• Nenhum resultado encontrado

Parte II- Prática Pedagógica

Capítulo 7- Intervenção Pedagógica no 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico

7.2.3.5 Quinta Experiência

1. Nesta quinta experiência, os alunos foram levados a refletir acerca da possibilidade de o oxigénio influenciar a chama de uma vela, uma situação que resultou na formulação de um conjunto de hipóteses que foram devidamente registadas;

2. Explorado o material necessário para a experiência, os alunos colocaram uma vela acesa no centro de um tabuleiro que continha água. Depois de a tarem tapado, à vez, com dois recipientes de tamanhos destintos, os alunos repetiram a situação com os dois recipientes em simultâneo;

3. Por fim, orientei o grupo num diálogo que permitiu, não só uma compreensão dos fenómenos observados, como também um confronto entre as hipóteses formuladas e o resultado observado.

Figura 32- Etapas da quinta experiência

Para cada uma das atividades experimentais exploradas saliento que procurei assegurar que os alunos do 4.ºA agissem com base numa aprendizagem cooperativa, uma vez que a mesma possibilita a aquisição e o desenvolvimento simultâneo de aptidões cognitivas e sociais.

De acordo com Pujolás (2001), referido por Fontes e Freixo (2004), a Aprendizagem Cooperativa constitui “um recurso ou estratégia que tem em conta a diversidade dos alunos dentro de uma mesma turma onde se privilegia uma aprendizagem personalizada que só será possível se conseguirmos que os alunos cooperem para aprender, em detrimento de uma aprendizagem individualista e competitiva” (p. 26). Por esse mesmo motivo, esta é uma estratégia que proporciona que cada aluno desempenhe, não só o papel de protagonista do seu próprio processo de formação, como também o de mediados das aprendizagens concretizadas pelos colegas.

Além do referido, achei pertinente disponibilizar um guião para cada uma das experiências que foram exploradas no âmbito deste projeto. Neste sentido, além de proporcionar um acompanhamento de todos os procedimentos que deveriam ser efetivados, este era um documento que possibilitava o registo das hipóteses formuladas, dos resultados observados e das respostas encontradas para as questões-problema apresentadas.

7.2.4 O Resultado de uma Abordagem Experimental das Ciências

À semelhança do que aconteceu no contexto da EPE, a concretização deste projeto adquiriu uma pertinência indiscutível, na medida em que possibilitou a aquisição de um

conjunto de saberes, competências e capacidades que, certamente, me irão auxiliar enquanto futura profissional na área da Educação.

Além de ter proporcionado consolidar alguns conhecimentos da área da Investigação-Ação, acabei por desenvolver um conjunto de competências e capacidades que asseguraram o sucesso das estratégias implementadas com o grupo com o qual concretizei a minha prática pedagógica no contexto do 1CEB.

Após ter refletido acerca das atividades experimentais que foram propostas, considero que a exploração das mesmas acabou por proporcionar que cada aluno desenvolvesse, progressivamente, uma verdadeira postura de cientista, ou seja, uma postura baseada num pensamento crítico e reflexivo. Deste modo, consegui constar que a adoção dessa atitude resultou numa formulação de hipóteses cada vez mais assertivas, uma situação que me possibilitou concluir que, de facto, estas foram competências e capacidades que o grupo desenvolveu graças à exploração das atividades experimentais que integraram o projeto em questão.

Durante a vivência das fases deste projeto, procurei assegurar, através do estabelecimento de diálogos e debates, uma constante troca de opiniões, previsões e conhecimentos relacionados com o conteúdo subjacente a cada uma das atividades experimentais propostas. Na minha opinião, esta foi uma situação que ocorreu graças ao facto de ter conseguido criar, com o grupo, uma relação de confiança e de segurança, condições que considero serem fundamentais para assegurar um ambiente propício à aprendizagem significativa de qualquer aluno.

Apesar de ter ambicionada a concretização de um conjunto diversificado de atividades experimentais, acabei por orientar apenas a exploração das atividades experimentais apresentadas anteriormente. De uma forma sucinta, esta foi uma situação que teve como causa a necessidade de se fazer cumprir o Currículo do 4.º ano, um currículo bastante exigente e complexo. Contudo, considero que o mencionado não condicionou o sucesso do projeto em questão pois, após ter refletido acerca das fases que o integraram, pude constatar que a concretização do mesmo adquiriu uma pertinência indiscutível, não só para a minha formação enquanto futura profissional na área da Educação, como também para a própria formação e aprendizagem dos alunos que integravam a turma do 4.ºA. Deste modo, para além de me ter possibilitado a aquisição de um conjunto de saberes, competências e capacidades que contribuíram para a melhoria progressiva da qualidade da minha ação pedagógica, constatei que o sucesso das

estratégias implementadas permitiram a criação de um conjunto de situações que, por irem ao encontro dos interesses e gostos do grupo, possibilitaram a concretização de aprendizagens significativas para o percurso escolar dos alunos com o qual desenvolvi a minha prática pedagógica.

Em suma, concluo ter atingido, com sucesso, os objetivos delineados aquando da iniciação deste projeto de Investigação-Ação pois, para além de ter efetivado o mesmo com base na revisão preliminar acerca da problemática selecionada e no que está estipulado no Programa de 4.ºano do Estudo do Meio, consegui adotar um conjunto de estratégias que, enquadradas com as caraterísticas, as necessidades e os gostos dos alunos do 4.ºA, possibilitaram a exploração de uma temática fundamental à formação de qualquer cidadão capaz de agir com base num pensamento reflexivo e crítico.

7.3- Intervenção Educativa com o Grupo de Alunos do 4.ºA

A prática pedagógica efetuada com o grupo de alunos do 4.ºA possibilitou o desenvolvimento e a exploração de atividades que foram propostas tendo em conta, não só os objetivos homologados nos Programas e Metas Curriculares estipulados para o 1CEB, como também os temas nomeados no PEEB1/PE da Achada. Além do referido, procurei efetivar toda a minha ação pedagógica em conformidade com as caraterísticas, as necessidades e os interesses de todos os alunos que integravam o grupo.