• Nenhum resultado encontrado

5 RESULTADOS

5.2 QUESTIONÁRIO REFERENTE À SATISFAÇÃO DO PACIENTE

5.2.1 Em qual clínica foi feita a restauração?

Observou-se que 25% (n=3) das restaurações foram realizadas na clínica II, por alunos da 7ª fase. A grande maioria das restaurações foram realizadas por alunos do último ano (9ª e 10ª fases) do curso de graduação em odontologia, nas clínicas de estágio e em projeto de extensão, totalizando 50% (n=6). Alunos de pós-graduação (mestrado e/ou doutorado) realizaram 25% (n=3) das restaurações.

Gráfico 1 - Em qual clínica foi feita a restauração?

3 25% 2 16.7% 3 25% 1 8.3% 3 25% 0 1 2 3

Clínica II ESAI I ESAI II Podeum Pós-graduação

Nú m er o de P ac ie nt es

5.2.2 Você já realizou tratamento ortodôntico?

Foi questionado aos pacientes se os mesmos haviam realizado tratamento ortodôntico previamente às restaurações. Afirmaram ter realizado tratamento ortodôntico 50% (n=6) dos pacientes, enquanto os outros 50% (n=6) não realizaram.

Gráfico 2 - Você já realizou tratamento ortodôntico?

5.2.3 O(A) aluno(a) que realizou o procedimento restaurador, conversou com você sobre a possível necessidade de realizar tratamento ortodôntico (aparelho) para fechamento dos diastemas (espaços)?

Ainda em relação a tratamento ortodôntico, foi perguntado aos pacientes se, previamente às restaurações, o aluno explicou sobre a possível necessidade de ser realizado o tratamento ortodôntico para fechamento dos espaços. 50% (n=6) dos pacientes afirmaram que o aluno e/ou professor realizaram essa explicação, enquanto os outros 50% (n=6) afirmaram que não foi realizada nenhuma conversa acerca do assunto.

Gráfico 3 - O(A) aluno(a) conversou com você sobre a possível necessidade de realizar tratamento ortodôntico (aparelho) para fechamento dos diastemas (espaços)?

5.2.4 Você desejava realizar esse tipo de restauração ou foi algo proposto pelo(a) aluno(a)? 33% (n=4) dos pacientes relataram que os diastemas não os incomodavam, mas que aceitaram a sugestão feita pelo aluno. Já 66% (n=8) dos pacientes afirmaram que os diastemas os incomodavam, e por isso solicitaram ao aluno que as restaurações fossem realizadas.

Gráfico 4 - Você desejava realizar esse tipo de restauração ou foi algo proposto pelo(a) aluno(a)?

5.2.5 Foi realizado ensaio restaurador?

Em relação ao ensaio restaurador, 75% (n=9) dos pacientes afirmaram que esse foi realizado, enquanto 25% (n=3) relataram que não foi feito nenhum tipo de restauração prévia às definitivas.

Gráfico 5 - Foi realizado ensaio restaurador?

4 33,33% 8 66,66% 0 1 2 3 4 5 6 7 8

Aluno sugeriu Procurou pelo tratamento

Nú m er o de P ac ie nt es

5.2.6 Durante a execução das restaurações foi utilizado isolamento absoluto (lençol de borracha)?

Quando questionados sobre o uso de isolamento absoluto durante a realização das restaurações, 33.3% (n=4) afirmaram ter sido utilizado o isolamento absoluto, enquanto 41.7% (n=5) afirmaram que não foi utilizado e 25% (n=3) não lembravam.

Gráfico 6 - Durante a execução das restaurações foi utilizado isolamento absoluto (lençol de borracha)?

5.2.7 Foi realizada alguma consulta para acabamento e polimento?

Com relação à existência de uma consulta para acabamento e polimento das restaurações realizadas, 83.3% (n=10) dos pacientes afirmaram ter retornado para realizá-la, enquanto 16.7% (n=2) afirmaram não ter sido realizado nenhum procedimento de acabamento e polimento. Essas afirmações também foram conferidas nos prontuários dos pacientes.

5.2.8 Você sentiu algum tipo de sensibilidade após a execução das restaurações?

Quando questionados em relação à sensibilidade dental após a execução das restaurações, 75% (n=9) dos pacientes afirmaram não ter sentido nenhum tipo de sensibilidade, enquanto 25% (n=3) relataram a presença de sensibilidade pós-operatória.

Gráfico 8 - Você sentiu algum tipo de sensibilidade após a execução das restaurações?

5.2.9 Você notou alguma diferença na fala ou apresentou alguma dificuldade após a execução das restaurações? Se sim, qual?

Sobre dificuldades fonéticas ou diversas após a realização das restaurações, 83,3% (n=10) dos pacientes afirmaram não ter apresentado nenhuma dificuldade, enquanto 16,7% (n=2) afirmaram ter tido dificuldades na fala após as restaurações.

Gráfico 9 - Você notou alguma diferença na fala ou apresentou alguma dificuldade após a execução das restaurações? Se sim, qual?

10 83,3% 2 16,7% 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Não Sim, dificuldade na fala

Nú m er o de P ac ie nt es

5.2.10 Você precisou realizar algum tipo de reparo nessas restaurações (por fratura, por exemplo)?

Quanto aos reparos, 58.3% (n=7) dos pacientes afirmaram não ter sido necessário, enquanto 41.7% (n=5) dos pacientes relataram ter sido necessário realizar algum tipo de reparo.

Gráfico 10 - Você precisou realizar algum tipo de reparo nessas restaurações (por fratura, por exemplo)?

5.2.11 Você teve dificuldade de fazer uso de fio dental após as restaurações?

Com relação ao uso do fio dental, 16.7% (n=2) dos pacientes afirmaram que seu uso foi dificultado após a execução das restaurações, enquanto 83.3% (n=10) dos pacientes relataram não ter sentido qualquer diferença.

5.2.12 Sua gengiva apresentou algum tipo de sangramento após as restaurações?

Quando questionados sobre a presença de sangramento gengival após a execução das restaurações, 8.3% (n=1) dos pacientes relataram notar a presença desse, enquanto 91.7% (n=11) dos pacientes não notou alterações no tecido gengival.

Gráfico 12 - Sua gengiva apresentou algum tipo de sangramento após as restaurações?

5.2.13 Você ficou satisfeito com o tamanho dos seus dentes após as restaurações?

Quanto ao tamanho final dos elementos dentais após as restaurações, 91.7% (n=11) dos pacientes apresentaram-se satisfeitos, enquanto 8.3% (n=1) dos pacientes apresentaram-se descontentes.

Gráfico 13 - Você ficou satisfeito com o tamanho dos seus dentes após as restaurações?

5.2.14 Você realizaria essa correção com algum material diferente (cerâmica, por exemplo)?

Sobre a possibilidade de realizar a restauração com outro material restaurador, 58.3% (n=7) dos pacientes relataram que fariam a correção com outro material, enquanto 41.7% (n=5) dos pacientes afirmaram que a resina composta continuaria sendo seu material de escolha.

Gráfico 14 - Você realizaria essa correção com algum material diferente (cerâmica, por exemplo?)

5.2.15 Você recomendaria o seu tratamento para outras pessoas que apresentassem a mesma necessidade?

Quando questionados se recomendariam o tratamento recebido para outras pessoas que apresentassem a mesma necessidade, 100% (n=12) dos pacientes afirmaram que fariam a recomendação.

Gráfico 15 - Você recomendaria o seu tratamento para outras pessoas que apresentassem a mesma necessidade?

5.2.16 Em uma escala de 1 a 5, quão satisfeito você está em relação às restaurações executadas (apenas aquelas com finalidade de fechamento de diastemas)? Sendo: 1. Inteiramente satisfeito; 2. Satisfeito; 3. Mínima crítica; 4. Desejo de melhora; 5. Completamente insatisfeito.

Foi solicitado aos pacientes que aplicassem uma nota de 1 a 5 para o tratamento recebido, quantificando sua satisfação, sendo uma escala inversamente proporcional, com “1” representando “Inteiramente satisfeito” e “5” representando “completamente insatisfeito”.

Com relação ao tratamento recebido, 83.3% (n=10) dos pacientes aplicaram nota “1”, relatando estarem “inteiramente satisfeitos”, enquanto 16.7% (n=2) dos pacientes aplicaram nota “2”, relatando estar “satisfeitos”. Não foram atribuídas notas de “3” a “5”.

Gráfico 16 - Em uma escala de 1 a 5, quão satisfeito você está em relação às restaurações executadas (apenas aquelas com finalidade de fechamento de diastemas)?

Documentos relacionados