• Nenhum resultado encontrado

IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

1. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

1.1 IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ESTUDO DA MATEMÁTICA

A resolução de problemas é destacada como uma metodologia de ensino que induz o aluno a aprender com compreensão, exige que ele entenda o que faz e deixe de lado os métodos da repetição, e os recursos da mera memorização.

No contexto da educação matemática, um problema, ainda que simples, pode suscitar o gosto pelo trabalho mental se ele desafiar à curiosidade e proporcionar ao aluno o gosto pela descoberta de sua solução poderá fazê-lo se interessar pela Matemática, além de desenvolver a criatividade e aprimorar o raciocínio.

atuar no mundo, desta forma, sua aprendizagem constitui um elemento essencial na formação da cidadania e preparação do sujeito para a vivência plena numa sociedade em constante evolução e, com múltiplas e complexas situações problemas.

Assim, o papel fundamental da Educação Matemática está voltado a necessidade da formação do cidadão, enfatizando a participação crítica e autônoma do aluno. Os parâmetros curriculares nacionais-PCNs (1998, p. 56) destaca que “[...] a matemática é importante na medida em que a sociedade necessita e se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos que por sua vez são essenciais para a inserção das pessoas como cidadãos.

Pensar logicamente, relacionar idéias, descobrir regularidades e padrões, estimular a curiosidade, espírito de investigação, criatividade, desenvolver a capacidade de fazer matemática, construir conceitos e procedimentos, formular e resolver problemas (DANTE, 2005, p.10).

É preciso pensar que a sociedade está vivendo uma transição cultural e ainda possui vestígios da ditadura condicionadora do pensamento e limitadora dos avanços da história da educação. Esta transição para o novo precisa ser de forma organizada, pensada e planejada para que sejam alcançados os melhores resultados.

1.2 DIFICULDADES ENCONTRADAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

A Matemática é encarada por grande parte dos alunos como uma disciplina de difícil compreensão e sem ligação com a realidade. Desta forma, não compreendem a importância e necessidade dos conhecimentos básicos desta ciência para a resolução das mais variadas situações problemas apresentadas no cotidiano. A partir dessa realidade veio a necessidade de inserir a resolução de problemas no contexto matemático.

Entretanto ela representa um obstáculo, pois resolver um problema é uma barreira que a maioria dos alunos enfrenta na aprendizagem da matemática. Vários fatores levam o educando a ter uma série de dificuldades, entre elas à de identificar a operação adequada e de interpretar o que o problema diz.

Como interpretar, exige um bom raciocínio lógico, pode-se dizer que a dificuldade em resolver problemas matemáticos não é responsabilidade exclusiva da disciplina de matemática e sim uma dificuldade interdisciplinar, pois são vários os fatores que levam a tal dificuldade, entre elas a falta de hábito da leitura.

Segundo Dante (2005, p.11) é preciso desenvolver no educando a habilidade de elaborar um raciocínio lógico e fazer uso inteligente e eficaz dos recursos disponíveis para que ele possa propor boas soluções às questões que surgem em seu dia a dia na escola ou fora dela.

1.3 O QUE O EDUCADOR PODERÁ FAZER PARA MOTIVAR O EDUCANDO NA APRENDIZAGEM

No processo ensino aprendizagem da matemática, o educador precisa propiciar um ambiente de tranqüilidade em que o educando não tenha medo de estabelecer e testar hipóteses, mesmo correndo o risco de errar. Ele precisa criar um ambiente de busca, de construção e descoberta encorajando o educando a explorar idéias e interagir com recursos diversos. É necessário difundir metodologias de ensino, por meio de ações que possam contribuir para a melhoria da educação no ensino básico.

As rápidas mudanças sociais e o aprimoramento cada vez maior e mais rápido da tecnologia impedem que se faça uma previsão exata de quais habilidades, conceitos e algoritmos matemáticos seriam úteis hoje para preparar um aluno para sua vida futura... Assim, um caminho bastante razoável. É preparar o aluno para lidar com situações novas, quaisquer que sejam elas... (DANTE, 2005 p. 12)

Acredita-se que este objetivo, pode ser alcançado a partir do momento em que educando se der conta da importância da matemática para o seu dia-a-dia. Para isso é preciso agrupar a matemática a outros campos de conhecimento, pois no passado, o homem construiu os primeiros conhecimentos matemáticos a partir da necessidade de encontrar soluções para problemas do cotidiano. Logo é fundamental o educador trabalhar a matemática de forma dinâmica, procurando levar os educando a sua compreensão.

É importante destacar que quando dado um problema a ser resolvido em grupo ou individualmente, é de suma importância que o professor:

1. Estimule a leitura e a compreensão do mesmo, antes de dar início no processo de resolução do problema;

2. Proporcione a discussão entre os alunos para que todos entendam o que se busca no problema;

3. Não responda diretamente as perguntas feitas durante o trabalho e sim os incentive com novos questionamentos, idéias e dicas;

4. Após a determinação da solução pelos alunos, discuta os diferentes caminhos encontrados, incentivando para soluções variadas, também discuta as soluções incorretas para que possa ser percebido por todos o que foi feito de errado;

Para poder agrupar a resolução de problemas a outros campos do conhecimento, é preciso compreender que a matemática não tem sua aplicação apenas em sala de aula, ou mesmo em atividades meramente matemáticas.

A história mostra que ela foi construída como resposta a perguntas provenientes de diferentes origens e contextos, motivadas por problemas de ordem prática (divisão de terras, cálculo de

créditos), por problemas vinculados a outras ciências (física, astronomia, biologia), bem como por problemas relacionados à investigação internas a própria matemática.

É preciso saber que uma pessoa com bom domínio e boa base matemática, é capaz de solucionar problemas com alto grau de complexidade, é dotada de grande capacidade para tomar decisões rápidas e precisas, tornando-se um cidadão ativo e participante das questões que o envolvem em seu meio social.

2. METODOLOGIA

Essa pesquisa dividiu-se em duas etapas, a primeira foi de revisão bibliográfica pertinente ao tema para melhor embasamento do assunto a ser investigado. A segunda, de um trabalho empírico voltado a professores e alunos do 5º e 6º ano, com o objetivo de verificar a real situação em relação a aplicação da resolução de problemas.

Na pesquisa realizada junto aos alunos, foram utilizadas atividades com resolução de problemas envolvendo raciocínio lógico e cálculos matemáticos, sendo a interpretação correta um dos principais fatores para encontrar o resultado desejado. Foi analisada a forma em que cada aluno chegou à resposta dos problemas. Os resultados obtidos foram relatados e as respostas tabuladas em gráficos de acordo com o percentual de acertos e erros.

Já na pesquisa junto aos professores foi aplicado um questionário individual para verificar se eles utilizam a resolução de problemas como forma de aprimoramento dos conhecimentos matemáticos, com o objetivo de possibilitar ao aluno uma visão contextualizada em relação a disciplina.