• Nenhum resultado encontrado

1. FASE 1 O RECONHECIMENTO DO AMBIENTE HOSTIL

1.2 O EXÉRCITO INIMIGO (conceitos e tipologia dos newsgames)

1.2.1 Newsgames de eventos recentes (Current Events Newsgames)

1.2.1.3 Jogos de Tablóide (Tabloid Games)

Oposto aos Reportage Games, que tendem a abordar conteúdos mais relevantes considerados Hard News (como política, educação, economia, etc), os Tabloid Games têm seu conteúdo focado nas soft news, ou seja, notícias cujo foco é entreter o público trazendo conteúdo sem relevância social, como curiosidades relativas ao mundo das celebridades. Devido a sua baixa complexidade técnica e sem necessidade de pesquisa aprofundada, este estilo de jogo é disseminado com frequência por criadores anônimos, não necessariamente vinculados a algum veículo de notícias.

Bogost, Ferrari e Schweizer (2010) mencionam como exemplo o jogo Hothead Zidane20, transportando o jogador para 2006, na final da

Copa do Mundo de futebol, quando Zinedine Zidane, então atacante da seleção francesa, deu uma cabeçada no defensor da seleção italiana Marco Materazzi.

Figura 10 - O newsgame retrata a atitude nada amistosa de Zidane

Fonte: http://goo.gl/wv8ik0

20 Disponível em

<http://www.corriere.it/Primo_Piano/Sport/2006/07_Luglio/10/pop_zidane.sht ml> Acesso em5 de outubro de 2015.

A mecânica do newsgame é simples, de modo que através do mouse, o jogador controla Zidane pelo campo e ao clicar efetua a cabeçada. No mesmo ambiente, vários clones de Materazzi vão em direção ao jogador francês e após acertar dez golpes no zagueiro italiano o jogo termina, com as imagens do árbitro mostrando o cartão vermelho e na sequência a de Zidane deixando o gramado.

Um exemplo brasileiro é o jogo intitulado Bolinha de Papel no Serra21 que fazendo jus ao nome retrata o fato ocorrido em 2009 durante

a campanha presidencial. Na ocasião o candidato do PSDB José Serra caminhava pelo bairro carioca de Campo Grande e foi atingido supostamente por uma bola de papel. No momento do ocorrido, Serra sentiu que havia sido atingido por algo, mas, por desconhecer o objeto arremessado e sentir desconforto, minutos depois chegou a ser levado ao hospital para realização de exames, sem nada grave ser diagnosticado. Os veículos divergiram ao noticiar o fato e enquanto uns afirmavam que Serra havia sido atingido por uma bola de papel outros diziam se tratar de um rolo de fita adesiva, sendo essa última considerada versão oficial horas mais tarde.

Figura 11 - O newsgame foi uma forma de satirizar o episódio

Fonte: http://jogosonline.uol.com.br/bolinha-de-papel-no-serra_1931.html.

21 Disponível em <http://jogosonline.uol.com.br/bolinha-de-papel-no-

O newsgame apresenta mecânica simples, utilizando apenas o mouse. O jogador controla uma mão segurando uma bola de papel e ao clicar ela é arremessada, no intuito de acertar José Serra que aparece aleatoriamente ao fundo e logo depois esconde-se atrás da bancada do Jornal Nacional. Após 30 segundos o jogo finaliza e surge a imagem de uma tomografia do personagem Homer Simpson e logo abaixo a pontuação do jogador.

Figura 12 - Os elementos do newsgame, além de satirizar, tendem a sugerir uma possível manipulação do fato pela Rede Globo

Fonte: http://jogosonline.uol.com.br/bolinha-de-papel-no-serra_1931.html. O newsgame satiriza o fato, mas parece ir um pouco além devido aos elementos gráficos que apresenta. Enquanto o jornal SBT Brasil da emissora concorrente divulgou horas antes uma reportagem com um vídeo no qual percebe-se, quase nitidamente, que o objeto arremessado trata-se de fato de uma bola de papel, foi justamente nesse telejornal da Rede Globo de Televisão, transmitido no horário nobre, que a informação da fita crepe foi disseminada com mais afinco mesmo que as evidências se resumissem a depoimentos e uma foto do cinegrafista da rede globo, na qual José Serra aparece com as mãos na cabeça.

Mais tarde o SBT mudou a versão no telejornal da meia noite, e na edição do SBT Brasil do dia seguinte, informando que primeiramente Serra teria sido atingido pela bolinha de papel e depois, em outro momento, por outro objeto. A controvérsia repercutiu ainda por blogues na internet que insinuavam uma suposta manipulação dos fatos pela Rede Globo no intuito de apoiar o candidato tucano.

Analisando esse contexto pressupõe-se que o cenário escolhido em Bolinha de papel no Serra foi proposital, pois ao colocar o candidato José Serra se esquivando para trás da bancada do Jornal Nacional, sutilmente o newsgame passa a mensagem de que José Serra estaria sendo protegido pelas matérias da Rede Globo. Além disso a tela final também pressupõe uma crítica tanto no texto quanto na imagem.

O texto “Resultado da Tomografia” satiriza o encaminhamento de Serra ao hospital para fazer exames quando uma bolinha de papel supostamente não ocasionaria dano algum. Já em “Serra levou X pontos”, sendo X a quantidade de acertos no jogo, a palavra “levou” pode remeter aos números das pesquisas eleitorais onde, na ocasião, Serra estava atrás da candidata petista Dilma Rousseff.

Por fim a imagem da tomografia de Homer Simpson, na qual se dá destaque ao cérebro reduzido em comparação a um cérebro de um adulto, remete a uma expressão proferida por Willian Bonner, âncora do Jornal Nacional, para professores da Universidade de São Paulo (USP) durante uma visita às instalações da emissora. Na ocasião o editor chefe e apresentador teria dito que na escolha das pautas ele leva em consideração o perfil do expectador médio do noticiário, definidos por ele como Homer Simpson. Laurindo Lalo Leal Filho, um dos professores presentes na visita, julgou a comparação como um menosprezo a inteligência do espectador, visto que o personagem criado por Matt Groenning, dentre outras coisas, é conhecido por ser sedentário e não muito inteligente. A indignação de Laurindo ganhou visibilidade quando ele escreveu um artigo22 falando da experiência e, embora posteriormente Bonner tenha se retratado em nota23 dizendo que Laurindo interpretou sua fala erroneamente, a opinião do professor ainda é sinônimo quando se pretende criticar a Rede Globo.

Nesse sentido, ao colocar a imagem no newsgame, pode-se pressupor que as informações divulgadas pelo Jornal Nacional no incidente com José Serra, mesmo que não sejam verdadeiras, irão ser

22 Disponível em: < http://goo.gl/clBLAk> Acesso em 10 de outubro de 2015. 23 A matéria do jornal O Estado de São Paulo apresenta trechos dessa nota e

explica que as reais intenções de Bonner não eram de menosprezo, mas sim explicar que as escolhas das pautas têm o objetivo de disponibilizar de maneira didática conteúdos que atinjam todos os níveis sociais e graus de escolaridade. A matéria está disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,homer- simpson-o-brasileiro-medio-segundo- bonner,20051206p5280> Acesso em 10 de outubro de 2015.

assimiladas por esse público não muito inteligente, assim como Homer Simpson assimilaria.

Embora não tenham a intenção de apresentar conteúdos de forma mais profunda, Bogost, Ferrari e Schweizer (2010) destacam que os Tabloid Games são importantes para os veículos, pois comumente transformam assuntos irrelevantes em chamariz para outros conteúdos dos sites, sejam esses jornalísticos ou publicitários. Os autores destacam ainda que por apresentarem uma mecânica simples os Tabloid Games “são muitas vezes melhorados e reinterpretados por game designers amadores” (BOGOST; FERRARI; SCHWEIZER, 2010, p.16 - tradução nossa)24, motivo pelo qual podem ser encontrados jogos parecidos em veículos distintos.