• Nenhum resultado encontrado

RAZÕES DO CRESCIMENTO DO TURISMO DE EVENTOS

No documento Turismo e Hotelaria para (páginas 157-159)

TÓPICO 2 – TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS

2.1 RAZÕES DO CRESCIMENTO DO TURISMO DE EVENTOS

Os eventos são, incontestavelmente, o maior e melhor meio de desenvolvimento nacional, de fomento da economia, de geração de empregos, juntamente com o desenvolvimento da infraestrutura turística, do turismo natural, rural e cultural [...]”. (BRITTO; FONTES, 2002, p. 349).

De acordo com Chon (2014) é impossível definir somente um fator responsável pelo crescimento da indústria de eventos. Existem vários fatores, mas a explosão da disponibilidade de conhecimento e a maior facilidade de realizar viagens aéreas são os principais.

Vale destacar que as informações sejam talvez uma das principais responsáveis, pois as pessoas se reúnem em prol da troca de conhecimento. Nos últimos 40 anos, a disponibilidade das informações explodiu. A informação está ao alcance de todos, através do computador, pois é possível trocar, manipular e disseminar grandes quantidades de informação sobre qualquer assunto. A informação está tão vasta, que é humanamente impossível absorver toda essa informação, e muito se justifica pela velocidade de acesso. Aliás, a maior parte das pessoas não consegue nem mesmo se manter a par das informações de sua própria área de desempenho. A ida a reuniões, convenções e exposições é para saber o que está acontecendo em suas áreas, contar o que estão fazendo e trocar ideias (CHON, 2014).

Para complementar esse assunto, observe esse fragmento da matéria INFORMAÇÃO EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO, ele está disponível no site dos Administradores.com e foi escrito pelo Carlos Eduardo da Costa.

1 INTRODUÇÃO

A sociedade vem passando por inúmeras mudanças em todas as áreas do conhecimento. Os impactos produzidos na sociedade através dos meios de comunicação altamente sofisticados como a TV, satélite, internet, têm provocado modificação no estilo de conduta, atitudes, costumes e tendências das populações mundiais, principalmente no Brasil. É importante ressaltar que essas mudanças só ocorrem por causa do avanço das tecnologias, sobretudo no ramo das telecomunicações. Isto é percebido diariamente em todos os países do mundo, principalmente os mais evoluídos, pois os mesmos produzem tecnologia de forma acelerada e com uma eficiência singular. O aumento das tecnologias da comunicação e informação impulsiona ainda mais o processo de mudança comportamental no Brasil e no mundo, isso acontece porque todos os envolvidos com essas, tem que se adaptar a elas para se estabelecerem no mercado ou na vida de um modo geral. A globalização tem aumentado na mesma velocidade em que os meios de comunicação vêm se aperfeiçoando e expandindo suas fronteiras. Internet, MSN, GPS, guerras em tempo real (CNN na Guerra do Golfo), mostram que cada vez mais a informação chega mais

rápido e com mais voracidade, e quem não estiver preparado para saber como aproveitar o momento certo, poderá ficar para trás e deixar a concorrência passar à frente.

2 NOVA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

As novas tecnologias da informação estão integrando o mundo em redes globais de comunicação. A tendência social e política característica da década de 90 é a construção de um mundo cada vez mais globalizado, integrado mutuamente com tudo e com todos. A mudança histórica das tecnologias mecânicas para a tecnologia da informação ajuda a desmistificar a ideia de soberania e autossuficiência promovida no passado. Sem dúvida, desde o início da década de 70, a inovação tecnológica tem sido conduzida pelo mercado, provocando uma difusão mais rápida dessa inovação. Na realidade, a inovação descentralizada estimulada por uma cultura de criatividade tecnológica e por modelos tecnológicos de sucesso é que as tecnologias prosperam. Países como China e Índia onde até pouco tempo atrás eram países fechados à nova ordem mundial do capitalismo, começaram a abrir-se para o mundo e a aproveitar essa onda nas mudanças da tecnologia da informação. Hoje mais da metade dos computadores do mundo são produzidos na China, mas até pouco tempo atrás o acesso à internet era quase que proibido a população. Hoje o número de internautas alcançou 137 milhões ou 10% da população total do país. Ainda está longe dos quase 20% do Brasil, mas caminha a passos largos para se tornar uma nação poderosa em termos de tecnologia da informação.

3 AS MUDANÇAS NA SOCIEDADE E NA INFORMAÇÃO

A Revolução Industrial começou na Inglaterra, quando a máquina a vapor foi inventada, na metade do século XVIII. Logo surgiram as ferrovias e indústrias. As pessoas trocaram o campo pela cidade. As mudanças tecnológicas praticamente cessaram no século XIX, quando surgiram várias inovações: motor de combustão interna, eletricidade etc. que alteraram a economia mundial. Essa, por sua vez, gerou uma nova classe de trabalhadores, aumentou o número de pessoas com acesso à educação e que tinham dinheiro. Começaram os problemas de desemprego, surgiu o materialismo e a decadência das famílias acelerou.

FONTE: <https://administradores.com.br/artigos/informacao-em-tempos-de-globalizacao-a- transformacao-da-sociedade>. Acesso em: 18 abr. 2019.

A hospedagem também foi bastante influente no processo de crescimento da indústria de eventos, pois com

[...] o resultado do excepcional aumento do número e do tamanho dos eventos, os hotéis tiveram de se adaptar, tornando-se maiores fisicamente. Em consequência, hoteleiros de todos os tamanhos adaptaram seus serviços para esses clientes e aumentaram os lucros oriundos desse segmento. Cadeias como Sheraton, Hilton e Hyatt e, posteriormente, Radisson, Omni e Marriott monopolizaram o mercado nos Estados Unidos. Hoje, esses estabelecimentos continuam a receber a maioria dos eventos realizados em hotéis (CHON, 2014, p. 256).

A oportunidade de melhorias na área de eventos também fez com que os centros de convenções evoluíssem. Nos últimos 35 anos, os centros de convenções foram sinônimo de expansão da indústria hoteleira. Espaço, acessibilidade e locais de armazenagem tornaram os centros de convenções ideais para reuniões, convenções e exposições (CHON, 2014).

DICAS

O Coliseum, em Nova York, foi provavelmente o primeiro centro de convenções construído para acomodar grupos de diferentes tamanhos. Concluído em 1958, oferecia flexibilidade: paredes móveis com isolamento acústico para dividir grandes áreas, lugares específicos para fazer a inscrição dos participantes, variedade de opções para iluminação e rampas para os andares de exposições mais baixos. Hoje, centenas de cidades ao redor do mundo vangloriam-se de seus centros de convenções.

FONTE: CHON, Kye-Sung. Hospitalidade: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

2.2 EVENTOS ESPECÍFICOS DA SAÚDE OFERTADOS NA

No documento Turismo e Hotelaria para (páginas 157-159)

Documentos relacionados