• Nenhum resultado encontrado

4. Descrição e análise crítica de situação atual

4.2 Procedimentos e planeamento da manutenção

4.2.4 Resposta a diferentes tipos da manutenção

Na fábrica Lacquering&Print acreditam que com aplicação de alguns conceitos da manutenção, a gestão da manutenção torna-se uma tarefa mais fácil de se controlar e também ajudará no aumento da performance dos equipamentos e consequentemente irão aumentar a disponibilidade dos mesmos.

A fábrica atualmente pratica três tipos da manutenção, a manutenção autónoma, manutenção corretiva e preventiva.

Manutenção corretiva

Este tipo de manutenção vai existir sempre, o objetivo principal do departamento da manutenção da fábrica L&P é diminuição do seu número de ocorrência através de aplicação correta da manutenção do carácter preventivo, acompanhada de uma boa gestão.

De acordo com a figura 25,a manutenção corretiva procede-se do seguinte modo na fábrica de Lacquering&print: um operário nota uma anomalia num equipamento de uma determinada área da fábrica, ele tem a obrigação de constatar por telefone ou pessoalmente o técnico de manutenção daquela área, a informar sobre o ocorrido. O técnico da manutenção vai até a área e analisa a avaria, caso ele não consiga resolver, pede auxílio aos outros técnicos e mesmo assim se não conseguirem resolver o problema tem de se solicitar ajuda externa, nomeadamente aos fornecedores dos equipamentos.

No caso da substituição de algum componente do equipamento, deve-se proceder do seguinte modo. Primeiro, verifica-se se peça pretendida se encontra em stock na oficina, caso se encontre, proceda logo à substituição da peça, caso contrário tem de se avisar ao departamento de manutenção para efetuar a requisição da referida peça ao armazém das peças.

UMinho | 4. Descrição e análise crítica de situação atual 56

Por fim, com a máquina já a funcionar o técnico tem que recorrer ao software de manutenção para anotar a ocorrência através de abertura de um OT, a dizer:

 Se a problema ficou resolvido ou se é preciso de intervenção novamente;

 Equipamento que entreviu, a hora e a data da intervenção;

 Em que área, linha e posto que se encontra o equipamento;

 Tipo de avaria;

 A duração da intervenção;

 Descrição dos componentes que foram substituídos, caso tenha acontecido.

UMinho | 4. Descrição e análise crítica de situação atual 57

Manutenção preventiva

Para uma intervenção de carácter preventivo, o procedimento de dar resposta a um pedido é um pouco similar ao da manutenção corretiva, os trabalhos de caráter preventivos são emitidos semanalmente pelo Mant master, nos perfis dos técnicos das diferentes equipas da manutenção. Consoante a disponibilidade que o técnico dispõe, irá assim executar as devidas intervenções que forem submetidas no Mant master. O técnico deve imprimir o plano da intervenção em questão e análise do plano, caso tenha algumas dúvidas da interpretação ou execução, deve-se tentar esclarecê-las, através de apoios dos seus colegas, suporte ou gestor do departamento, e também desta análise, o técnico decide se vão ser necessários peças de substituição, se for não forem necessárias peças de substituição executa a intervenção, caso contrário, faz um pedido ao armázem das peças.

Depois da intervenção do técnico este deve recorrer ao software da gestão da manutenção (mant master), para proceder ao fecho do trabalho, indicando:

 O número do plano que executou;

 Objeto (número interno do equipamento);

 Tempo da duração do trabalho.

Há outros campos que já vêm preenchidos automaticamente, como, título do plano, a periodicidade (mensal, trimestral, semanal etc), a data em que trabalho foi lançado e data que vai ser fechado. A maiorias de trabalho são fechados durante o fim-de-semana, e o gestor do departamento da manutenção para garantir uma intervenção da manutenção preventiva de qualidade e também para aumentar o número de fechos de trabalhos referentes a manutenção preventiva, faz uma subcontração das equipas da mantenção, nomeadamente os técnicos das empresas fornecedores de equipamentos, com o intuito de ajudar os técnicos a intervir durante os finais-de-semanas.

Manutenção autónoma

É um tipo da manutenção conhecida usalmente no Gemba como manutenção do “primeiro nível”. Os respensáveis que dão as respostas às intervenções solicitadas referentes a a este tipo de manutenção são os próprios operadores das máquinas.

UMinho | 4. Descrição e análise crítica de situação atual 58

As instruções contidas neste tipo de plano estão relacionadas com as atividades da limpeza, lubricação e inspeção, que normalmente são executadas diariamente.

Quando os planos das intervenções para as manutenções do primeiro nível estejam aprovadas, os especialistas do departamento da manutenção tem de recorrer ao RISI para passar estes planos em formato papel de modo a facilitar a análise, a seguir convoca uma formação para os respetivos operários que irão intervir com estes respetivos planos, depois o especialista têm de deixar os planos no formato papel no Workstation de uma determinada linha onde a máquina faz parte. Cada linha tem um Workstation, sítio onde encontram diversos procedimentos considerados necessários em que todos os operadores da linha precisam na execução dos seus trabalhos. O Workstation reune mais 6 rotinas para álem da manutenção do primeiro nível, que são todas as atividades que o operador tem de executar de forma assegurar a conservação do equipamento.

Arranque, todas as atividades relacionadas com o conhecimento técnico em que o operador tem

de executar para iniciar um processo com a máquina ligada ou desligada.

Setup, são todas a atividades que o operador precisa de executar durante a mudança de

ferramenta ou de produto,

Qualidade, todas as atividades que o operador tem de executar um certo números de vezes de

forma a validar a estabilidade do processo.

Fecho, são os conhecimentos técnicos que oparador têm de executar para fechar ou finalizar o

processo.

Primeira Peça OK, São todas as atividades que operador tem de executar de forma garantir

todos requisitos da qualidade definidos pelo cliente interna e IKEA.

Resolução de problemas são todas as atividades que o operador tem de saber, de forma a

resolver os eventuais problemas que interrompem o processo.

Há planos de registos da manutenção de primeiro nível no quadro da manutenção existente em cada área. Que o seu preenchimento é obrigatório, porque é a única maneira em que o supervisor consegue controlar a execução do plano.

UMinho | 4. Descrição e análise crítica de situação atual 59

Documentos relacionados