• Nenhum resultado encontrado

O design interior do projeto é baseado em um estilo industrial com pisos, paredes e móveis sem acabamento, tijolos de barro e detalhes da construção a mostra, como canos e tubulações, cimento queimado, os móveis são de aço, ferro ou madeira maciça, iluminarias suspensas, luz indireta e portas e janelas amplas.

A divisão do espaço é planejada para uma maior e melhor integração entre os clientes do bar e da cafeteria, projetou-se cinco ambientes com estilos diferentes, mas dentro da mesma perspectiva. De acordo com a Figura 12 e 13, o ambiente "bar" (9) é desenhado para servir drinks e bebidas diferenciadas; o "salão principal" (10) tem a função de acomodar o público em geral enquanto socializa e aprecia o menu; a "área aberta" (11), além de dispor de som ambiente, luz e ar naturais serve como área para fumantes e de socialização; a "área externa" (12) acomoda os clientes que preferem área aberta e da visibilidade ao negócio e aos produtos servidos atraindo olhares de quem passa em frente ao local; e a "área reservada" (16) funciona como uma área a parte, em especial para quem prefere silêncio e pouco movimento.

Figura 12 - Projeto com medidas

Fonte: Barboza (2021).

Para auxiliar na logística e nos processos operacionais projetou-se a cozinha (8) atrás do bar (9) e próximo do depósito (1), dos banheiros de funcionários (2; 3), lavanderia (5) com saída para a rua (6; 7) facilitando a entrada e saída de cargas leves ou pesadas.

Já para facilitar a administração do local foi projetado uma sala para o funcionamento do administrativo (4), um espaço na entrada (17) para credenciamento dos clientes e recebimento das contas individuais. O local será fechado permitindo a entrada e saída somente pelo caixa (17) com comanda (credencial) para evitar

prejuízos com calotes, roubos e furtos. E, também, pensando na segurança do local, dos clientes, do Rock’bar Cafeteria e dos colaboradores, estipula-se a necessidade de instalar cerca elétrica nos muros, alarmes de segurança, câmeras espalhadas pelo local monitorados 24 horas e segurança na portaria em dias de grande movimento e shows.

O projeto prevê um balcão em formato de um semicírculo para o bar com banquetas, um sofá, tapete e uma poltrona no centro do salão principal, mesas retangulares com cadeiras retangulares no salão principal e no salão restrito, mesas retangulares com sofá booth estofado com lugar para até três pessoas cada nos cantos do salão principal, mesas e cadeiras circulares na área aberta, mesas e cadeiras circulares com guarda-sóis na área externa, sendo que a área externa será fechada para a rua com cercas metálicas de até um metro, pias grandes e espelhos no lavabo, ducha nos banheiros de funcionários, mictório e vaso sanitário no banheiro masculino para clientes, vaso sanitário em todos banheiros e pia nos banheiros de funcionários, mesa, cadeiras, computador e impressora para o administrativo, mesas, máquina de lavar louças, fogão, geladeira, freezer, armários, panelas, talheres, pratos, vasilhas, jarros, pegadores, mexedores, cafeteiras e outros ferramentas para preparo de alimentos e bebidas na cozinha, freezer, armários, mesas e paletes no depósito, mesas, pia grande e armário na lavanderia, mesa, cadeiras, computadores e impressora no caixa.

Figura 13 - Projeto com mobília

Fonte: Barboza (2021).

Os equipamentos, maquinários e utensílios necessários para o funcionamento do bar e cafeteria para esse projeto são: moedor de café, máquina de café expresso, máquina para chocolate quente, máquina para cafés gelados, cafeterias, sifão para chantilly, estufa fria, estufa quente, balcão refrigerado, freezer, geladeira vertical com visor para exposição de bebidas, geladeira comum, forno elétrico, forno de micro- ondas, balança, fogão, prateleiras para exposição dos produtos, cinzeiros, liquidificador, espremedor de frutas, chapa com aquecimento a gás, balcão frigorífico, filtro de água, fritadeira elétrica, assadeira, xícaras e copos especiais personalizados, utensílios diversos para cozinha, como açucareiros, porta-guardanapo, abridores de

garrafas, etc. Além de aparelhos de televisão smart, aparelho de ar condicionado e equipamento de som para o salão e áreas adjacentes.

A sonorização está projetada de acordo com a proposta de cada ambiente. O projeto de sonorização e acústica (Figura 14) idealiza a instalação de equipamentos de som em locais estratégicos para que cada cliente se identifique com um local específico e tenha uma boa experiência sonora em todo momento que estiver no Rock'bar Cafeteria. Além disso, foi desenhado visando a saúde mental e auricular dos colaboradores tornando um ambiente agradável para se trabalhar.

A medição do volume sonoro nesse projeto se dá em decibéis, variando de 0 (área sem ruído sonoro / sem som) a 60 dB (som alto), com intervalos de 15 dB: 15 dB (som ambiente / sem música), 30 dB (som baixo ou quase nenhum) e 45 dB (som intermediário). O controle de ruído e poluição sonora (aquele fora do projetado) será medido por aparelho de medição de ruídos (dosímetros acústicos) por meio de parcerias com terceiros quando necessário. No que tange aos tipos de músicas que tocará, será criado playlist com músicas do estilo rock clássico.

Figura 14 - Projeto acústico

Fonte: Barboza (2021).

A iluminação do ambiente também é projetada estrategicamente para configurar o ambiente à proposta de negócio. Dessa forma, será utilizado luz quente no espaço variando sua intensidade de luz entre os ambientes.

Em todos ambientes será utilizado luz visível com radiação de 600 nm (nanômetros) com grau de temperatura de 3000k (Kelvin) considerado quente, variando a quantidade de lâmpadas e os watts de cada uma para modelar a luz ao ambiente de acordo com a proposta de valor (Figura 15):

Figura 15 - Projeto com iluminação

Fonte: Barboza (2021).

A temperatura do local será controlada por meio de condicionadores de ar que foi alocado em cada ambiente (Figura 16) observando a proposta do negócio em contraponto ao uso dos recursos, buscando propiciar um clima agradável aos clientes e funcionários com melhor custo benefício.

Figura 16 - Projeto de climatização

Fonte: Barboza (2021).

Pode-se observar na figura acima o local onde está com os símbolos circulares que representam os aparelhos de condicionadores de ar, sua intensidade e o local exato onde devem ser instalados, otimizando espaço e recursos. Já nos símbolos em forma de hélice representam ventiladores de parede.

Buscando atender as leis e preservar a saúde e segurança dos clientes e colaboradores, o projeto prevê a instalação de placas indicando saída de emergência, extintores de classe A, B e C, uso de uniformes pelos colaboradores, hidrantes de combate a incêndio, ambientes com piso lavável, lixeiras de pedal sinalizadas, obrigatoriedade na realização de exames admissionais, periódicos e demissionais aos colaboradores, higienização constante dos utensílios compartilhados, das mesas e balcão, sabonete líquido, papel toalha e álcool em gel espalhados pelo local. Além

desses cuidados, será colocado um exaustor industrial na cozinha na direção do fogão para saída de fumaça e partículas de impurezas.

A decoração do local será no estilo arquitetônico industrial com tema rock clássico, serão utilizados quadros, objetos que lembrem os artistas do estilo musical e filmes com o mesmo tema, como guitarras, discos de vinil, papel de parede, luz decorativa, entre outros.

A fachada e o nome do estabelecimento remetem aos produtos comercializados nela, a cerveja, o café e o rock. Baseado no estilo arquitetônico industrial e temático - rock, a fachada recebe um toldo em tonalidade escura, parede de tijolos marrom, cercado de ferro, portas amplas de correr, janelas de vidro e mesas, cadeiras e guarda-sóis brancos, como podemos observar na Figura 18.

Figura 17 - Projeto da fachada

Documentos relacionados