• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 O QUADRO TEÓRICO-METODOLÓGICO DA PESQUISA

3.2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO EMPÍRICO E SUJEITOS DA PESQUISA

3.3.2 O questionário

O questionário pode ser entendido como uma técnica utilizada pelo pesquisador para obter informações sobre todo e qualquer dado de seu estudo.

Oliveira (2012, p. 85) corrobora nesse sentido afirmando que “a elaboração de questionários implica a clareza que tem o pesquisador (a) quanto à necessidade de coletar dados que facilitem a obtenção de informações para consecução dos objetivos formulados”.

A autora afirma que “conforme o enunciado desses diferentes tipos de questões, existe a possibilidade de se obter uma maior precisão dos dados”. (OLIVEIRA, 2012, p. 85)

Deste modo, o questionário elaborado constituiu-se de questões fechadas e abertas. As questões fechadas são aquelas nas quais o informante assinala os itens segundo seu ponto de vista. As questões abertas propiciam ao informante a liberdade para formulação de suas respostas, tornando-as mais amplas.

Para analisar as estratégias utilizadas pelos diferentes períodos, foram consideradas as orientações de preenchimento para as questões fechadas apresentadas no quadro 2, assinalando na opção desejada segundo suas dimensões, em cada uma das Semanas Pedagógicas:

Quadro 2 - Orientações de preenchimento do questionário de avaliação do programa de formação continuada na modalidade de Semanas Pedagógicas - 2015

Conceito Significado Orientação

5 Excelente As características são muito boas, algumas são mesmo excelentes, extraordinárias.

4 Muito bom Muitas das características são boas; as falhas ou defeitos não são significativos.

3 Bom Algumas características são boas, mas existem falhas que precisam ser corrigidas.

2 Razoável Existem boas características, mas as falhas ou defeitos se sobressaem.

1 Insatisfatório As características são principalmente negativas, há muitas falhas. D Desconheço

Fonte: A autora.

No caso das questões fechadas do questionário aplicado, os pedagogos deveriam avaliar as proposições feitas e, segundo os critérios apresentados no próprio documento, deveriam assinalar os respectivos campos com um “X”, com questões referentes à:

- relevância dos temas propostos para o trabalho docente na escola;

- adequação dos materiais disponibilizados/ encaminhados pela SEED às escolas;

- orientações metodológicas da SEED para realização das atividades na escola; - desenvolvimento das atividades propostas no interior da escola;

- contribuições dos estudos das Semanas Pedagógicas para o trabalho docente;

- contribuições para organização do trabalho pedagógico da escola (resultados).

O quadro 3 exemplifica a estrutura das questões fechadas do questionário. No apêndice A, está apresentado o questionário completo.

Quadro 3 - Estrutura das questões fechadas

Fonte: A autora.

Dimensões Avaliadas Conceitos Informações documentais da SEED e observações 5 4 3 2 1 D

Relevância dos temas propostos para o trabalho docente na escola

Discussão do PPP como fundamento para elaborar a proposta pedagógica escolar com o coletivo escolar. Adequação dos materiais disponibilizados/ encaminhados pela SEED às escolas

DCEs, PPP, Livros didáticos, Livros didáticos públicos, Acervo da biblioteca do professor, folhas e OAC, propostas curriculares do curso

profissionalizante, cadernos temáticos,

documentos da Educação Especial, textos dos grupos de estudos, Diretrizes curriculares da Educação do Campo, PPC 2006.

Orientações metodológicas da SEED para realização das atividades na escola

Discutir elaborar o PPP, elaborar a PPC e o Planejamento, e o plano de ação da escola Desenvolvimento das

atividades propostas

no interior da escola

Obs: considerar o trabalho desenvolvido na sua escola.

Contribuições dos estudos das Semanas Pedagógicas para o trabalho docente

Obs: considerar o trabalho desenvolvido na sua escola. Contribuições para organização do trabalho pedagógico da escola (resultados)

Obs: considerar o trabalho desenvolvido na sua escola.

As questões abertas do questionário foram as seguintes:

a) Como você avalia a qualidade na participação (nas Semanas Pedagógicas) dos diretores/gestores, professores e funcionários?

b) Após a formação continuada proposta na Semana Pedagógica, você percebeu modificações/ transformações na ação dos professores de sua escola?

c) Considerações finais: estabeleça uma comparação entre as potencialidades e fragilidades de cada estilo de formação continuada nos períodos anteriores, com base na sua experiência profissional.

Os instrumentos utilizados no processo de coleta de dados (cadernos temáticos organizados por datas, questionários e quadros de resumo disponibilizados) tiveram como objetivo subsidiar a análise dos respondentes sobre as propostas desenvolvidas na formação continuada das Semanas Pedagógicas nas escolas, para que os pedagogos pudessem recordá-las e realizar a avaliação do programa formativo, cujos resultados serão apresentados e analisados no próximo capítulo.

CAPÍTULO 4

AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ESTADO DO PARANÁ NA MODALIDADE DE SEMANAS

PEDAGÓGICAS

No rol das mudanças ocorridas no campo educacional brasileiro, desencadeadas pelo processo de reabertura política da década de 1990, o governo estadual, juntamente com a Secretaria de Estado de Educação do Paraná passou a preconizar a defesa da escola pública como dever do Estado e a reorganização das modalidades propostas de Formação Continuada de Professores, dentre elas as Semanas Pedagógicas.

Entende-se que a análise das Semanas Pedagógicas possibilita a compreensão da efetividade de ações tomadas por diferentes governos no que diz respeito à busca pela “educação de qualidade”. Os documentos que norteiam o desenvolvimento das Semanas Pedagógicas caracterizam-se como instrumento estratégico na disseminação de orientações pedagógicas e políticas, visto que seu alcance junto aos profissionais de educação é de grande amplitude e frequência no contexto educacional paranaense.

Assim, pretende-se nesse capítulo apresentar os caminhos percorridos na Formação Continuada de Professores do Estado do Paraná, no período de 2007- 2014, e através do olhar dos pedagogos, analisar a avaliação dos mesmos sobre as práticas desenvolvidas nesta modalidade de formação, considerando as seguintes dimensões: a) relevância dos temas propostos; b) adequação dos materiais disponibilizados pela SEED; c) orientações metodológicas da SEED para a realização das atividades; d) desenvolvimento das atividades no interior da escola; e e) contribuições dos estudos para o trabalho docente e para o trabalho pedagógico.