• Nenhum resultado encontrado

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.1 Análise das Proposições de Pesquisa

4.1.2 Pólo 2 – Ações que as empresas de celulose adotam como forma de adaptação do

4.1.2.4 Proposição de pesquisa 11 (Pro 11)

Questão de pesquisa 14

Proposição de estudo (Pro 11) As informações externas são processadas pela organização como forma de aprender e auto-organizar-se (NOBREGA, 1996).

Questão de Pesquisa (Q. 14) A industria efetivamente dá importância as informações e conhecimentos externos para fazer suas previsões e adaptações? De que maneira?

Quadro 45: Parâmetros relacionados a análise cruzada referente a questão 14 Fonte: elaborado pelo autor

Respostas a questão 14 – Empresa A

O entrevistado afirma que sim. “Nós temos que saber o que esta acontecendo no mundo, nos

somos uma empresa que exporta, precisamos saber se vai ter retração no mercado europeu, temos que estar preparados para mudar a estratégia de negociação com o mercado”.

Segundo o entrevistado, empresas especializadas no setor de celulose oferecem informações a respeito do volume de consumo per capita mundial de celulose, do comportamento do mercado, que tipo de celulose esta sendo aceita por determinado país, informações estratégicas e financeiras. Para ele “qualquer mudança no mercado mundial pode afetar a

qualidade da celulose, e os fabricantes de equipamentos de celulose já nos fornecem informações de como estão os novos projetos, de que tipo de celulose vai ser produzido por tal empresa, com isso você tem que ter um acompanhamento global”.

Respostas a questão 14 – Empresa B

Para a entrevistada são feitas previsões e adaptações com informações e conhecimentos externos. Segundo ela, “sempre quando é feito o fechamento do ano e avaliada a projeção

para o ano seguinte em relação a economia mundial, como será o desempenho do mercado nacional em relação a outros mercados, e qual o posicionamento da empresa em relação aos principais concorrentes”. Além disso, a empresa busca fazer trocas de experiências, gerar

sinergias, trazer oportunidades para o desenvolvimento da mão-de-obra, com os conhecimentos externos adquiridos.

Respostas a questão 14 – Empresa C

Para a entrevista não a dúvida da importância das informações e conhecimentos externos para a adaptação e previsão do ambiente da empresa. Segundo ela, “esse acompanhamento faz

parte do nosso planejamento estratégico”. Como fonte de informações a empresa utiliza de

sua assessoria de imprensa, consultores financeiros, participação em congressos e através da sua joint venture as informações do mercado de celulose. Para ela, “temos toda uma equipe

que acompanha as mudanças e adaptações do ambiente”. Respostas a questão 14 – Empresa D

O entrevistado considera muito importante os movimentos do meio externo para o sucesso do negócio. “Através da participação em órgãos e entidades que abranjam e representem as

variantes pertinentes das nossas partes interessadas, onde possamos coletar informações e dados relevantes, internalizando a discussão destes no ambiente da empresa, além de participar efetivamente no caráter decisório das ações que possam impactar nosso segmento de atuação”. O entrevistado destaca ainda que são consideradas também as informações

disponíveis através dos meios de comunicação e de informações de mercado, sendo que neste caso, há a necessidade de identificar e utilizar somente aqueles confiáveis.

Respostas a questão 14 – Empresa E

A empresa utiliza a área de Pesquisa e Desenvolvimento para monitorar as novas tecnologias que estão sendo utilizadas e a possível incorporação ou adaptação a processo produtivo da empresa. “Contamos com pessoas específicas e outras áreas produtivas que se

responsabilizam de analisar permanentemente a incorporação de novas tecnologias e sua eficiência nos processos produtivos”.

Análise Cruzada das Informações relacionadas a questão 14

Após a análise das respostas associadas à questão 14, é possível concluir que as empresas se preocupam em buscar informações e conhecimentos externos para fazerem suas previsões e adaptações do ambiente.

A principal preocupação identificada em ambas às empresas é em relação às mudanças no mercado mundial de celulose, se apresenta alguma retração, o posicionamento da marca em relação aos concorrentes e a incorporação de novas tecnologias que podem afetar a qualidade da celulose.

A adaptação do ambiente externo pela empresa A é realizada com informações de empresas especializadas no setor de celulose, tanto estratégicas como financeiras. Na empresa B, as previsões e adaptações são realizadas anualmente, identificando o desempenho do mercado. Na empresa C, o acompanhamento das mudanças no ambiente faz parte do planejamento estratégico da empresa através de uma equipe composta para essa tarefa. Pela empresa D, a participação em entidades que representem o setor é uma fonte de informações do mercado para fazer suas adaptações. E na empresa E, é a área de Pesquisa e Desenvolvimento responsável por monitorar as mudanças tecnológicas que vem ocorrendo no processo produtivo da celulose.

Uma síntese associada às respostas colhidas nas empresas relacionada à questão 14, pode ser analisada no quadro 46.

Empresa Formas de adaptação do ambiente externo

A Informações estratégicas e financeiras de empresas especializadas no setor

B Avaliação e projeção do mercado – Posicionamento da empresa – Trocas de experiências

C Equipes de acompanhamento do ambiente – Informações da Joint Venture sobre o mercado de celulose

D Internalização das informações no ambiente da empresa – Participação em entidades do setor – Informações dos meios de comunicações e de mercado.

E Área de Pesquisa e Desenvolvimento – Incorporações e adaptações de novas tecnologias.

Quadro 46: síntese da análise dos casos cruzados da questão 14 Fonte: dados da pesquisa

Análises preliminares relacionadas à proposição 11 (Pro 11): As informações externas são processadas pela organização como forma de aprender e a auto-organizar-se (NOBREGA, 1996).

De acordo com a análise das informações dos entrevistados, pode-se concluir que as empresas de celulose buscam a auto-organização e o novo conhecimento através das informações colhidas no seu ambiente externo. Mas, observa-se que poucas empresas têm a habilidade de processar as informações externas, por apresentarem uma infra-estrutura tecnológica pouco avançada, o que pode prejudicar sua adaptação e auto-organização.

O fluxo de informações externos identificado nas empresas, permite uma adaptação do ambiente externo, possibilitando gerenciar e criar conhecimentos e o uso do feedback de seus desempenhos e das condições do ambiente para aprender e se adaptar.

Conclusões parciais relacionadas a Premissa 02 (Pr 02): Identificar as ações que as empresas de celulose adotam como forma de adaptação do ambiente e dos conhecimentos organizacionais (OLIVEIRA; REZENDE; CARVALHO, 2011; SILVEIRA et al, 2009; MORIN, 1994, 2005; MISCHEN; JACKSON, 2008; AGOSTINHO, 2003; PALAZZO, 2004; SHERIF, 2006; FIALHO; COELHO, 2002; AXELROD; COHEN, 2000; STACEY, 1996).

De acordo com o que pode ser observado nas análises preliminares relacionadas às proposições 08 a 11, as empresas procuram se adaptar, ajustar seu comportamento a partir do que conseguem perceber sobre as condições do seu meio ambiente e seu desempenho.

Apesar de se tratar da produção de uma commoditie, a globalização vem trazendo novas tecnologias na industria e novos concorrentes vem aparecendo no mercado. A cadeia produtiva de celulose apresenta muitas relações entre várias empresas ou agentes, e a

competitividade do setor esta relacionada a qualidade do produto e seu preço. Estes fatores fazem com que as empresas de celulose sejam capazes de evoluir, de se adaptar e aprender de acordo com mudanças nas características de seu ambiente.

Para isso, pode-se concluir que as empresas utilizam formas de monitoramento do ambiente capazes de observar as mudanças do ambiente que interagem e ser auto-obervadora, não olhar somente para o externo, observar a si mesmo durante todo o processo.

A segunda conclusão esta relacionada as formas de atualização dos conhecimentos externos por parte dos colaboradores. O incentivo a participação em eventos externos, visita nas empresas concorrentes e intercambio com outras empresas, permite que os colaboradores se adaptem ao meio que se encontram, possibilitando alterar suas funções internas através dos novos conhecimentos.

A terceira conclusão esta associada com as formas de adaptação do ambiente externo e o exposto até o momento, que caracteriza as empresas de celulose como sistemas adaptativos complexos. As empresas possuem grande número de colaboradores, componentes que interagem entre si e influenciam uns aos outros; se auto-organizam e também interagem com outros sistemas externos.