• Nenhum resultado encontrado

REFLEXÕES PARA A PROFESSORA PARTICIPANTE SOBRE AS ATIVIDADES:

1. O que foi ensinado? 2. Por que você ensinou isso? 3. Como você acha que foi a aula?

4. Como os alunos reagiram às atividades?

5. O que você pretende fazer para continuar ensinando sob uma perspectiva crítica? 6. Quais observações adicionais ou comentários você teria?

RESPOSTAS DA PROFESSORA PARTICIPANTE ATIVIDADE 1

1. O que foi ensinado?

Nesta aula trabalhamos como gênero textual charge, seus usos e as diferenças entre ele e os quadrinhos, que foram trabalhandos na etapa anterior.

Neste trabalho com as charges discutimos sobre os desenhos apresentados e a crítica que eles apresentam. Os alunos tiveram a oportunidade de comentar se eles participaram de manifestações e se consideram as charges uma forma efetiva de protesto.

2. Por que você ensinou isso?

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de discutir com os alunos sobre os protestos ocorridos no Brasil, enfatizando os pacíficos. Além disto, com esta atividade pudemos revisar o Present Progressive, conteúdo trabalhado anteriormente.

3. Como você acha que foi a aula?

Eu achei que a aula foi bastante dinâmica porque o uso de imagens, como as das charges chama a atenção dos alunos e fazem com que eles pensem sobre a crítica que elas apresentam.

4. Como os alunos reagiram às atividades?

Os alunos reagiram de forma bastante participativa, principalmente durante a atividade em grupo em que cada grupo de quatro alunos teve que explicar o que estava acontecendo na charge.

5. O que você pretende fazer para continuar ensinando sob uma perspectiva crítica? No caso desta unidade, pretendo continuar discutindo com os alunos acerca de diferentes formas de protestos, enfatizando não só os aspectos crítico, mas também trabalhando com os aspectos linguísticos apresentadas na unidade.

6. Quais observações adicionais ou comentários você teria?

Achei que os alunos superaram minhas expectativas ao compreenderem o conteúdo expressos nas charges e ao explicarem de forma clara e crítica o que estava acontecendo em cada figura. No entanto, foi uma pena que o tempo da aula não foi suficiente para que os aspectos lingüísticos fossem explorados com mais profundidade.

ATIVIDADE 2

1. O que foi ensinado?

Primeiramente fizemos uma retrospectiva do que foi trabalhado na aula anterior, os cartoons.

Em seguida, os alunos tiveram que relacionar os nomes de ativistas que se dedicaram a paz com as informações sobre eles. E houve uma discussão em que os alunos discutiram sobre quem esses ativistas representam e opinaram sobre sua melhor forma de protesto.

No momento seguinte discutimos sobre o gênero "biografia", relembrando a que foi lida em sala sobre Mahatma Gandhi. Pequenos grupos foram formados a fim de que os alunos pudessem discutir sobre a vida de Gandhi, sua forma de protesto e os protestos no Brasil.

No final da aula, os alunos assistiram a um vídeo chamado "Isso é Brasil". 2. Por que você ensinou isso?

O objetivo era trabalhar o simple past tense, o gênero biografia, apresentar aos alunos alguns pacifistas famosos e discutir com os alunos sobre formas pacíficas de protesto.

3. Como você acha que foi a aula?

A aula foi interessante, mas gostaria que tivesse tido mais tempo para que os alunos pudessem registrar suas opiniões.

4. Como os alunos reagiram às atividades?

Na primeira parte, sobre os pacifistas, os alunos ficaram meio perdidos pois não sabiam muita coisa sobre os pacifistas para relacioná-las aos seus feitos. A parte que mais chamou a atenção dos alunos foi durante o vídeo "Isso é Brasil".

5. O que você pretende fazer para continuar ensinando sob uma perspectiva crítica?

No caso desta unidade, pretendo continuar discutindo com os alunos acerca de diferentes formas de protestos, enfatizando não só os aspectos crítico, mas também trabalhando com os aspectos linguísticos apresentadas na unidade

6. Quais observações adicionais ou comentários você teria?

Mais uma vez o tempo não foi suficiente para que as atividades pudessem ser realizadas com mais tranquilidade. No entanto, os alunos se envolveram e ficaram interessados principalmente pelo vídeo.

ATIVIDADE 3

1. O que foi ensinado?

Nesta aula trabalhamos com outras formas de protestos pacíficos como discursos e músicas, especificamente a música "We shall overcome" cantada por Joan Baez.

2. Por que você ensinou isso?

O objetivo da aula era disuctir sobre os protestos no Brasil e as formas de protestar, relembrar os pacifistas trabalhados na aula anterior, discutir sobre o discurso de Martin Luther King e sobre a música de Joan Baez.

3. Como você acha que foi a aula?

Em comparação com as aulas anteriores foi mais tranquila em relação a distribuição do tempo. 4. Como os alunos reagiram às atividades?

Eles participaram comentando o que entenderam sobre a letra da música e sua relação com os problemas enfrentados por nós, brasileiros, que precisam ser superados e que foram aboradados nos protestos.

5. O que você pretende fazer para continuar ensinando sob uma perspectiva crítica?

Continuar apresentando temas que proporcionem a reflexão e a oportunidade dos alunos de expressarem suas opiniões.

6. Quais observações adicionais ou comentários você teria?

Esta atividade foi interessante porque nela os alunos puderam, a partir da canção de Baez, discutir sobre inclusão, superação de desafios, sejam eles a nível social quanto pessoal e sobre o papel das músicas como forma de protesto.

REFLEXÃO SOBRE AS ATIVIDADES DE FORMA GERAL

1. Como você percebeu a interação dos alunos com as atividades/reflexões críticas propostas? Achei que muitos alunos se envolveram bastante nas discussões. Eles tiveram a oportunidade de se expressar, de discutir com seus colegas sobre as diferentes formas de protestos pacíficos como charges, músicas e discursos.

2. Houve algum ponto positivo na sua opinião?

O ponto positivo foi que os alunos experimentaram um modelo de aula diferente e em um ambiente diferente da sala de aula. Isto os deixou empolgados tanto quanto os assuntos que foram tratados durante as aulas.

3. Você acha que houve algum ponto negativo?

O ponto negativo foi o tempo. Pelo fato das aulas serem depois do recreio, o tempo da aula foi comprometido. O equipamento eletrônico também contribuiu para uma perda de tempo que resultou em uma perda na execução da atividade.

4. Se você tivesse a chance, faria algo diferente?

Em relação às atividades em si, não. Entretanto, eu teria me preparado melhor e teria desmembrado as três aulas em cinco para que ficasse menos corrido. Também teria dado mais ênfase ao aspecto linguístico, pois ficamos mais no crítico, justificado pela falta de tempo.

5. De que forma as atividades propostas contribuíram ou não para sua prática docente e para suas próximas aulas?

A contribuição foi no sentido de atender aos anseios dos alunos por aulas diferentes e mais dinâmicas que favoreçam mais ainda a oportunidade deles se expressarem.