• Nenhum resultado encontrado

qLuftman (2000) sustenta que o alinhamento estratégico é um processo que deve

No documento Planejamento e Gestão Estratégica de TI (páginas 36-39)

considerar, para sua efetividade, os seguintes passos: 1Definição dos objetivos.

1Entendimento da importância e das ligações entre negócio e TI. 1Análise e priorização das lacunas de alinhamento.

1Especificação de ações e projetos.

1Escolha e aplicação de avaliações dos critérios de sucesso de alinhamento. 1Promoção da sustentação ao alinhamento.

O modelo de Luftman de avaliação da maturidade do alinhamento define cinco níveis distintos de avaliação do processo:

1Processo inicial ou sob demanda. 1Processo comprometido.

1Processo estabelecido e focalizado. 1Processo gerenciado e aprimorado. 1Processo otimizado.

Figura 2.2

Fatores promotores e inibidores do ali- nhamento estratégi- co. Fonte: Luftman, Papp e Brier (1999).

Figura 2.3Figura 2.2

Fatores promotores e inibidores do ali- nhamento estratégi- co. Fonte: Luftman, Papp e Brier (1999).

Ca pí tu lo 2 - A lin ha m en to E st ra té gi co

Cada um dos cinco níveis de maturidade é obtido pela aplicação de seis critérios de matu- ridade: comunicação, medidas de valor e competência, governança, parceria, escopo e arquitetura e habilidades.

Critérios de Maturidade do Alinhamento Estratégico de TI

Habilidades

Inovação e empreendedorismo Centro de poder sobre TI Estilo de gerenciamento Disposição para mudanças Oportunidades de crescimento Educação e treinamento interfuncional

Integração social entre TI e negócios

Escopo e arquitetura

Papel da TI quanto aos processos de negócio Padrões tecnológicos Integração das arquiteturas de TI com: - departamentos - toda a empresa - clientes e parceiros Flexibilidade e transparência da arquitetura de TI Parcerias

Percepção da TI pelo negócio Papel da TI no planejamento estratégico de negócio Compartilhamento dos riscos e das recompensas Gestão de relacionamento entre as áreas Relacionamento e nível de confiança Patrocinadores e apoiadores de TI Comunicação Conhecimento sobre negócio pela TI Conhecimento de TI pelo negócio Aprendizagem organizacional Estilo e facilidade de acesso Compartilhamento de conhecimento Proximidade Medidas de valor e competência Métricas de TI Métricas de negócio Equilíbrio entre as métricas de TI e negócio

Acordos de nível de serviço Benchmarking

Avaliações e revisões de investimentos de TI

Práticas de melhoria contínua em TI Governança Planejamento estratégico de negócio Planejamento estratégico de TI Estrutura organizacional e hierárquica da TI Controle orçamentário de TI Finalidade de investimentos em TI Comitê executivo de TI Priorização de projetos

A base deste modelo direcionado à mensuração do nível do alinhamento estratégico entre o PEN e o PETI propõe que a maturidade do alinhamento é gerada a partir do relacionamento que a TI mantém com as outras funções de negócio.

Critérios Características

Maturidade nas comunicações entre a equipe de TI e as demais equipes de negócio.

Troca de ideias, conhecimento e informações através da TI e do resto da organização, permitindo a ambos um claro entendimento das estratégias corporativas, dos ambientes de negócios e de TI, das prioridades e do que necessita ser feito para alcançá-las.

Maturidade na mensuração de valor/competências e definição de métricas comuns e claras do valor e desempenho da TI e dos negócios.

A utilização de medidas para demonstrar a contribuição da TI para os negócios, em termos de entendimento e aceitação pela organização, envolvendo benchmarkings, avaliações formais e aperfeiçoamento contínuo.

Maturidade de governança para decisões conjuntas sobre prioridades na alocação de recursos de TI e clareza na definição de poder para tomada de decisões.

O grau de autoridade para realizar as decisões de TI é definido e compartilhado pelas gerências.

Figura 2.4 Modelo de Luftman (2000). Figura 2.5 Critérios de avalia- ção de maturidade segundo modelo de Luftman (2000).

Pl an ej am en to e G es tã o E st ra té gi ca d e T I Critérios Características

Maturidade de alianças ou parcerias, envolvimento, ligação da TI com as demais áreas e participação da TI no planejamento organizacional.

O relacionamento entre as áreas de negócio e de TI, englobando o envolvimento da TI na definição das estratégias de negócio, o grau de confiança entre as áreas e o modo como um percebe a contribuição do outro.

Maturidade da tecnologia, contemplando a abrangência e efetividade da arquitetura de TI para atender às necessidades do negócio.

A extensão pela qual a TI está habilitada em prover uma infraestrutura flexível, avaliando e aplicando tecnologias recentes, permitindo ou conduzindo os processos de negócio e o modo como provê soluções personalizadas visando integrar clientes e necessidades internas. Maturidade de habilidades de

recursos humanos, envolvendo o ambiente social e cultural da empresa, capacidade de interação, troca de conhecimentos, atualização e inovação entre os indivíduos, em um ambiente de confiança e cooperação, com compartilhamento de riscos e recompensas.

Inclui as práticas de treinamento e de avaliação de resultados, encoraja a inovação, provê oportunidades de carreira, assim como apresenta prontidão para mudanças, capacidade de aprendizado e habilidade de produzir novas ideias.

A partir destes atributos, são organizados os níveis de alinhamento estratégico, variando de 1 a 5, em ordem crescente de nível de alinhamento, sendo o nível um (1) caracterizador de processos iniciais, e o nível cinco (5) de processos otimizados.

Nível Descrição Características

1 Processo inicial / ad

hoc Sem alinhamento. É altamente improvável que estas organizações consigam alinhar a estratégia de TI e do negócio.

2 Processo disciplinado Organização comprometida com o alinhamento. Oportunidades identificadas. Organizações aqui são precursoras no processo de maturidade de alinhamento estratégico. Este nível tende a ser dirigido para situações locais ou departamentos funcionais (marketing, finanças, RH, produção), mas as oportunidades potenciais começam a ser identificadas. 3 Processo focado/

melhorado Processo padronizado, consistente e integrando-se aos objetivos do negócio. A TI começa a ser integrada ao negócio.

4 Processo gerenciado/

melhorado Processo previsível e controlado reforça o conceito da TI como provedora de resultados. Organização visualiza a TI como fonte de inovação e criatividade para a vantagem competitiva. Demonstra governança efetiva e serviços que reforçam o conceito de TI como um centro de valor. A TI é vista como contribuinte para a estratégia e inovadora para o sucesso do negócio. 5

Processo otimizado

Governança sustentada e planejamento de negócios e de TI integrados. Alinhamento completo. Processos de governança contínua integram os processos de planejamento estratégico de TI com os processos de negócio. Figura 2.6 Níveis de maturida- de do alinhamento estratégico. Fonte: Luftman (2003). Figura 2.7Figura 2.5 Níveis de maturida- de do alinhamento estratégico. Fonte: Luftman (2003).

Ca pí tu lo 2 - A lin ha m en to E st ra té gi co

Exercício de fixação 3 e

No documento Planejamento e Gestão Estratégica de TI (páginas 36-39)

Documentos relacionados