• Nenhum resultado encontrado

Propostas de melhoria na planificação, estratégias e formas de comunicação da ASTA

No documento Produção e Comunicação Cultural (páginas 120-123)

Nº de respostas à pergunta

6.3. Propostas de melhoria na planificação, estratégias e formas de comunicação da ASTA

Neste último ponto do sexto capítulo pretendo apresentar de forma sintética os problemas das estratégias e meios de comunicação/divulgação da ASTA encontrados durante o período de estágio mas, sobretudo, encontrados através da análise e do estudo efetuados sobre as mesmas.

Mas antes de passar à apresentação desses problemas, quero aqui lembrar a questão que me conduziu à realização do presente estudo: qual o grau de eficácia das estratégias e meios de comunicação/divulgação da ASTA, junto dos órgãos de comunicação social e do público? Foi esta a principal questão que, tendo-se desdobrado em várias outras, me levou à realização deste estudo analítico. Apesar de a relação investimento-retorno se revelar praticamente na maioria dos casos positiva e muito eficaz, quando confrontada com os resultados obtidos através dos questionários, é possível compreender que muitas pessoas ainda não têm um conhecimento adequado da ASTA e das suas atividades – principalmente os jovens (estudantes). Isto quer dizer que, apesar de as estratégias de comunicação/divulgação se revelarem eficientes, como comprova o quadro número 18, elas poderão ser melhoradas, de forma a aumentar ainda mais o seu grau de eficácia, chegando a mais órgãos de comunicação social e atraindo mais público.

Tendo como base todo o conhecimento adquirido ao longo deste tempo de convívio com a ASTA, é-me possível afirmar que, nestes últimos seis anos, e sobretudo mais recentemente, é visível o grande crescimento ao nível do reconhecimento da companhia por parte do público, seja através de espetáculos que marcaram a cidade e a região (como Dia de Ilusão, mata-dor,

diário dos imperfeitos, Diário dos Infiéis: diários e A Saga de Pêro da Covilhã), de festivais

(Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior e contraDANÇA) ou de projetos em que está inserida (serviço educativo, formações, workshops, etc.). Este crescimento tem ocorrido muito devido aos novos projetos que a ASTA tem desenvolvido e apresentado nos últimos anos, mas também às novas estratégias e meios de comunicação e divulgação em que a companhia tem apostado na hora de promover as suas atividades. No entanto, essas estratégias têm surtido efeito, maioritariamente, no público não-estudante. Ora, tendo em atenção que os estudantes desempenham um importante papel na economia e sociedade locais, será importante criar mecanismos que permitam à ASTA chegar a esse público.

A ASTA, atualmente, a nível de comunicação e promoção das suas atividades, aposta na divulgação através de correio eletrónico, através dos órgãos de comunicação social (notícias publicadas), Facebook, site, material impresso (cartazes, flyers, folhas de sala, etc.) e, em situações pontuais, recorre ao ecrã gigante no largo da Câmara Municipal da Covilhã e a parcerias mediáticas (órgãos de comunicação social, núcleos de estudantes, museus, UBI e outras instituições). Estas formas de promoção dos eventos têm-se revelado eficazes mas, como já referido, especialmente num setor da sociedade, os não-estudantes;, mas, mesmo nesse grupo, uma boa parte não tem um conhecimento aprofundado da ASTA ou nem sequer a conhece.

De forma a que a ASTA possa melhorar o seu reconhecimento junto do público, proponho, tendo como base toda a análise realizada anteriormente e a experiência prática que possuo, dois caminhos: reformular as atuais estratégias; desenvolver e aplicar novas estratégias. Relativamente às estratégias que a ASTA possui atualmente, uma restruturação das mesmas e o reforço do material utilizado podem ser soluções de mais fácil aplicação que ajudem a aumentar o seu grau de eficiência e a projetar a companhia.

Propostas de melhorias para as atuais estratégias e meios de comunicação/divulgação da ASTA:

- Criação de uma melhor e mais completa base de dados de órgãos de comunicação social (regional e nacional);

- Estabelecimento de parcerias com mais órgãos de comunicação social; - Restruturação e atualização do site;

- Aumento do número de material impresso (cartazes, flyers, folhas de sala, etc.); - Utilização de publicidade paga na página de Facebook;

- Criação de uma melhor e mais completa base de dados dos sócios e amigos ASTA;

- Atualização da base de dados de contactos institucionais e envio de material informativo sobre a companhia e os espetáculos que tem em cena;

Estas são as propostas que apresento para aperfeiçoar os atuais métodos de comunicação da companhia, sendo que todos eles não requerem nenhum investimento financeiro, com exceção da restruturação e atualização do site e o aumento de material impresso.

No entanto, para além destas soluções, proponho uma série de outras novas, acerca das quais tenho a convicção de que, que a serem aplicadas, poderiam trazer grandes melhorias ao nível da comunicação da ASTA e das suas atividades. São soluções encontradas a partir das mais diversas fontes, seja na internet, na televisão, por observação direta ou ainda propostas por alguns inquiridos nos questionários. As soluções que proponho têm em consideração, na sua maioria, que se trata de uma companhia de teatro, o que poderá facilitar a sua aplicação. São elas:

- Ações de rua (animações, distribuição de publicidade “mão-a-mão”, performances e happenings);

- Marketing de guerrilha (utilizado sobretudo na divulgação das atividades da ASTA); - Marketing experiencial (utilizado sobretudo na divulgação das atividades da ASTA); - Publicidade nos jornais locais e/ou regionais;

- Evento “Chá com os Artistas”: quinzenalmente ou mensalmente um artista convidado pela ASTA fazia uma pequena atuação num ambiente descontraído e conversava com os presentes, acompanhado de um chá ou café (ou outra bebida);

- Quinzenalmente (ou com outra periodicidade), realização pela ASTA de uma aula de teatro, expressão corporal, voz, criação de figurinos, etc., de forma gratuita e aberta a toda a comunidade. Neste evento seriam distribuídos, por exemplo, folhetos informativos da ASTA, sendo ainda dada às pessoas a oportunidade de se fazerem sócios da companhia por um preço mais baixo do que o normal.

De todas estas soluções que apresento, umas poderão requerer um esforço financeiro maior, como é o caso do marketing de guerrilha, as ações do marketing experiencial ou a publicidade nos jornais; mas, sobretudo as ações de marketing, se aplicadas, poderão trazer resultados melhores e mais eficazes a nível de divulgação das atividades ou eventos. As restantes estratégias de promoção da companhia poderão ser de mais fácil aplicação, como qualquer uma das ações de rua ou a aula gratuita.

São portanto estas as soluções, sejam as atuais restruturadas ou as aplicadas de novo, que apresento para suprimir ou atenuar problemas existentes e melhorar a eficácia das estratégias de comunicação da ASTA - tendo sempre em conta a génese desta instituição, as suas necessidades e as suas limitações.

No documento Produção e Comunicação Cultural (páginas 120-123)