• Nenhum resultado encontrado

PSICOLOGIA FORENSE

No documento medicina-legal (páginas 77-85)

*A Psicologia Forense estuda os limites biológicos, mesológicos e legais da responsabilidade penal e da capacidade civil.

* A Psicopatologia Forense estuda os limites e modificadores anormais da responsabilidade penal e da capacidade civil.

Na natureza existem duas classes de seres vivos, os que possuem vida fisiológica e os de vida fisiológica e psíquica.

A vida fisiológica se caracteriza, primeiro por ser estritamente una no ser vivente, segundo por sua atividade imanente e terceiro por sua atividade teleológica, isto é ordenada a um fim ( a conservação da vida e da espécie). A vida psíquica se caracteriza pelas múltiplas atividades integradas dependentes de um só principio, agindo sobre si mesma, aperfeiçoando-a, modelando-lhe as reações e estruturando-lhe o modo de ser ; isto é desenvolve, cresce e estrutura-se pelo próprio exercício, há portanto uma aquisição contínua , representada por conhecimentos e hábitos, passando pela infância, pela juventude, pelo estado adulto e por fim a velhice com uma determinada maneira de ser, com o seu próprio caráter.

A vida psíquica tem como caracteres a intencionalidade e a consciência

Intencionalidade: é a incorporação do sujeito ao objeto, isto é, o sujeito visa o objeto para incorporá-lo de alguma forma, há uma participação da vida psíquica em conjunto, por isso é que damos conta dos traços fisionômicos das pessoas com o qual estamos conversando, timbre de sua voz, gestos ao falar, ruídos que ocorre ao redor e absorvemos o conhecimento do diálogo.

Consciência: é a relação entre o indivíduo e a vida psíquica, é através da consciência que o indivíduo da conta da sua própria existência, é a propriedade do conhecimento da sua interioridade e sua imanência

A consciência existe os sentido, ativo e passivo, sendo que o ativo indica aquele que não sabe ou não experimenta algo e o passivo para nos referirmos à coisa não sabida ou não experimentada.

Por dedução podemos admitir que no psiquismo humano há, pelo menos, dois níveis de atividade, se o homem pode reflexionar com a atividade superior (ser pensante), dizer eu e atribuir as atividades do estrato inferior (ser sensitivo), é porque chegam a ser apreendidas pelo entendimento do eu, como próprios de uma pessoa. Se esses fatos do psiquismo inferior não são aprendidos pelo eu pensante mas inadvertidos ao conhecimento intelectual, permanecerão inconsciente, caso contrário, se todos esse fatos que ocorrem no psiquismo inferior vier à luz do entendimento, ficaríamos mergulhados num verdadeiro caos, pois quando estamos absorvidos numa leitura não reparamos no barulho que se dá na rua, nos caracteres tipográficos da escrita, na pressão de nossas vestes sobre o nosso corpo etc.

O inconsciente: não seria o fato de ser inconsciente por não ser consciente ( mineral) , ou no sentido privativo quando negamos a consciência àquilo que, por sua natureza, é incapaz de ser consciente .

O estudo do consciente seria a Psicanálise, que representa a verdadeira realidade psíquica, e como força interior, condutora dos homens, é a mais eficaz.

PERSONALIDADE

Estrutura da personalidade: são divisões estruturais hipotéticas. O id , o ego e o superego

1 – o id: é a porção obscura e quase inacessível ao homem, é o reservatório dos impulsos instintivos, são os impulsos biológicos primitivos, isto é, impulsos fisiológicos, determinados a procura o ar, o alimento, a água e outras substâncias nutritivas, a manutenção da temperatura corporal, da integridade física, mecanismo de defesa natural, perpetuação da espécie, pela procriação, são considerados impulsos e afetos do id, a sexualidade, tendências agressivas ou covardes, sendo também associados com esses impulsos primitivos os estados adversos protetores de dor, angustia e raiva e esforços para satisfazer a fome, sede e evitar o sufocamento.O id é cego e brutal, desconhece a lógica e os critérios morais, ignora a distinção entre o bem e o mal, existe um domínio de todos os processos do prazer, isto é “principio do prazer”. O id é predominante no começo da vida, a criança é governada por ele, fazendo-o atuar tão somente para satisfazer os seus instintos de uma forma imediata, direta e impulsiva

2 – o ego: é a parte do id que vai se modificando através do contato com o mundo exterior, o ego é portanto o aparelho de adaptação ao mundo material, o id é o impulsivo guiado pelo principio do prazer, o ego é calculista, guiado pelo principio da realidade, o ego lida com o ambiente através da percepção do consciente, do raciocínio, do sentimento e da ação, o ego, contém os aspectos da personalidade que avaliam, julgam, se comprometem, fornecem soluções e criam defesas, lidam com as exigências da realidade, adaptam o comportamento ao meio ambiente e mantém a harmonia entre os apelos do id e as demandas e aspirações do superego,sendo então as funções do ego, dirigidas à uma adaptação psicossocial, dando uma personalidade normal ao indivíduo.

3 – o superego: a voz da consciência, o vigia do nosso eu, é o freio de nossas atitudes é o ponderador das nossas reações, representa as restrições morais que a família e a sociedade impõe ao individuo, propõe os padrões normais de conduta, é o observador e avaliador do funcionamento do ego, age como supervisor do ego e de tendências internas, inconscientes, e portanto, como a parte repressora da personalidade a

“porção observadora” da personalidade. A personalidade é, na expressão de SHELDON, a organização

dinâmica dos aspectos ou elementos; cognoscitivos, afetivos, conativos, fisiológicos e morfológicos do indivíduo humano. A personalidade não estaciona no tempo , mas evolui, interando-se no meio em que vive, na sua predestinação gregária, ao mesmo tempo que realiza a sua síntese com peculiar caracterização .

Fases de evolução da PERSONALIDADE:

* 1º fase da infância: vai até os 12 anos, caracteriza pela curiosidade, sua atenção volta-se, para os interasses perceptivos; depois para os de natureza glóssica; mais tarde para os interesses intelectuais gerais, idade interrogante,, fundamentalmente egoístico, para finalmente, concentrar-se em problemas mais concretos, pois seus interesses especiais serão o estímulos das atividade lúdicas própria da idade, uma atividade capaz de distinguir o devaneio da vida, a brincadeira do trabalho.

* 2º fase da juventude: dos 12 aos 25 anos, caracteriza pelo aparecimento abstrato, da responsabilidade social e pelo término do desenvolvimento sexual, é nesta fase que se estabelece seus conceitos e crenças gerais, percebe seu papel no mundo, deseja sua independência, mas percebe a sua insuficiência e tem medo do amanhã, existe um

conflito entre o ideal e a viabilidade das realizações do mesmo, fase agressivamente exagerada e com exaltação afetiva, vive o máximo das ondas emocionais, com reações altruística e egoística.

* 3º fase do adulto: dos 25 aos45 anos, na mulher – dos 25 aos 50 anos no homem, é quando se estabelece o maior equilíbrio da personalidade e melhor se demonstra o trabalho útil, é a fase produtiva, o indivíduo revela a sua grande capacidade de adaptação e de resistência às contrariedades.

*4º fase da maturidade: dos 45 aos 55 na mulher – 50 aos 60 no homem, inicio da involução; diminuição da atividade genital; modificações no meio familiar ( independência dos filhos) , visão da velhice e então a busca do melhor aproveitamento da vida, reações passionais violentas, reaparecimento das tendências egoística, pessimismo na mulher e ceticismo no homem, inversão da formula afetiva e segundo os endocrinologistas, um pinçamento da diferenciação do sexo, isto é, certa feminilização no homem e virilização na mulher.

*5º fase da velhice: não existe um limite para precisar o início, pois cada um envelhece a seu modo, mas nesse período há uma decadência das atividades psíquicas, fatigabilidade, reações de prejuízo e de perseguição, tendência a desconfiança, exagero no egoísmo, do ciúmes, da inveja, da angustia e do sentimento de rejeição.

CARACTERÍSTICAS DIFERENCIAIS ENTRE O HOMEM E A MULHER ( por Mira y Lopes)

9 Masculinas

*Culto ao poder e à força *Propensão para a conquista *Interesse pelo fundamental *Tendência á experimentação *Tendência a abstração *Prefere o prestígio

*Usa mais o julgamento de forma *Tendência a atitude sádica

*Maior resistência à pena do que à dor (física) *Decisões rápidas, dificuldade de confessar seus erros *Maior conhecimento lógico

9 Femininas

*Culto ao querer e à graça *Propensão para conservação *Interesse no detalhe *Tendência à repetição *Tendência à contemplação *Prefere o gozo

*Usam mais os julgamentos de valor *Tendência à atitude masoquista *Assusta-se mais do que encoleriza *Suporta mais a dor do que a pena

*Tendência à duvida; admite mais facilmente o seu erro *Maior conhecimento intuitivo

ASPECTOS DA PERSONALIDADE:

Não chegaram a um acordo ainda, os psiquiatras, psicólogos e os psicopatologistas, a definição definitiva personalidade normal. Personalidades psicopáticas são indivíduos, que preservam sua inteligência, manifestam durante suas vidas alterações dos instintos afetivos, temperamental, caráter, sem apresentarem de uma forma definitiva uma enfermidade mental, isto é mantém suas funções intelectuais normais.

Classificação segundo Kurt Schneider:

A-- Psicopatas hipertímicos: Indivíduos alegres, loquazes, despreocupados, otimistas, superficiais em seu trabalho e inclinados aos escândalos e às desavenças conjugais.

B-- Psicopatas depressivos: Indivíduos intranqüilos, melancólicos, permanentemente deprimidos e eternamente descontentes e ressentidos, ligados a uma consideração pessimista da vida, iniciada, às vezes, na juventude.. fadigados crônicos, dominados por sentimentos de inferioridade.

C-- Psicopatas anancásticos: Inseguros, com ideação especial dominada por uma ação coativa ou fóbica que amiúde , surge de improviso por estimulos desencadeantes insignificantes.

D-- Psicopatas fanáticos: Indivíduis dominados pelo elemento expansivos e criativos. Dão extrema importância a uma idéia filosófica, religiosa, política ou esportiva passando a defendê-la com parcialidade. São altamente periculosos quando assumem a liderança popular nos períodos de instabilidade político social.

E-- Psicopatas necessitados de valorização: São indivíduos que dão exaltação a fantasia, com relaxamento da crítica, conduz à pseudologia fantástica ( mentira)

F-- Psicopatas lábeis de estado de ânimo: Irritáveis , manifestam episódios chamados "borrascas depressivas", que surgem e desaparecem inesperadamente.

G-- Psicopatas explosivos: Irritáveis e coléricos, reagem violentamente aos menores estímulos externos, podendo cometer homicídio e lesões corporais, são acometidos de amnésia lacunar quando comente o ato.

H-- Psicopatas abúlicos: Caracterizam pelo enfraquecimento da volição, destituídos de vontade próprias, são facilmente influenciáveis, absorvendo os bons e os maus exemplos de seu meio.

I-- Psicopatas astênicos: Sensitivos, dominados pelo sentimentos de incapacidade e de inferioridade.

Os portadores de personalidades psicopáticas são enfermos e, quando cometem delitos, necessitam de tratamento curativo, ser recolhido em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico, art 26 do CP, pois anomalia em personalidade psicopática não inclui na categoria das doenças mentais, que torna o indivíduo inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse sentimento.

TEMPERAMENTOS:

Em todos os fatos biopsicológicos, a motivação não é simples mas sim resulta de um conjunto de fatores, que leva o indivíduo a cometer uma infração, por comissão ou omissão a lei penal, sendo que alguns desses fatores são de natureza endógenas, isto é herdados geneticamente, e outros são adquiridos, por pressões mesológicas, e há também o misto que seriam os herdados e adquiridos.

Constituição corporal: é o conjunto de propriedades morfológicas e bioquímicas transmitidas por via genética. Constituição temperamental: é resultante funcional direta da constituição que marca, cada movimento, a primitiva tendência de reação ante os estímulos ambientais

Os estados de humor ou temperamentos dependem, de modificações nos líquidos internos do organismo ( humores) , que atuam no sistema nervoso, é a “formula humoral”, que é uma composição líquida proveniente das glândulas de secreção interna (tiróide, supra-renais, hipófise, gônadas), secreção esta que mantém um equilíbrio hormônico, assegurando ao indivíduo a modalidade predominante do seu humor. Portanto a formula humoral produz simultaneamente a conformação do corpo e o temperamento, procurou-se estabelecer uma correlação entre estes caracteres humanos, para podermos diagnosticar a forma morfológica do individuo, o seu temperamento e certas particularidades do seu psiquismo

Caracteriologia de Ernest Kretschemer; Tipos morfológicos

1º) os pícnicos: ,baixos, de predomínio adiposo, de cara cheia e redonda; barrigudos com tendência a calvície (brevelíneos)

2º)os leptossômicos: finos, esguios, de pernas e braços compridos, magros, altos, nariz longo e queixo mais ou menos fugidio ( longilíneos)

3º) os atléticos: espáduas largas, peito saliente e musculoso, mãos e pés avantajados, magros, queixo e nariz desenvolvidos. (normolineos)

1º) os ciclotímicos: ( pícnicos) caracterizam pela ciclotomia, oscilam entre dois pólos de afetividade, as alegria e a tristeza, a exaltação e a depressão, são “extrovertidos”, isto é, sua atenção mobilizada para o mundo exterior, são sintônicos, são “contaminados” pelas pessoas, ficam tristes ou alegres com a tristeza ou alegria dos outros, gostam de conversar, de comer e beber bem, são práticos e realistas, sua grande tolerância, poderá levar a uma indulgência para com os erros humanos, ou o seu próprio erro, podendo por isso fazer de sua moralidade um tanto duvidosa. Entre os

ciclotímicos encontra-se os doentes de psicose maníaco-depressiva.

2º) os esquizotímicos: (leptossômicos) oscilam entra a frieza emotiva (apatia) e a irritabilidade, atenção mobilizada para si mesmos, são “introveretidos”, alheiam-se do mundo exterior, ora passam indiferentes através dos acontecimentos, hirtos e distantes, ensimesmados; ora reagem vivamente ao menor estimulo que lhes desagrade, são sonhadores às vezes aristocráticos, a timidez, a ironia, o mau humor, a brutalidade constituem os matizes principais, são geralmente doentes esquizofrênicos

3º) os viscosos: (normolíneos) caracterizam pela preguiça, lentidão do espírito, apresentam às vezes crises explosivas,amabilidade afetada ( pegajosa), tem reações súbitas de cólera, são os doentes de personalidade explosivas.

Os tipos puros são raríssimo de encontrar, a maioria dos casos há uma mistura de dois ou até os três tipos e personalidade.

Nunca devemos de esquecer que os efeitos mesológicos e humorais, alteram o “humor” das pessoas como ex: palavrões dos esportistas fadigados que trocam entre si. As toxinas de patologias como, sífilis, tuberculose, lepra etc. que traduzem estados de mau humor, tristeza, depressão, irritabilidade, modificação do humor, por jejum prolongado ou injestão de bebida alcoólica. Efeito do clima e lugares onde, que acarretam efeitos deprimentes ou excitantes.

CARÁTER – FORMATO DA MÃO – QUIROMANCIA ou QUIROLOGIA

A quiromancia ou Quirologia são nomes dados a ciência de leitura das mãos. Com esta ciência, é possível conhecer alguns sinais e características marcantes da personalidade de cada pessoa, Segundo a quiromancia, o formato da mão determina o caráter básico de cada pessoa. Todas as mãos são classificadas como: TERRA – AR – FOGO – ÁQUA

De acordo com a caracterÍsticas da palma , que pode ser

TERRA - palmas quadradas, dedos curtos.

Conhecidos por sua honestidade e senso comum, as pessoas que possuem a Mão-Terra são observadoras e sinceras. Elas não costumam ser profundamente românticas e nem falar de seus sentimentos, mas pode-se contar com sua lealdade e dedicação, já que sempre estão prontos para ajudar a quem precisa.

FOGO – palmas retangulares, dedos curtos.

As pessoas que possuem Mão–Fogo percorrem em questão de minutos o caminho mais da mais completa tristeza para total euforia. Elas são calorosas e preocupantes com os amigos, mas precisam de muita segurança e de pessoas que elevam o eu ego. elas caem e reerguem-se facilmente, quando o problema é amor, só que quando mantém uma relação afetiva fixa tornam-se amantes constantes e ardentes.

AR - palmas quadradas, dedos longos.

Inteligentes e espirituosa, a Mão-Ar tem um grande círculo de amizade, mas é totalmente seletiva quando escolhe um parceiro no amor. As pessoas deste tipo de mão são emocionalmente estáveis, mas podem ser frias e hostis. Infidelidade pode ser um problema.

ÁQUA – palmas retangulares, dedos longos.

Pessoas cuidadosas e dotadas de grande sentimento de compaixão, além de sensíveis e românticas. A Mão-Água é idealista quando se trata de seus relacionamentos. Neste tipo de mão, incluem-se pessoas impressionantes, que também possuem como característica a gentileza. Pessoas más podem aproveitar de sua bondade.

PSICOPATOLOGIA FORENSE

É o estudo dos limites normais, biológicos, mesológicos e legais da capacidade civil e da responsabilidade penal.

IMPUTABILIDADE PENAL

No documento medicina-legal (páginas 77-85)

Documentos relacionados