• Nenhum resultado encontrado

6. Metodologia de investigação

6.2. Recolha e análise dos dados

Caracterização da turma

A turma observada frequentou, no ano lectivo 2004/2005, o 10º ano da área de Humanidades. Este grupo é constituído por 8 alunos que optaram, neste nível de ensino, pela aprendizagem da língua alemã. De acordo com a Ficha de Caracterização do Aluno (Anexo 1.2), destes 8 elementos, 5 vivem com ambos os progenitores, 2 vivem em situação de família mono-parental em que o Encarregado de Educação é a mãe, e 1 aluno vive sem a presença de qualquer adulto, apenas com o irmão, também menor, já que os pais se encontram emigrados. Todos os alunos possuem agregados familiares até ao máximo de cinco elementos, incluindo o aluno que tem mais dois irmãos.

Relativamente às habilitações escolares dos pais, 7 progenitores num total de 16 possui a quarta classe existindo apenas uma mãe licenciada. Na Ficha de Caracterização do Aluno, preenchida pelo próprio aluno, as habilitações dos pais distribuem-se, segundo a Classificação Nacional de Profissões do Instituto de Emprego (Anexo 1.3), pelos Grupos 1, 2, 3 perfazendo um total de 3 progenitores e 6 progenitores dos Grupos 7, 8 e 9. Dos restantes 7 progenitores 2 não estão no activo e relativamente aos outros 5 progenitores não obtivemos informação, através desta ficha, acerca da sua situação laboral.

Ilustr. 12 - Gráfico 1: Habilitações literárias dos pais Habilitações Literárias 1; 6% 2; 13% 1; 6% 1; 6% 7; 44% 4; 25% Licenciatura 9º ano 8º ano 6º ano 4ª classe Não Respondeu

Ilustr. 13 - Gráfico 2: Profissão dos pais

Profissão dos Pais

0 1 2 3 4 5 6 Não Respondeu Desemprego 9. Não Qualificados 8. Operadores de Máquinas 7. Operários 6. Agricultura e Pesca 5. Serviços e Vendedores 4. Administrativo e Similares 3. Técnicos Nível Intermédio 2. Intelectuais e Científicos 1. Quadros Superiores

Ainda segundo os próprios alunos, as expectativas para o futuro de 2 destes 8 alunos são as de terminar o 12º ano (no entanto estes dizem ambicionar ser escritor e jornalista ou agente turístico o que, em termos de escolaridade, irá exigir uma continuidade da sua formação académica), 4 alunos demonstram vontade de obterem um curso superior a fim de conseguirem ter uma profissão relacionada com História d’Arte, com Línguas Estrangeiras, ser professor, tradutor intérprete e os restantes 2 alunos não sabem qual o nível máximo de estudos que pretendem alcançar apesar de revelarem que querem ser psicólogo e ajudante de cozinha. Estes dados permitem-nos concluir que, comparado com as habilitações e profissão dos pais, existe uma vontade da maioria dos alunos de atingir profissões com um estatuto económico-social mais elevado.

No campo da saúde apenas um aluno declarou ser portador de doença, especificando os seus problemas como sendo “psicologicamente”. Este aluno possui, de acordo com a declaração da professora de Alemão da turma, dificuldades de aprendizagem estando a ser acompanhado por um técnico na área da psicologia.

A Ficha de Caracterização do Aluno faz ainda referência ao período de sono dos alunos que é de 7h (para 3 elementos) e 9h (para 1 elemento), os restantes 4 alunos situam este período no espaço de 7h a 9h diárias. No que respeita ao percurso casa/escola 2 destes alunos gastam cerca de 30 min. no trajecto, 3 alunos necessitam de 10 a 15 minutos e 2 alunos necessitam de 5 a 10 min. Um aluno não respondeu a esta pergunta.

Reportando-se ao ano escolar transacto, i.e., 2003/2004, 6 alunos referiram não ter tido nenhum apoio escolar, dos 2 alunos que assumiram ter usufruído deste benefício, 1 aluno referiu que o apoio não teve qualquer utilidade por “nem o terem informado dos cursos existentes”. Este aluno foi o único aluno a compreender a designação “orientação escolar” constante na ficha como sendo a informação acerca de cursos e respectivas disciplinas para o 10º ano, os restantes alunos entenderam por “orientação escolar” o apoio às diversas disciplinas. Dos 6 alunos que não tivera apoio no 9º ano, 2 admitem que recorrem aos colegas e a familiares quando sentem dificuldades.

Este grupo de alunos entende o estudo como sendo fácil (3 alunos), difícil (1 aluno), interessante (6 alunos) aborrecido (1 aluno), útil (6 alunos) imposto (1 aluno). Neste grupo de questões um aluno ignorou esta possibilidade e comentou que o estudo para ele é instrutivo, importante, fácil ou difícil dependendo do que se estuda. Como esta pergunta estava elaborada em regime quantitativo e em parelhas de fácil ou difícil, interessante ou aborrecido, útil ou imposto, as possibilidades de resposta foram muito limitadas.

O tempo de estudo deste grupo, por dia é até uma hora para 2 elementos e de 1h a 2h para 4 elementos, 2 elementos não responderam.

Ao nível do aproveitamento (sucesso/insucesso escolar) 6 alunos consideram ter aproveitamento sendo o facto de não terem reprovado ou de tirarem notas satisfatórias os indicadores mais mencionados e que lhes permitem fazer esta auto-avaliação. Os 2 elementos que declaram

ter insucesso escolar atribuem esta realidade ao facto de não estudarem e terem dificuldades em aprender. O que influencia o sucesso escolar para estes alunos é, por unanimidade, o bom ambiente na turma e em casa, seguindo-se por ordem decrescente de importância, a organização e a capacidade intelectual (6 alunos), o estudo adequado, antecipado e o gosto de estudar (5 alunos). O facto de se considerarem pessoas calmas surge mencionado por último com 4 elementos a referi-la. Para os alunos que têm sucesso o facto de serem calmos não é relevante (este factor surge em último lugar), o mesmo não sucede com os alunos que são alvo de insucesso, dado que estes colocam esta característica como sendo essencial para o sucesso (4 alunos). Para justificar o insucesso segue-se o facto dos alunos estudarem de véspera (3 alunos), a desorganização e o facto de estudarem pouco foi mencionado por 2 alunos. Nesta questão surpreendeu-nos o facto da Ficha mencionar a opção do bom ambiente de estudo em casa, da turma e não se encontrar contemplado o relacionamento do aluno com a escola e com o professor. No que respeita aos tempos livres estes alunos preferem, na sua totalidade, a música (8 elementos), o computador é preferido por 7 elementos, seguindo-se a leitura, o vídeo, o cinema e conviver com os amigos todos com 5 elementos, um aluno refere andar de bicicleta e outro escrever e desenhar. Nenhum aluno pratica desporto federado apesar de 6 alunos praticarem desporto.

Em virtude de 5 dos 8 alunos estarem a frequentar pela primeira vez aquela escola, consideramos pertinente a aplicação de um inquérito deste tipo. Esta Ficha de Caracterização do aluno existe para, como consta no próprio documento, “melhoria do trabalho do professor, no decorrer do ano lectivo”. Acontece que a Directora de Turma não possuía este documento, quando a investigadora o solicitou, apesar de o ter entregue aos alunos no início do ano lectivo. Assim, a Directora de Turma entregou à professora de Alemão fotocópias para que os alunos as voltassem a preencher. Este documento costuma ser da responsabilidade do Director de Turma que fica a conhecer melhor os

alunos e o coloca à disposição dos restantes professores. A professora de Alemão informou a investigadora de que não o consultou por ter estes elementos no dossier do aluno. Tal situação diminui a importância e a pertinência da Ficha.

A sugestão que deixamos é a substituição desta Ficha de Caracterização do Aluno por um debate orientado em que os alunos se apresentem, falem um pouco de si e fiquem a conhecer um pouco melhor os colegas.

Documentos relacionados