• Nenhum resultado encontrado

Realizando o trabalho 25 Qualidade

No documento Manual do benchmarking (páginas 160-163)

Anexo C: Questionário UNIDO/Probe

SEÇÃO 4: Realizando o trabalho 25 Qualidade

1 As coisas não acontecem sempre da mesma forma. O controle (inspeção) assegura a qualidade.

3 As boas práticas se aplicam sempre da mesma forma.

5 Evidência: procedimento documentado para melhorar a forma de fazer o trabalho.Nós estamos sempre melhorando as nossas (melhores) práticas.

26. Melhoria nos processos do negócio

1 Nós não temos tempo suiciente para analisar e melhorar os processos do negócio. 3 Nós usamos, frequentemente, o nosso tempo para melhorar os nossos processos. 5 Nós analisamos, regularmente, os nossos principais processos do negócio e a sua gestão. Quando necessário, nós os redesenhamos.

Evidência: procedimento formalizado para revisar processos e melhorias realizadas.

27. Tempo de reação (Pedidos e situações urgentes)

1 Algumas vezes devagar e sem reação.

3 Bastante rápido, especialmente em situações relacionadas aos clientes. 5 O cliente é atendido prontamente, às vezes, em regime urgente.

28. Como nós mensuramos?

1 Comparamos o faturamento com o custo para produzir. 3 Medimos custo, eiciência e produtividade. 5 Monitoramos a satisfação dos clientes, dos funcionários,aumento de vendas, saúde, acidentes...

Estudos da Pós-Graduação 160

29. Tempo necessário (lead time de entrega)

1 Às vezes, perdemos alguns pedidos, pois nosso tempo de entrega é muito longo. 3 Nossa velocidade não é um diferencial para ganhar pedidos. 5 Nós ganhamos pedidos, pois somos mais rápidos do que a concorrência.

30. Ritmo de produção. Como controlamos o ritmo de produção?

1 Parece que estamos sempre correndo para terminar o trabalho no prazo. 3 Alguns trabalhos precisam ser monitorados para icarem prontos no prazo. 5 A maioria dos trabalhos seguem sem problemas e raramente temos

diiculdades em não atender requisitos.

31. Prazo de entrega. Nós executamos o trabalho no tempo?

1 Nós tentamos sempre entregar nas datas prometidas, mas, inevitavelmente, ocorrem atrasos. 3 Na maioria das vezes entregamos no prazo, mas nem sempre é possível. 5 Sempre que prometemos cumprimos. Exceções são raras.

32. Manutenção de máquinas e equipamentos (informática)

1 Fazemos somente manutenção corretiva (após quebra). Talvez seja esta acausa dos nossos problemas com equipamentos e atrasos de entrega.

3 Nós temos plano de manutenção baseado nos fabricantes.Temos segurança de dados e back-up.

5

Manutenção preventiva com participação dos operadores (TPM). Nós nos antecipamos aos problemas e investimos para preveni-los.

Evidência: plano de manutenção preventiva, preditiva e TPM.

33. Como nós selecionamos fornecedores

1 Menor preço.

3 As decisões de compra são baseadas em preço, prazo e qualidade. 5 Eles são envolvidos no planejamento e entrega de nossos produtos.Nós procuramos fornecedores como extensão de nossa empresa.

Evidências: relacionamento a longo prazo baseado na transparência e coniança.

34. Desempenho dos fornecedores (coniança)

1 Nós temos, frequentemente, problemas com qualidade e prazo. 3 Nós temos, ocasionalmente, problemas com qualidade e prazo. 5 Nós coniamos nos nossos fornecedores. Evidência: avaliação de desempenho.

35. Como lidamos com segurança e saúde

1 Achamos que fazemos o que é legal.

MANUAL DO BENCHMARKING: um guia para implantação bem-sucedida 161

5 Nós temos uma abordagem estratégica e pró-ativa para as questões de segurança e saúde com políticas bem implementadas e muito além dos requisitos legais.

36. Sustentabilidade. Nosso negócio é sustentável?

1 Nosso negócio desconhece ou não prioriza minimizar o impacto denossas atividades na sustentabilidade. 3 Nós identiicamos aspectos ambientais, econômicos e sociais de nossasatividades e estamos tendo progresso nestas questões.

5

Nosso negócio é um exemplo de boas práticas sustentáveis com energia, material e outros recursos relacionados com aspectos ambientais, econômicos e sociais. Nós inluenciamos

positivamente outras empresas com fornecedores.

37. Qual é o impacto que temos no meio ambiente e na sociedade?

1 Nosso negócio desconhece o impacto ou sabe que o impacto é signiicante e negativo. 3 são reduzidos e estamos melhorando continuamente a nossa performance de sustentabilidade.Nós monitoramos o impacto social e ambiental de nossas atividades. Os impactos negativos

5 Nós temos códigos e procedimentos que incluem também responsabilidades por efeitos indiretos de nossas atividades. Impacto negativo das atividades foram eliminados com balanço positivo e ações reparadoras.

38. Relacionamento com especialistas, universidades e consultores

1 Muito pouco relacionamento. 3 Às vezes, quando estamos necessitados.

5 Mantemos contato constante e nos apoiamos neles nas nossas decisões.

39. Aprendizado com outras empresas

1 Nós temos poucas informações sobre o que os outros fazem e como fazem. 3 Estamos atentos e tentamos superar os nossos concorrentes.

5 Nós olhamos como os melhores fazem e tentamos aprender com eles quando necessário. Evidência: implementação das melhores práticas desenvolvidas por outras empresas.

40. Foco no cliente. Gestão dos “momentos da verdade”

1 Processos com contato com clientes não identiicados e apropriadamente conhecidos. 3 Nos processos do cliente foram identiicados os principais pontos de relacionamento. 5 Nós asseguramos que todo contato com o cliente é executado com excelência e problemas

potenciais são antecipados e prevenidos.

41. Produtividade (Ganhos de produtividade anual)

1 A nossa produtividade está diminuindo. 3 Melhorando moderadamente (2 a 5% ao ano).

5 Melhorando consistentemente. Ganhos signiicantes (15% ou mais por ano). Evidências: indicadores faturamento por colaborador, retorno de capital investido e identiicação de fatores contribuitivos para uma tendência positiva

Estudos da Pós-Graduação 162

42. Custos operacionais. Nossos custos operacionais são:

1 Altos.

3 Na média do setor.

5 Os mais baixos do setor. Evidência: indicadores e benchmark de custos operacionais

43. Equipamentos (lexibilidade) e layout (luxo de materiais)

1 Layout restringe nossa lexibilidade e capacidade de respostas a variações de demanda.Evidência: layout funcional para médios e grandes volumes. 3 Layout aceitável, mas não ideal.

5

Layout é ideal e apoia a nossa lexibilidade e capacidade de respostas.

Evidência: equipamentos lexíveis, baixa perda de transporte,

layout adequado a lutuações de demanda.

44. Programação da produção. Empurrada versus puxada

1 Programação da produção empurrada. Material é processado antecipadamentee foco no início da produção.

3 Programação da produção empurrada e puxada.

5 Evidências: cartões Kanban, sistemas visuais (Andon), foco na montagem inal (puxada).Programação da produção puxada. Nada é produzido sem demanda de cliente.

45. Tamanho de lotes de produção

1 Lotes grandes e grandes quantidades de produto semiacabados na fábrica. 3 Estamos diminuindo o tamanho dos lotes e realizando o balanceado de linhase de postos de trabalho. 5 balanceamento, setup rápido, pouco estoque intermediário, tamanho de lotes lexíveis.Tamanho do lote tão pequeno quanto desejado pelo cliente. Evidências: estudos de

SEÇÃO 5: Novos mercados

No documento Manual do benchmarking (páginas 160-163)