• Nenhum resultado encontrado

Protótipo de aplicação de interatividade virtureal móvel do Museu dos Biscainhos

CAPÍTULO 6 – I NTERATIVIDADE VIRTUREAL E MÓVEL NO M USEU DOS

6.2. Protótipo de aplicação de interatividade virtureal móvel do Museu dos Biscainhos

Uma vez que este protótipo foi projetado para sistema Android, foi necessário criar um logótipo para que se identificasse o mesmo aquando da inserção na loja online para descarregamento. Neste sentido, elaborámos um logótipo com um elemento identificador do período barroco, o coche, e apenas colocamos um lettering com o nome do Museu, num primeiro momento em formato de draft (Figura 66) e posteriormente o final (Figura 67), já depurado, pela designer Sylvie Castro, para estar disponível para visualização móvel, para que possa ser compreendido a nível de desenho.

Figura 66. Draft para logótipo do protótipo.

Fonte: Própria.

Figura 67. Logótipo final do protótipo.

Fonte: Designer Sylvie Castro.

Foram feitos os estudos de cor e a preto e branco (P&B) (Figura 68), já preparados para trabalhos futuros.

Fonte: Designer Sylvie Castro.

O protótipo de aplicação de interatividade virtureal móvel desenvolvido para este caso de estudo será apresentado sob a forma de design das interfaces, dos vários layouts (janelas), a que o consumidor terá acesso no sentido de ser uma aplicação flexível e de rápido acesso, onde o e-mail irá funcionar como método de entrada, ou ainda optar por o fazer através das redes sociais como o Facebook, Google+ e Instagram.

O desenho de interface em aplicativos móveis possui uma informação muito mais sucinta do que quando apresentada em computadores (grandes ecrãs), e neste sentido a sintetização dos dados a serem inseridos deve ser conscisa e planeada. Para este protótipo, propomos ao consumidor iniciar a aplicação com acesso através das redes sociais, as mais utilizadas atualmente, acima citadas, e por identificação via e-mail.

Depois de escolhidos e definidos os conteúdos presentes em cada layout, avançamos para o estudo da interface, uma das fases mais importantes no desenvolvimento de uma aplicação móvel, uma vez que permite a interação entre o utilizador e as funcionalidades disponíveis na mesma. Começámos por realizar drafts (Figura 69) dos designs que apresentaremos, para que possam ser revistos vários detalhes.

Figura 69. Drafts: estudos dos layouts em formato de esquisso.

Os estudos de cor e imagens de fundo, bem como o texto existente em cada layout foram testados já em formato digital, através do programa Photoshop – apresentámos alguns modelos digitais de estudo para o layout principal (Figura 70) da aplicação móvel, para além da versão final (Figura 71).

Figura 70. Drafts digitais: estudos do layout principal em Photoshop.

Fonte: Própria.

Figura 71. Layout principal da interface.

Pretendemos também que toda a informação existente na aplicação móvel (App) surja através de um blog onde possam ser efetuadas as atualizações do produto turístico e que terá um link de acesso direto num dos layouts da App, também apresentado nesta investigação. Este blog terá informações complementares a nível do produto turístico, o Museu dos Biscainhos, no sentido de propor ao consumidor-visitante-turista opções de alojamento, restauração, serviços e equipamentos, e outras ofertas culturais, como eventos e festividades a decorrer em determinado período temporal, para que possam idealizar e planear de forma mais eficaz a sua visita à cidade e à sua identidade cultural museológica interativa.

Apresentamos de seguida os designs da interface para os diferentes layouts de apresentação. O segundo e terceiro layouts apresentam o tipo de entrada (Figura 72) que o consumidor pretende efetuar, através das diferentes redes sociais, com a associação de uma conta de e-mail.

Figura 72. Segundo e terceiro layouts: acesso através de redes sociais e registo por e-mail.

Fonte: Própria.

Em associação com os últimos layouts acima apresentados, exisitirá mais um com o perfil do consumidor para que se possa coligar a uma rede de pessoas inscritas na mesma aplicação móvel, fazer atualizações e haverá, ainda, uma plataforma associada ao blog, representado com o ícone de uma silhueta de grupo de três pessoas, onde se podem

apresentar sugestões e experiências vivenciadas no Museu dos Biscainhos. O blog associado à App foi criado em Wordpress, assumindo um layout já fornecido pela entidade (Figura 73), onde apresentamos algumas características do Museu dos Biscainhos, assim como eventos culturais a acontecer em breve, com o endereço: https://biscainhos.wordpress.com/.

Figura 73. Apresentação do template de abertura do Blog Biscainhos.

Fonte: Própria.

O layout do perfil do utilizador possui, ainda, itens de estado online e offline, notificações, mensagens e novidades (Figura 74). Este layout tem como objetivo funcionar em

interface lateral, de modo a que o consumidor possa aceder ao mesmo sempre que o

desejar, representado por uma silhueta de uma cabeça ou por uma fotografia personalizada.

Figura 74. Quarto layout: perfil do utilizador.

Fonte: Própria.

Os quinto e sexto layouts apresentam a cronologia disponível (Figura 75) para a realidade

virtureal interativa, desde o século XVIII aos dias de hoje, com um pequeno texto

introdutório da época.

Figura 75. Quinto e sexto layouts: linha cronológica com apresentação dos séculos XVIII ao XXI.

Para esta versão prototípica apenas assumimos a virturealidade móvel para o século XVIII, onde serão apresentadas ilustrações elaboradas pela ilustradora Ângela Vieira, de dois pontos do Museu, um interno (no átrio) e outro externo (nos jardins, mais especificamente no Jardim Formal). Para os restantes séculos são apresentados desenhos, mapas e fotografias de época.

No sétimo e oitavo layouts (Figura 76) são apresentadas as ilustrações da ilustradora referida, em sobreposição a imagens atuais, para o utilizador ser capaz de vivenciar a época das festas bracarenses no século XVIII, com música instrumental barroca em som de fundo.

Figura 76. Sétimo e oitavo layouts: apresentação das ilustrações (representações do século XVIII).

Fonte: Própria.

Terminada a visualização das ilustrações o consumidor tem a possibilidade de regressar ao layout inicial ou ao do seu perfil. A seguir apresentamos as estratégias de marketing a aplicar para uma maior divulgação do produto, o protótipo da aplicação móvel interativa, para além de outras ações a ter em conta.

6.3. Estratégias de marketing da aplicação de interatividade virtureal móvel do