• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 ITAPEJARA D´OESTE – CARACTERÍSTICAS TERRITORIAIS E

3.4 Características internas de unidades de produção e desenvolvimento de pluriatividade na

3.4.1 Renda agrícola e não-agrícola - combinações

A comparação entre unidades pluriativas e as que têm nas atividades agrícolas sua única fonte de renda apresenta-se da seguinte maneira: quando se analisa a renda média mensal das famílias que desenvolvem somente atividades agrícolas, percebe-se que em 51,7% ou 15 das 29 unidades a renda média mensal é de 2 a 3 salários mínimos. Em 34,4% ou 10 das 29 unidades, a renda média mensal apresenta-se na faixa de 1 a 2 salários mínimos, conforme a tabela a seguir.

Tabela 12: Comparação de renda média em salários mínimos mensais – Famílias pluriativas e não pluriativas pesquisadas.

Não pluriativas Pluriativas

Famílias/N % Famílias/N %

De 1 a 2 Salários mínimos 10 34,48 % 12 38,71 %

De 2 a 3 Salários mínimos 15 51,72 % 10 32,26 %

Mais de 3 Salários mínimos 4 13,79 % 9 29,03 %

Total 29 100% 31 100 %

Fonte: Trabalho de campo. Org. Musatto, R.M. 2015.

Para 13,7% ou 4 das unidades não-pluriativas, a renda mensal é de mais de 3 salários mínimos. São, em geral, unidades que conseguem se inserir no modelo de produção agrícola existente, dinamizando a produção em termos de capital geralmente por apresentar tamanho e condições de relevo que possibilitem essa dinamização. Ainda há casos de diversificação agrícola interna com outra atividade, como avicultura, contribuindo assim para o aumento da renda familiar.

Um exemplo de diversificação de atividades internas é a unidade pesquisada número 23 (Foto 7). A família do senhor Ladir, 41 anos de idade, tem na avicultura de corte a principal fonte de renda, além da presença da agricultura convencional com soja e milho.

A família é composta por Ladir, a esposa, Lucia, e um filho ainda criança, dessa forma o trabalho na unidade é realizado somente por familiares que, além do próprio trabalho e da esposa, que divide o tempo com o trabalho da casa e os cuidados com o filho pequeno, contam com ajuda dos pais e dos irmãos de Ladir, visto que os mesmos habitam em unidade próxima.

O senhor Ladir relata que trabalha em parceria com seus irmãos em outras unidades arrendadas onde desenvolvem agricultura. De acordo com ele, essa diversificação permite um maior rendimento e o fato de possuírem máquinas, como trator e implementos, possibilita realizar essas diferentes atividades simultaneamente.

Essa unidade é um exemplo de diversificação de produção interna apresentado no Quadro 4 do primeiro capítulo. Ocorre uma combinação de atividades agrícolas como fontes de renda, com destaque para avicultura, sendo que a agricultura também se faz presente.

Ainda de acordo com a classificação apresentada por Candiotto (2007), a respeito da pluriatividade, a unidade em questão encontra-se na situação 1, em que a diversificação interna das atividades agrícolas não é caracterizada como o desenvolvimento de pluriatividade.

FOTO 7: Moradia e aviário na unidade pesquisada n. 23.

FONTE: Arquivo pessoal do autor: Pesquisa a campo realizada no dia 5 de outubro de 2015.

Conforme a Tabela 12, as atividades externas estão presentes na renda familiar com os números seguintes: 38,7% ou 12 das 31 famílias situam-se na faixa de 1 a 2 salários mínimos como renda media mensal. Representando uma porcentagem maior nessa faixa de renda em comparação com famílias em que as atividades agrícolas são predominantes no orçamento.

São famílias que, apesar da diversificação das fontes de renda, possuem mão de obra pouco qualificada na integração a outros setores e as atividades agrícolas internas pouco dinamizadas em temos produtivos; dessa forma, não conseguem uma renda maior.

Na faixa entre 2 e 3 salários mínimos, esse percentual é de 32,2% ou 10 famílias, percentual menor nessa faixa salarial em comparação com as famílias não pluriativas.

Porém, o percentual de famílias com renda maior que 3 salários mínimos mensais é maior onde o trabalho assalariado encontra-se presente. São 9 unidades ou 29% das 31 pluriativas em que a renda média mensal apresenta-se maior que 3 salários mínimos.

Essas situações representam a combinação de atividades agrícolas internas com renda considerável e trabalho não-agrícola qualificado com boa remuneração. Um exemplo é a unidade pesquisada número 19 (Foto 8), onde o senhor Ancelmo, 63 anos,

aposentado, reside com a esposa, Maria Geci, 58 anos, cuja profissão é professora municipal.

O senhor Ancelmo relata que, apesar da área destinada à agricultura se encontrar atualmente arrendada, ainda representa uma quantidade significativa da renda familiar, visto que se trata de uma área de aproximadamente 8 alqueires, considerada razoável. Além disso, o mesmo desenvolvia avicultura na unidade, mas devido a sua situação de aposentadoria parou com essa atividade.

A principal fonte de renda declarada pelo entrevistado é o salário da esposa professora. Somando todas as fontes de renda, o aposentado declara uma receita maior que 3 salários mínimos mensais. Na unidade ocorre, portanto, uma combinação de atividades agrícola e não-agrícolas especializadas com renda familiar considerável em comparação a outras unidades próximas.

FOTO 8: Residência familiar na unidade pesquisada n. 19.

FONTE: Arquivo pessoal do autor: Pesquisa a campo realizada no dia 5 de outubro de 2015.

Em algumas combinações, o trabalho não-agrícola especializado externo eleva a renda familiar, aumentando o número de famílias com médias salariais mensais maiores que 3 salários mínimos comparado com famílias com renda exclusivamente agrícola.

Nas famílias cuja renda é exclusiva de atividades agrícolas, ocorre uma concentração no extrato de 2 a 3 salários mínimos, característica não expressiva nas famílias pluriativas.

Compreende-se a essa diferenciação justamente pelas inúmeras combinações possíveis a partir do desenvolvimento da pluriatividade, em que fatores do mercado de trabalho, como qualificação profissional, setor de inserção e tipo de atividade desenvolvida, influenciam na renda familiar, assim provocando uma heterogenização dos níveis de renda comparado com unidades exclusivamente agrícolas.

3.4.2 Tamanho da unidade e relação com o desenvolvimento de atividade