• Nenhum resultado encontrado

2.4 DADOS CIENTÍFICOS / DADOS DE PESQUISA

2.4.3 Repositórios de Dados Científicos

O grande volume de dados produzidos na e-science traz à tona pelo menos duas grandes vertentes a serem trabalhadas, a primeira diz respeito a infraestrutura tecnológica necessária para permitir o compartilhamento de dados. Já a segunda trata da preservação desses dados para a posteridade, que por sua vez, traz consigo questões de armazenamento, regras de acesso e até mesmo regras de reutilização dos dados. No ano de 2016, foram identificadas duas iniciativas de grande porte no âmbito de repositório de dados: a Research Data Aliance e o Datacite a seguir comentados.

2.4.3.1 Research Data Alliance (RDA35)

A Research Data Alliance (RDA) foi lançada, em 2013, como uma organização orientada para a comunidade, pela Comissão Europeia, pela NSF e pelo Instituto Nacional de Normas e Tecnologia dos Estados Unidos, e também pelo Departamento de Inovação do Governo australiano com o objetivo de desenvolver uma infraestrutura social e técnica para permitir o compartilhamento aberto de dados de pesquisa.

Com mais de 4.600 membros de 115 países36, a RDA fornece um espaço neutro onde seus membros podem reunir-se através de Grupos Globais de Trabalho e de Interesse focados para desenvolver e adotar infraestrutura que promova o compartilhamento de dados e a pesquisa orientada por dados, bem como acelerar o crescimento de uma comunidade coesa de dados, que integra contribuintes em domínios, pesquisas e fronteiras nacionais, geográficas e geracionais. A estrutura organizacional da RDA é composta por quatro núcleos: o Conselho, o Comitê Consultivo Técnico, o Comitê Consultivo Organizacional e o Secretariado. O Conselho é responsável pela supervisão, sustentabilidade e sucesso global da RDA, incluindo a aprovação dos Grupos de Trabalho e de Interesse para garantir o alinhamento com as metas da RDA. O Conselho tem nove membros, incluindo dois co-presidentes do Conselho. Cumpre destacar que um destes membros é vinculado à Rede Nacional de Pesquisa (RNP), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações do Brasil (MCTIC). As operações e a administração geral da RDA são conduzidas pelo Secretariado, que é distribuído internacionalmente.

35 Todas as informações contidas nesse tópico foram retiradas do site da organização Research Data Alliance

durante a realização da pesquisa.

O Comitê Consultivo Técnico é responsável pela direção técnica da RDA e fornece aconselhamento ao Conselho RDA, bem como ajudar a desenvolver e rever Grupos de Trabalho e de Interesse da RDA para promover o seu impacto e eficácia. Este Comitê também é responsável pelo desenvolvimento, manutenção e evolução do Roteiro Técnico RDA. Um co- presidente deste Comitê serve como membro observador do Conselho RDA.

O Comitê Consultivo Organizacional é composto por representantes dos Membros Organizacionais também conhecidos como Assembleia Organizacional. O Comitê Organizacional aconselha o Conselho RDA sobre as direções, processos e mecanismos da RDA. Com o apoio do Secretariado, este Comitê é responsável pelo desenvolvimento e manutenção do documento do Plano Organizacional e de Processo da RDA. Um co-presidente deste Comitê serve como membro observador do Conselho. Toda a estrutura supracitada pode ser observada na Figura 7.

Figura 7 – Estrutura Organizacional da RDA.

Fonte: Research Data Alliance (2016).

A participação na RDA está aberta a qualquer pessoa que aceite os seus princípios orientadores de abertura, consenso, equilíbrio, harmonização, com uma abordagem dirigida à comunidade e sem fins lucrativos. No que diz respeito aos membros individuais, que por sua vez, fazem parte dos Grupos de Trabalho e Grupos de Interesse, estes representam a principal parte da organização RDA. Os profissionais que normalmente integram o corpo de membros individuais possuem os seguintes perfis: profissionais de dados, especialistas e gerentes em tecnologia da informação, pesquisadores e cientistas, professores universitários, bibliotecários

A ss o iaç ão R D A

e arquivistas, gerentes de projeto, membros da alta administração organizacional, desenvolvedores de políticas e outros perfis que são afetados pelo dilúvio de dados de pesquisa. A composição de membros dos Comitês Consultivos (Technical Advisory Board, Secretariat, Organisational Advisory Board) revela uma participação predominante de países como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Além disso, percebe-se a predominância das seguintes disciplinas ou domínios: oceanografia, ciências da vida e da saúde, agricultura, espaço e mudanças climáticas.

2.4.3.2 Datacite37

DataCite se apresenta como “uma importante organização global sem fins lucrativos que fornece identificadores persistentes (DOI)38 para dados de pesquisa”. Sendo que o seu objetivo é “ajudar a comunidade de pesquisa localizar, identificar e citar dados de pesquisa com confiança”. Trabalham em várias frentes para alcançar esse objetivo, dentre elas, a) apoiam a criação e atribuição de DOI e metadados que o acompanham; b) oferecem o serviço que apoia a pesquisa avançada e a descoberta de conteúdo de pesquisa e; c) promovem a citação de dados através de esforços de construção de comunidade e comunicação responsiva e materiais de divulgação.

Ainda segundo o site, ela ressalta que oferece uma série de serviços para atender as diversas necessidades da comunidade global de pesquisa, que esta comunidade foi reunida para enfrentar os desafios de tornar os dados da pesquisa visíveis e acessíveis, e ainda colaboram como uma rede global de pesquisadores para fornecer o seguinte apoio aos pesquisadores, data centers, editores de revistas e agências de financiamento. Este apoio se dá da seguinte forma:

 aos pesquisadores em seus esforços para encontrar, identificar e citar dados de pesquisa e outros objetos de pesquisa;

 aos Centros de dados fornecendo DOI para conjuntos de dados, fluxos de trabalho e padrões;

 aos Editores de periódicos, permitindo que artigos de pesquisa sejam vinculados a dados / objetos subjacentes;

 aos organismos de financiamento, ajudando-os a compreender o alcance e o impacto do seu financiamento.

37 Todas as informações contidas nesse tópico foram retiradas do site da organização DataCite durante a realização

da pesquisa.

2.5 AÇÕES GOVERNAMENTAIS PARA DADOS CIENTÍFICOS EM PAÍSES DE