• Nenhum resultado encontrado

Questionário final sobre a experiência de leitura extensiva

CAPÍTULO 2 – Metodologia de intervenção e investigação

2.3. Opções metodológicas e instrumentação

2.3.2. Instrumentos utilizados para recolha de informação

2.3.2.4. Questionário final sobre a experiência de leitura extensiva

No final da experiência pedagógica (Março de 2007) foi aplicado aos alunos um questionário sobre o desenvolvimento a mesma (anexo 2. 33). Este instrumento tinha como objectivo aceder às representações dos alunos novamente sobre questões de leitura, desta vez a leitura de hiperficção. Questionou-se os alunos acerca da leitura da Web-serial, na tentativa de descobrir até que ponto este tipo de leitura online tinha alterado os seus sentimentos e a sua atitude geral face à leitura. A questão sobre os recursos disponíveis refere-se, neste questionário, aos recursos disponibilizados pelo próprio site com todas as possibilidades de exploração a que os alunos tiveram acesso. Uma questão incide sobre a aprendizagem autónoma realizada nas as aulas de leitura online através das fichas de leitura e outra sobre a utilidade das fichas de auto-avaliação. Com a excepção da questão sobre os recursos, todas as questões são de resposta aberta, no sentido de proporcionar aos alunos a possibilidade de justificarem as suas opiniões apelando à sua capacidade de auto-reflexão.

Com este questionário pretendeu-se obter informação que permitisse fazer uma avaliação da experiência pedagógica desenvolvida, mais especificamente em termos de repercussão nas concepções e motivações dos alunos para a leitura extensiva em língua inglesa. Apresenta-se, no quadro 2.11, a grelha explicativa do questionário.

Com o intuito de se confirmar ou infirmar as possíveis alterações nas representações dos alunos face à leitura, optou-se pela repetição de algumas questões, ainda que com a introdução de algumas especificações, nomeadamente nas questões 1. e 3. O instrumento foi aplicado aos mesmos alunos, e uma vez mais foram garantidos o anonimato e a confidencialidade das respostas. A sua aplicação foi feita na última aula do projecto de leitura online.

“Questionário final sobre a experiência de Leitura Extensiva”

DIMENSÃO TIPO DE INFORMAÇÃO QUESTÕES

Atitude face à leitura • Representações sobre a leitura de hiperficção

1.Gostaste de ler a obra de leitura extensiva “Crazy World” online? Sentimentos face à leitura • Alterações provocadas por este tipo de

leitura 2. Em que medida é que esta experiência mudou a tua atitude face à leitura em Inglês?

Avaliação dos recursos • Recursos disponíveis no Site 3. Como avalias os recursos utilizados na leitura do conto

online?

Avaliação das tarefas • Opinião sobre as fichas de leitura 4. Como te sentiste ao preencher as fichas de leitura nas aulas? Avaliação das fichas de “Self-

assessment”

• Opinião sobre a utilidade das fichas de auto-avaliação

5. Na tua opinião, qual foi a utilidade deste questionário? Predisposição para a leitura

online

• Vontade de repetir a experiência 6. Se tivesses oportunidade, gostavas de repetir a experiência?

Quadro 2.11 Grelha-síntese do questionário final

2.3.2.5 “Uma viagem pelas aulas”(reflexão retrospectiva)

O instrumento “Uma viagem pelas aulas” (anexo 2. 34) foi apresentado nas aulas da disciplina de Metodologia de Investigação em Educação, da responsabilidade da Doutora Flávia Vieira, no ano lectivo de 2005/2006, quando a professora investigadora frequentou a parte curricular do Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino das Línguas Estrangeiras. Já nessa altura este instrumento lhe pareceu muito interessante, apelativo pelo seu sentido metafórico e passível de ser adaptado para os alunos do ensino secundário, num processo de reflexão18.

18

Na disciplina de mestrado, o instrumento foi usado pelos formandos para a reconstituição semanal das aulas, como estratégia de reflexão sobre as aprendizagens realizadas. Para esta experiência, foi adaptado com o propósito de recolha de dados.

No ano posterior ao desenvolvimento da experiência pedagógica, a professora investigadora teve que leccionar na escola uma disciplina fora da sua área disciplinar. Este facto, que exigiu grande dedicação e estudo noutras áreas do saber, levou a que o tratamento dos dados do estudo de caso e a redacção da dissertação sofressem um atraso significativo. Nesse ano lectivo (2007/2008), os alunos da turma-alvo deste estudo ainda se encontravam na escola, no último ano do seu curso Tecnológico de Informática. A decisão de utilizar o instrumento “Uma Viagem pelas Aulas” não havia sido prevista e prendeu-se essencialmente com dois factores. Por um lado, a professora investigadora tinha alguma curiosidade em descobrir que memórias tinham ficado nas mentes dos alunos sobre a experiência de leitura extensiva online após um ano e com uma atitude provavelmente mais madura e com maior capacidade reflexiva. Por outro lado, o atraso em que se encontrava a redacção da dissertação de mestrado possibilitava recolher ainda alguma informação que fosse relevante para avaliar o impacto da experiência pedagógica. Assim, a professora investigadora solicitou a um dos professores da turma no ano lectivo de 2007/08 algum tempo de uma das suas aulas com a referida turma para passar a ficha de reflexão “Uma Viagem pelas aulas”. É de registar que a reacção dos alunos a esta ficha e à presença da professora investigadora foi muito agradável e os seus comentários denotaram alguma nostalgia, algo que não é absolutamente surpreendente uma vez que a maior parte dos alunos do ensino secundário não tem a disciplina de Inglês no 12º ano, facto que é de lamentar, pois professores e alunos reconhecem a extrema importância do domínio de pelo menos uma língua estrangeira no mundo actual e nas suas vidas quer como técnicos profissionais quer como alunos do ensino superior. O quadro 2. 12 apresenta a síntese das questões do referido instrumento: esas Gabriela Ferraro English School year: 2006/07

EXTENSIVE READING PROJECT  “Crazy World” web-serial by Tim Rhys

www.learnenglish.org.uk/crazyworld/series2/page.asp

Uma Viagem pelas aulas ou… reconstituição das aulas de leitura Destinos ou … intenções da professora

Pontos de interesse / Locais de Paragem

ou … assuntos

Percursos ou … momentos /tarefas

Álbum de memórias ou … reflexão crítica

As respostas dos alunos a este questionário são analisadas no capítulo 3 e aparecem na íntegra, a cor azul, no anexo (3. 3).