• Nenhum resultado encontrado

4 ESTRATÉGIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO (2015-2035) E SUA

4.1 ESTRATÉGIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE MOÇAMBIQUE

4.2.1 Programa Quinquenal do Governo (2015-2019)

O Programa Quinquenal do Governo é um documento de base que orienta o governo ao longo dos cinco anos de governação, onde são apresentadas as prioridades de desenvolvimentista do governo nas áreas económicas e sociais para os vários sectores ou áreas de acção governamental. “O Programa constitui o compromisso do Governo em focalizara sua acção na busca de soluções aos desafios e obstáculos que entravam o desenvolvimento económico e social do País” (DEC. nº 29/2015).

Ainda de acordo com o Dec. nº29/2015, de 14 de Abril, orienta que o programa do governo tinha como enfoque central o aumento do emprego, da produtividade e competitividade para a melhoria das condições de vida dos moçambicanos, no campo e na cidade, em ambiente de paz, harmonia e tranquilidade, consolidando a democracia e a governação participativa e inclusiva. Para a consecução destes objectivos, o governo elencou cinco prioridades para os cinco anos:

a) Consolidação da unidade nacional, da paz e da soberania; b) Desenvolvimento do capital humano e social; c) Promoção do emprego, da produtividade e competitividade; d) Desenvolvimento de infra-estruturas económicas e sociais, e) Gestão sustentável e transparente dos recursos naturais e do ambiente. E, em cada uma destas prioridades foram definidos três pilares de suporte como sejam: 1) a garantia do Estado de direito democrático e de justiça social, boa governação e descentralização, 2) a promoção do ambiente macroeconómico equilibrado e sustentável e 3) o reforço da cooperação internacional (DEC. nº 29/2015).

O maior destaque neste programa está no enfoque integrado e intersectorial, procurando evitar as abordagens de governação sectorizadas e verticalizadas. Dá maior primazia ao desenvolvimento económico e social inclusivo que, segundo CEPAL, (2018) requer que se materialize um conjunto de supostos e princípios fundamentais, onde se inclui a existência de instituições democráticas, o respeito dos direitos humanos e as liberdades fundamentais e da diversidade cultural, assim como a participação activa da sociedade civil (Tradução nossa). O programa destaca também os assuntos transversais em cada Prioridade e Pilar de suporte e eleva a gestão sustentável e transparente dos recursos naturais e do ambiente.

O Programa Quinquenal do Governo 2015-2019, encontra-se organizado em cinco prioridades onde despontam vários objectivos estratégicos a serem cumpridos ao longo do quinquénio. As prioridades têm uma relação intrínseca com os Pilares da Estratégia Nacional de Desenvolvimento. Destas prioridades pode-se destacar 3 (três) prioridades (II, III e V) para exemplificar o que o PQG pretendia realizar de 2015-2019 em relação ao desenvolvimento sustentável e meio ambiente.

A prioridade II é de desenvolvimento do capital humano e social cujos objectivos são: promover um sistema educativo inclusivo; expandir o acesso e melhorar a qualidade de serviços de saúde, reduzir a mortalidade materna, a morbimortalidade; aumentar a provisão e acesso aos serviços de abastecimento de água, de saneamento, transportes, comunicações e habitação; promover a participação da juventude nos sectores socioculturais, desportivos e económicos como mecanismo de massificar; promover a igualdade e equidade de género nas diversas esferas do desenvolvimento económico, social, político e cultural, assegurar a protecção e desenvolvimento integral da criança.

A outra prioridade que se enquadra dentro dos ODS é a prioridade III. Esta prioridade enquadra-se dentro do desenvolvimento económico ao anunciar objectivos relacionados com a produtividade, agricultura, promoção da industrialização orientada para a modernização da economia e para o aumento das exportações.

Além destas, destaque vai também para a Prioridade V sobre a gestão sustentável e transparente dos recursos minerais e do ambiente. Nesta prioridade, entre várias acções, destaque para: A gestão criteriosa e económica dos recursos naturais e do ambiente como um factor determinante para o alcance do desenvolvimento sustentável e inclusivo e base sólida para garantir a satisfação das necessidades actuais, mantendo sempre a preservação dos recursos naturais para a satisfação das necessidades de desenvolvimento das futuras gerações.

Aliás, importa referir que a protecção dos direitos das comunidades residentes em áreas detentoras de recursos naturais, segundo a política e a lei, será salvaguardada garantindo a reversão a seu favor de parte dos benefícios provenientes da exploração dos recursos localmente disponíveis.

Desta forma, a prioridade V, tem cinco objectivos estratégicos: 1) Aprimorar o planeamento e ordenamento territorial e fortalecer a monitoria, fiscalização e responsabilização na elaboração e implementação dos planos. 2) Garantir a integração da Economia Verde-Azul e da agenda de crescimento verde nas prioridades nacionais

de desenvolvimento, assegurando a conservação de ecossistemas, a biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais. 3) Reforçar a capacidade de avaliação e monitoria da qualidade ambiental, em especial nas áreas de implementação de projectos de desenvolvimento. 4) Promover estudos e investigação visando a redução do risco de calamidades e adaptação às mudanças climáticas e, 5) Reduzir a vulnerabilidade das comunidades, da economia e infra-estruturas aos riscos climáticos e às calamidades naturais e antropogénicas.

Os objectivos estratégicos das três prioridades avançadas no texto são os que directamente tratam questões e/ou conteúdos de Desenvolvimento Sustentável. Estão ligados aos PES`s e aos Planos Estratégicos sectoriais, além da END. O cálculo orçamental do quinquénio correlaciona-se com as prioridades que corporizam os objectivos estratégicos. É das prioridades e pilares que se encontra a funcionalidade dos vários projectos de desenvolvimento.

O PGQ (2015-2019) é um programa ambicioso com enfoques relacionados aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e com a protecção ambiental. Na sua descrição, os objectivos do PQG coincide na letra com os ODS, ao apostar na eliminação da pobreza absoluta, a miséria, protecção ambiental, eliminação das desigualdades, das assimetrias e trazendo um desenvolvimento inclusivo. Contudo, o facto de tanto a END e o PQG enfocar o desenvolvimento no uso intensivo dos recursos naturais renováveis e não renováveis sem capacidade financeira de importar novas tecnologias não poluentes torna o país vulnerável à insustentabilidade do seu ambiente, tanto que como já se afirmava anteriormente o cumprimento das metas traçadas para os ODS nos PDS está condicionado a vários factores globais num mundo onde, de acordo com Martins (2004) o sistema é coordenado pelo Estado hegemónico que concentra a soma de poderes produtivo, comercial e financeiro necessários para instituir pela combinação da coerção e consenso, um conjunto de regras que são aceites pelos demais Estados e viabilizam o funcionamento da economia mundial em seu proveito, o que, por essa via, vai tornar-se difícil que os objectivos traçados possam ser cumpridos.

O Programa Quinquenal do Governo, em tese, está alinhado com a Estratégia de Nacional de Desenvolvimento 2015-2035, que é um instrumento de orientação estratégico do governo que visa orientar o desenvolvimento económico e social do País a longo prazo e traduz uma visão global agregada, integrada, onde os sectores estabelecem entre si uma linguagem de comunicação, articulação, interligação e de complementaridade e, faz um alinhamento entre os instrumentos de médio prazo

Programa Quinquenal do Governo (PQG), Plano de Acção para Redução da Pobreza (PARP), Programa Integrado de Investimentos (PII) e as estratégias sectoriais, territoriais.

Portanto, conforme o Dec. Nº29/2015, de 14 de Abril, as medidas e acções de política desenhadas constituem a base para prossecução da visão e dos objectivos plasmados nos instrumentos nacionais de planeamento de médio e longo prazo, onde se destacam não só a nova Agenda 2025, o Programa Integrado de Investimentos, o Plano Estratégico de Promoção do Investimento Privado em Moçambique, bem como nos programas de âmbito regional, continental e internacional, onde pontificam o Plano Regional de Desenvolvimento Estratégico e Integrado da SADC, a Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD), Mecanismo Africano de Revisão de Pares (MARP), a Agenda 2063 da União Africana, os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e aVisão da Agenda Global de Desenvolvimento Pós – 2015.

Para a operacionalização do Programa Quinquenal do Governo (2015-2019), foram elaborados Planos Económicos e Sociais, que são planos anuais que pontificam as acções do Governo durante um determinado ano distribuídos ao longo dos cincos de duração do Programa Quinquenal. Os programas relacionados à construção de cada distrito um hospital, a construção de mais salas de aulas, a iluminação de todas as sedes distritais do país, maior acesso à educação, maior cobertura de água potável, a construção de infra-estruturas como a Barragem de Mpanda Nkuwa, de Mapai, a asfaltagem das estradas, a descentralização governamental, são parte do que se pode aproximar aos conceitos de desenvolvimento sustentável contidos no Programa Quinquenal do Governo.