• Nenhum resultado encontrado

Quanto à função que desempenham

No documento Software: tributação ou imunidade? (páginas 36-39)

2 BREVES CONSIDERAÇÕES GERAIS ACERCA DO SOFTWARE

2.3 CLASSIFICAÇÕES RELEVANTES: ESPÉCIES DE SOFTWARE?

2.3.1 Quanto à função que desempenham

A primeira classificação a ser abordada é mais técnica, por considerar os aspectos relacionados à informática para definir os tipos de software, categorizando-os em três grandes classes: software de sistema operacional; software aplicativo e software de programação.

2.3.1.1 O software sistema operacional

O principal software de um computador é o seu sistema operacional, responsável por realizar a função de harmonizar todos os itens de um computador, quais sejam o hardware e o

software.

Este software de sistema consiste no conjunto de informações processadas pelo sistema interno de um computador, que, por meio de uma interface gráfica, permite a interação entre

computador, seus periféricos e usuários.

Assim, o software de sistema operacional geralmente trabalha em segundo plano, permitindo o comando do computador, o gerenciamento do sistema e dos dados, bem como a execução de outro software.

Deve-se acrescentar que o software de sistema engloba o sistema operativo e os drivers controladores de dispositivos (memória, impressora, teclado e outros), assim como o que se costuma designar por firmware48.

A fim de que se possa tornar mais compreensíveis tais considerações e conferi-las um caráter mais ilustrativo, é interessante exemplificar tais tipos de software. E como exemplos atuais e populares de software de sistema operacional, tem-se o Mac, o Windows e o Linux.

Tal como o software de sistema para computadores pessoais, ainda é possível falar-se em software embutido ou software embarcado, para indicar o software muito específico destinado a funcionar dentro de uma máquina que não é um computador de uso pessoal.

Esse tipo de software é utilizado em um sistema microprocessado, pelo qual a máquina é completamente dedicada ao dispositivo que ele controla. Significa dizer que um sistema embarcado difere do software de sistema para computadores pessoais porque, dedicado a processamentos específicos, realiza um conjunto de tarefas predefinidas, geralmente com requisitos específicos.

São exemplos de sistemas embarcados (e que, portanto, utilizam os chamados software embarcados) os computadores de bordo automotivos; os smartphones; os sistemas de controle de acesso biométrico; o controle de temperatura de ar-condicionado; MP3 players;

48 Em eletrônica e computação, firmware é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico. É armazenado permanentemente num circuito integrado (chip) de

memória de hardware, como uma ROM, PROM, EPROM ou ainda EEPROM e memória flash, no momento da fabricação do componente. Muitos aparelhos simples possuem firmware, entre eles: controles-remotos, calculadora de mão, algumas partes do computador, como disco rígido, teclado, cartão de memória, unidades USB, muitos instrumentos científicos e robôs. Outros aparelhos mais complexos como celulares, câmeras digitais, sintetizadores, entre outros, também possuem um firmware para a execução de suas tarefas.

Firmwares estão presentes em computadores na forma de BIOS, leitores e/ou gravadores de CDs/DVDs.

Também estão presentes em celulares, leitores MP3 e MP4, câmeras digitais, consoles, impressoras, televisões e cafeteiras. Em portáteis como cartões de memória, pen drives, consoles portáteis, controles remotos, brinquedos e virtualmente quaisquer equipamentos eletrônicos da atualidade, incluindo eletrodomésticos como fornos de microondas, geladeiras ou lavadoras. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Firmware>, Acesso em: 01 fev. 2015.

impressoras; equipamentos de rede; equipamentos portáteis de medição; sistemas de monitoramento médico, dentre outros49.

2.3.1.2 O software aplicativo

O software aplicativo ou software de aplicação consiste em programas de computador que são utilizados na execução de uma série de tarefas específicas, tais como escrever textos, jogar, navegar na internet, ouvir músicas, assistir vídeos, construir planilhas, realizar cálculos etc.

Do mesmo modo ilustrativo, são exemplos de software aplicativos os processadores de texto, sendo o mais popular nessa categoria o Microsoft Word, que serve para construir e editar textos, emitir etiquetas, fazer formulários; o Microsoft Excel, que elabora planilhas eletrônicas capazes de realizar cálculos, fazer gráficos com representação dos dados, dentre outras tarefas; os navegadores ou browsers, aplicativos usados para navegar na internet, que contam com uma gama diversificada de opções, sendo o Windows Internet Explorer, Firefox,

Google Chrome, Opera e Safári os mais conhecidos atualmente.

2.3.1.3 O software de programação

Por fim, software de programação representa o conjunto de ferramentas que permitem ao programador desenvolver sistemas informáticos, a partir do uso de linguagens de programação e de um ambiente visual de desenvolvimento integrado.

49 Como dito, estes sistemas embarcados são desenvolvidos para uma tarefa específica, e, por questões como

segurança e usabilidade, alguns inclusive possuem restrições para computação em tempo real. O software escrito para sistemas embarcados é também chamado firmware, e armazenado em uma memória ROM ou memória flash ao invés de um disco rígido. Por vezes o sistema também é executado com recursos computacionais limitados: sem teclado, sem tela e com pouca memória. Sistemas embarcados, que geralmente contam com uma quantidade reduzida de recursos como memória, poder de processamento e outros requisitos como processamento em tempo real, não são projetados para utilizar sistemas operacionais destinados aos computadores pessoais. Eles geralmente utilizam sistemas operacionais de tempo real especiais que, além de consumirem muito menos memória e processamento, são muito mais estáveis e confiáveis. Afinal, não se poderia admitir um sistema desses que pudesse parar de responder com tanta recorrência, tal como ocorre com os computadores pessoais, quando se trata de um sistema médico que controla a vida de uma pessoa, ou de em um sistema de controle de uma aeronave em pleno vôo. Disponível em: <http://www.embarc.com.br/p1600.aspx>. Acesso em: 01 fev. 2015.

De modo simplificado, software de programação é aquele usado para criar outros programas, a partir de uma linguagem de programação, tais como Java, PHP50, Pascal51 entre outras.

Outra classificação cuja abordagem é relevante neste trabalho é a feita pela doutrina jurídica majoritária, que classifica o software de acordo com dois critérios: a sua produção e a sua comercialização.

No documento Software: tributação ou imunidade? (páginas 36-39)