• Nenhum resultado encontrado

QUESTÃO 1 QUESTÃO 2 QUESTÃO 3 QUESTÃO 4. História _ Aula 01 Exame de Qualificação. Vestibular 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTÃO 1 QUESTÃO 2 QUESTÃO 3 QUESTÃO 4. História _ Aula 01 Exame de Qualificação. Vestibular 2021"

Copied!
136
0
0

Texto

(1)

Vestibular 2021

História _ Aula 01

Exame de Qualificação

QUESTÃO

1

Em 10 de novembro de 1937, para justificar o golpe que instaurava o Estado Novo, Getúlio Vargas discursava: “Colocada entre as ameaças caudilhescas e o perigo das formações partidárias sistematicamente agressivas, a Nação, embora tenha por si o patriotismo da maioria absoluta dos brasileiros e o amparo decisivo e vigilante das Forças Armadas, não dispõe de meios defensivos eficazes dentro dos quadros legais, vendo-se obrigada a lançar mão das medidas excepcionais que caracterizam o estado de risco iminente da soberania nacional e da agressão externa.”

Baseando-se no texto acima, pode-se entender que: a) Vargas considera-se o intérprete dos anseios do povo b) a defesa da Nação está exclusivamente nas mãos do exército. c) o líder do governo delega todo seu poder às Forças Armadas. d) o presidente estabelece uma oposição entre ele e o povo.

QUESTÃO

2

Entre as características da nova ordem política brasileira implantada com o Estado Novo estava a: a) formação de um governo democrático.

b) mobilização política do campesinato. c) concentração de poderes no executivo d) aliança entre a esquerda e os liberais.

QUESTÃO

3

“Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil.” (Manifesto dos ministros militares à Nação, em 29 de agosto de 1961).

Esse Manifesto revela que os militares

a) eram contrários ao regime socialista implantado pelo presidente. b) eram favoráveis à manutenção do regime civil democrático. c) apoiavam a interferência externa na política interna do país. d) justificavam uma possibilidade de intervenção no governo

QUESTÃO

4

A “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, movimento realizado em março de 1964 na cidade de São Paulo, foi uma:

a) ação dos grupos conservadores contra as reformas de base b) manifestação de operários em apoio ao presidente Goulart. c) resposta das massas populares em defesa da reforma agrária. d) passeata de trabalhadores contra uma possível intervenção militar.

Manifestantes seguram faixa durante a Marcha da Família com Deus pela Liberdade (19/03/1964),

movimento em resposta ao Comício da Central (13/03/1964)

(2)

P á g ina 2

QUESTÃO

5

A Revolução de Outubro [de 1917] anulara os privilégios, declarara guerra às discriminações sociais, substituíra a democracia pelo autogoverno dos trabalhadores, abolira a diplomacia secreta; esforçara-se para dar a mais completa transparência a todas as relações sociais. O Stalinismo restaurou as formas mais ofensivas de privilégio, conferiu à desigualdade um caráter provocativo, sufocou com absolutismo policial a atividade espontânea das massas, fez da administração um monopólio da oligarquia do Kremlin, ressuscitou o fetichismo do poder sob formas que a própria monarquia absolutista não tivera sequer coragem de sonhar.

TROTSKY, Leon. Moral e Revolução. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p. 31 No texto acima o autor:

a) exalta a liberdade política do governo de Stálin. b) critica os revolucionários de Outubro de 1917. c) aponta vários aspectos ditatoriais do Stalinismo d) afirma que Stálin manteve os ideais de 1917.

QUESTÃO

6

O Estado soviético, formado após a Revolução Russa, cuidou de expurgar da cultura deste país toda e qualquer manifestação artística que estivesse, no entendimento das autoridades, associada ao chamado “espírito burguês”. Foi criada, então, uma política cultural que decretava como arte oficial apenas as expressões que servissem de estímulo para a ideologia do proletariado. Dessa forma, foi consagrado um estilo conhecido por:

a) expressionismo soviético – que, através de uma orientação estética intimista, procurava expor a “alma inquieta dos povos eslavos”, que passaram a integrar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

b) realismo socialista – que, através de composições didáticas, esteticamente simplificadas, procurava enaltecer a “combatividade, a capacidade de trabalho e a consciência social” do povo soviético

c) abstracionismo proletário – que, através da decomposição geométrica do real, exprimia a “ordenação sincrônica da sociedade comunista”.

d) romantismo comunista – que, através de um figurativismo apenas sugestivo, procurava realizar a “idealização do mujique”, o camponês russo típico, como representante das raízes culturais russas.

QUESTÃO

7

Sobretudo compreendam os críticos a missão dos poetas, escritores e artistas, nesteperíodo especial e ambíguo da formação de uma nacionalidade. São estes os operáriosincumbidos de polir o talhe e as feições da individualidade que se vai esboçando no viverdo povo.

O povo que chupa o caju, a manga, o cambucá e a jabuticaba pode falar com igualpronúncia e o mesmo espírito do povo que sorve o figo, a pera, o damasco e a nêspera?

José de Alencar, prefácio a Sonhos d’ouro, 1872. Adaptado de ebooksbrasil.org. De acordo com José de Alencar, a caracterização da identidade nacional brasileira, no século XIX,estava vinculada ao processo de:

a) promoção da cultura letrada b) integração do mundo lusófono c) valorização da miscigenação étnica d) particularização da língua portuguesa

(3)

P á g ina 3

QUESTÃO

8

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a ação do Partido Nazista na Alemanha ampliou a propaganda contra os que foram considerados os inimigos internos da nação germânica. O cartaz abaixo é um exemplo dessa política.

Um aspecto da ideologia nazista observado nesse cartaz é: a) antissemitismo b) anticapitalismo c) anticomunismo d) antiamericanismo

QUESTÃO

9

A França do final do século XVIII foi palco de uma grande revolução que impactou profundamente a Europa, mas seus efeitos não se restringiram ao início do processo que culminou na derrubada dos regimes absolutistas. A escritora inglesa Mary Wollstonecraft publicou um trabalho intitulado “Uma reivindicação pelos direitos da mulher” em 1792, no qual afirmava que a criação das mulheres, incluindo sua formação intelectual, deveria estar baseada em princípios racionais e não nos valores tradicionais da época. O modelo político ideológico que orientou seus escritos e o princípio defendido nessa obra são, respectivamente:

a) Socialista e defesa da propriedade privada. b) Liberal e direito hereditário ao governo. c) Democracia e direitos sociais.

d Iluminismo e os direitos civis.

QUESTÃO

10

A considerada Primeira Onda Feminista defendia: a) o direito ao voto e participação política. b) a participação na direção das empresas. c) o direito à maternidade e à propriedade. d) a livre escolha de gênero e identidade.

O filme “As sufragistas” lançado em 2015, retrata a luta das mulheres no início do século XX pelo direito ao voto.

Essa reivindicação foi uma das principais lutas das mulheres da época, configurando, de acordo com

algumas correntes feministas, a “Primeira Onda Feminista”. A primeira vitória nesse sentido veio com a

conquista do direito de voto das mulheres da Nova Zelândia em 1893.

(4)

P á g ina 4 GABARITO: 1: [A] 2: [C] 3: [D] 4: [A] 5: [C] 6: [B] 7: [D] 8: [A] 9: [D] 10: [A]

(5)

Vestibular 2021

Linguagens _ Aula 02

Exame de Qualificação

QUESTÃO

1

No terceiro balão da tira, a fala do personagem parece contradizer o que o personagem do balão menor enunciou. Esse desentendimento é desfeito pelo uso do seguinte recurso linguístico:

a) destaque do pronome coesivo. b) repetição da forma verbal.

c) ambiguidade do adjetivo “diferente”. d) ênfase no advérbio de negação.

QUESTÃO

2

Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje. Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício. Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido. Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho. Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus. Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades. Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma. Tudo depende só de mim.

Charles Chaplin “O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.”

Se um silogismo tivesse como primeira premissa esta sentença, seria do tipo: a) dedutivo.

b) indutivo. c) sofismático. d) dialético.

METONÍMIA

alguém quer saber o que é metonímia abre uma página da wikipédia depara com um trecho de borges Em que a proa representa o navio

a parte pelo todo se chama sinédoque a parte pelo todo em minha vida este pedaço de tapeçaria

é representativo? não é representativo? eu não queria saber o que era

metonímia, entrei na página errada eu queria saber como se chegava perguntei a um guarda

não queria fazer uma leitura equivocada

mas todas as leituras de poesia são equivocadas

queria escrever um poema bem contemporâneo sem ter que trocar fluidos com o contemporâneo como roland barthes na cama só os clássicos

(6)

P á g ina 2

QUESTÃO

3

O título do poema indica o seu caráter metalinguístico e essa escolha é bastante significativa, uma vez que a metonímia, que estabelece relações de proximidade de significação entre termos, é uma das figuras de linguagem mais utilizadas em enunciados literários ou não.

Um dos versos do texto que sugere a função metalinguística do título é: a) não queria fazer uma leitura.

b) a parte pelo todo se chama sinédoque c) queria escrever um poema.

d) a parte pelo todo em minha vida.

QUESTÃO

4

No 1º verso do poema, o pronome indefinido “Alguém” participa de um jogo de espelhos em que se inverte a afirmação inicial e a reflexão sobre a metonímia é atribuída a uma falha de pesquisa.

Trata-se do fragmento:

a) metonímia, entrei na página errada.

b) mas todas as leituras de poesia são equivocadas. c) abre uma página da Wikipédia.

d) eu queria saber como se chegava

Carta a uma professora

Cara Senhora,

Se bem me lembro, encontrei-a num evento social – há que anos? Decerto a sua vida terá sido muito interessante. Devo confessar, vergonha minha, que dela nada sei. Não fui seu aluno, não conheço nenhum seu ex-aluno. Logo, não é absurda e ridícula a sua presunção em encarnar a minha pobre Capitu?

Ela é minha, eu a fiz para mim. Filha pródiga dos devaneios do caçador solitário. Numa noite negra de insônia o relâmpago fulgurante da epifania.

(...)

Assim lhe peço, cara Senhora, que se retire da pele da minha personagem. Desencarne, por favor, essa criatura é antes uma nuvem de boquinha vermelha e liga roxa.

Desde que ela não é a Senhora, resta só uma coisa: Gustavo era Ema e Capitu sou eu.

QUESTÃO

5

Neste fragmento do conto Capitu sou eu, o autor se dirige a uma professora de Letras de cuja vida nada sabe, e, para justificar essa impossibilidade, usa dois argumentos: um deles é que não tinha conhecimento direto de sua biografia.

O trecho caracterizador de que o narrador não tinha conhecimento indireto do destinatário é: a) “Ela é minha, eu a fiz para mim.”

b) “não conheço nenhum seu ex-aluno.”

c) “Desde que ela não é a Senhora, resta só uma certeza: Gustavo era Ema e Capitu sou eu.” d) “Se bem me lembro, encontrei-a num evento social – há que anos?”

QUESTÃO

6

Algumas relações lógicas norteiam os períodos do conto.

O valor causal expresso por uma de suas orações está no fragmento:

a) “Logo, não é absurda e ridícula a sua presunção em encarnar a minha pobre Capitu?” b) “Desde que ela não é Senhora, resta só uma certeza.”

c) “Se bem me lembro, encontrei-a num evento social.” d) “Assim lhe peço, cara Senhora.”

Apenas um saxofone

Onde meu Deus, Onde agora? Tenho também um diamante do tamanho de um ovo de pomba. Trocaria o diamante, o sapato de fivela, o iate - trocaria tudo, anéis e dedos – para poder ouvir um pouco que fosse a música do saxofone. Nem seria preciso vê-lo, juro que nem pediria tanto, eu me contentaria em saber que estava vivo, vivo em algum lugar, tocando um saxofone.

Quero deixar bem claro que a única coisa que existe para mim é a juventude, tudo o mais é besteira, lantejoulas, vidrilho. Posso fazer mil plásticas e não resolve, no fundo é a mesma bosta, só existe a juventude. Ele era a minha juventude, mas naquele tempo eu não sabia, na hora a gente nunca sabe nem pode mesmo saber, fica tudo natural como o dia que sucede à noite, como o sol, a lua, eu era jovem e não pensava nisso como não pensava em respirar. Alguém por acaso fica atento ao ato de respirar? Fica, sim, mas quando a respiração se esculhamba. Então dá aquela tristeza, puxa, eu respirava tão bem...

(7)

P á g ina 3

QUESTÃO

7

O uso de termos chulos e grosseiros é uma marca de oralidade e informalidade discursiva, mas, algumas vezes, pode servir a diferentes propósitos estilísticos.

O fragmento em que o narrador rompe com o formalismo das aparências e realça a agressividade dirigida a si mesmo e à classe a que pertence está expresso em:

a) Ele era a minha juventude, mas naquele tempo eu não sabia. b) juro que não pediria tanto.

c) Posso fazer mil plásticas.

d) Fica, sim, mas quando a respiração esculhamba.

QUESTÃO

8

“(...) tudo o mais é besteira, lantejoulas, vidrilho.”

O sentido de besteira (tolice) é amplificado metaforicamente em lantejoulas e vidrilho. Esse conjunto sugere: a) uma estratégia de fala da personagem que dissimula a humildade de suas pretensões.

b) uma referência hiperbólica sobre si mesma.

c) que a narradora transmite uma resignação de sua condição material. d) uma vida insignificante e se opõe à juventude.

QUESTÃO

9

No conto, uma mulher rica e solitária faz uma espécie de acerto de contas com a vida. Ela se recrimina por ter abandonado um saxofonista, que foi o seu grande amor, e se casado por interesse com outra pessoa.

No 1º parágrafo, alguns recursos gramaticais determinam esse desalento e essa perda. Um desses recursos é o que consta da alternativa:

a) a interrogação enfática b) o foco narrativo c) o monólogo direto

d) a primeira pessoa gramatical

QUESTÃO

10

“Cada louco traz em si o seu mundo e para ele não há mais semelhantes: o que foi antes da loucura é outro muito outro do que ele vem a ser após.”

O trecho sublinhado explicita duas etapas distintas que se configuram como um recurso: a) enfático estabelecido pela expressão “outro muito outro”.

b) vocabular em que “antes” e “após” mantêm relação de comparação. c) subjetivo pela individualização da expressão “em si o seu mundo”. d) linguístico nos aspectos verbais entre o passado e o presente.

(8)

Vestibular 2021

Biologia _ Aula 01

Exame de Qualificação

QUESTÃO

1

Com relação à função de artérias e veias na circulação humana, analise a figura e as proposições a seguir.

1) artérias pulmonares (1) levam aos pulmões o sangue vindo do corpo.

2) veias pulmonares (2) trazem para o coração o sangue oxigenado nos pulmões. 3) artéria aorta (3) leva o sangue oxigenado a todas as partes do corpo.

4) veias cavas (4) trazem o sangue rico em gás carbônico do corpo ao coração.

Estão corretas: a) 1, 2, 3 e 4. b) 1, 2 e 3 apenas. c) 1 e 3 apenas. d) 2 e 4 apenas.

QUESTÃO

2

Se pudéssemos marcar uma única hemácia do sangue de uma pessoa, quando de sua passagem por um capilar sanguíneo do pé, e seguir seu trajeto pelo corpo a partir dali, detectaríamos sua passagem, sucessivamente, pelo interior de:

a) artérias

veias

coração

artérias

pulmão

veias

capilares.

b) artérias

coração

veias

pulmão

veias

coração

artérias

capilares. c) veias

artérias

coração

veias

pulmão

artérias

capilares.

d) veias

coração

artérias

pulmão

veias

coração

artérias

capilares.

QUESTÃO

3

No sistema circulatório humano,

a) a veia cava superior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da cabeça, dos braços e da parte superior do tronco, e chega ao átrio esquerdo do coração.

b) a veia cava inferior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da parte inferior do tronco e dos membros inferiores, e chega ao átrio direito do coração.

c) a artéria pulmonar transporta sangue rico em oxigênio, do coração até os pulmões.

d) as veias pulmonares transportam sangue rico em oxigênio, dos pulmões até o átrio direito do coração.

QUESTÃO

4

Os trilhões de células que constituem o corpo humano precisam de água e de variados tipos de nutrientes, além de um suprimento ininterrupto de gás oxigênio. Os nutrientes absorvidos nas células intestinais e o gás oxigênio absorvido nos pulmões são distribuídos às células do corpo pelo sistema cardiovascular, uma vasta rede de vasos sanguíneos, pela qual circula o sangue impulsionado pelo coração.

Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

a) A artéria pulmonar conduz sangue, rico em oxigênio, do coração para todo o corpo.

b) As veias pulmonares conduzem o sangue arterial, rico em oxigênio, dos pulmões ao coração.

c) A absorção e distribuição dos nutrientes são facilitadas pela digestão completa do amido no estômago. d) Os capilares da circulação sistêmica distribuem o gás carbônico aos tecidos, de onde recebem o gás oxigênio.

QUESTÃO

5

Em 2011, médicos de um hospital em São Paulo usaram um robô, pela primeira vez, para fazer uma cirurgia cardíaca. Nessa cirurgia robótica, os médicos fizeram uma ponte de safena, por meio de um processo menos invasivo do que o habitual. O paciente submetido a essa cirurgia apresentava uma obstrução em uma das artérias coronárias, e o sangue chegava com dificuldade ao coração.

Essa obstrução das artérias coronárias é característica do quadro conhecido como a) pericardite.

b) infarto agudo do miocárdio. c) doença vascular periférica. d) acidente vascular cerebral.

(9)

QUESTÃO

6

(...) Nossa circulação é dupla, pequena circulação) e o trajeto grande circulação).

Com base nas informações a) a pequena circulação é a os pulmões e retorna rico em b) na circulação sanguínea oxigênio.

c) na circulação sanguínea carbônico.

d) na grande circulação, o organismo até o átrio direito

QUESTÃO

7

a figura do sistema circulatório a) cada ciclo cardíaco é diretamente para II, promovendo b) o fato de a sístole em II ocorrer bombeá-lo para a circulação c) quando II e IV se encontram o sangue continue circulando d) ao final da sístole, após o

QUESTÃO

8

A pressão parcial do gás O colhidas simultaneamente enquanto a amostra II teve que:

a) A amostra I corresponde células corporais com baixa b) A amostra II corresponde pulmão ao coração. c) A amostra II pode ter sido ar é menor que a do sangue d) A amostra I pode ter sido será usado para irrigar o próprio

dupla, sendo o trajeto “coração – pulmões – coração”, denominado trajeto “coração – sistemas corporais – coração” denominado

Fonte: http://viajandopelomundodaciencia.blogspot.com/2010/07/sistemacirculatorio.html. informações acima e sobre o assunto sistema circulatório, é correto afirmar

a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual em gás carbônico volta ao coração.

humana, as veias sempre transportam gás carbônico e as

sanguínea humana, as veias sempre transportam oxigênio e as artérias

o sangue sai do ventrículo esquerdo para todo o organismo, to onde chega pelas veias cavas.

circulatório do homem, podemos afirmar que

iniciado em I pela geração espontânea de um potencial promovendo sua contração.

ocorrer primeiro é importante, pois possibilita a IV maior enchimento circulação sistêmica.

encontram em diástole, as artérias relaxam, mantendo assim uma circulando até a próxima sístole.

o fechamento de V, a pressão em VI cai lentamente durante

O2 (pO2) e a do gás CO2 (pCO2) foram medidas em duas de um homem normal. A amostra I teve pO2 = 104 mm pO2 = 40 mm Hg e pCO2 = 45 mm Hg. Em relação ao caso

corresponde a sangue arterial, que pode ter sido obtido de artéria pulmonar, baixa concentração desse gás.

corresponde a sangue venoso, que pode ter sido obtido de veias pulmonares,

sido obtida de uma artéria pulmonar, que leva sangue do coração sangue que chega a esse órgão.

sido obtida de veias pulmonares, que chegam ao coração trazendo próprio coração e outros órgãos.

P á g in a 2

denominado circulação pulmonar (ou denominado circulação sistêmica (ou

circulatorio.html. Acesso em 28 ago. 2010. afirmar que:

qual o sangue é bombeado para

as artérias sempre transportam

artérias sempre transportam gás

organismo, pela artéria aorta, e do

potencial de ação, que se propaga

enchimento de sangue antes de

uma pressão adequada para que

durante toda a diástole.

duas amostras (I e II) de sangue mm Hg e pCO2 = 40 mm Hg, caso em análise, é correto afirmar

pulmonar, que cede O2 para as

pulmonares, que levam sangue do

coração ao pulmão, onde a pO2 do

(10)

P á g in a 3

QUESTÃO

9

(UERJ 2017) Em avaliações físicas, é comum a análise conjunta de duas variáveis:

1) débito cardíaco – volume de sangue que o coração é capaz de bombear em determinado período de tempo; 2) frequência cardíaca – número de batimentos do coração nesse mesmo período de tempo.

Em geral, atletas apresentam elevado débito cardíaco, ou seja, o coração bombeia um volume maior de sangue com menos batimentos, se comparado a um indivíduo sedentário.

Admita que quatro homens não fumantes, sem diagnóstico de patologia cardíaca, com mesmo peso corporal e idade, foram submetidos à corrida em uma mesma esteira. Durante esse processo, foi registrado o débito cardíaco de cada um, obtendo-se os resultados indicados no gráfico.

Adaptado de ekgmachines.org

De acordo com os resultados apresentados, a curva que representa o indivíduo com maior frequência cardíaca é: a) I b) II c) III d) IV

QUESTÃO

10

(Uerj 2016) Observe as figuras a seguir, que relacionam pressão sanguínea e pressão osmótica em quatro diferentes condições ao longo da extensão de um vaso capilar.

Na extremidade arterial (PA) do vaso capilar, a pressão sanguínea é maior que a pressão osmótica, e o líquido sai do interior do capilar para os tecidos, ocorrendo o fluxo oposto na extremidade venosa desse vaso, onde a pressão sanguínea venosa (PV) é menor que a osmótica.

Considere um quadro de desnutrição prolongada, em que um indivíduo apresenta baixa concentração de proteínas no sangue.

A representação mais adequada da relação entre a pressão sanguínea e a osmótica ao longo do capilar desse indivíduo corresponde à figura de número:

a) I b) II c) III d) IV

(11)

P á g in a 4 GABARITO: 1. A 2. D 3. B

No sistema cardiovascular humano a veia cava inferior transporta o sangue venoso rico em dióxido de carbono e pobre em oxigênio, coletado da parte inferior do tronco e dos membros inferiores e chega ao átrio direito do coração.

4. B

As veias pulmonares trazem sangue rico em oxigênio (sangue arterial) dos pulmões para o coração e depois é enviado para o corpo e por meio dos capilares da circulação sistêmica é distribuído para os tecidos.

A artéria pulmonar envia sangue rico em gás carbônico (sangue venoso) para os pulmões.

A absorção dos nutrientes se dá nas vilosidades do intestino delgado, onde moléculas de grande tamanho como amido, proteínas necessitam de digestão antes de serem assimilados.

5. B

O infarto agudo do miocárdio ocorre por obstrução das artérias coronárias, que nutrem o músculo cardíaco. 6. D

A grande circulação, ou circulação sistêmica, inicia-se no ventrículo esquerdo, onde o sangue arterial é bombeado para a artéria aorta e para circulação venosa, que atinge o átrio cardíaco direito pelas veias cavas superior e inferior.

7. D 8. D

As amostras I e II são, respectivamente, de sangue arterial e venoso. Na circulação pulmonar as artérias pulmonares conduzem o sangue venoso do ventrículo direito aos pulmões e as veias pulmonares transportam o sangue arterial dos pulmões ao átrio esquerdo o coração.

9. D

Pessoas com débito cardíaco elevado têm maior volume de sanguíneo ejetado do coração por batimento cardíaco. Isso significa que, quanto menor o débito cardíaco, maior é a frequência cardíaca (o coração precisa bater mais para impulsionar um mesmo volume de sangue que uma pessoa de débito cardíaco mais alto).

10.D

Em situação de desnutrição proteica severa, a pressão osmótica do plasma sanguíneo fica abaixo do normal e, consequentemente, ocorrera acúmulo de líquido intersticial nos tecidos periféricos do organismo humano.

(12)

Vestibular 2021

Biologia _ Aula 02

Exame de Qualificação

QUESTÃO

1

(Uerj) Os répteis se adaptam com facilidade à vida em regiões desérticas. Por excretarem o nitrogênio pela urina incorporado em uma substância pouco solúvel em água, seu volume de urina diário é pequeno e, consequentemente, sua ingestão de água é menor. Esse não é o caso do homem, que excreta o nitrogênio através de um produto muito solúvel em água.

Os gráficos a seguir representam a excreção urinária de produtos nitrogenados. Em cada um deles, no eixo da abscissa, estão indicados os produtos eliminados e, no eixo da ordenada, as respectivas quantidades excretadas em 24 horas.

Os gráficos que correspondem, respectivamente, aos seres humanos e aos répteis são os de números: a) 1 e 3 b) 1 e 4 c) 3 e 2 d) 4 e 2

QUESTÃO

2

Dentro de cada rim humano, há cerca de um milhão de néfrons, consideradas as principais estruturas filtradoras de sangue do corpo humano. O esquema abaixo mostra de forma sucinta as principais partes de um único néfron.

Fonte da ilustração: http://www.planetabio.com.br/excrecao.html (acesso em 04 de abr. 2019) É correto afirmar que em

a) 1 ocorre o processo de filtração glomerular, em que moléculas de grande peso molecular se deslocam, por difusão, dos capilares sanguíneos para o interior da cápsula renal (ou néfrica).

b) 2 se desloca o filtrado glomerular, cuja concentração é superior à concentração da urina, que se forma no final do processo.

c) 3 se desloca o filtrado glomerular que, à medida que se desloca pelo restante dos túbulos renais, vai adquirindo menores quantidades de ureia e ácido úrico.

d) 4, 5 e no tubo coletor, ocorre ação do hormônio antidiurético (ADH), responsável pelo aumento do processo de reabsorção passiva de água.

(13)

P á g in a 2

QUESTÃO

3

Com base nas estruturas constituintes do sistema urinário humano, é correto afirmar que o processo de formação e de eliminação completa de um cálculo renal está relacionado, direta e respectivamente, ao acúmulo de sais a) filtrados nos glomérulos renais e à passagem do cálculo pela veia renal.

b) metabolizados pelos tubos coletores e à passagem do cálculo pelos ureteres. c) secretados pelas alças néfricas e à passagem do cálculo pela bexiga urinária. d) retidos pelos néfrons e à passagem do cálculo pela uretra.

QUESTÃO

4

(Uerj 2007) Os glomérulos renais filtram o sangue de tal forma que células e solutos de alto peso molecular são retidos, enquanto os de baixo peso molecular vão compor a solução denominada filtrado glomerular. Ao passar pelos túbulos renais, vários componentes desse filtrado serão reabsorvidos, enquanto outras substâncias serão nele secretadas, formando a urina.

Observe os gráficos a seguir.

Em um indivíduo normal, as quantidades de Na+ e de glicose filtradas pelos glomérulos, e as quantidades dessas mesmas substâncias excretadas na urina, em um período de 24 horas, estão representadas no gráfico de número: a) I b) II c) III d) IV

QUESTÃO

5

Recentemente, inúmeros casos de doping esportivo foram noticiados, como, por exemplo, aqueles envolvendo a delegação russa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Um dos métodos mais utilizados no exame antidoping é a coleta e análise da urina de atletas, para verificação da presença de medicamentos proibidos. O composto furosemida foi banido pela Agência Mundial Antidoping. Sua principal ação é reduzir a reabsorção de sódio e cloro a partir da alça do néfron (alça de Henle) em direção aos vasos sanguíneos adjacentes.

Considerando essas informações e os conhecimentos sobre a fisiologia renal e a excreção em seres humanos, é correto afirmar que a furosemida

a) diminui a produção de urina, impedindo que medicamentos proibidos sejam eliminados nas amostras a serem analisadas nos testes antidoping.

b) diminui a produção de amônia, mas aumenta a eliminação de medicamentos pelo rim, resultando em diluição das amostras analisadas nos testes antidoping.

c) aumenta a produção de urina, resultando na diminuição da concentração de medicamentos nas amostras, o que dificulta sua detecção nos testes antidoping.

d) aumenta a produção de ureia, o que resulta na diluição das amostras a serem analisadas nos testes antidoping e na diminuição da concentração dos medicamentos.

QUESTÃO

6

(Uerj) Em um experimento em que se mediu a concentração de glicose no sangue, no filtrado glomerular e na urina de um mesmo paciente, os seguintes resultados foram encontrados:

Líquido biológico Concentração de glicose (mg/dL)

sangue 140

filtrado glomerular 120

urina 0,12

Esses resultados mostram que as células epiteliais dos túbulos renais do paciente estavam reabsorvendo a glicose pelo mecanismo denominado:

a) difusão passiva b) transporte ativo c) difusão facilitada d) transporte osmótico

(14)

P á g in a 3

QUESTÃO

7

Os rins podem excretar grande quantidade de urina diluída ou pequeno volume de urina concentrada sem grandes alterações nas excreções de solutos, como sódio e potássio. As ações do hormônio antidiurético (ADH) têm papel fundamental no controle do grau de diluição ou concentração da urina. A secreção de ADH pode ser aumentada ou diminuída por estímulos no sistema nervoso central, bem como por diversos fármacos e hormônios.

A liberação do ADH é estimulada pelo a) consumo de álcool

b) aumento da volemia c) vômito seguido de náusea d) aumento da pressão sanguínea

QUESTÃO

8

O fluxograma ilustra a participação de alguns órgãos e substâncias (angiotensinogênio, angiotensina, renina e aldosterona) no controle da pressão arterial humana.

Considere que os números 1, 2 e 3 indicados no fluxograma representem uma ação do tipo estimulante ( )+ ou uma ação do tipo inibidora ( )− e que o aumento da reabsorção de sódio nos túbulos renais promova um deslocamento hídrico nos túbulos renais.

De acordo com essas informações, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, o tipo da ação representada pelos números 1, 2 e 3 e o resultado do deslocamento hídrico.

a) ( ); ( ); ( );+ − + aumento da reabsorção de água. b) ( ); ( ); ( );− − − aumento da reabsorção de água. c) ( ); ( ); ( );+ + + aumento da reabsorção de água. d) ( ); ( ); ( );− + − redução da reabsorção de água.

QUESTÃO

9

Seca faz cidades do interior de SP decretarem emergência.

A falta de água enfrentada pelo Sudeste do país tem feito cada vez mais cidades de São Paulo e de Minas Gerais adotarem o racionamento, para reduzir o consumo de água, ou decretarem estado de emergência. Além do desabastecimento, a seca tem prejudicado também setores como a agricultura, a indústria, a saúde e o turismo dessas cidades.

Adaptado de http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/ 2014/07/07/seca-faz-cidades-do-interior-decretarem-emergencia.htm. Acessado em 16/07/2014. O hormônio ADH (antidiurético), produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise, é o principal regulador fisiológico do equilíbrio hídrico no corpo humano. Assinale a alternativa correta.

a) A redução na ingestão de água aumenta a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e diminuindo a pressão osmótica do sangue.

b) O aumento na ingestão de água aumenta a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e diminuindo a pressão osmótica do sangue.

c) A redução na ingestão de água diminui a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e aumentando a pressão osmótica do sangue.

d) O aumento na ingestão de água diminui a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, diminuindo a reabsorção de água e aumentando a pressão osmótica do sangue.

(15)

P á g in a 4

QUESTÃO

10

(Uerj) A água, principal componente químico do corpo humano, é perdida em quantidades relativamente altas por meio dos mecanismos de excreção, devendo ser reposta para evitar a desidratação.

Observe o gráfico:

Considere que o ponto zero do gráfico corresponde ao instante a partir do qual uma pessoa deixe de repor a água perdida por seu organismo.

A curva que registra as alterações da densidade da urina dessa pessoa, em função do tempo, é a identificada pela seguinte letra: a) W b) X c) Y d) Z GABARITO: 1. [A]

A ureia é o produto nitrogenado predominante da urina humana. Os répteis excretam principalmente o ácido úrico, composto nitrogenado pouco solúvel e pouco tóxico.

2. [D]

No túbulo contorcido distal (4) e no ducto coletor ocorre a ação do hormônio antidiurético (ADH), responsável pela reabsorção de água, reduzindo o volume e água na urina.

3. [D]

O cálculo renal é resultante da cristalização dos sais retidos pelos néfrons dos rins e a sua passagem pelos ureteres, bexiga urinária e uretra, local onde são expulsos do sistema urinário.

4. [A] 5. [C]

A furosemida, por reduzir a reabsorção de sódio e cloro a partir da alça do néfron, causa aumento da produção de urina e, consequentemente, aumenta a diluição de medicamentos nas amostras e dificulta a sua detecção nos testes "antidoping".

6. [B]

A reabsorção de glicose nos túbulos renais ocorre por transporte ativo, uma vez que a concentração sanguínea desse monossacarídeo excede a concentração no filtrado glomerular. Dessa forma, a glicose é transportada de um meio hipotônico (filtrado) para um meio hipertônico (sangue) com consequente consumo energético.

7. [C]

A liberação do hormônio antidiurético ocorre em casos de desidratação e diminuição da pressão arterial, pois atua na reabsorção de água pelos rins. Assim, quando ocorrem vômitos, sua liberação é estimulada, evitando-se perda excessiva de água.

8. [C]

As ações representadas pelos números 1, 2 e 3 são do tipo estimulante ( ),+ aumentando a reabsorção de sódio (NA )+ pelos rins, ocasionando no aumento da reabsorção de água e, consequentemente, da pressão arterial.

9. [A]

O hormônio antidiurético (ADH) produzido por neurônios hipotalâmicos é secretado pela neurohipófise aumenta a reabsorção renal da água, contribuindo com a redução da pressão osmótica do sangue.

(16)

Vestibular 2021

Biologia

Tarefa 04 _ Exame de Qualificação

QUESTÃO

1

A tirinha a seguir representa Charles Darwin, o principal pensador da teoria evolucionista mais aceita atualmente.

Analise a explicação apresentada no segundo quadrinho e assinale a alternativa correta.

a) A explicação apresentada está de acordo com a teoria darwinista, pois justifica o surgimento da característica pela seleção dos mais aptos.

b) A explicação apresentada está de acordo com a teoria lamarckista, pois justifica a ocorrência da adaptação por sua finalidade.

c) A explicação apresentada está de acordo com a teoria darwinista, pois justifica o surgimento da característica pela lei do uso e desuso.

d) A explicação apresentada está de acordo com a teoria darwinista, pois justifica a presença da característica como consequência da necessidade.

QUESTÃO

2

(Uerj 2014) Os indivíduos de uma determinada espécie de peixe, bem adaptada a seu ambiente, podem ser classificados, quanto ao tamanho, em três grupos: pequenos, médios e grandes. O grupo mais numeroso corresponde ao que apresenta fenótipo médio.

Considere a introdução de um predador desses peixes no ambiente. Ao longo do tempo, os indivíduos do grupo médio passam a ser os menos numerosos, pois os peixes de tamanho menor conseguem defender-se do predador escondendo-se nas tocas, enquanto os de maior tamanho, mais fortes, não são atacados pela espécie predadora. As alterações descritas exemplificam o tipo de seleção denominado:

a) direcional b) disruptiva c) qualitativa d) estabilizadora

QUESTÃO

3

Leia o texto a seguir.

Os animais não podem digerir a celulose sem a ajuda de bactérias, e muitos vertebrados reservam um beco sem saída no intestino, o ceco, que abriga esses micro-organismos. O apêndice humano é um resquício do ceco mais avantajado dos nossos ancestrais vegetarianos.

DAWKINS, R. O maior espetáculo da Terra: As evidências da evolução. São Paulo: Companhia das Letras. 2009. p. 113. Este texto exemplifica a

a) presença de órgãos vestigiais. b) presença de estruturas análogas. c) ocorrência de adaptação ao meio. d) ocorrência de convergência adaptativa.

QUESTÃO

4

A respeito do processo de evolução, é correto afirmar que

a) a reprodução assexuada não apresenta variabilidade genética.

b) a existência de órgãos análogos em duas espécies é considerada evidência de evolução convergente. c) a seleção natural, na teoria darwinista, é a causa da variabilidade genética.

(17)

P á g ina 2

QUESTÃO

5

Um tubarão e um golfinho possuem muitas semelhanças morfológicas, embora pertençam a grupos distintos. O tubarão é um peixe que respira por brânquias, e suas nadadeiras são suportadas por cartilagens. O golfinho é um mamífero, respira ar atmosférico por pulmões, e suas nadadeiras escondem ossos semelhantes aos dos nossos membros superiores. Portanto, a semelhança morfológica existente entre os dois não revela parentesco evolutivo. Eles adquiriram essa grande semelhança externa pela ação do ambiente aquático que selecionou nas duas espécies a forma corporal ideal ajustada à água.

Esse processo é conhecido como: a) isolamento reprodutivo. b) irradiação adaptativa. c) homologia. d) convergência adaptativa. GABARITO: 1. [B]

De acordo com a teoria lamarckista, a mudança dos organismos é guiada pelo ambiente, que leva à necessidade de desenvolvimento de certo órgão ou determinada adaptação fisiológica, com uma finalidade específica de adaptação. 2. [B]

A seleção natural disruptiva favorece os fenótipos extremos em determinado ambiente. Esse fenômeno pode determinar a formação de raças ou variedades de uma espécie e dar início ao processo de especiação simpátrica.

3. [A]

Órgãos vestigiais são aqueles que se apresentam sem desenvolvimento e geralmente sem função, assim se apresenta o apêndice humano. Este órgão é bem desenvolvido em organismos roedores que armazenam o alimento rico em celulose e a ação de bactérias digere as fibras.

4. [B]

Órgãos análogos desempenham a mesma função, mas possuem origens embrionárias distintas. As analogias são evidências da evolução convergente.

5. [D]

O tubarão e o golfinho, apesar de terem semelhanças morfológicas e viverem no mesmo tipo de ambiente, não apresentam grau de parentesco. Esse processo de semelhança é característico da convergência adaptativa, onde a adaptação evolutiva a modos de vida semelhantes leva organismos pouco aparentados a desenvolverem estruturas ou formas corporais semelhantes, através da seleção do ambiente.

(18)

Vestibular 2021

Biologia _ Aula 04

Exame de Qualificação

QUESTÃO

1

O tempo nada mais é que a forma da nossa intuição interna. Se a condição particular da nossa sensibilidade lhe for suprimida, desaparece também o conceito de tempo, que não adere aos próprios objetos, mas apenas ao sujeito que os intui.

KANT, I. Crítica da razão pura. Trad. Valério Rohden e Udo Baldur Moosburguer. São Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 47. Coleção Os Pensadores. No início do século XIX, alguns naturalistas passaram a adotar ideias evolucionistas para explicar a diversidade do mundo vivo. Embora os teólogos naturais tivessem reconhecido a importância do meio ambiente e as adaptações dos organismos a ele, Jean-Baptiste Lamarck foi o primeiro a reconhecer a importância crucial do tempo para explicar a diversidade da vida.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma contribuição de Lamarck para o pensamento evolucionista da época, além do fator tempo.

a) Uma vez que, a cada geração, sobrevivem os mais aptos, eles tendem a transmitir aos descendentes as características relacionadas a essa maior aptidão para sobreviver.

b) Os indivíduos que sobrevivem e se reproduzem, a cada geração, são os que apresentam determinadas características relacionadas com a adaptação às condições ambientais.

c) Algumas características conferem a seus portadores vantagens para explorar o meio ambiente de forma a tornar a sobrevivência e a reprodução mais eficientes.

d) A adaptação é o inevitável produto final de processos fisiológicos requeridos pelas necessidades dos organismos de fazer face às mudanças de seu meio ambiente.

QUESTÃO

2

Considerando diferentes hipóteses evolucionistas, analise as afirmações abaixo e as respectivas justificativas.

1) O GAFANHOTO É VERDE PORQUE VIVE NA GRAMA! Seguindo esse raciocínio, por viver na grama, o gafanhoto passa a produzir pigmentos verdes que o ajudam a se confundir com o ambiente, passando essa característica para os descendentes.

2) O GAFANHOTO VIVE NA GRAMA PORQUE É VERDE! Segundo esse raciocínio, por ser verde, o gafanhoto fica protegido dos predadores. Consequentemente, pode gerar descendentes, aos quais transfere suas características.

As afirmações 1 e 2 podem ser atribuídas, respectivamente, a: a) Lamarck e Darwin. b) Hardy-Weinberg e Lamarck. c) Pasteur e Redi. d) Spallanzani e Hooke.

QUESTÃO

3

(Uerj) Recentemente, pesquisadores do University College de Londres, analisando o DNA de esqueletos de seres humanos que viveram na Europa no período neolítico, mostraram que esses primeiros europeus não possuíam o gene da lactase, enzima necessária à eficiente digestão do leite.

O surgimento, ao acaso, desse gene representou uma característica competitiva altamente vantajosa para a espécie, aumentando sua frequência na população.

Essa hipótese é um exemplo da proposição transformista denominada: a) Mendelismo b) Criacionismo c) Lamarckismo d) Neodarwinismo

QUESTÃO

4

Guerra evolutiva. As salamandras-de-pele-rugosa desenvolveram a habilidade de secretar pela epiderme um veneno paralisante (TTX – tetrodotoxina) que detém ou mata a maioria dos predadores devido ao bloqueio de canais de sódio dependentes de voltagem, cuja ativação é necessária para a condução dos impulsos nervosos. Algumas serpentes do gênero Thamnophis desenvolveram resistência ao veneno. Há, no entanto, um preço a pagar: estas serpentes movimentam-se lentamente por várias horas após ingerir essas salamandras, tornando-se vulneráveis aos seus próprios predadores.

In: Life: The Science of Biology, 8th edition.

Sobre o processo de adaptação de que trata o texto acima, a única alternativa correta é

a) Seleção natural foi o elemento causador das características que tornaram as serpentes resistentes ao veneno. b) Serpentes com mutações nos canais de sódio foram selecionadas entre as populações de serpentes que existem no ambiente.

(19)

P

á

g

ina

2

c) Essa adaptação é completamente lucrativa para a população de serpentes resistentes, uma vez que as impede de serem afetadas pelo veneno da presa.

d) A adaptação a que se refere o texto é um exemplo da teoria de Lamarck para a existência e variabilidade genética entre os seres vivos.

e) De tanto serem expostas ao veneno, essas serpentes desenvolveram uma adaptação em seus canais de sódio que os tornou resistentes ao efeito do TTX.

QUESTÃO

5

(Uerj 2015) Com a implantação de atividades agropecuárias, populações muito reduzidas de uma mesma espécie podem ficar isoladas umas das outras em fragmentos florestais separados. Caso permaneçam em isolamento, tais populações podem tender à extinção.

Na fotografia, observa-se um corredor florestal, construído para interligar ambientes expostos a esse tipo de impacto ecológico.

Sem a construção de corredores florestais, essas populações isoladas estariam sujeitas ao processo de extinção cuja causa é denominada: a) panmixia b) deriva gênica c) seleção natural d) migração diferencial

QUESTÃO

6

(Uerj 2020) Determinado processo presente em todos os seres vivos não foi explicado pela teoria evolutiva de Charles Darwin, tendo sido esclarecido, mais tarde, pelas contribuições da teoria sintética da evolução.

Esse processo é denominado: a) especiação b) diversificação c) seleção natural d) hereditariedade

QUESTÃO

7

(Uerj 2016) A população de uma espécie de roedores, com pelagem de diferentes colorações, foi observada em dois momentos: antes e depois da ocorrência de uma profunda transformação no meio em que vivem. As curvas abaixo representam esses dois momentos.

A alteração ocorrida na frequência do fenótipo da população de roedores, após a mudança do meio, é um exemplo de seleção denominada:

a) direcional b) disruptiva c) estabilizadora d) não adaptativa

(20)

P á g ina 3

QUESTÃO

8

No bicentenário de nascimento e 150 anos de publicação do livro A Origem das Espécies (1859), as ideias de Charles Darwin (1809-1882) se mantêm atuais. Darwin propôs que as populações acumulam diferenças ao longo do tempo, principalmente por seleção natural, processo que ocorre quando indivíduos com certas características fenotípicas sobrevivem e se reproduzem com mais sucesso do que outros indivíduos com características diferen-tes. Dependendo de quais características são favorecidas, podemos

categorizar a seleção natural em diferentes tipos, conforme ilustrado nos gráficos a seguir:

A partir da interpretação das figuras anteriores, é CORRETO afirmar que:

a) o gráfico A se refere à seleção estabilizadora, que ocorre quando indivíduos de fenótipo intermediário (por exemplo, indivíduos com nariz intermediário) são favorecidos em relação aos demais indivíduos com outros fenótipos.

b) o gráfico B se refere à seleção direcional, que ocorre quando indivíduos com fenótipos de ambos os extremos (por exemplo, indivíduos de nariz grande e pequeno) são favorecidos em relação aos indivíduos de fenótipo intermediário.

c) o gráfico C se refere à seleção disruptiva, que ocorre quando indivíduos com um extremo de certa característica fenotípica hereditária (por exemplo, indivíduos com nariz grande) são favorecidos sobre outros indivíduos (indivíduos de nariz pequeno ou médio).

d) em todos os três tipos de seleção natural, o processo fundamental é que alguns indivíduos têm características hereditárias que lhes dão uma vantagem de sobrevivência e reprodução.

QUESTÃO

9

As figuras mostram uma tartaruga-marinha e um jabuti, répteis que apresentam características semelhantes e vivem em ambientes diferentes.

As características do formato do casco e das patas da tartaruga-marinha e do jabuti confirmam a ocorrência de

a) mutações que modificaram estruturas e direcionaram esses animais para um ambiente específico.

b) adaptações às mudanças ambientais por meio do uso frequente dessas estruturas.

c) evolução divergente entre animais que são filogeneticamente muito próximos. d) analogia anatômica entre estruturas de espécies diferentes que pertencem ao mesmo filo.

QUESTÃO

10

A evolução tem como fundamento o estudo comparativo dos organismos, sejam fósseis ou atuais. A figura representa um exemplo de homologia evolutiva entre dois seres

vivos.

Sobre essas estruturas encontradas em diferentes espécies, afirma- se que

I. resultam de evolução convergente . II. provêm do mesmo esboço embrionário. III. decorrem de uma irradiação adaptativa.

Estão corretas apenas as afirmativas a) I e II.

b) I e III. c) II e III. d) I, II e III.

(21)

Vestibular 2021

FÍSICA _ Aula 01

Exame de Qualificação

QUESTÃO

1

A figura abaixo ilustra um sistema no qual um bloco A permanece em equilíbrio sobre um plano inclinado cujo ângulo θ é igual a 45°.

O menor valor possível para o coeficiente de atrito estático entre o bloco e o plano inclinado será de: a) 1/2 b) √2/2 c) 1 d) √2

QUESTÃO

2

Um avião sobrevoa, com velocidade constante, uma área devastada, no sentido sul-norte, em relação a um determinado observador.

A figura a seguir ilustra como esse observador, em repouso, no solo, vê o avião.

Quatro pequenas caixas idênticas de remédios são largadas de um compartimento da base do avião, uma a uma, a pequenos intervalos regulares. Nessas circunstâncias, os efeitos do ar praticamente não interferem no movimento das caixas. O observador tira uma fotografia, logo após o início da queda da quarta caixa e antes de a primeira atingir o solo.

A ilustração mais adequada dessa fotografia é apresentada em: a)

b)

c)

(22)

QUESTÃO

3

A velocidade de uma composição metroviária, entre duas estações percurso, conforme representado no gráfico.

A distância entre essas duas estações consecutivas é, em metros, igual a: a) 750 b) 1025 c) 1275 d) 2000

QUESTÃO

4

Em um estudo sobre fenômenos térmicos, foram avaliados quatro objetos dis quantidade de calor Q e de variação de temperatura

Com base nesses dados, o objeto com o maior calor específico está identificado pelo seguinte número:

a) I b) II c) III d) IV

QUESTÃO

5

Considere que um determinado estudante, utilizando resistores disponíveis no laboratório de sua escola, montou os circuitos apresentados abaixo:

Querendo fazer algumas medidas elétricas, usou um voltímetro (V) para medir a tensão e um amperímetro (A) para medir a i

elementos envolvidos como sendo ideais, os valores medidos pelo voltímetro (situação 1) e pelo amperímetro (situação 2) foram, respectivamente:

a) 2 V e 1,2 A b) 4 V e 1,2 A c) 2 V e 2,4 A d) 4 V e 2,4 A

A velocidade de uma composição metroviária, entre duas estações consecutivas, varia em função do tempo do percurso, conforme representado no gráfico.

A distância entre essas duas estações consecutivas é, em metros, igual a:

Em um estudo sobre fenômenos térmicos, foram avaliados quatro objetos distintos, cujos valores de massa m, de quantidade de calor Q e de variação de temperatura ∆θ estão apresentados na tabela abaixo.

Com base nesses dados, o objeto com o maior calor específico está identificado pelo seguinte número:

ue um determinado estudante, utilizando resistores disponíveis no laboratório de sua escola, montou os circuitos apresentados abaixo:

Querendo fazer algumas medidas elétricas, usou um voltímetro (V)

para medir a tensão e um amperímetro (A) para medir a intensidade da corrente elétrica. Considerando todos os elementos envolvidos como sendo ideais, os valores medidos pelo voltímetro (situação 1) e pelo amperímetro (situação 2) foram, respectivamente:

P á g in a 2

consecutivas, varia em função do tempo do

tintos, cujos valores de massa m, de estão apresentados na tabela abaixo.

ue um determinado estudante, utilizando resistores disponíveis no laboratório de sua escola, montou os

ntensidade da corrente elétrica. Considerando todos os elementos envolvidos como sendo ideais, os valores medidos pelo voltímetro (situação 1) e pelo amperímetro

(23)

QUESTÃO

6

Em uma aula de física, um força eletromotriz ε = 1,5 V e

Em seguida, quatro outros circuitos as mesmas características do

Ao se ligar a chave C, o circuito original é o de número: a) I b) II c) III d) IV

QUESTÃO

7

Em feiras livres ainda é comum corpos extensos.

Na figura a seguir tem-se metálica homogênea de massa cursor que pode se movimentar prato ao ponto de apoio é de equilíbrio na horizontal com

Colocando 1,0 kg sobre o prato, horizontal se o cursor estiver igual a:

a) 18 b) 20 c) 22 d) 24

um professor apresentou aos alunos o circuito elétrico abaixo, e duas lâmpadas iguais de 1,5 V – 1,5 × 10-2 W.

circuitos foram apresentados, cada um contendo uma chave do circuito anterior. Observe:

circuito cuja intensidade da corrente elétrica possui valor superior

comum encontrar balanças mecânicas, cujo funcionamento se a representação de uma dessas balanças, constituída massa desprezível, um ponto de apoio, um prato fixo em uma movimentar desde o ponto de apoio até a outra extremidade da régua.

de 10 cm. O cursor tem massa igual a 0,5kg. Quando o prato o cursor a 4 cm do apoio.

prato, a régua ficará em equilíbrio na estiver a uma distância do apoio, em cm,

P á g in a 3

abaixo, composto de uma pilha de

chave C, além dos elementos com

superior ao fornecido pelo circuito

funcionamento é baseado no equilíbrio de constituída basicamente de uma régua uma extremidade da régua e um régua. A distância do centro do prato está vazio, a régua fica em

(24)

QUESTÃO

8

Um objeto de massa igual a Em determinado ponto da deslocamento é interrompido. O coeficiente de atrito entre a) 0,15 b) 0,20 c) 0,35 d) 0,40

QUESTÃO

9

Uma esfera, sólida, homogênea rampa curva.

Uma mola ideal de constante esfera colide com a mola intensidade da aceleração deformação sofrida pela mola

a) 8 cm b) 16 cm c) 32 cm d) 40 cm

QUESTÃO

10

Uma fonte de energia (térmica), de potência constante e igual a 20 cal/s, fornece calor a uma massa sólida de 100 g. O gráfico a seguir mostra a variação de temperatura em função do tempo:

Marque a alternativa correta:

a) O calor latente de fusão é de 20 cal/g.

b) O calor latente de fusão da substância é de 200 cal/g. c) A temperatura de fusão é de 150° C.

d) O calor específico no estado sólido é de 0,1 cal/g° C.

GABARITO: 1) C 2) A 3) C 4) A 5) B 6) D 7) D 8) B 9) D 10) A

a 4,0kg desloca-se sobre uma superfície horizontal com atrito superfície, sua energia cinética corresponde a 80 J; dez interrompido.

ntre o objeto e a superfície equivale a:

homogênea e de massa 0,8 kg é abandonada de um ponto a 4 constante elástica k = 400 N/m é colocada no fim dessa rampa, mola e provoca uma compressão. Desprezando as forças aceleração da gravidade g = 10 m/s² e que a esfera apenas desliza

mola é de

Uma fonte de energia (térmica), de potência constante e igual a 20 cal/s, fornece calor a uma massa sólida de 100 g. O gráfico a seguir mostra a variação de temperatura em função do tempo:

correta:

a) O calor latente de fusão é de 20 cal/g.

b) O calor latente de fusão da substância é de 200 cal/g. c) A temperatura de fusão é de 150° C.

d) O calor específico no estado sólido é de 0,1 cal/g° C.

GABARITO: P á g in a 4 atrito constante.

dez metros após esse ponto, o

4 m de altura do solo em uma pa, conforme desenho abaixo. A forças dissipativas, considerando a desliza e não rola, a máxima

(25)

Vestibular 2021

FÍSICA _ Aula 02

Exame de Qualificação

QUESTÃO

1

Considere um bloco sujeito a duas forças, F1 e F2, conforme ilustra o esquema.

O bloco parte do repouso em movimento uniformemente acelerado e percorre uma distância de 20m sobre o plano horizontal liso em 4s. O valor da massa do bloco é igual a 3kg e o da intensidade da força F2 a 50N.

A intensidade da força F1, em newtons, equivale a: a) 57,5 b) 42,5 c) 26,5 d) 15,5

QUESTÃO

2

Um carro se desloca ao longo de uma reta. Sua velocidade varia de acordo com o tempo, conforme indicado no gráfico.

A função que indica o deslocamento do carro em relação ao tempo t é: a) 5t – 0,55t² b) 5t + 0,625t² c) 20t – 1,25t² d) 20t + 2,5t²

QUESTÃO

3

Uma mola de massa desprezível foi presa a uma estrutura por meio da corda “b”. Um corpo de massa “m” igual a 2,0 kg está suspenso por meio das cordas “a”, “c” e “d”, de acordo com a figura ao lado, a qual representa a configuração do sistema após ser atingido o equilíbrio. Considerando que a constante elástica da mola é 20 N/cm e a aceleração gravitacional é 10 m/s², qual a deformação que a mola sofreu por ação das forças nela atuantes? Considere ainda que as massas de todas as cordas e da mola são irrelevantes.

a) 0,5 cm b) 1,2 cm c) 2,5 cm d) 3,5 cm

(26)

P á g ina 2

QUESTÃO

4

Uma luminária com peso de 76N está suspensa por um aro e por dois fios ideais. No esquema, as retas AB e BC representam os fios, cada um medindo 3m, e D corresponde ao ponto médio entre A e C.

Sendo BC 1,2m = e A, C e D pontos situados na mesma horizontal, a tração no fio AB, em newtons, equivale a: a) 47,5 b) 68,0 c) 95,0 d) 102,5

QUESTÃO

5

Os gráficos 1 e 2 representam a posição S de dois corpos em função do tempo t.

No gráfico 1, a função horária é definida pela equação 𝑆 = 2 +1 2𝑡.

Assim, a equação que define o movimento representado pelo gráfico 2 corresponde a: a) 𝑆 = 2 + 𝑡 b) 𝑆 = 2 + 2𝑡 c) 𝑆 = 2 +4 3𝑡 d) 𝑆 = 2 +6 5𝑡

QUESTÃO

6

Um piso plano é revestido de hexágonos regulares congruentes cujo lado mede 10 cm. Na ilustração de parte desse piso, T, M e F são vértices comuns a três hexágonos e representam os pontos nos quais se encontram, respectivamente, um torrão de açúcar, uma mosca e uma formiga.

Ao perceber o açúcar, os dois insetos partem no mesmo instante, com velocidades constantes, para alcançá-lo. Admita que a mosca leve 10 segundos para atingir o ponto T. Despreze o espaçamento entre os hexágonos e as dimensões dos animais. A menor velocidade, em centímetros por segundo, necessária para que a formiga chegue ao ponto T no mesmo instante em que a mosca, é igual a

a) 3,5 b) 5,0 c) 5,5 d) 7,0

(27)

P á g ina 3

QUESTÃO

7

Em um experimento, os blocos I e II, de massas iguais a 10kg e a 6kg, respectivamente, estão interligados por um fio ideal. Em um primeiro momento, uma força de intensidade F igual a 64N é aplicada no bloco I, gerando no fio uma tração TA. Em seguida, uma força de mesma intensidade F é aplicada no bloco II, produzindo a tração TB. Observe os esquemas:

Desconsiderando os atritos entre os blocos e a superfície S, a razão entre as trações TA/TB corresponde a: a) 9/10 b) 4/7 c) 3/5 d) 8/13

QUESTÃO

8

Uma pedra é abandonada de certa altura H. No último segundo de sua queda, a pedra percorre 45 m. Sabendo que a resistência do ar pode ser desprezada e considerando g = 10 m/s², determine a altura H que a pedra foi abandonada. a) 45 m b) 90 m c) 125 m d) 180 m

QUESTÃO

9

Um helicóptero sobrevoa horizontalmente o solo com velocidade constante de módulo 40 m/s e, no ponto A abandona um objeto de dimensões desprezíveis que, a partir desse instante, cai sob ação exclusiva da força peso e toca o solo plano e horizontal no ponto B. Na figura, o helicóptero e o objeto são representados em quatro instantes diferentes.

Considerando as informações fornecidas, é correto afirmar que a distância horizontal percorrida pelo objeto do ponto A ao ponto B é igual a

a) 180 m b) 240 m c) 360 m d) 420 m

QUESTÃO

10

Um foguete persegue um avião, ambos com velocidades constantes e mesma direção. Enquanto o foguete percorre 4,0 km, o avião percorre apenas 1,0 km. Admita que, em um instante t1, a distância entre eles é de 4,0 km e que, no instante t2, o foguete alcança o avião. No intervalo de tempo t2 - t1, a distância percorrida pelo foguete, em quilômetros, corresponde aproximadamente a:

a) 4,7 b) 5,3 c) 6,2 d) 8,6

(28)

P á g ina 4 GABARITO: GABARITO: 1) B 2) B 3) A 4) C 5) C 6) D 7) C 8) C 9) B 10) B

(29)

Vestibular 2021

Física

Tarefa 03 _ Exame de Qualificação

QUESTÃO

1

Na figura, estão representadas duas associações de resistores.

Considere que, aplicando-se uma tensão de 60 V nos seus terminais, a diferença entre as correntes totais que as percorrem seja igual a 9 A. Sendo assim, o valor de R é igual a

a) b) c) d)

QUESTÃO

2

(Uerj 2012) Um chuveiro elétrico, alimentado por uma tensão eficaz de 120 V, pode funcionar em dois modos: verão e inverno. Considere os seguintes dados da tabela:

Modos Potência (W) Resistência Verão 1000 Inverno 2000 A relação corresponde a: a) 0,5 b) 1,0 c) 1,5 d) 2,0

QUESTÃO

3

Uma sala é iluminada por um circuito de lâmpadas incandescentes em paralelo. Considere os dados abaixo:

− a corrente elétrica eficaz limite do fusível que protege esse circuito é igual a 10 A; − a tensão eficaz disponível é de 120 V;

− sob essa tensão, cada lâmpada consome uma potência de 60 W.

(Uerj 2012) O número máximo de lâmpadas que podem ser mantidas acesas corresponde a: a) 10 b) 15 c) 20 d) 30

QUESTÃO

4

(Uerj 2011) Para dar a partida em um caminhão, é necessário que sua bateria de 12 V estabeleça uma corrente de 100 A durante um minuto.

A energia, em joules, fornecida pela bateria, corresponde a: a) 2,0 x 101

b) 1,2 x 102 c) 3,6 x 103 d) 7,2 x 104

(30)

P á g ina 2

QUESTÃO

5

(Uerj 2019) Resistores ôhmicos idênticos foram associados em quatro circuitos distintos e submetidos à mesma

tensão Observe os esquemas:

Nessas condições, a corrente elétrica de menor intensidade se estabelece no seguinte circuito: a) I b) II c) III d) IV GABARITO: 1:[D]

Sendo i1 a corrente total na associação série e i2 a corrente total na associação paralelo, aplicando a 1ª lei de Ohm às duas associações, temos: Dados: U = 60 V; i2 – i1 = 9 A. Voltando em (I): 2:[A] Dados: = 1.000 W; = 2.000 W; U = 120 V; Da expressão da potência elétrica:

3:[C]

4:[D]

Dados: U = 12 V; i = 100 A; Dt = 1 min = 60 s. Da relação entre potência elétrica e energia:

DE = P Dt = U i Dt = (12) (100) (60) = 72.000 J = 7,2 ´ 104 J.

5:[C]

(31)

P

á

g

ina

3

Pela 1ª Lei de Ohm:

(32)

Vestibular 2021

FÍSICA _ Aula 03

Exame de Qualificação

QUESTÃO

1

(Uerj 2020) Em um experimento, quatro condutores, I, II, III e IV, constituídos por metais diferentes e com mesmo comprimento e espessura, estão submetidos à tensão elétrica. O gráfico abaixo apresenta a variação da tensão u em cada resistor em função da corrente elétrica

O condutor que apresenta a maior resistividade elétrica é: a) I b) II c) III d) IV

QUESTÃO

2

Os motores elétricos apresentam algumas vantagens em relação aos impulsionados por combustíveis fósseis. Para que a bateria de um determinado carro elétrico esteja completamente carregada, é necessária uma carga de

de duração, a partir de uma fonte que forneça de potência. Considere que, da energia transmitida pela fonte, seja armazenada na bateria durante o carregamento. Sabendo-se que o consumo de um carro

elétrico é de para cada rodados, a máxima distância percorrida, em pelo referido automóvel, a partir de uma bateria com carga completa é

a) b) c) d)

QUESTÃO

3

A produção e a transmissão do impulso nervoso nos neurônios têm origem no mecanismo da bomba de

sódio-potássio. Esse mecanismo é responsável pelo transporte de íons para o meio extracelular e para o interior da célula, gerando o sinal elétrico. A ilustração abaixo representa esse processo.

(Uerj 2020) O impulso nervoso, ou potencial de ação, é uma consequência da alteração brusca e rápida da

diferença de potencial transmembrana dos neurônios. Admita que a diferença de potencial corresponde a e a intensidade da corrente estabelecida, a

A ordem de grandeza da resistência elétrica dos neurônios, em ohms, equivale a:

a)

b)

c)

Referências

Documentos relacionados

As diferenças da expectativa de vida, considerando-se os complexos regionais do País, são explicitadas por uma concentração de população com idade mais longeva no

Concluiu-se que a hidroterapia como forma de tratamento mostrou-se eficaz em diversas doenças que acomete crianças, tais como: Encefalopatia crônica não progressiva

A carne ma- turada à 0ºC por 12 dias foi considerada o melhor produto por apresentar menor perda de peso por cocção e maior maciez de acordo com análise de força de cisalhamento

Trata-se do relato de um professor e não de um aluno, como é possível perceber na frase “verlos sin rostro nos hace sentirlos incompletos, lo mismo que ellos percibirán al mirar

A saber, enquanto os conflitos protagonizados pela ação dos movimentos sociais caem ao seu mais baixo nível histórico, aqueles protagonizados pelos poderes

Heitor - Como havia dito no início, meu interesse pela questão das drogas se articula a outras dimensões que compõem a esfera da cidade. A hipótese da territorialidade itinerante

Paiva Página 3 explicar fisicamente os seguintes factos: (i) a passagem da energia electromagnética, em regime não-estacionário, através de um condensador de planos

Subiram, subiram o mais alto que puderam. Quando chegaram lá no topo do mundo, sossegou... Finalmente, tomaram uma decisão:.. – Assim não dá mais, vamos nos afastar da