• Nenhum resultado encontrado

QUINTO PLANO DA VIDA – O PLANO ENCANTADO

No documento APOSTILA COMPLETA - LIVRO (páginas 104-107)

Dessas duas partes, uma predominará e distinguirá o novo ser, emanado por Deus, como ser macho ou ser fêmea E o novo ser, se

AS 33 DIMENSÕES DUAIS QUE FORMAM O QUARTO PLANO DA VIDA

9.6. QUINTO PLANO DA VIDA – O PLANO ENCANTADO

Este plano da Vida é formado por quarenta e nove dimensões tri- energéticas, pois o “meio ambiente” delas é formado por combinações de energias elementais puras amalgamadas com energias mistas das dimensões elementais duais.

As bases dessas dimensões encantadas são as energias mistas que, acrescidas de uma terceira energia elemental pura, criam as condições ideais para que no Quinto Plano da Vida os seres, já com o emocional desenvolvido e equilibrado, apurem a sensibilidade, a sensitividade e a percepção, depurando suas faculdades mentais dos vícios dos instintos básicos da vida.

Estas dimensões tri-energéticas são distribuídas assim: Sete Cristalinas Sete Minerais Sete Vegetais Sete Ígneas Sete Eólicas Sete Telúricas Sete Aquáticas

Sendo que, tal como nas dimensões duais, estes elementos são básicos ou os primeiros elementos. Quanto aos outros dois, o segundo repete as dimensões duais e o terceiro entra como elemento neutralizador, ativador ou apassivador.

Todas as hierarquias são polarizadas porque as dimensões encantadas destinam-se a abrir os sentidos e as faculdades dos seres e definir sua diferenciação e individualização segundo as vibrações mentais das divindades que regem estas dimensões tri-energéticas.

Assim sendo, um ser dual, no Quinto Plano da Vida manterá sua qualidade e sua qualificação, mas acrescentará um campo bem definido, onde se distinguirá, se afixará e permanecerá, até que todas as faculdades mentais de um dos sete sentidos tenham aflorado e sido trabalhadas, conscientizando-o sobre si mesmo, pois já não é um ser movido pelos instintos, mas sim por um dos sete sentidos da Vida.

Saibam que um ser, quando deixa o Quarto Plano da Vida e é conduzido ao Quinto, já tem bem definido o terceiro elemento que irá amoldá-lo e direcionar sua evolução “encantada”.

Se denominamos este estágio evolutivo de “Encantado”, é porque no Quinto Plano da Vida os tronos regentes atuam através dos “sentidos”dos seres, conduzindo-os de tal forma, que as faculdades relacionadas a um sentido afloram e amadurecem, expandindo a capacidade mental deles.

Como cada sentido está relacionado a um fator, uma essência, um elemento, uma energia, um magnetismo planetário e uma vibração divina, então nós chamamos esses seres do Quinto Plano da Vida de:

Encantados Cristalinos Encantados Minerais Encantados Vegetais Encantados Ígneos Encantados Eólicos Encantados Telúricos Encantados Aquáticos

Cada um desses reinos está voltado para o despertar de uma faculdade relacionada com um sentido da Vida. Se pertencer a uma dimensão da Fé ou cristalina, ali o ser só desenvolverá uma faculdade da fé, e nada mais.

Isto ocorre porque no Quinto Plano os seres deixaram de ser guiados pelos instintos e começam a ser guiados pelos sentidos da Vida, que são mentais, enquanto os instintos são regidos pelo emocional. Os seres do Quinto Plano da Vida vão se tornando, cada vez mais, senhores de suas faculdades mentais relacionadas com um dos sete sentidos da Vida, ao ponto de chegar um momento em que tornam-se irradiadores naturais de vibrações mentais capazes de movimentar energias relacionadas a eles, assim como tornam-se geradores naturais de um composto energético triplo, mas no qual predomina a energia que o distingue. Se é um ser mineral, será a energia mineral que predominará nas suas gerações e irradiações energéticas, capazes de envolver alguém e despertar de imediato sentimentos relacionados com a energia que irradia o tempo todo.

Sim, um ser encantado plenamente desenvolvido nas muitas faculdades de um dos sete sentidos da Vida é em si mesmo, um manifestador natural desse sentido da Vida, irradiando uma energia que é absorvida pelo nosso sentido correspondente, e que faz com que aflorem em nós sentimentos relacionados com o “encanto” do ser encantado.

Na falta de um termo que defina melhor isso que acontece no Quinto Plano da Vida, podemos defini-lo como sendo um estágio “encantado”, porque se um espírito (nós) for envolvido pelas irradiações de um ser

encantado que irradie a fé, este espírito se voltará totalmente para as coisas da fé. Então, ele irá viver sua fé com ardor, ou se sentirá infeliz.

Os tronos encantados exercem essa função: encantar os seres colocados sob suas regências divinas. Logo, um ser, encantado por um trono encantado cristalino ou Trono da Fé, só se sentirá pleno em si mesmo se vivenciar intensamente sua religiosidade, toda voltada para o Mistério da Fé irradiado pelo seu trono regente, chamado por ele de “Pai” ou “Mãe”.

Sim, os tronos são chamados de “Pai” ou “Mãe” pelos seres que vivem sob sua irradiação direta; são chamados de “Senhor meu Pai” ou “Senhora minha Mãe” pelos seres que vivem sob sua irradiação inclinada; e são chamados de “meu Senhor” ou “minha Senhora” pelos seres que vivem sob outras irradiações.

No Quinto Plano da Vida, os seres vivem as suas divindades com tanta intensidade, que quando um ser encantado vem visitar a dimensão espiritual, tem dificuldade para entender porque os espíritos encarnados vivem duvidando da existência de Deus e de Suas divindades.

Mas assim que descobrem que até eles, caso voltem seus olhos para seus regentes encantados, os verão inclinados, se conformam com as dificuldades dos espíritos encarnados em internalizar as irradiações das divindades, assim como entendem a importância que os templos assumem em nossa vida nos aspectos da Fé, pois dentro de um, aí sim, as divindades de deus são vistas de frente e parecem estar bem diante de nós, os espíritos encarnados.

Outra forma de termos de frente para nós uma divindade, é “assentando- a” em nosso templo ou irmos ao ponto de forças da natureza onde ela tem seu santuário natural e onde podemos oferenda - lá e reverenciá-la naturalmente.

Este é o fundamento das divindades na Umbanda: elas são reverenciadas em nosso templo ou nos pontos de forças da natureza, pois nestes dois locais elas estarão de frente para seus filhos de Fé.

Bem, o fato é que o Quinto Plano da Vida é formado por quarenta e nove dimensões tri-energéticas e cada dimensão possui sete faixas vibratórias positivas e irradiantes, sete faixas vibratórias negativas e absorventes e uma faixa neutra, que é a entrada para os seres que superaram o estágio dual do Quarto Plano da Vida.

9.7. SEXTO PLANO DA VIDA – PLANO NATURAL OU ESTÁGIO

No documento APOSTILA COMPLETA - LIVRO (páginas 104-107)