• Nenhum resultado encontrado

3. METODOLOGIA

3.3. Caracterização Preliminar do Sector

3.3.1. Questionário

O recenseamento das organizações foi realizado através de questionários baseados na web. A opção por este método, em detrimento de outros como a entrevista pessoal, a entrevista telefónica, o questionário postal ou o questionário via correio electrónico, justificou-se pelos motivos apresentados a seguir:

1. Características das unidades de observação: a partir do levantamento realizado, verificou-se que 85% das organizações possuíam sítio web e cerca de 92% informavam endereço de correio electrónico para contacto. Esses dados sugerem uma elevada taxa de acesso a recursos on-line e eliminam um dos principais obstáculos à administração de inquéritos on-line, o erro de cobertura, isto é, o desvio entre a população alvo e a base de sondagem (Couper, 2000, citado em Andrews, Nonnecke & Preece, 2002, p. 9; Schonlau, Fricher et al., 2001, citados em McCalla, 2003, p. 57). Caso parte da população alvo não tivesse acesso a recursos on-line, a base de sondagem representaria um subdomínio da populaçãoo, ocasionando um problema de subcobertura. Este tipo de erro tende a comprometer em maior medida os resultados das sondagens, nas quais é necessário inferir as características de uma população com base em uma amostra desta (da população). A amostra portanto, definida a partir de uma base de sondagem, deve ser representativa da população em causa, de modo a permitir maior precisão na inferência. No caso do recenseamento, o prejuízo causado pela subcobertura consiste em não se conseguir observar todas as unidades da população. Outra característica das unidades de observação que favorece a ferramenta escolhida (questionários web) é que, como se tratam, na sua maioria, de organizações pequenas, com possível acumulação de funções em uma mesma pessoa, o questionário on-line também torna-se mais adequado do que uma entrevista

224

it makes sense to choose cases such as extreme situations and polar types in which the process of interest is “transparently observable.” (Pettigrew 1988, citado em Eisenhardt, 1989, p. 537).

pessoal ou por telefone, pois o respondente (a pessoa dentro da organização que poderá representá-la perante a investigação) pode preenchê-lo no momento que lhe for mais conveniente, podendo entretanto incluir pausas sempre que necessário.

2. Custo e rapidez: o questionário baseado na web representa uma redução substancial de custos (Andrews et al., 2002, p. 2), se comparado com a entrevista pessoal, a entrevista por telefone e o inquérito postal, dada a limitação/eliminação de despesas com entrevistadores, deslocação, chamadas telefónicas ou com serviços postais, impressões, entre outras. Há também vantagens no que concerne à velocidade de distribuição e dos ciclos de resposta (Yun & Trumbo, 2000, Swoboda et al., 1997, citados em Andrews et al., 2002, p. 2), como se depreende a partir da seguinte afirmação:

A revisão da literatura de Ilieva et al. (2002) revela que o tempo médio de resposta em inquéritos on-line é de 5,59 dias, que é substancialmente mais rápido do que os 12,21 dias em inquéritos postais. Então, as cartas-lembrete poderiam ser conduzidas mais cedo em cenários on-line do que em cenários tradicionais, por exemplo após uma semana (Dilmann, 2000)225 (Deutskens et al., 2004, p. 23).

Para além disso, o processamento dos dados é facilitado pois os dados já são recolhidos em formato digital e, de acordo com a tecnologia utilizada para desenho do inquérito, podem também ser automaticamente tabulados.

3. Possibilidade de sofisticação da interface sem exigência de conhecimentos ou capacidades especiais do respondente: esse aspecto prende-se com a comparação entre as duas modalidades de inquéritos on-line – os inquéritos baseados na web e os inquéritos via correio electrónico. Os questionários baseados na web proporcionam maior controlo do formato (todos os respondentes visualizam o questionário praticamente da mesma forma, independentemente do sistema ou dos aplicativos informáticos que utilizam, e não podem alterar as questões ou o layout) e da resposta (há, por exemplo, recursos que definem campos de preenchimento obrigatório ou que podem impedir múltiplas respostas, quando apenas uma é solicitada). Para Andrews et al. (2002, p. 4), as opções textuais, o controlo de formato e a sofisticação de gráficos que o questionário web oferece, e que lhe conferem um aspecto mais cuidado e profissional, importante para a conquista da confiança do respondente, não são comportados pelo questionário via correio electrónico. Manfreda, Batagelj e Vehovar (2002, para. 28) e Deutskens et al. (2004, p. 24) destacam inclusivamente que o realce do aspecto visual dos questionários web afecta positivamente o

225

The literature review from Ilieva et al. (2002) reveals that the average response time in online surveys is 5.59 days, which is substantially faster than the 12.21 days in mail surveys. Hence, follow-ups could be conducted earlier in online settings than in traditional settings, for example after one week (Dillman, 2000). (Deutskens, De Ruyter, Wetzels & Oosterveld, 2004, p. 23).

interesse do respondente em completá-lo. Adicionalmente, aos respondentes, para além do seguimento de uma hiperligação (que será automaticamente carregada num navegador

web), não é exigido nenhum procedimento técnico, tal como instalação ou configuração de

aplicativos, descarregamento ou carregamento de ficheiros, ou envio de ficheiros via correio electrónico.

Não obstante a adequação do questionário baseado na web ao presente trabalho, estudos revelam que suas taxas de respostas podem ser mais baixas do que o inquérito postal (Andrews et al., 2002, p. 11; Daley, McDermott, Brown & Kittleson, 2003, p. 118; Manfreda et al., 2002, para. 6). Assim, algumas acções foram empreendidas no intuito de optimizar a taxa de resposta:

1. Convite por correio electrónico: o correio electrónico pode ser utilizado de forma conjugada ao questionário web, como ferramenta para convidar os indivíduos a participarem do inquérito (Andrews et al., 2002, p. 2). Neste caso, foram enviadas mensagens de correio electrónico individuais para cada empresa, especificando uma pessoa de contacto (reproduzidas no Apêndice I).

2. Garantia de confidencialidade: porquanto, dados os objectivos do inquérito, não era possível garantir o anonimato aos participantes, foi-lhes oferecida garantia de confidencialidade, que significou que apenas os investigadores do projecto teriam acesso aos dados recolhidos e que os mesmos seriam utilizados apenas para os fins académicos declarados (Andrews et al., 2002, p. 5).

3. Incentivo: como incentivo à participação (Andrews et al., 2002, p. 21; Daley et al., 2003, p. 123; Deutskens et al., 2004, p. 22; Manfreda et al., 2002, para. 18) foi oferecido aos respondentes o envio de um relatório, após concluído o estudo, contendo os resultados do inquérito.

4. Seguimento telefónico: segundo Deutskens et al. (2004), o seguimento atempado é uma das acções com maior impacto na taxa de resposta de inquéritos web. Assim, dispondo dos contactos telefónicos dos elementos da base de sondagem, uma semana após o envio dos convites, foi realizado um seguimento telefónico àqueles que ainda não haviam respondido ao inquérito para relembrá-los da solicitação.

No âmbito desta investigação, uma síntese das características do questionário baseado na web, comparativamente a outras ferramentas, pode ser consultada no Quadro 3.2.

Quadro 3.2

Comparativo Entre o Questionário Web e Outras Ferramentas de Recolha de Dados

Entrevista pessoal Entrevista telefónica Questionário postal Questionário por correio electrónico Questionário web Questionário auto-

administrado Não Não Sim Sim Sim

Comunicação

sincrónica Sim Sim Não Não Não

Custo Muito elevado Elevado Elevado Baixo Baixo

Distribuição Lenta Lenta Lenta Rápida Rápida

Resposta226 Imediata Imediata Lenta Rápida Rápida

Possibilidade de rastreio automático do envio/recebimento do questionário

Não se aplica Não se aplica Sim227 Sim Depende228

Conveniência para

investigador Baixa Baixa Alta Alta Alta

Conveniência para

respondente Baixa Baixa Alta Alta Alta

Taxa de resposta Alta Alta Baixa Baixa Baixa

Possibilidade de

envio de lembretes Não se aplica Não se aplica Sim

229 Sim Sim

Possibilidade de sofisticação da interface do questionário

Depende230 Nula Baixa Baixa Elevada

Processamento dos

dados Depende

231 Depende232 Muito lento Lento Rápido

Possibilidade de erros de processamento

Elevada Elevada Elevada Elevada Baixa

Adequação da população-alvo à ferramenta

Baixa Baixa Alta Alta Alta

Fonte: elaborado pela autora, com base na literatura.

226

Relativamente ao momento da distribuição.

227 Há um custo associado ao rastreio (serviço postal específico). 228

É possível, se for utilizado em conjugação com o correio electrónico.

229

Há um custo associado (serviço postal).

230

Aplicável no caso de Entrevista Pessoal Assistida por Computador (Computer Aided Personal Interview [CAPI]).

231

Aplicável no caso de Entrevista Pessoal Assistida por Computador (Computer Aided Personal Interview [CAPI]).

232