• Nenhum resultado encontrado

pré-publicação primeiro Capítulo de Estudantes da Optical Society of America (OSA) na América

No documento Comunicação e Educação (páginas 119-124)

Latina foi fundado em 2000 na Unicamp. No seu primeiro ano de existência o Capítulo foi agraciado pela OSA como o melhor Capitulo de Estudantes (2001). No decorrer desses anos, os estudantes membros desenvolvem habilidades de comu-nicação, liderança e trabalho em equipe as quais os ajudam em suas carreiras profi ssionais. Desde o início de suas atividades, o Capítulo tem sido muito ativo em atividades de Educação e Disseminação em parceria com o Fotonicom. Geralmente, um jovem cientista consegue uma abordagem muito efetiva para o público jovem, fazendo com que estudantes de ensino fundamental e médio se interessem por carreiras científi cas.

Programas para estudantes de ensino fundamental e médio:

O Fotonicom promove várias atividades para disseminar ciência e fomentar vocações científi cas entre jovens e crianças. Alguns alunos que participaram das atividades no passado já estão em níveis de doutorado, mestrado e graduação em diversas universidades brasileiras.

Ciências na Escola – Primeiros Passos (2001 – 2006) e Ciências na Escola (2001 – 2005), projeto em parceria com o Laboratório de Informática Aplicada a Educação da

Faculdade de Educação da Unicamp. Neste projeto tópicos de Ciências eram discu-tidos com crianças de ensino fundamental e médio através de desenvolvimento de possíveis soluções para problemas encontrados pelos próprios estudantes em suas comunidades, mediados por seus professores que eram treinados por professores/ estudantes da Universidade. Cerca de 20 escolas públicas participavam a cada ano. No total cerca de 20 mil estudantes e 220 professores participaram das atividades.

Física nas Férias (desde 2003) e Escola Avançada de Física (2005-2009): são

dois programas realizados em parceria com o Capítulo de Estudantes da OSA na Unicamp, com o Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) e com a Unicamp. Cerca de 160 estudantes de Ensino médio por ano aprendem, debatem e realizam experi-mentos temas de Física Moderna nos laboratórios do IFGW, Unicamp, durante uma semana nas férias escolares do mês de julho. Os alunos são divididos em grupos, realizam experimentos seguindo metodologia científi ca e, ao fi nal, fazem apresentação de seus resultados para os outros grupos. Eles vivenciam o cotidiano universitário: utilizam os serviços de transporte e refeições, realizam visitas a laboratórios de pesquisas de dentro e de fora da Universidade etc. O objetivo principal desses eventos é atrair bons estudantes para o IFGW e para Unicamp. Alguns estudantes que participaram das primeiras edições já terminaram o seu doutoramento, outros estão ainda na Universidade, e todos indicam a importância de terem participado quando ainda cursavam o ensino médio: atestam que o evento foi decisivo na escolha da profi ssão a ser abraçada.

pré-publicação

Imagem 1: Alunos durante o Física nas Férias

Projeto Vídeo Escola (desde 2003): 25 vídeos de temas científi cos dos mais

variados temas – de Biologia, Química, Física, Estudos Sociais etc - produzidos pelo Instituto de Física de São Carlos (USP) com cerca de 20 minutos de duração são emprestados para escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Campinas e região. O agendamento é feito a cada início de ano letivo e o acervo fi ca um mês em cada escola que pode copiar e reproduzir os vídeos sem nenhuma restrição. Cerca de 2000 estudantes assistem aos vídeos anualmente, servindo como abertura, fechamento ou complemento de conteúdo didático.

Feira de Física (2006): projeto educacional em parceria com o Capítulo de Estudantes da OSA na Unicamp no qual 80 estudantes de ensino médio foram orientados durante um semestre por seus professores de Física utilizando-se de metodologia científi ca. No fi nal do semestre os resultados de suas pesquisas e também seus experimentos foram expostos ao público e avaliados por professores da Universidade. Ao fi nal, foi concedida premiação de incentivo aos jovens.

Workshop de preparação para a “Olimpíada Brasileira de Física” (2006): em parceria com o Capítulo de Estudantes da OSA na Unicamp foram realizados seis encontros aos sábados para preparar 20 estudantes de ensino médio a fi m de que participassem da Olimpíada Brasileira de Física.

Olimpíada de Física da Unicamp (2007 - 2009): em parceria com o Capítulo

de Estudantes da OSA na Unicamp. Os membros do capítulo preparam e corrigem os testes que são respondidos por 120 estudantes de ensino médio. Foram emitidos certifi cados para todos os participantes e concedida premiação para os 3 primeiros colocados (livros, medalhas etc). As escolas participantes receberam certifi cado e as vencedoras receberam troféu.

Você pode me contar o que é a Física? (desde 2011): cerca 1400 estudantes/

ano dos 8º e 9º anos do ensino fundamental visitam os laboratórios do INCT. Os alunos são divididos em 9 visitas durante o ano. Esta é uma atividade em parceria com os INCTs do Sangue, de Fotônica Aplicada à Biologia e de Obesidade. Promovem-se atividades de demonstração e experimentação.

pré-publicação

Imagem 2: Alunos no “Você pode me contar o que é Fisica? “ Programas para estudantes de graduação e pós-graduação:

Os professores participantes do Fotonicom costumam ser muito ativos em orientações de Iniciação Científi ca (treinamento de estudantes de graduação) e também em orientações a membros dos Capítulos de Estudantes da OSA e IEEE. Atividades específi cas para esse público são descritas a seguir:

Escola “Sérgio Porto” de Óptica Aplicada e Workshop de Ciência e Tecnologia em Comunicações Ópticas (2004-2007): em parceria com o Capítulo de Estudantes

da OSA na Unicamp foram realizadas duas edições de cada evento nos quais a academia e a indústria se integraram no compartilhamento do estado da arte da área de Óptica e Fotônica. Em formato de escola com palestras, debates e mesas redondas os eventos atingiram cerca de 850 participantes, contabilizando-se as quatro edições.

Curso de Treinamento: Linux – do Básico ao Cluster Beowulf (2006): 20 horas de treinamento para 25 estudantes de pós-graduação com o objetivo de prepara--los como usuários do cluster instalado na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp. Com isso as simulações que eram feitas por grupos de pesquisa no exterior podem, desde então, ser realizadas no Brasil. Toda a documen-tação de operação e manutenção pode ser baixada gratuitamente pela Internet. Esses estudantes, além de usuários, se tornaram multiplicadores dos conhecimen-tos adquiridos para os novos ingressantes nos grupos de pesquisa.

Curso “Fotônica”(2008): 40 horas de curso ministrado pela Profa Dra. Michal Lipson

(Cornell University, EUA). Nesta oportunidade 60 alunos de pós-graduação dos cursos de Engenharia Elétrica, Física e Engenharia Mecânica de várias instituições de ensino e pesquisa do Brasil participaram das aulas teóricas e praticas ministradas.

Curso de Fabricação de Fibras Fotônicas (2008): foi realizado entre os dias 08 e 11 de abril de 2008 nas dependências do IFGW. Contou com a presença de 30 partici-pantes de todo o Brasil que receberam aulas teóricas e práticas no laboratório de materiais vítreos. Foi ministrado por pesquisadores da Universidade de Bath, UK, em conjunto com pesquisadores da Unicamp.

pré-publicação

Encontro de Jovens Pesquisadores (desde 2001): evento anual que congrega alunos de pós- graduação de todas as regiões do Brasil para discussões e apresentações de trabalhos científi cos. É realizado em parceria com a Associação de Pós- graduandos em Física da Unicamp (APGF), com 70 participantes em media.

Imagem 3

Curso: “In-fi ber acousto optico interaction and optical fi ber sensors” (2009): 16 horas de treinamento ministrado pelo Prof. Dr. Miguel V. Andrés, Universidat de València, Espanha, no Instituto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP, contando com a participação de 43 estudantes oriundos de diversos estados do Brasil.

Curso: “In-fi ber mode engineering” (2012): 6 horas de treinamento ministrado pelo Prof. Dr. Miguel V. Andrés, Universidat de València, Espanha, no Instituto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP, contando com a participação 38 estudantes de várias universidades participantes do Fotonicom.

International Winter School for Graduate Students (IWSGS 2011): 60 estudantes de pós-graduação (15 americanos e 45 brasileiros) participaram de um programa de 5 dias que incluíram palestras, experimentos e a t i v i d a d e s culturais no I F G W, Unicamp. Nos 5 d i a s subsequentes os estudantes realizaram uma viagem para realizarem disseminação de ciências e trabalhos comunitários em São Luiz do Paraitinga e São Sebastião (cidades do litoral do Estado de São Paulo). Nesta oportunidade a cidades se mobilizaram para que as crianças participassem das atividades realizadas em praças públicas das cidades. Aproximadamente 500 crianças participaram das atividades experimentais desenvolvidas.

pré-publicação

International Workshop “Towards Terabit per Second Optical Networking (desde 2012): evento anual organizado em conjunto com o CPqD – Centro de Pesquisa e

Desenvolvimento em Telecomunicações. Este workshop de 2 dias reúne profi ssionais da academia e centros de pesquisa, indústria, e operadoras de telecomunicações para discussão das tendências das Redes Ópticas. 200 participantes em média por ano.

Imagem 5 Disseminação de Ciências na Internet

Os sites de Internet do Fotonicom (http://fotonicom.ifi .unicamp.br/index. php/br/) Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica da Unicamp (http://cepof.ifi . unicamp.br/index.php/br/ ) e do Projeto KyaTera (http://www.kyatera.fapesp.br), e da Incubadora (Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais da Fapesp www.incuba-dora.fapesp.br) são utilizados como bibliotecas de nossas publicações, apresenta-ções, projetos de pesquisa e tutoriais. No site do Projeto KyaTera disponibilizamos tutoriais em Comunicações Ópticas, Fibras Ópticas não lineares e um fi lme mostrando como limpar e inspecionar os conectores de fi bras. Publicamos notícias sobre nossas pesquisas em dois jornais eletrônicos mensais, no KyaTera e-news (http://www.kyatera.fapesp.br/index.php/us/news-room/news) (em P o r t u g u ê s e I n g l ê s ) e n o LQES News (http://lqes.iqm.unicamp.br/canal_cientifi co/lqes_ news/lqes_news.html). Esses boletins são distribuídos eletronicamente para mais de 2500 assinantes.

CONCLUSÃO

Durante esses cinco anos de existência do Fotonicom e dos quase catorze anos dos programas CePOF e KyaTera, a disseminação de ciências para a socie-dade tem sido considerada como ponto estratégico pelos gestores e tem sido incentivada na suas realizações e projetos. Cada vez mais os professores, alunos e funcionários envolvidos nesses projetos têm se colocado a disposição para esse tipo de atividade. Todo o esforço da Gerência de Transferência de Conhecimento para a Sociedade o Fotonicom tem sido recompensado pela aceitação e apoio a seus programas e eventos pela comunidade acadêmica em geral e pelas indústrias apoiadoras do projeto. O Fotonicom é anualmente avaliado pelas agências de fomento que o suportam sendo a área de Transferência de Conhecimento para a Sociedade muito bem avaliada pelos programas e projetos que realiza.

pré-publicação

No documento Comunicação e Educação (páginas 119-124)