• Nenhum resultado encontrado

DO PROJETO DE LEI Nº 27/2016 DE AUTORIA DO VEREADOR SENHOR DAVI RAMOS, QUE “INSTITUI PROGRAMA INTERDISCIPLINAR E DE PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA

PRIMEIRA DISCUSSÃO

DO PROJETO DE LEI Nº 27/2016 DE AUTORIA DO VEREADOR SENHOR DAVI RAMOS, QUE “INSTITUI PROGRAMA INTERDISCIPLINAR E DE PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA

PARA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA E ‘BULLYING’ (INTIMIDAÇÃO) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

PROCESSO:

PROTOCOLADO EM 2 DE MARÇO DE 2016, SOB Nº 44/2016. PUBLICAÇÃO:

PROJETO DE LEI PUBLICADO EM 30 DE MARÇO DE 2016. PRAZO DE TRAMITAÇÃO:

O FIXADO PARA AS COMISSÕES TÉCNICAS ÀS QUAIS FOI DISTRIBUÍDA A PRESENTE PROPOSITURA. QUORUM DE VOTAÇÃO: MAIORIA SIMPLES. PROCESSO DE VOTAÇÃO: NOMINAL. PROJETO DE LEI Nº 27/2016

Institui Programa Interdisciplinar e de Participação Comunitária para Prevenção da Violência e “Bullying” (Intimidação) nas escolas da Rede Pública Municipal e dá outras providências.

Art.º 1º Fica instituído o Programa Interdisciplinar e de Participação Comunitária para Prevenção e Combate à Violência nas Escolas da Rede Pública do Município de Americana.

Parágrafo único. O programa poderá ser implementado em todas as escolas do Município, priorizadas as que apresentem maior índice de violência.

40 Art. 2º São objetivos do Programa:

I - formar grupos de trabalho vinculados aos Conselhos de Escola para atuar na prevenção da violência e do “bullying” (Intimidação), analisar suas causas e apontar possíveis soluções.

II - desenvolver ações educativas e de valorização da vida, dirigidas às crianças, aos adolescentes e à comunidade;

III - programar ações voltadas ao combate à violência nas escolas, com vista a garantir o exercício pleno da cidadania e o reconhecimento dos direitos humanos;

IV - desenvolver ações que fortaleçam o vínculo entre a comunidade e a escola;

V - garantir a formação de todos os integrantes do Grupo de Trabalho por meio de cursos ministrados por pessoal especializado na área de segurança e educação, preparando-os para a prevenção da violência nas escolas. Parágrafo único - Os Grupos de Trabalho serão abertos e formados por professores, funcionários, especialistas das áreas de educação e segurança, da policia civil, militar e guarda municipal, pais, alunos e representantes da comunidade vinculada à escola.

Art. 3º As ações do Programa poderão ser desenvolvidas e coordenadas através de Núcleo Central, ligado à Secretaria de Educação, conforme previsto nesta Lei.

Art. 4º O Núcleo Central traçará as diretrizes, dará suporte ao desenvolvimento e terá composição entre as secretarias e os multiprofissionais, com a participação de:

I - O Município indicará um técnico das seguintes secretarias: a) Educação;

b) Cultura e Turismo;

c) GAMA (Guarda Municipal de Americana); d) Saúde;

e) Promoção Social; f) Esportes.

II - Poderão participar as seguintes entidades não governamentais, após a indicação de um representante:

41 b) Conselho Municipal de Educação;

c) Conselho Municipal de Saúde;

d) Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; e) Conselho Tutelar;

f) Polícia Militar - PROERD; g) Associações de Moradores;

h) Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil. i) Pastorais e entidades religiosas;

j) Universidades e Faculdades das áreas de Direito Psicologia, Pedagogia e Serviço Social.

Art. 5º Será escolhido dentre os participantes uma coordenação executiva que terá por atribuição primordial executar as metas elaboradas pelo Núcleo Central.

Parágrafo único. Os participantes do programa deliberarão quanto ao número e forma de composição da coordenação executiva que será estabelecido em seu Regimento Interno.

Art. 6º O Poder Executivo poderá estabelecer parcerias com entidades governamentais ou não governamentais, para a consecução do objetivo da presente Lei.

Art. 7º As entidades governamentais e não governamentais com as quais o Poder Executivo estabelecerá parcerias deverão subsidiar, assessorar e orientar os Grupos de trabalho com o objetivo de programar ações que visem a prevenção à violência nas escolas.

Art. 8º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. JUSTIFICATIVA

Atrás de cada carteira numa sala de aula, longe de identificarmos o que cada criança ou adolescente está pensando ou passando, apresento para a apreciação dos nobres pares a presente matéria, com o objetivo de conseguirmos sanar este problema tão presente no cotidiano das Unidades Escolares.

Bullying ou Intimidação é um ato caracterizado pela violência física ou psicológica, de forma intencional e continuada, de um individuo, ou grupo contra outro(s) individuo(s), ou grupo(s), sem motivo claro.

42 As formas de agressão entre alunos são as mais diversas, como empurrões, pontapés, insultos, espalhar histórias humilhantes, mentiras para implicar a vítima a situações vexatórias, inventar apelidos que ferem a dignidade, captar e difundir imagens (inclusive pela internet), ameaças (enviar mensagens, por exemplo), e a exclusão.

Entre os meninos, os ataques físicos são os mais comuns. Ainda que não efetivada a agressão, os agressores costumam ameaçar, meter medo em suas vítimas.

Já as meninas agressoras costumam espalhar rumores mentirosos, ou ameaçarem e espalharem segredos para causar mal estar.

Tanto vítimas, quanto agressores podem sofrer consequências psicológicas desta situação de abuso, porém o que normalmente acontece, é que todas as atenções dos responsáveis (pais e professores) se voltem para o agressor, visto como um marginal em potencial, e a vítima é esquecida.

As consequências do Bullying (Intimidação) atrapalham inclusive a aprendizagem, sendo que normalmente os agressores são as crianças com maior porcentagem de reprovação.

Contudo, peço a aprovação da presente para que possamos além de resgatar a auto estima desses estudantes, barrar todo e qualquer tipo de violência na Rede Municipal de Ensino, proporcionado e visando um melhor futuro a nossas crianças, alavancando-os a serem cidadãs e cidadãos de bem, longe de conflitos psicológicos na fase adulta.

PARECER DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHOR MOACIR ROMERO – PRESIDENTE E TÉO FEOLA – MEMBRO. PUBLICADO EM 30 DE MARÇO DE 2016.

PARECER DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES CELSO ZOPPI – PRESIDENTE, LUCIANO CORRÊA E DR. OTTO KINSUI – MEMBROS.

PUBLICADO EM 11 DE MAIO DE 2016.

PARECER DA COMISSÃO DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E ATIVIDADES PRIVADAS POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES DAVI RAMOS – PRESIDENTE E ANTONIO CARLOS SACILOTTO - MEMBRO.

PUBLICADO EM 30 DE MARÇO DE 2016.

PARECER DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL POR