• Nenhum resultado encontrado

2. A EMERGÊNCIA DA INTERNET, DA WORLD WIDE WEB E A COMUNICAÇÃO DIGITAL

2.2 Redes Colaborativas e Interatividade

Colaboração e interatividade. Essas são as duas palavras que mais definem e explicam o que é e como funciona a internet hoje. O surgimento dos blogs há alguns anos atrás, possibilitou às pessoas exporem suas idéias para o mundo inteiro e produzirem o conteúdo disponível na internet. Tal situação influenciou também uma troca de conteúdo e fortaleceu a comunicação entre os usuários da rede.

Em torno disso, apareceram as denominadas redes sociais, onde pessoas com interesses em comum se conectam e se comunicam, por meio da internet, compartilhando informações diversas.

Alguns autores também denominam as redes sociais geridas na internet como comunidades virtuais:

30

“Como afirma Pierre Lévy (2002), comunidades virtuais são uma nova forma de se fazer sociedade. (...) baseada muito mais na cooperação e trocas objetivas do que na permanência de laços. E isso tudo só foi possível, com o apoio das novas tecnologias de

comunicação.”(COSTA, 2006, p.246)

Já na visão de Rheingold, (apud Costa 2006, p.61),

“Comunidades virtuais são uma maneira extraordinária de um grupo suficientemente grande e diversificado de indivíduos, conseguir multiplicar o grau individual de seus conhecimentos.”

Levy e Rheingold (apud COSTA, 2006, p.61) ainda concordam com a idéia que “(...) uma comunidade virtual, quando convenientemente organizada, representa importante riqueza em ternos de conhecimento distribuído, de capacidade de ação e de potência cooperativa.”

São muitos os exemplos famosos de redes sociais. A mais conhecida atualmente no Brasil é o Orkut, uma rede de contatos na qual as pessoas se conectam e trocam informações diversas, por meio de perfis próprios e comunidades com assuntos específicos.

Outro exemplo de rede social é o Youtube, hoje responsável pelo maior acervo de vídeos disponível na internet, onde qualquer pessoa pode acessar e assistir aos conteúdos, como também tem a possibilidade de colocar seus próprios vídeos à disposição de todos. Segundo dados disponibilizados recentemente pelo próprio Youtube, o site, lançado em 2005, hospeda atualmente mais de seis milhões de vídeos e esse número aumenta 20% a cada mês.

Hoje, a mais nova rede social que está se tornando outro sucesso mundial é o Twitter, uma espécie de microblog, onde seus usuários se expressam em até 140 caracteres, respondendo a uma frase que já se tornou famosa na internet: “What are you doing?” (tradução para O que você está fazendo?). O Twitter é uma das maiores provas de que a internet está se tornando um filtro de informações e conhecimentos, possibilitando aos internautas selecionarem ao que desejam ter acesso via internet.

31 Além do alto grau de interatividade e coletividade que moldam a Web

2.0, a noção de compartilhamento também está muito presente. Como é o

caso, por exemplo, da plataforma Peer to Peer.

Segundo a enciclopédia livre Wikipédia (2009, s/p), a plataforma P2P (peer to peer do inglês “par a par” ou “em pares”) “é uma arquitetura de sistemas distribuídos caracterizada pela descentralização das funções na rede, onde todos realizam tanto funções de servidor quanto de cliente”. Ou seja, qualquer computador pode servir de fonte para acessar determinado conteúdo. Um exemplo de plataforma P2P são os programas gratuitos de downloads de músicas e vídeos, nos quais todos os usuários participam tanto como buscador de conteúdo quanto como fornecedor, permitindo que qualquer outro computador tenha acesso ao conteúdo de sua pasta. Essa plataforma incentiva o compartilhamento de conteúdo, uma vez que a sua conexão e o tempo de download dependem da quantidade de arquivos que o usuário tenha para disponibilizar aos outros. O serviço torna-se melhor quanto mais pessoas o usarem.

Se diferenciando levemente das redes sociais, mas ainda com um forte caráter colaborativo, estão os blogs, mais uma das várias ferramentas da Web

2.0 que têm como principal característica a interação entre autores, leitores e

internautas em geral. Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em informática consegue construir uma página própria, na qual possa inserir o que quer que seja. Desde textos de sua autoria, fotos, vídeos, até informações retiradas de outros blogs ou site. Em contrapartida, os leitores podem deixar seus comentários sobre o conteúdo fornecido, trocar idéias e informações de interesse mútuo. Essa interação fortalece a idéia de multiplicação do conhecimento e da já abordada anteriormente, inteligência coletiva.

O número de redes sociais e blogs ativos hoje cresce a cada dia, com diferentes características e idéias, mas todas com a mesma proposta final, que é conectar pessoas de qualquer lugar do mundo, com interesses e necessidades em comum, incentivando sempre o compartilhamento de experiências e informações.

32 De acordo com dados de pesquisa realizada pela agência Universal McCann, de Nova York, em início de 2008, o Brasil é o quarto país onde as pessoas mais lêem blogs, e onde 87% dos entrevistados já leram um. Atualmente, 78,4% dos brasileiros com acesso à internet participam de comunidades on-line.

Além das citadas acima, existem atualmente, milhares de redes sociais conectando milhões de pessoas, em todo o mundo. Outro exemplo é, o

Facebook, criado em 2004 pelo americano Mark Zuckerberg, que já soma mais

de 300 milhões de usuários ativos e onde 50% desses usuários acessam a página todos os dias, segundo dados do site oficial do Facebook.

Muitos estudos chegam a comparar as redes sociais com grandes nações se levarmos em conta o número de pessoas presentes em um mesmo ambiente, em constante processo de compartilhamento e comunicação.

As novas tendências e hábitos criados pelos usuários da Web 2.0 abriram caminho para novas formas de comunicação entre indivíduos. Facilitaram os meios e a velocidade de contato para fornecimento e troca de informações. É nesse ambiente digital que as formas de comunicação se tornam mais rápidas e diretas, permitindo maior aproximação entre os indivíduos envolvidos.

A partir das ferramentas digitais expostas acima que propiciam maior aproximação e interação, pode-se analisar as características da comunicação digital que surgiu juntamente com a internet e vem se modificando a cada dia, acompanhando a evolução da web.

Documentos relacionados