• Nenhum resultado encontrado

PRIMEIRA DISCUSSÃO

PROJETO DE LEI Nº 58/

Autoriza o DAE – Departamento de Água e Esgoto a efetuar recebimento de água fornecida, na forma que especifica e dá outras providências.

Art. 1º – Fica autorizado o DAE – Departamento de Água e Esgoto a efetuar a conversão de dívida dos seus contribuintes/consumidores, em metros cúbicos de água, efetivamente utilizados, para efeito de negociação de débitos vencidos, inscritos em CDA - Certidão de Dívida Ativa, conforme critérios estabelecidos na Presente Lei, quando constatado o caráter social de extrema necessidade.

Art. 2º – O contribuinte/consumidor poderá efetuar a negociação, através de requerimento endereçado à autarquia, até 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias depois da regular publicação desta lei.

Parágrafo único – O prazo de que trata o caput, poderá ser prorrogado, por uma única vez e por igual período, a critério do Departamento de Água e Esgoto, mediante Decreto.

Art. 3º – O contribuinte/consumidor interessado deverá comprovar, quando do requerimento endereçado à Autarquia, as seguintes condições:

I – ser proprietário ou compromissário de 01 (um) único imóvel de categoria residencial; II – ser o inquilino que contraiu a dívida;

III – comprovante de renda familiar que se enquadre no anexo I, da presente Lei.

§ 1º – Será obrigatória a avaliação socioeconômica, devidamente elaborada e fundamentada, através de profissionais da área de Assistência Social do município, que opinará pela concessão ou não e necessidade do benefício pelo(s) interessado(s).

§ 2º – Os critérios de avaliação socioeconômica serão normatizados, pela Autarquia, através de Ato Administrativo, decorridos 10 (dez) dias da publicação da presente Lei.

§ 3º – Depois de concedido o benefício desta Lei, o contribuinte que se tornar inadimplente, ou que pratique gasto em excesso, incompatível com sua renda familiar, terá seu consumo mensal monitorado – através de equipamentos específicos de controle – pelo Departamento de Água e Esgoto.

§ 4º – Os equipamentos de controle e/ou bloqueio de consumo, disponibilizados pelo Departamento de Água e Esgoto, serão utilizados, se necessário, em seu limite máximo, até que o contribuinte/consumidor efetue a quitação total de seu débito com a Autarquia.

61 Art. 4º – Convertida a dívida em m3 (metros cúbicos) de água fornecida, o consumidor devolverá mensalmente ao Departamento de Água e Esgoto, no mínimo, a quantidade de m3 (metros cúbicos) conforme Anexo I, estabelecida pela conversão de que trata o Art. 1º da presente Lei.

Art. 5º – A devolução sofrerá conversão em reais, de conformidade com o valor do m3 (metro cúbico) para a categoria residencial conforme Anexo I, na data da avaliação efetuada pela Assistência Social. Havendo alteração no valor do m3, a atualização deverá ser efetuada na data do pagamento, pelo contribuinte/consumidor.

Art. 6º – A negociação havida entre o Departamento de Água e Esgoto e o contribuinte/consumidor, será firmada através de “Termo de Confissão de Dívida e Proposta de Parcelamento”, conforme modelo a ser elaborado e fixado por Ato Administrativo.

§ 1º – O contribuinte/consumidor deverá estar em dia com as parcelas de sua obrigação – descrita no “Termo de Confissão de Dívida e Proposta de Parcelamento” de que trata o caput, para manter em seu favor os benefícios da presente Lei.

§ 2º – O contribuinte/consumidor que se constituir em inadimplente contumaz, sujeitar-se-á ao que dispõem os parágrafos 3º e 4º do Art. 3º desta Lei, a critério do Departamento de Água e Esgoto.

Art. 7º – O descumprimento da obrigação pelo contribuinte/consumidor, ensejará a revogação do “Termo de Confissão de Dívida e Proposta de Parcelamento” pelo Departamento de Água e Esgoto, revertendo a dívida para sua situação de origem, sem que tenha direito à qualquer condição de vantajosidade.

Art. 8º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. JUSTIFICATIVA

A reapresentação do presente Projeto de Lei tem como principal objetivo proporcionar aos inúmeros cidadãos, que estejam em situação de inadimplência com o Departamento de Água e Esgoto de nossa cidade, através de débitos inscritos em CDA - Certidão de Dívida Ativa, a criação de um programa municipal, que lhes oportunize quitar a dívida, de forma e maneira facilitados, dentro de uma programação capaz de atender ao interesse social e econômico, ante as dificuldades que a Autarquia vem enfrentando – mesmo judicialmente – para o recebimento destes valores, fato que poderá aumentar sua captação de receita e por consequência, lhe oferece uma maior capacidade de investimentos em insumos e tecnologia.

Existem débitos de munícipes com o DAE – Departamento de Água e Esgoto, que dentro de um parcelamento de padrão normal, alcança números que tornam inviável qualquer pagamento, dificultam e por um certo prisma, desestimulam qualquer negociação!

A presente propositura, não se constitui em entrave legal, porque não origina uma renúncia fiscal, mas sim, uma condição que permite a existência de uma programação eficaz e necessária, melhorando o

62 relacionamento entre contribuinte/consumidor e a Autarquia, oferecendo à população em geral a oportunidade de poder quitar seus débitos sem qualquer sacrifício de seu próprio sustento e de sua família, com limites estabelecidos em consonância com sua renda familiar.

Transformar uma dívida monetária em m3 (metros cúbicos) de água, favorece ao contribuinte/consumidor, pois, na medida que ajuda e favorece sua condição econômico-financeira, para o DAE – Departamento de Água e Esgoto, proporcionará a melhoria de seu fluxo de arrecadação, minimizando gastos e o tempo com as cobranças judiciais, podendo inclusive efetuar uma melhor programação de seus investimentos, buscando eficiência na qualidade de sua prestação de serviços à comunidade; tudo de forma real e com muita transparência.

Inúmeros são os casos que nos chegam (aos vereadores) diariamente, através de pessoas que, ou solicitam nossa intervenção junto à Administração Municipal ou aos dirigentes da Autarquia, visando a solução de suas pendências – e na maior das vezes, sem condições reais de suportarem as exigências legais – ou através do reconhecimento de sua total incapacidade de quitar o débito, solicitando, igualmente, que advoguemos o perdão de sua dívida, o que se torna sempre muito constrangedor, desconfortável e impossível.

Este Projeto de Lei tem por objetivo e iniciativa, encontrar um equacionamento para a situação, visando benefícios para ambas as partes.

É por este motivo, que solicito aos nobres pares, possam votar, favoravelmente, à implantação da sistemática pretendida, visando beneficiar a população em geral, especialmente as famílias carentes e necessitadas, que necessitam de nossa atenção e apoio.

PARECER DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES MOACIR ROMERO – PRESIDENTE, TÉO FEOLA E DR. ALFREDO ONDAS - MEMBROS.

Concluímos após a leitura e a análise do presente Projeto de Lei que nada obsta sua regular tramitação, discussão e votação em plenário.

Quanto ao mérito nos reservamos no direito de nos manifestar em plenário É o Parecer

Plenário Dr. Antônio A. Lobo, em 04 de Maio de 2016 MOACIR ROMERO

PRESIDENTE

DR. ALFREDO ONDAS TÉO FEOLA

63 PARECER DA COMISSÃO DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E ATIVIDADES PRIVADAS POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES DAVI RAMOS – PRESIDENTE E SENHOR ANTONIO CARLOS SACILOTTO – MEMBRO.

Esta comissão, analisando a propositura em questão, entende que nada obsta sua regular tramitação. Quanto ao mérito, os Membros desta Comissão reservam-se no direito de se manifestar em Plenário.

É o Parecer

Plenário Dr. Antonio Lobo, 20 abril de 2016 DAVI RAMOS

PRESIDENTE

ANTONIO CARLOS SACILOTTO MEMBRO

PARECER DA COMISSÃO EDUCAÇÃO, SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES VALDECIR DUZZI – PRESIDENTE E PAULO CHOCOLATE – MEMBRO.

Esta comissão, analisando a propositura em questão, entende que nada obsta sua regular tramitação. Quanto ao mérito, os Membros desta Comissão reservam-se no direito de opinar em Plenário.

É o Parecer

Plenário Dr. Antônio Lobo, 04 de Maio de 2016. VALDECIR DUZZI

PRESIDENTE PAULO CHOCOLATE

MEMBRO

PARECER DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES LUIZ DA RODABEN – PRESIDENTE, JOÃOZINHO DO QUIOSQUE E EDUARDO DA FARMÁCIA - MEMBROS.

Ante o exposto e atendidas às formalidades regimentais, não encontramos óbices que impeçam a tramitação do referido Projeto de Lei. Quanto ao mérito, nos manifestaremos em plenário.

É o Parecer.

64 LUIZ DA RODABEN

PRESIDENTE

JOÃOZINHO DO QUIOSQUE EDUARDO DA FARMÁCIA

MEMBRO MEMBRO

INFORMAÇÃO DA COORDENADORIA DE SECRETARIA:

FALTA PARECER DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO, POR INTERMÉDIO