• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5 COMPARAÇÕES DAS ESTRUTURAS CONCEITUAIS

5.1 QUANTO AOS OBJETIVOS DA CONTABILIDADE FINANCEIRA

5.1.1 POSIÇÃO DO FASB

O SFAC n.° 1 intitulado Objectives o f Financial Reporting by Business

Enterprises, emitido em novembro de 1978, identifica 03 (três) objetivos da informação

financeira, e não se limitam às demonstrações financeiras; seu conteúdo faz uma distinção entre “informação financeira” e “demonstração financeira”, na qual “informação financeira” inclui as demonstrações financeiras, notas explicativas e outras formas de comunicações da Contabilidade Financeira. Com isto, a demonstração é uma parte integrante da informação financeira, sendo essa caracterizada por uma maior amplitude.

O primeiro objetivo da informação financeira é fornecer informação útil para tomada de decisões. Os usuários da informação financeira estão divididos em usuários internos e externos, sendo que os usuários internos contemplam os administradores e diretores da empresa, e os usuários externos são aqueles que têm algum interesse direto ou indireto sobre a empresa, como por exemplo, investidores, bancos, governo, fornecedores. As informações destinadas ao usuário interno tendem a possuir maior grau de detalhamento do que as informações para o usuário externo.

O segundo objetivo da informação financeira é prover informações

compreensíveis para previsão de fluxos de caixa da empresa por parte dos credores e investidores. Tal informação torna-se relevante, pois o fluxo de caixa afeta diretamente as condições de pagamento das obrigações da empresa, além a afetar as distribuições de lucros e dividendos aos acionistas, inclusive afetando o preço de mercado das ações da empresa.

Por último, o terceiro objetivo é prover de informações relevantes sobre recursos econômicos e as transações, eventos e as variáveis em que elas interverem, que normalmente são:

a. informações necessárias para que se possa prever o fluxo de caixa e avaliar as condições de liquidez e solvência da empresa;

b. informações necessárias para que se possa avaliar o desempenho econômico,

lucratividade da empresa e retorno sobre investimento;

c. informações necessárias sobre disponibilidades financeiras, financiamentos,

empréstimos, despesas, obrigações, receitas, ganhos, entre outros, que possa ajudar o usuário da informação financeira na avaliação da liquidez e solvência;

d. informações necessárias para que se possa avaliar o desempenho da administração, quando da utilização eficiente e eficaz dos recursos financeiros da empresa.

O SFAC n.° 1 destaca ainda que, a informação financeira não é um fim em si mesma, mas é pretendido que se forneça informação útil para atender os objetivos anteriormente colocados. Com isto, observa-se que os objetivos da informação financeira destacados pela SFAC n.° 1 não são imutáveis, sendo afetados pelo ambiente econômico, jurídico, político e social onde o usuário da informação está inserido; e que os objetivos também são afetados pelas características e limitações do tipo de informação financeira que se pode prover. (FASB, 1998, p.2)

5.1.2 POSIÇÃO DO IASB

A Estrutura Conceitual (IASC, 1997, p.44) coloca que, “o objetivo das

demonstrações financeiras é fornecer informações sobre a posição financeira, os resultados e as mudanças na posição financeira de uma empresa, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas tomadas de decisões”. Mas, apesar de buscar atender à necessidade comum

da maioria de seus usuários, as Demonstrações Contábeis não fornecem todas as informações necessárias para que se possa tomar decisões econômicas, pois evidencia informações financeiras de eventos passados e não incluem, necessariamente, informações não financeiras.

A posição financeira da empresa é afetada diretamente pelos seus recursos disponíveis, sua estrutura, liquidez, solvência e na capacidade de adaptação às mudanças no ambiente onde opera, sendo basicamente fornecida através do Balanço Patrimonial. A Estrutura Conceitual do IASB coloca que as informações sobre a posição financeira são extremamente úteis para prever, por exemplo:

a. a capacidade futura de geração de caixa

b. a necessidade ou não de futuros empréstimos e financiamentos;

c. política de distribuição de lucros ou dividendos aos sócios ou acionistas;

d. verificar a liquidez e a solvência, a fim de prever a capacidade de cumprir com os compromissos financeiros nos vencimentos

As informações referentes ao resultado da empresa, normalmente obtidas na demonstração de resultado, têm por finalidade tomar conhecimento das mudanças potenciais dos recursos econômicos que possam controlar no futuro, principalmente na previsão da capacidade de geração de recursos a partir dos recursos originalmente existentes.

“As informações referentes às mutações na posição financeira de uma empresa são úteis para avaliar as suas atividades de investimento, financeiras e operacionais durante o período informado” (IASC, 1997, p.45).

É importante ressaltar que, pela visão do IASB, as partes componentes das

Demonstrações Contábeis se inter-relacionam, pois refletem as transações ou eventos

passados sobre diferentes aspectos e, isoladamente, não conseguem atender a um determinado propósito, nem às necessidades específicas dos usuários.

5.1.3 POSIÇÃO DO CVM

A Deliberação CVM n.° 29/86 coloca que, o objetivo principal da Contabilidade é permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre

suas tendências futuras; considerando que as Demonstrações Contábeis, como elemento

necessário, mas não suficiente; ressaltando-se porém, quanto melhor estiverem evidenciadas as tendências futuras nas Demonstrações Contábeis, menor será a incerteza sobre as análises do futuro da empresa.

Entretanto, a Deliberação alerta que, “não tem sentido ou razão de ser a

Contabilidade como uma disciplina "neutra", que se contenta em perseguir esterilmente uma "sua" verdade ou beleza. A verdade da Contabilidade reside em ser instrumento útil para a tomada de decisões pelo usuário, tendo em vista a entidade” (CVM, 1986); assim os

objetivos da Contabilidade devem estar adequados àquilo que o usuário considera como elementos essenciais para seu processo decisório, onde:

a. as Demonstrações Contábeis evidenciam informações necessárias que possibilitem aos usuários realizar inferências futuras sobre os aspectos econômicos e financeiros da empresa; e

b. as informações não obrigatórias de evidenciação explícita, porém relevantes à tomada de decisão do usuário, devem ser divulgadas através de notas explicativas ou em quadros complementares.

5.1.4 SÍNTESE DOS OBJETIVOS DA CONTABILIDADE FINANCEIRA

Os Objetivos da Contabilidade Financeira propostos pelas 03 (três) Entidades estudadas (IASB, FASB e CVM), sinteticamente, apresentam as seguintes semelhanças e diferenças:

Semelhanças:

a. todas as Estruturas Conceituais consideram que, explícita ou implícitamente, as Demonstrações Contábeis não são, por si só, o único meio de comunicação das informações contábeis;

b. devem ser evidenciadas outras informações úteis para os usuários, através de Notas Explicativas ou Quadros Complementares;

c. a informação financeira abrange não somente as Demonstrações Contábeis, mas também as contidas nas Notas Explicativas e em outras formas de comunicação;

d. a informação financeira tem como objetivo principal tornar-se útil à tomada de decisão dos usuários;

e. a informação financeira deve possibilitar que os usuários realizem previsões futuras sobre fluxo de caixa futuro, na qual permita analisar a empresa sobre seus aspectos de liquidez e solvência, bem como sobre a estrutura de capital, administração do capital de giro e política de distribuição de dividendos;

f. a informação sobre os recursos econômicos deve facilitar não apenas as previsões sobre fluxo de caixa futuro, mas também possibilitar a análise do desempenho da empresa e dos administradores em relação às mudanças ambientais.

Diferenças:

Somente a Estrutura Conceitual emitida pelo FASB coloca, explicitamente, que os objetivos das informações financeiras são mutáveis ao longo do tempo, pois devem se adaptar às condições ambientais onde a empresa está inserida.

5.2 QUANTO AS CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DAS INFORMAÇÕES