• Nenhum resultado encontrado

4.1 – TIPO DE PESQUISA

O objeto de estudo desta pesquisa são as práticas avaliativas adotadas em uma escola pública de Ensino Médio do Distrito Federal. A investigação caracteriza-se, portanto, como um estudo de caso. O estudo de caso privilegia um caso particular, uma unidade significativa - neste caso, uma escola - e visa retratá-la de forma completa e profunda. Por essa razão, requer uma variedade de fontes de informação, que podem ser quantitativas e qualitativas. As características associadas ao estudo estão relacionadas às características gerais da pesquisa qualitativa. Como apontam Ludke e André (1986) e Bogdan e Biklen (1994), a pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento. Portanto, procurou-se presenciar o maior número de situações constantes no dia-a-dia escolar e ouvir, por meio de entrevistas e questionários os protagonistas envolvidos na questão em estudo.

Os dados coletados por meio de questionários são quantitativos e, como tais, foram tratados de acordo com métodos da estatística descritiva.

4.2 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A escola pesquisada é um Centro de Ensino Médio da rede pública, localizado numa grande cidade satélite do Distrito Federal, autorizado pela Secretaria de Educação. Possui uma estrutura administrativa formada pela Direção, Secretaria Escolar e Conselho Escolar. A Direção é composta por um Diretor, um Vice-Diretor, dois Assistentes de Direção, um Chefe de Secretaria e nove auxiliares administrativos. Trabalham na escola 94 professores, dois coordenadores pedagógicos, um orientador educacional, um secretário escolar, 19 auxiliares de limpeza e quatro vigias. Com 2.400 alunos matriculados, caracteriza- se como um Centro de Ensino de grande porte.

As instalações físicas dispõem de uma sala para o diretor, uma sala para o vice- diretor, 18 salas de aula, duas salas de vídeo, uma sala de artes, um auditório para 130 pessoas, uma quadra de esporte polivalente, uma sala de ginástica, um laboratório de informática, uma biblioteca, laboratórios de química, física e biologia, uma lanchonete, uma sala de coordenação, uma sala para professores, oito banheiros, uma sala para mecanografia, uma sala para orientação educacional e estacionamento de uso exclusivo para professores e funcionários.

Atua, na escola, a Associação de Pais, Alunos e Mestres ( APAM ), que é uma instituição civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e estatuto próprio, que visa integrar a comunidade, o poder público, a escola e a família, para favorecer um desempenho mais eficiente no processo educativo. Toda a receita da APAM é obtida por meio das contribuições dos associados, aluguel de espaço para colocação de outdoors, aluguel de lanchonete, terceirização da xerox e demais promoções, sendo estes recursos aplicados na melhoria do processo administrativo e pedagógico da escola, manutenção das instalações físicas, aquisição de novos materiais, atendimento aos alunos carentes, dentre outros benefícios. O caixa escolar tem por finalidade gerir recursos oriundos do poder público e da comunidade escolar.

O Conselho Escolar é um órgão consultivo e deliberativo de apoio ao gerenciamento da escola. A composição desse Conselho está de acordo com a legislação vigente e suas funções são regulamentadas pelo Conselho de Educação do Distrito Federal.

A estrutura pedagógica da escola é assim constituída:

- Conselho de Classe: colegiado de professores, podendo ter membros eventuais, como pais e/ou responsáveis, alunos e outras pessoas que se julgar necessário; tem como objetivo acompanhar e avaliar o processo de educação, de ensino e de aprendizagem dos educandos; reúne-se ordinariamente ao final de cada bimestre, podendo ser convocado em caráter extraordinário conforme necessidade da escola.

- Assembléia de Classe: é um momento de democracia em sala de aula conduzido pelo professor orientador da turma; objetiva permitir que os alunos participem ativamente da aprendizagem, apresentando todos os problemas que impedem ou dificultam esse processo, desde questões de relacionamento entre professor e aluno até problemas de

agressividade, desatenção, etc; realiza-se ao final de cada bimestre anterior ao Conselho de Classe, pois dá subsídios para a realização do mesmo.

- Coordenação Pedagógica: encontro de professores sob a responsabilidade dos Coordenadores Pedagógicos; tem por finalidade planejar e orientar professores nos trabalhos pedagógicos.

- Orientação Educacional: acompanhamento do aluno, realizado por um profissional devidamente habilitado; visa promover a ação-reflexão do ensino através de atividades educativas como forma de facilitar a socialização do conhecimento e ampliar as possibilidades do aluno de compreender e agir no mundo como cidadão crítico e participativo.

- Grêmio Estudantil: entidade autônoma e representativa dos interesses dos alunos; tem finalidades educacionais, culturais, cívicas, desportivas e sociais; sua organização e funcionamento são estabelecidos em estatuto próprio, cabendo aos alunos a sua implementação.

- Corpo Docente: é constituído por professores legalmente habilitados e pertencentes à Carreira do Magistério Público do Distrito Federal e professores em caráter temporário, não pertencentes à Carreira do Magistério, para atendimento a situações emergenciais.

4.3 – POPULAÇÃO E AMOSTRA

Das diversas turmas em que se distribuem os 2.400 alunos da escola foram selecionadas para a pesquisa, aleatoriamente, duas turmas de cada série do Ensino Médio. A amostra do corpo discente resultante é de 274 alunos (cerca de 11,4% dos alunos matriculados). Dentre os professores, 68 responderam o questionário que foi distribuído ao universo do corpo docente (94), sendo 22 das áreas exatas e 46 das áreas humanas. O índice de respostas obtido entre os professores (72%), pode ser considerado bastante satisfatório. Para a entrevista, além do orientador educacional e do diretor da escola, foi escolhido o

coordenador pedagógico do turno diurno por oferecer melhores condições para agendar o encontro com a pesquisadora.

4.4 – INSTRUMENTOS E COLETA DE DADOS

Para a realização da pesquisa, foram utilizados os seguintes instrumentos:

- Entrevistas semi-estruturadas (Anexos A, B, e C) – feitas individualmente ao coordenador pedagógico, ao diretor e ao orientador educacional..

- Os questionários utilizados (ver os anexos D e E) são uma versão levemente adaptada dos questionários desenvolvidos por Spagnolo (2003) no âmbito do projeto coletivo de pesquisa A avaliação da aprendizagem no ensino superior: concepções e práticas em instituições particulares do Distrito Federal, em andamento no Mestrado em Educação da UCB. O questionário do aluno é estruturado em quatro seções: a primeira refere-se à caracterização do estudante quanto a aspectos pessoais, educacionais e profissionais; a segunda seção indaga sobre a experiência do aluno com as avaliações no curso e sobre os métodos utilizados; a terceira seção solicita a opinião e a atitude dos alunos em relação a diversos conceitos e práticas avaliativas; e a quarta seção é uma questão aberta que pede ao aluno uma definição do “professor que avalia bem.”

O questionário para os professores é composto de seis seções, sendo a última formada por uma questão aberta. A primeira seção refere-se também à caracterização do professor quanto a aspectos pessoais, educacionais e profissionais; a segunda seção trata das estratégias e instrumentos utilizados na avaliação; a terceira seção indaga sobre sua formação específica e quanto à avaliação da aprendizagem; a quarta seção solicita sua opinião em relação a diversos conceitos e práticas avaliativas; a quinta seção pergunta sobre o grau de satisfação nas várias atividades relacionadas ao trabalho docente e na sexta e última seção aberta o professor descreve as principais dificuldades que encontra para avaliar o aluno. Em ambos os questionários há ao final, um espaço para comentários livres.

Além desses instrumentos, foram realizadas uma análise documental e observação informal.

Os dados foram coletados no período de 03 de março a 13 de abril de 2004 nos turnos diurno e noturno. No turno diurno duas turmas de 1ª série e duas turmas de 2ª série num total de 181 alunos (66,1%) responderam os questionários; e no turno noturno duas turmas de 3ª série num total de 93 alunos (33,9%). Dos 300 questionários distribuídos aos alunos foram recebidos 274. Quanto aos professores, foram recebidos 68 questionários de um universo de 94 professores.

As entrevistas ocorreram num clima de aceitação mútua e de descontração, permitindo que os entrevistados discorressem livremente sobre questões objeto do estudo. Os depoimentos foram gravados e integralmente transcritos. As informações quantitativas obtidas por meio dos questionários foram tratadas estatisticamente por meio do programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Esse programa, segundo Bauer e Gaskell (2002), dá suporte a maior parte das pesquisas quantitativas. Também foram consultados, como importante fonte de informação, os documentos oficiais disponíveis na escola tais como: o Regimento escolar, a LDB, o Projeto-Pedagógico, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Avaliativas do Distrito Federal. As observações foram feitas informalmente, sem rotinas pré-estabelecidas em momentos e situações diversas.

Documentos relacionados