• Nenhum resultado encontrado

1. FASE 1 O RECONHECIMENTO DO AMBIENTE HOSTIL

1.2 O EXÉRCITO INIMIGO (conceitos e tipologia dos newsgames)

1.2.3 Newsgames documentários (Documentary Newsgames)

1.2.3.3 Realidade Processual (Procedural Reality)

Games de realidade processual vão além da simulação que apenas retrata o acontecimento e seus efeitos, possuem um conjunto de regras que

modelam os comportamentos do jogador para que ele reflita sobre cada ação realizada (BOGOST; FERRARI; SCHWEIZER, 2010).

Os jogos dessa categoria apresentam foco maior no conteúdo, explicitando o contexto e colocando os personagens para atuar dentro dele de modo que cada ação realizada pelo jogador ocasione um desfecho diferente. Não existe uma narrativa linear como nos jogos de realidade operacional, tão pouco os elementos que remetem ao fato real são retratados de maneira abstrata como nos jogos de realidade espacial. A mecânica é planejada para que o jogador compreenda o conteúdo na medida em que interage.

Enquanto os textos no jornalismo investigativo em geral descrevem a história elucidando os fatos com exemplos, um newsgame documentário de realidade processual pode apresentar esse mesmo conteúdo, mas também amplia sua compreensão ao permitir que o jogador interaja com o fato retratado e reflita sobre como ações diferentes poderiam influenciar a realidade ali simulada.

As regras e parâmetros de sistemas de jogo podem ser usadas para revelar informações dramaticamente, para tornar conceitos tangíveis e produzir cenários alternativos para explorações e comparações adicionais. [...] O jogador de um jogo documentário processual viria a entender não somente os fatos e resultados de uma história, mas também os sistemas implícitos que causaram o acontecimento (BOGOST, FERRARI, SCHWEIZER, 2010, p. 70 – tradução nossa)40.

O Combate do Barro Vermelho41, divulgado em 2011 pelo jornal

Zero Hora, é um exemplo que ilustra essa categoria, e se assemelha aos jogos de estratégia. Seja controlando as tropas imperiais ou farroupilha, o

40 Originalmente “The rules and parameters of game systems can be used to

dramatically reveal information, to make concepts tangible, and to produce alternative scenarios for further exploration or comparison. Games thus offer a compelling form for the issues approached by investigative journalism, if those issues are unpacked into the behaviors of a simulation. The player of a procedural documentar game would come to understand not only the facts and outcomes of a story but also the underlying systems that caused it to come to pass”.

41 Disponível em < http://www.clicrbs.com.br/swf/game_farroupilha/index.html>

objetivo do jogador é derrotar o inimigo e tomar o poder sobre a vila de Rio Pardo, remetendo assim ao confronto que ocorreu em 30 de abril de 1838. Figura 19 - Paciência e estratégia são essenciais para vencer no newsgame O

Combate do Barro Vermelho

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/swf/game_farroupilha/index.html A vitória pode ser conquistada de três formas: destruindo a base inimiga, conquistando todos os nove territórios, ou ter sobre seu domínio a maioria dos territórios quando acabarem os 10 minutos de jogo. No batalhão estão disponíveis quatro tropas de ataque e duas de auxílio, cada uma com habilidades e tempo de treinamento distintos.

A “Banda” ou “Músico” é uma tropa que não ataca, mas se convocada ao campo de batalha acelera o recebimento da “moral da tropa”. Quanto mais moral, mais rápido as tropas são treinadas e enviadas ao combate, no entanto, cada tipo de tropa apresenta um custo de moral diferenciado. Para recrutar um músico são necessários 25 pontos de moral. O “Homem da Bandeira” também não ataca e requer 25 pontos de moral para ser treinado, no entanto, é a única unidade capaz de ocupar os territórios do mapa. A “infantaria” é a unidade de ataque mais rápida e barata, apenas 5 pontos de moral, no entanto, é a mais vulnerável, pois suas espadas só permitem ataques a curta distância. Empunhando rifles, a “artilharia” custa 10 pontos de moral, possui alcance um pouco melhor que a “infantaria”, mas tem velocidade reduzida. Custando 20 pontos de moral, a “cavalaria” tem uma velocidade razoável e, embora ataque a

curta distância, o cavalo amplia a resistência da unidade e possibilita vantagem contra as outras tropas que lutam a pé. Por fim, mais lentos e mais caros, os canhões compensam o custo de 40 pontos de moral ao possibilitarem ataques a longa distância e destruírem qualquer tropa com apenas um tiro.

A realidade processual se manifesta em O Combate do Barro Vermelho pelo fato do newsgame permitir que o jogador escolha as suas ações, de modo que para vencer o combate é necessário testar diversas estratégias. Para atingir o objetivo é necessário analisar qual a melhor combinação de tropas, observar a movimentação inimiga, avaliar se para determinada situação é mais proveitoso, por exemplo, convocar tropas mais rápidas e baratas ou economizar para treinar os canhões.

O caráter jornalístico do game não se limita apenas à representação do conflito entre farroupilhas e imperiais. Ao acessar o botão “saiba mais” no menu, o jogador terá contato com informações históricas sobre a Revolução Farroupilha, o jornal “O Povo”, além de conhecer um pouco dos personagens que se destacaram na revolução.

O jogo apresenta ainda informações sobre o desfecho real do conflito, mas dá ao jogador a possibilidade de contrariar a história e sair vitorioso com as tropas imperiais. Além disso, no canto superior esquerdo da tela de jogo, insígnias representam as unidades disponíveis para treinamento. Ao clicar sobre elas inicia-se o treino e ao posicionar o mouse sobre cada uma delas o jogador pode ler informações sobre como determinada tropa se posicionava em batalha e quais características os homens precisavam ter para atuar naquela função. Caso o jogador deseje ele pode posicionar seu exército de forma contrária a original, por exemplo, mandando canhões na linha de frente quando na realidade eles eram escalados atrás da infantaria.

Tais ações podem fazer o jogador refletir sobre as consequências que um exército tende a sofrer caso seja guiado por uma tática errada e, juntamente com as outras características apresentadas, essa reflexão enquadra O Combate do Barro Vermelho como newsgame documentário de realidade processual.