• Nenhum resultado encontrado

A proposta de melhoria incide apenas e unicamente na Adecco, Agência do Porto onde realizei o meu estágio curricular, a qual resultou dos quatro meses de permanência e observação na referida agência.

Irei focar aspectos relativos ao comportamental, atitudes, procedimentos e normas, bem como as instalações e materiais.

 Entrevista

Numa das disciplinas que tive no meu percurso académico, nomeadamente Recrutamento e Contratação, foi analisado e tratado o tema Entrevistas no qual se focaram aspectos relativos ao ambiente, ao processo, etc. Como resultado das duas entrevistas que realizei, desta forma, a proposta de melhoria recai no tipo de gabinete em que estas são realizadas, ou seja, o gabinete não tem portas nem qualquer tipo de isolamento, por vezes são feitas num ambiente de puro barulho, onde não existe respeito por quem as realiza, exemplificando:

- A entrevista é interrompida por qualquer motivo, isto é, no decorrer da entrevista a ARS entra no gabinete para ir buscar um telemóvel, um furador ou pode mesmo acontecer que a Comercial da agência, solicite à TRS que se ausente por qualquer motivo. No meu ponto de vista, sugeria que todas as entrevistas fossem realizadas num gabinete totalmente isolado e em pleno silêncio e sem qualquer interrupção, pois quem está a ser entrevistado poderá sentir-se incomodado, pouco confortável ou tímido com a presença de um ´ estranho ` transparecendo falta de respeito para com o entrevistador ou entrevistado.

Outros dos ensinamentos adquiridos, ou até mesmo por uma questão de princípios, quando nos encontramos e desempenhar uma tarefa, esta não deve ser interrompida por um motivo de menor importância.

-Posso referir a ocorrência de uma situação, em que eu própria me encontrava a realizar uma pré-entrevista a um candidato e fui interrompida pela Comercial para lhe entregar em mão um processo de um TT. Isto pode deixar a ideia de que a estagiária desempenha um papel secundário e de pouca ou nenhuma relevância na agência, senda as suas actividades relegadas para segundo plano.

47

 Linguagem utilizada:

É por vezes utilizada uma linguagem imprópria assim como o tom de voz que nem sempre é o mais adequado entre colaboradoras da agência. A proposta de melhoria vai no sentido de se adoptar um tipo de linguagem mais assertivo e motivador.

 Tipo de liderança utilizada:

Liderar não é uma tarefa simples, pelo contrário, liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um organismo vivo, dotado de colaboradores todos eles distintos entre si.. Dessa forma, pode-se definir liderança como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo. Um líder deve ser uma pessoa entusiasta, que estimula e incentiva os seus colaboradores através do seu próprio exemplo.21 Dos vários tipos de liderança que pude estudar, a praticada na agência Adecco do Porto, é sem dúvida do tipo autoritário. A Comercial dita as regras e espera que os restantes elementos que lá trabalham as cumpram sem as questionar.

A minha proposta de melhoria vai no sentido de se tentar adoptar um estilo de liderança democrático, que estimule a participação do grupo, solicitando e levando em consideração as opiniões de todos os colaboradores.

21

48

CONCLUSÃO

Após a realização do meu estágio curricular pude ter a noção, e não querendo minimizar a importância das disciplinas frequentadas na Licenciatura de Gestão de Recursos Humanos, que melhor do que qualquer disciplina teórica, o estágio permitiu-me uma formação prática e uma experiência fundamentais para o desempenho de qualquer tipo de trabalho que venha a surgir no futuro, em particular ao nível da Gestão dos Recursos Humanos, a minha área de eleição.

O estágio permitiu-me assim, romper com limitações pessoais e permitiu-me desenvolver uma nova visão acerca da sociedade onde estamos inseridos, uma sociedade por vezes falsa, onde a hipocrisia é uma constante. Deste modo, posso afirmar que este surgiu como um complemento de toda a informação recolhida ao longo do curso, ao mesmo tempo que reforçou empiricamente todos os conteúdos temáticos por mim apreendidos. O estágio permitiu também que alargasse os meus conhecimentos, ao mesmo tempo que me deu a possibilidade de desenvolver interpretações das diferentes situações a que estava sujeita.

É importante que haja sensibilização por parte dos professores, para que estimulem os alunos a entenderem que o estágio não é uma perda de tempo, mas sim uma oportunidade para alargar horizontes e melhorar os conhecimentos adquiridos e sobretudo, desenvolver a componente prática, já que a teoria sendo fácil de interiorizar, na hora de a colocarmos em prática, sentimos grandes dificuldades. Do meu ponto de vista esta dificuldade consegue ultrapassar-se com calma e optimismo.

49

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia

 Rodrigues, B. M., & Rodrigues, H. (1987). Consulta psicológica e desemprego. Cadernos de Consulta Psicológica, 3, 123-126.

Gomes, Cunha, M., C., Cardoso, Rego (2008). Manual de Gestão de Pessoas e do capital Humano. Lisboa: Edição Sílabo

Adecco (2010). Manual da Qualidade, Edição nº6, Procedimentos de Qualidade

50

Web grafia

 www.adecco.pt/pt-PT/aboutAdecco/ContentList.aspx (13-11-2010)  www.adecco.pt/pt-PT/aboutAdecco/adeccoPortugal/ContentList.aspx (13-11-2010)  www.adecco.pt/pt-PT/aboutAdecco/bwbl/ContentList.aspx (13-11-2010)  www.adecco.pt/pt-PT/aboutAdecco/CodigodeConduta/ContentList.aspx (13-11-2009)  www.adecco.pt/ptPT/aboutAdecco/CompromissoQualidade/ContentList.as px (13-11-2010)  www.adecco.pt/ptPT/AreasdeNegocio/TrabalhoTemporario/ContentList.as px (14-11-2010)  www.adecco.pt/ptPT/AreasdeNegocio/PermanentPlacement/ContentList.as px (14-11-2010)  www.adecco.pt/ptPT/AreasdeNegocio/PermanentPlacement/Metodologias/ ContentList.aspx (14-11-2010)  www.adecco.pt/ptPT/AreasdeNegocio/PermanentPlacement/NH/ContentLis t.aspx (20-11-2010)

51

 www.adecco.pt/pt-PT/AreasdeNegocio/Outsourcing/ContentList.aspx (20-11-2010)  www.adecco.pt/pt-PT/AreasdeNegocio/Outsourcing/AA/ContentList.aspx (20-11-2010)  www.adecco.pt/pt-PT/AreasdeNegocio/AdeccoTraining/ContentList.aspx (20-11-2010)  www.adecco.pt/ptPT/AreasdeNegocio/AdeccoTraining/metodologia/Conte ntList.aspx (2 0-11-2010)  http://www.adecco.pt/ptPT/AreasdeNegocio/AdeccoTraining/Vantagens/Co ntentList.aspx (21-11-2010)  http://www.fenatracoop.com.br/site/2010/04/chiavenato-idalberto- introducao-a-teoria-geral-da-administracao/ (23-11-2010)

52

53

ANEXO I - Países de Liderança Adecco

As zonas que se encontram coloridos a vermelho dizem respeito aos países onde o Grupo Adecco se encontra.

54

57

58

59

61

62

ANEXO VII – Inserção dos dados do candidato no suporte informático OLÁ

Ao abrir a aplicação temos a opção recrutamento – ficha biográfica para proceder há inserção da ficha biográfica.

63

No canto superior direito aparece um número (13793), a que denominamos o número OLÁ do candidato.

66

68

No campo da formação, convém termos atenção à formação académica, se o curso ou o ano está ou não concluído. Se o candidato tiver tirado cursos profissionais, também os devemos colocar.

69

As missões dizem respeito ao facto de o candidato ter feito algum trabalho pela Adecco, através deste campo sabemos para que empresa prestou serviços e como foi o seu desempenho.

71

Quanto ao percurso profissional, se for situação de primeiro emprego, como é óbvio, não preenchemos nada porque o candidato não tem nenhuma experiência profissional. Se o candidato já tem experiência então colocamos todo o seu percurso profissional

72

Neste campo o que preenchia era basicamente se o candidato tinha ou não carta de condução e viatura própria

73

ANEXO VIII – Pesquisa de Candidato

Ao abrir a aplicação temos a opção recrutamento – pesquisa para procedermos à procura de candidatos para uma vaga ocasional em aberto.

77

ANEXO IX – Registo de Contactos

Neste campo colocamos todo o registo do candidato, desde a entrevistas que se submeteu a empresas para quem o candidatou prestou serviços, bem como o seu desempenho.

78

79

80

Colocamos o número de contribuinte do candidato, bem como o número de identificação do candidato, e aplicamos o filtro para aceder `a ficha.

81

ANEXO XII – Fonte de Recrutamento - Montra

PROGRAMADOR (M/F)

Porto Perfil:

- Boa apresentação;

-Licenciatura e experiência profissional na área de informática/programação;

-Bons conhecimentos de informática (Java, Java script, Css, HTML, Web);

- Proactivo(a) / Dinâmico (a); - Disponibilidade total e imediata;

Oferecemos:

- Boas condições de trabalho; - Horário full time;

- Inicio de funções em Janeiro de 2011

Os candidatos que possuam os requisitos acima indicados deverão enviar CV para porto@adecco.com ou contactar 22 507 46 40

Documentos relacionados