• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 5 Nova Arquitectura de QoS Orientada ao Fornecimento de

5.3 Arquitectura de QoS para provisão de serviços com suporte de mobilidade

5.3.2 Blocos funcionais da arquitectura de QoS

5.3.2.4 QoS Broker

Esta entidade complexa mas flexível concentra sobre si a maioria das decisões de controlo neste ambiente heterogéneo. O QoS Broker monitoriza as extremidades da rede detectando e atendendo pedidos de reserva de entrada e de saída. A arquitectura interna do QoS Broker está representada na Figura 30 e será descrita seguidamente.

O ponto fulcral do QoS Broker é o motor que inclui todos os algoritmos de decisão para a gestão de QoS da rede. Este motor opera numa camada de abstracção dos routers de acesso. Um módulo de router virtual fornece uma interface única entre os routers e o motor, e mapeia as decisões de controlo nos comandos específicos de cada router, independente da sua interface específica e mesmo do seu modelo. O motor faz uso de uma base de dados, chamada NetworkDB, onde se encontra a informação de todos os routers do seu domínio, incluindo o formato de comandos que se deve aplicar a cada um deles. É também na base de dados NetworkDB que estão guardadas as diferentes acções de configuração que devem ser utilizadas para atingir determinado fim.

Nova Arquitectura de QoS Orientada ao Fornecimento de Serviço 127 QBroker Cisco/Linux Linux Router RouterInfo NetProbe AAACInterf NMSInterf QBrokerInterf NMS Entity AAAC Server Mobility Aware QBrokerEngine NetworkDB QBroker1 QBroker2 QBroker3 RouterInterface

CLIDriver SNMPDriver COPSDriver VirtualRouter

Apache WebServer

Web Gui Cisco/Linux

Figura 30: Componentes do QoS Broker e respectivas interfaces

O QoS Broker pode comunicar com os routers de acesso utilizando vários protocolos, cada um implementado por um driver distinto: (i) CLIDriver é uma API de

login remoto desenvolvido para permitir a configuração remota dos routers de acesso; (ii)

COPSDriver é o driver utilizado para configurar os routers recorrendo ao protocolo COPS; (iii) SNMPDriver é o driver que permite o acesso do QoS Broker às funções disponibilizadas pelas MIBs SNMP de cada router. Assim, o motor do QoS Broker lê as instruções acerca dos comandos que serão utilizados, assim como outra informação adicional (como por exemplo a MIB ou o login e password de gestão remota).

O QoS Broker incorpora outras interfaces. Uma interface para o sistema de AAAC é usada para enviar e receber informação específica de cada utilizador (a NVUP) durante a fase de registo e autenticação. Esta interface é também usada para que as políticas de domínio administrativo sejam passadas a todos os QoS Brokers (tais como os códigos DSCP utilizados no domínio para cada serviço, e as características dos serviços propriamente ditos). Uma interface para outros QoS Brokers está também disponível e é utilizada para troca de informação entre os vários QoS Brokers do mesmo domínio, para fornecer QoS extremo-a-extremo. Para a gestão de mobilidade existe uma interface de que serve para fazer a transferência de contexto dos utilizadores em movimento entre células administrados por QoS Brokers distintos. Na realidade esta é uma interface entre QoS

Brokers, semelhante à que foi descrita anteriormente, mas conceptualmente com funções

Serviços Multimédia Sobre Redes Heterogéneas

128

Os QoS Brokers têm ainda três módulos distintos dedicados a aspectos de controlo e monitorização da rede:

1. NetProbe: monitoriza o estado da rede e armazena-o na base de dados NetStatus (que será descrita nesta secção).

2. RouterInfo: módulo responsável pela obtenção de informação

relacionada com as capacidades dos routers. Esta informação pode ser obtida de uma forma automática ou manual.

3. NMSInterface: permite a um sistema de gestão global definir quais os recursos de rede que serão administrados por este QoS Broker.

QEngine UserProfile NetStatus NetStatusDB NetworkDB UserProfileDB RouterAnalyser AAACInterf QBrokerInterf RouterInterface NetProbe NMSInterf RouterConfigurer RouterAtendant ISParser DSParser

Figura 31: Motor do QoS Broker

O motor do QoS Broker (Figura 31), cujas funções e competências foram anteriormente descritas, é composto pelos seguintes blocos funcionais:

¾ UserProfile: gere toda a informação relacionada com os perfis de QoS definidos pelo sistema de AAAC assim como a informação relativa a cada utilizador. A base de dados UserProfileDB (que será descrita nesta secção) é gerida por este módulo.

¾ NetStatus: (i) gere toda a informação relacionada com a autorização de serviço e com a carga dos dispositivos de rede; (ii) toma decisões de controlo de admissão de serviço, recebendo e atendendo os pedidos de serviço; (iii)

Nova Arquitectura de QoS Orientada ao Fornecimento de Serviço

129

implementa uma base de dados interna, descrita posteriormente nesta secção, denominada NetStatusDB.

¾ RouterAttendant: recebe todos os pedidos provenientes do router de acesso e filtra-os antes de os enviar para o módulo NetStatus. De entre as diversas funcionalidades, destaca-se a capacidade de interpretar pedidos COPS.

¾ RouterAnalyser: é a entidade utilizada pelo módulo NetStatus que verifica a carga dos dispositivos de rede.

¾ RouterConfigurer: é a entidade que executa as acções de configuração dos elementos de rede. Utiliza a informação dos dispositivos de rede mantida na NetworkDB para determinar qual o protocolo (CLI - Command Line Interface, COPS, SNMP) e os detalhes de configuração (de acordo com o modelo e fabricante) que deverá utilizar para cada elemento e para a configuração pretendida.

Em termos de bases de dados, o QoS Broker inclui as seguintes:

¾ NetworkDB: conforme já foi descrito anteriormente, esta base de dados (i) mantém a informação que descreve a topologia do domínio de QoS do QoS

Broker, (ii) inclui a informação de cada um dos elementos de rede, as suas

características e interfaces, (iii) e a informação necessária para configurar cada um deles.

¾ NetStatusDB: esta é uma base de dados pequena contendo apenas uma pequena parte da informação da NetworkDB. É utilizada para que as decisões de controlo de admissão de serviço sejam tomadas mais rapidamente.

¾ UserProfileDB: mantém toda a informação que descreve os serviços e os seus parâmetros de QoS. É também aqui que são guardadas as NVUPs de todos os utilizadores presentes no domínio de QoS, assim como a informação dos serviços actualmente subscritos pelos utilizadores.

Serviços Multimédia Sobre Redes Heterogéneas

130

5.3.3 Interfaces e mensagens trocadas entre o QoS Broker e os restantes