• Nenhum resultado encontrado

bifásico é formado por três líquidos diferentes A, B e C. Sabe si;

com B;

informações, os métodos mais adequados para separar os três líquidos decantação.

fracionada.

fracionada.

(d = 0,66 g/cm3), água (d = 1 g/cm3) e sal (NaCl) em uma vidraria (figura a seguir), assinale o aspecto adequado observado após

uma bebida alcoólica obtida da cana-de-açúcar. A charge abaixo substância pura.

(HARTWIG, et alli. Química: química geral e uma substância pura, mas sim uma mistura homogênea. Isso

separação:

Química _ Aula 01

Exame de Qualificação

Sabe-se que:

uidos são:

vidraria de laboratório conhecida após algum tempo de repouso.

abaixo poderia transmitir a idéia

e inorgânica. São Paulo: Scipione, 1999.) Isso pode ser comprovado pelo

P á g in a 2

QUESTÃO

4

(UERJ) Uma forma de identificar a estabilidade de um átomo de qualquer elemento químico consiste em relacionar seu número de prótons com seu número de nêutrons em um gráfico denominado diagrama de estabilidade, mostrado a seguir.

São considerados estáveis os átomos cuja interseção entre o número de prótons e o de nêutrons se encontra dentro da zona de estabilidade mostrada no gráfico.

Verifica-se, com base no diagrama, que o menor número de massa de um isótopo estável de um metal é igual a: a) 2 b) 3 c) 6 d) 9

QUESTÃO

5

(UERJ) Cientistas podem ter encontrado o bóson de Higgs, a “partícula de deus”

Os cientistas ainda precisam confirmar que a partícula que encontraram se trata, de fato, do bóson de Higgs. Ela ganhou o apelido de “partícula de Deus” por ser considerada crucial para compreender a formação do universo, já que pode explicar como as partículas ganham massa. Sem isso, nenhuma matéria, como as estrelas, os planetas e até os seres humanos, existiria.

Adaptado de g1.globo.com, 04/07/2012. O bóson de Higgs, apesar de ser uma partícula fundamental da natureza, tem massa da ordem de 126 vezes maior que a do próton, sendo, portanto, mais pesada do que a maioria dos elementos químicos naturais.

O símbolo do elemento químico cuja massa é cerca de metade da massa desse bóson é: a) Cu b) I c) Mo d) Pb

QUESTÃO

6

Relacione os nomes dos cientistas com os modelos atômicos. 1. Dalton

2. Rutherford 3. Bohr 4. Thomson

- Descoberta do átomo e seu tamanho relativo. - Átomos esféricos, maciços e indivisíveis.

- Modelo semelhante a um “pudim de passas” com cargas positivas negativas em igual número. - Os elétrons giram em torno do núcleo em determinadas órbitas.

Indique a sequência correta encontrada: a) 1 – 2 – 4 – 3 b) 2 – 4 – 3 – 1 c) 2 – 1 – 4 – 3 d) 3 – 4 – 2 – 1

QUESTÃO

7

Um elemento genérico X tem massa atômica 75,2 u e apresenta os isótopos 74X, 75X e 76X. Sabendo-se que a ocorrência do isótopo 75 é de 40%, a ocorrência do isótopo 76 é de:

a) 10%. b) 20%. c) 40%. d) 45%.

P á g in a 3

QUESTÃO

8

A tabela a seguir mostra o símbolo hipotético de alguns elementos químicos, suas distribuições eletrônicas e seus raios atômicos:

Com relação às informações anteriores, pode-se afirmar que o raio atômico do elemento B deve ser: a) menor que 1,13 e que A, B e C pertencem à mesma família da Tabela Periódica.

b) menor que 1,13 e que A, B e C pertencem ao mesmo período da Tabela Periódica. c) menor que 1,97 e que A, B e C pertencem ao mesmo período da Tabela Periódica.

d) maior que 1,13 e menor que 1,97 e que A, B e C pertencem à mesma família da Tabela Periódica.

QUESTÃO

9

(UERJ) Em uma das primeiras classificações periódicas, os elementos químicos eram organizados em grupos de três, denominados tríades. Os elementos de cada tríade apresentam propriedades químicas semelhantes, e a massa atômica do elemento central equivale aproximadamente à média aritmética das massas atômicas dos outros dois. Observe as tríades a seguir:

Com base nos critérios desta classificação, a letra X corresponde ao seguinte elemento químico: a) O b) As c) Se d) Po

QUESTÃO

10

A figura a seguir é uma representação da classificação periódica dos elementos sem a indicação dos respectivos elementos.

Supondo que cada linha seja enumerada de 1 a 7 e que cada coluna seja indicada por uma letra do alfabeto de A (primeira coluna da esquerda) até R (última coluna da direita) e seja dada a distribuição eletrônica dos seguintes elementos:

Observação: Os símbolos aqui indicados não representam os símbolos verdadeiros. W – 1s2 2s2 2p6 3s2 3p3

Y – 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2

Z – 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 T – 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s1

A localização dos elementos W, Y, Z e T, segundo as coordenadas, é: a) W = (3 C); Y = (4 B); Z = (4 F); T = (5 A)

b) W = (3 O); Y = (4 C); Z = (4 J); T = (5 B) c) W = (3 O); Y = (4 B); Z = (4 R); T = (5 A) d) W = (3 P); Y = (4 B); Z = (4 J); T = (5 D)

P á g in a 4 GABARITO: 1. D

De acordo com os dados do enunciado, o sistema apresentada duas fases: Fase 1 Líquidos A e B

Fase 2 Líquido C

a) ERRADA. A centrifugação não pode ser utilizada, pois é adequada para separar partículas suspensas em um líquido. b) ERRADA. A fusão fracionada não pode ser utilizada, pois é adequada para separar sólidos com pontos de fusão diferentes. c) ERRADA. A filtração não pode ser utilizada, pois é adequada para separar sólidos em líquidos. Da mesma forma, a centrifugação não é útil já que é um processo acelerado de separação sólido-líquido.

d) CORRETA. A decantação promove a separação da fase 1 com os componentes A e B da fase 2, que corresponde ao componente C pela diferença de densidade.

A destilação promove a separação de A e B de acordo com o ponto de ebulição das substâncias. A mistura é aquecida e o componente de menor ponto de ebulição é evaporado primeiro e recolhido em outro recipiente.

2. D

O hexano possui densidade menor que a da água, por isso é o componente que está na parte superior do funil de decantação. A água é o componente intermediário, pois tem densidade menor que a da mistura de água e sal.

Quando colocamos sal em água, os íons se dissociam, como demonstra a equação química:

Por se tratar de um composto iônico e solúvel em água, o cloreto de sódio sofre uma alteração, rompendo-se em seus íons, sendo assim, água e sal representam uma fase no sistema.

O resultado é um produto com densidade intermediária entre a da água e do sal, que é 2,16 g/cm³. Isso ocorre porque a água deixou de ser uma substância pura e se tornou uma mistura. Sendo assim, essa mistura é mais densa que a água pura.

3. B

As substâncias que compõem a aguardente possuem temperaturas de ebulição diferentes. Dessa forma, a destilação é o processo mais eficaz para separar essa mistura homogênea.

4. C

Sabendo que os isótopos de um elemento químico compartilham o mesmo número de prótons e que difere dos outros em seu número de nêutrons e de massa.

Analisando a tabela periódica podemos concluir que o metal de menor número atômico (ou número de prótons) cujo número atômico e igual a 3.

De acordo com a curva de solubilidade apresentada no enunciado, um átomo com 3 prótons apresenta configuração estável com três e quatro nêutrons. Então, o menor número de massa de um isótopo estável de um metal é igual a seis,três prótons e três nêutrons.

5. A

O valor da massa do próton é bem próximo ao valor da massa do hidrogênio, sendo este de valor aproximado de uma unidade de massa atômica (u.m.a.). Com base na tabela periódica, temos que, dentre as opções relacionadas, o único elemento químico cuja massa é cerca de metade da massa desse bóson é o Cobre (Cu) que apresenta massa atômica igual a 63,5 u.m.a.

6. C 7. C 8. D 9. C

Com base na tabela periódica, podemos afirmar que na tríade que contém o elemento X, a massa atômica do enxofre (S) é 32g e a do telúrio (Te) é 127,5g.

Calculamos, então, a média aritmética entre as massas desses elementos: 32+127,52 = 79,75

Dentre as alternativas, o único elemento com massa atômica aproximada de 79,75 é selênio (Se), de massa igual a 79. Concluímos, então, que o selênio é o elemento correspondente à letra X.

10. C

W – 3º período (3), família 15 (O) Y – 4º período (3), família 2 (B) Z – 4º período (3), família 18 (R) T – 5º período (3), família 1 (A)

Vestibular 2021

Química