo e políticas públicas nacionais

1.1.1 O Progestão

Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED, 2016) o Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (Progestão) foi construído como programa pioneiro, no Brasil, com o uso da modalidade de educação a distância (EAD) visando à capacitação de lideranças escolares (CONSED, 2016). O programa, criado pelo CONSED, se configurou e atingiu diversos estados brasileiros12 através de parcerias com Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

O sítio institucional do Progestão/MG indica que o mesmo “representa uma contribuição inovadora no campo da formação continuada e em serviço para

11 Nesta pesquisa, entende-se que a SEE/MG considera a prova de certificação ocupacional de

diretor não só como estratégia seletiva, mas também formativa, por considerar que ao ser certificado o diretor detenha as competências necessárias ao cargo.

12 Os estados que firmaram parceria a priori foram 17, a saber: Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão,

Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Sergipe (KLEBIS, 2010). Entretanto o Programa atingiu outros estados além desses.

dirigentes escolares, na modalidade da EAD” (MINAS GERAIS, 2013a). Para o CONSED o objetivo principal do programa é o desenvolvimento da gestão democrática como pressuposto para o sucesso escolar do aluno (CONSED, 2016).

Como público-alvo o Progestão alberga a equipe gestora (diretores, vice- diretores, supervisores escolares), além de coordenadores de área, professores líderes, e potenciais candidatos à função de dirigentes, mas isso pode ser alterado de acordo com critérios definidos em cada unidade da federação.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais aderiu ao Progestão em 2004, como Projeto Piloto e, o universalizou para as demais escolas de sua rede de ensino e escolas municipais dos municípios integrantes do Programa Travessia13 (MINAS GERAIS, 2013b).

Em Minas Gerais foram inseridos intermódulos ao currículo inicial proposto pelo CONSED, que visaram capacitar os participantes do curso para as demandas locais (MINAS GERAIS, 2010). O objetivo do Governo de Minas à época era

aliado ao impacto do Progestão no desenvolvimento da gestão educacional, [...] intensificar a necessária mobilização administrativa no sentido de re-significar as competências necessárias ao desempenho profissional, com vistas à melhoria da qualidade do ensino público (MINAS GERAIS, 2010, p. 78).

Nesse sentido, é preciso avaliar se o Progestão como única política pública em implementação à época dava conta de objetivo de tal envergadura, ainda mais em se tratando das questões da dimensão administrativa, haja vista que o objetivo do CONSED não corrobora com este viés. Embora possa tocar nele superficialmente – como se explanou, para o CONSED a meta principal era formar para a gestão democrática, sem uma especificidade administrativa. Para tanto, pode-se partir de uma análise do currículo do curso que está disposto de forma topicalizada no quadro 03:

13

“Na área de resultados “Diminuição da Pobreza e Inclusão Produtiva”, o projeto estruturador Travessia propõe-se a fomentar a emancipação social e econômica das camadas mais vulneráveis do Estado tendo como visão a melhoria da qualidade de vida, redução da pobreza e melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDH-M. O Programa é parte da estratégia intersetorial do Governo, coordenando e articulando diversas ações estaduais por meio de políticas integradas nas áreas de saúde, educação, moradia, saneamento, organização social e renda, com foco no território, com o objetivo claro de melhorar a efetividade de cada uma dessas ações e, assim, alcançar a melhoria das condições de vida da população de forma integral” (MINAS GERAIS, 2013b).

QUADRO 3 – Currículo do Progestão Módulos: Tópico abordado no currículo:

I Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?

II Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?

III Como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? IV Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência

na escola?

V Como construir e desenvolver os princípios de convivência democrática na escola?

VI Como gerenciar os recursos financeiros?

VII Como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola? VIII Como desenvolver a gestão dos servidores na escola? IX Como desenvolver a avaliação institucional da escola?

X Como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação para a melhoria do desempenho escolar?

Fonte: Adaptado a partir de Minas Gerais (2013a).

Um quadro semelhante a esse é encontrado em Oliveira (2016) que depreende a partir da estrutura curricular do Progestão14 a existência de apenas 03 módulos (VI, VII e VIII) que tratam da dimensão administrativa da gestão. Diante disso, Oliveira (2016) sumariza que há prevalência dos conteúdos pedagógicos sobre os administrativos no programa aqui descrito. Nesta pesquisa, dispõe-se que, além dos módulos administrativos citados por esse autor, os módulos IX e X também tem cunho administrativo, sendo que o último deles imbrica-se ao pedagógico. Este status (administrativo/pedagógico) é recorrente em muitas atividades de gestão das escolas de educação básica.

Desde 2015, o Progestão deixou de ser implementado no estado de Minas Gerais, mas, em breve entrevista15, uma das Analistas Educacionais alocadas na Diretoria Educacional da SRE Metropolitana B, que trabalhou como tutora do programa, afirmou que considera pelo caráter da concepção da proposta do Progestão pelo CONSED já se configura uma formação mais generalista e conceitual, em detrimento do viés técnico-administrativo.

Portanto, apesar de reconhecer o mérito do Progestão para a mudança de paradigma da gestão escolar (pautado na gestão democrática) resultados do programa mencionado podem ter impactos menos expressivos na dimensão

14 O programa tem sido implementado no Estado do Amazonas, locus da pesquisa de Oliveira (2016),

desde 2006.

15 Esta entrevista foi realizada pessoalmente pelo pesquisador na SRE Metropolitana B, como uma

administrativa da gestão, considerando o objetivo do CONSED em sua concepção e o próprio currículo no qual prevalecem as discussões relacionadas à gestão democrática escolar e de viés prioritariamente pedagógico e conceitual, configurando-se um limite para tal política no contexto da dimensão da gestão pesquisada.

Documentos relacionados