• Nenhum resultado encontrado

PSICOPATOLOGIA FORENSE

No documento medicina-legal (páginas 35-41)

PSICOPATOLOGIA FORENSE

Psicossexualidade:

O instinto de sobrevivência e de procriação que são os dois instintos fundamentais no mundo animal, sendo o predominante o da procriação, que é sexual, isto é perpetuar a espécie. O instinto sexual é a força dominante na natureza humana, é uma ação neuropsíquica associada ao desejo visual da conjunção carnal.

Desvios Sexuais:

É uma manifestação dada por modificação do instinto sexual de ordem psíquica ou fatores orgânicos ou glandulares.As variações sexuais são conhecidas também como desvios sexuais, perversões sexuais e parafilias. A rigor seriam as parafilias todas as formas voluntárias e habituais de satisfação sexual diferentes do coito. As parafilias são sempre mais comum no homem.

1) Anafrodisia:

É a diminuição ou ausência da libido, instinto sexual.

2) Frigidez:

È a diminuição da libido, na mulher, devido a vaginismo, doenças psíquicas ou glandulares. É a mais freqüente dos desvios sexuais, ocorre em cerca de 40% das mulheres, inúmeras delas, são frígidas com determinado parceiro, cabendo ao homem uma grande parcela de culpa.

3) Erotismo:

É o exagero do apetite sexual, uma tendência abusiva aos atos sexuais. No homem denomina de satiríase, que é uma ereção quase continua com ejaculações repetidas, com excessivo ardor genésico e insatisfação sexual mesmo atingindo o orgasmo, podendo estar acompanhado de delírios e alucinações, nunca confundir com piriapismo. Na mulher, ninfomania, (nimphes- recém casada + mania, loucura) também chamada de

estromania, uteromania, histeromania, furor uterino é a tendência insaciável da mulher para os apetites venéreos, sem que a mesma consiga gratificar a sua sexualidade após numerosíssimas conjunções carnais. Não é necessária a ninfomania para que se desenvolvam incontáveis desejos sexuais nas mulheres privadas da razão, é que algumas mulheres, até então de procedimento irreprochável, são atormentadas no climatério, por crises erotômanas, acabando por praticar adultério ou por se transformar em barregãs de muitos leitos. Os portadores de erotismo, insatisfeito com a prática exagerada da sexualidade, abusam, também da masturbação e das aberrações sexuais de todo o gênero, gerando crime, atentado violento ao pudor, escândalo, adultério e prostituição, portanto os portadores do apetite sexual, tem completa consciência do seu ato e de sua natureza criminosa.

4) Auto-erotismo:

É uma aberração de que o indivíduo, não precisa de parceiro ou estimulação das zonas erógenas ou do aparelho genital para ter o gozo sexual. Manifesta pela contemplação lasciva de, pinturas, fotos e filmes pornográficos ou até mesmo só com a presença da pessoa amada. É chamado de "coito psíquico de Hammond".

5) Erotomia:

É mania amorosa, modalidade extremamente mórbida, é a hipérbole do amor platônico, é o amor etéreo, ideal, puríssimo , absolutamente isento de conjunção carnal, o amante adora excessivamente a alma da mulher, indiferente do corpo.. Existe duas formas de erotômanos, a forma discretos, tímidos, ingênuos, guardando silêncio de sua paixão podendo chegar até matar-se, sem uma queixa, sem uma reclamação e os inoportunos, intransigentes, exasperados perseguidores e insolentes, chegando até as últimas consegüências contra o ente amado.

6) Exibicionismo:

São pessoas portadores de desvio sexual, com tendência invencível, caracterizado pela atitude de mostrar os órgãos genitais às mulheres, sem convite pela cópula, como meio de obter excitação e prazer sexual. Sendo as características principais: exibição á distância do falo, amiúde flácido, sem outra manobra lúbrica e sem tentativas de atos libidinosos ou conjunção carnal. São quase sempre masculino.

6) Narcisismo:

É a admiração pelo próprio corpo ou o culto exagerado de sua própria personalidade, com indiferença ao sexo oposto.

7) Mixoscopia - Observanismo - Inspecionismo - Escopofilia

É caracterizada por pessoas terem o prazer sexual despertado em espiar pessoas se despindo, ou nuas, atos libidinosos ou presenciar o coito de terceiros, chamado também de Habitualmente, os participantes não tem o conhecimento de que estão sendo observados.

8) Fetichismo:

É a anomalia na qual o desejo, ou o gozo , é despertado por um objeto ou uma parte do corpo, tocado ou visto, que não seja os genitais de pessoa de outro sexo. É próprio desta perturbação, apego aos olhos, mãos, mamas, cabelos, voz, olhar, odor, caminhar; calcinhas, sutiãs, camisolas, lenços, luvas ou qualquer outro objeto pertencente ao ente querido.

9) Lubricidade Senil:

É a manifestação sexual exagerada, em determinadas idades mais avançadas, que consiste em toques lúbricos nos órgãos genitais, especialmente crianças, e na prática de obscenidades em logradouro público.

10) Gerontofilia ou crono-inversão:

É a inclinação romântica, sexual, de pessoas jovens por outras de idade excessiva, na maioria das vezes são do sexo masculino a procura de mulheres mais velhas para a prática sexual.

11) Cromo-inversão:

É a atração sexual por pessoas de cor diferente. Exemplifica à atração dos Europeus pelas nossas mulatas.

12) Etno-inversão:

É a manifestação erótica por pessoas de raças diferentes da do indivíduo.

13) Topo-inversão:

É a prática de atos eróticos em outras regiões do corpo que não os genitais (coito anal, mamas, coxas, axilas).

14) Orogenital:

A felação (fellatio)é a sucção pela boca, do pênis, em geral por mulher, e a cunilígua (cunillingus) é a aplicação da boca e da língua aos órgãos genitais externos da mulher, vulva, vagina e clitoris , e anilingua, (anillingus), é a aplicação da língua no anus; são modernamente considerados uma particularidade sexual e não um distúrbio.

15) Urolagnia:

Desejo sexual despertado ao ver urina, ou alguém urinar.

16) Coprofilia:

O ato hábito de manipular ou brincar com as fezes, observado mais em crianças. Constitui desvio sexual mórbido quando o indivíduo sente prazer sexual no ato de da defecação.

17) Coprolalia:

Consiste na necessidade do indivíduo proferir ou ouvir palavras obscenas, antes ou durante o ato sexual.

18) Pigmalionismo:

É o amor pelas estátuas. Os portadores desta patologia costumam freqüentar jardins ermos ou museus de obra de arte para satisfazer sua libido sobre estátuas.

19) Pedofilia:

É um disturbio sexual dada pela a atração por crianças e adolescentes sexualmente imaturos. Indo desde atos obscenos até a pratica de manifestações libidinosas. Hebefilia é a pratica sexual por homens e menores com faixa etária de 10 a 16 anos.

O homossexual raramente pratica pedofilia.

20) Edipismo:

É a tendência do incesto, isto é, o impulso a pratica de atos sexuais com parentes próximos.

21) Masturbação:

É a estimulação digital, manual ou instrumental, consciente ou inconsciente, voluntária ou não, por si ou por outra pessoa de qualquer sexo, dos órgãos genitais e/ou das zonas erógenas , não sendo necessária a ocorrência de orgasmo, objetivando o prazer sexual. Na puberdade, é comum e até necessária, na idade adulta pode ser patológica desde que praticada abusivamente.

22) Onanismo:

Prática que consiste em ter o coitus interruptos, isto é ejaculação fora da cavidade vaginal, é o coito solitário de Onan.

23) Dolismo:

É a satisfação erótica por bonecas.

24) Pictofilia;

É a erotização por quadros, costumam freqüentar museu e exposições de quadros.

25) Sonofilia:

26) Saliromania:

É a aberração de que a satisfação sexual é sujar a pessoas ou suas vestes.

27) Clismafilia:

É o prazer sexual ao fazer clister ou enema.

28) Cleptofilia:

É a erotização dos atos ou procedimentos de furto.

29) Asfixia auto erótica:

excitação sexual através do estrangulamento.

30) Narrofilia:

É a excitação ou ouvir ou narrar estórias sexuais.

31) Escatologia telefônica:

É a excitação sexual ao ouvir ou falar estórias eróticas por telefone.

32) podofilia:

satisfação sexual através da sexualização dos pés de outra pessoa

33)Pluralismo - Triolismo

É a pratica sexual onde participam três ou mais pessoas.

ABERRAÇÕES OU PERVERSÕES SEXUAIS

1) Riparofilia:

É a atração sexual por pessoas sujas, de baixas condições sociais e higênicas.

2) Bestialismo:

É a satisfação sexual com animais. Zoofilia são atos libidinosos praticados com os animais (felação- cuniligua -anilingua).

Zooerastia é a relação sexual com animais.

Zoossadismo: sacrifica o animal no orgasmo, os chineses serviam-se sexualmente de certos animais, que decapitavam no ato da ejaculação, para aumentar sua sexualidade.

3) Necrofilia:

É a impulsão de praticar atos sexuais ou libidinosos com cadáveres.

4) Sadismo:

É uma forma de obter desejo e satisfação sexual, pelo sofrimento físico ou moral, da pessoa amada, conhecido também como algolagnia: Originou-se do nome Sade ( Marquês de França) que fazia a apologia dessa aberração e a praticava no seu mais alto grau, mais comum no homem , mas também praticado pela mulher.

Tipos de sadismo:

a) Simbólico: é aquele que o mal não resulta de ofensa física e sim moral.

b) Pequeno sadismo: consiste em beliscões, mordeduras, chupões.

c) Médio sadismo: agressão corporal, flagelação, cigarros acessos, picadas, incisões,

No documento medicina-legal (páginas 35-41)

Documentos relacionados