• Nenhum resultado encontrado

Restrições Formais

No documento Apostila - PM BA (páginas 59-64)

As restrições formais nada mais são do que os procedimentos necessários para que a emenda cons- titucional possa ser votada e aprovada.

Pelo fato de a nossa constituição ser rígida, a ela- boração de emendas à Constituição exige um pro- cesso legislativo mais rígido e dificultoso do que o ordinário.

Ou seja, as restrições formais são os requisitos que deverão ser observados para a aprovação da emenda. Estão ligados à iniciativa para a propositu- ra da emenda, ao rito e ao quórum necessários para sua aprovação.

Iniciativa:

De acordo com o Art. 60 da CF, a Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

I . De um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

II . Do Presidente da República;

III . De mais da metade das Assembleias Le-  gislativas das unidades da Federação, ma- nifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

    N     O     Ç      Õ    E     S     D     E     D     I     R     E     I     T     O     C     O     N     S     T     I     T     U     C     I     O     N     A     L

Ou seja, uma PEC – Proposta de Emenda Cons- titucional somente pode ser apresentada por uma dessas pessoas ou entidades.

Rito e quórum de aprovação:

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) terá sua constitucionalidade examinada pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa onde foi proposta. Após isso, será colocada em plenário e será votada em dois turnos, sendo que, em cada um deles, deverá ser apro-  vada por três quintos dos votos dos membros daquela

Casa (maioria qualificada de 60% dos membros). Se a PEC for aprovada nestes dois turnos, será enviada para votação na outra Casa legislativa, on- de também deverá ser aprovada em dois turnos com três quintos de aprovação.

Após isso, se aprovada, será então promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

FIQUE LIGADO

Não existe necessidade de sanção presidencial para uma proposta de emenda constitucional.

EXERCÍCIO COMENTADO

01. (ESAF) O Estudo da Teoria Geral da Constituição revela que a Constituição dos Estados Unidos se ocupa da definição da estrutura do Estado, fun- cionamento e relação entre os Poderes, entre outros dispositivos. Por sua vez, a Constitui- ção da República Federativa do Brasil de 1988 é detalhista e minuciosa. Ambas, entretanto, se submetem a processo mais dificultoso de emenda constitucional.

Considerando a classificação das constituições e to- mando-se como verdadeiras essas observações, sobre uma e outra Constituição, é possível afirmar que:

a) a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é escrita, analítica e rígida, a dos Estados Unidos, rígida, sintética e negativa.

b) a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é do tipo histórica, rígida, outor- gada e a dos Estados Unidos rígida, sintética.

c) a Constituição dos Estados Unidos é do tipo consuetudinária, flexível e a da República Federativa do Brasil de 1988 é escrita, rígida e detalhista.

d) a Constituição dos Estados Unidos é analí- tica, rígida e a da República Federativa do Brasil de 1988 é histórica e consuetudinária.

e) a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é democrática, promulgada e flexível, a dos Estados Unidos, rígida, sintética e democrática.

RESPOSTA: A.

 A Constituição Brasileira é escrita, porque está consubstanciado em um documento formal. É analíti- ca, porque trata de detalhes da organização do Estado brasileiro. É rígida, porque somente pode ser alterada  por um procedimento especial e diferenciado em rela-

ção à aprovação das leis ordinárias.

 A Constituição Norte-Americana também é rígida, mas é sintética, porque trata da organização do Estado de forma superficial e negativa, porque preocupa-se basicamente em impor proibições ao Estado, tratando quase que tão somente das liberdades individuais.

VAMOS PRATICAR

Os exercícios a seguir são referentes ao conteúdo: Teoria Geral da Constituição.

01. (ESAF) Marque a opção incorreta:

a) A constituição escrita, também denominada de constituição instrumental, aponta efeito racionalizador, estabilizante, de segurança  jurídica e de calculabilidade e publicidade.

b) A constituição dogmática se apresenta como produto escrito e sistematizado por um órgão constituinte, a partir de prin- cípios e ideias fundamentais da teoria política e do direito dominante.

c) O conceito ideal de constituição, o qual surgiu no movimento constitucional do século XIX, considera como um de seus elementos materiais caracterizadores que a constituição não deve ser escrita.

d) A técnica denominada interpretação conforme não é utilizável quando a norma impugnada admite sentido unívoco.

e) A constituição sintética, que é constituição negativa, caracteriza-se por ser construto- ra apenas de liberdade-negativa ou liber- dade-impedimento, oposta à autoridade.

02. (ESAF – Adaptada) Marque a opção correta:

a) O Poder Constituinte Originário é limitado e autônomo, pois é a base da ordem jurídica.

b) O Poder Constituinte Derivado decor- rente consiste na possibilidade de alterar- se o texto constitucional, respeitando-se

    N     O     Ç      Õ    E     S     D     E     D     I     R     E     I     T     O     C     O     N     S     T     I     T     U     C     I     O     N     A     L

a regulamentação especial prevista na própria Constituição Federal e será exer- citado por determinados órgãos com caráter representativo.

c) A outorga, forma de expressão do Poder Constituinte Originário, nasce da delibera- ção da representação popular, devidamen- te convocada pelo agente revolucionário.

d) O Poder Constituinte Derivado decorre de uma regra jurídica de autenticidade constitucional.

e) A doutrina aponta a contemporaneida- de da ideia de Poder Constituinte com a do surgimento de Constituições histó- ricas, visando, também, à limitação do poder estatal.

03. (ESAF) Sobre o poder constituinte, é incorre-

to afirmar que:

a) o poder constituinte originário é inicial, ilimitado e incondicionado.

b) o poder constituinte derivado é limitado e condicionado.

c) o poder constituinte decorrente, típico

aos Estados Nacionais unitários, é limitado, porém incondicionado.

d) os limites do poder constituinte derivado são temporais, circunstanciais ou materiais.

e) a soberania é atributo inerente ao poder constituinte originário.

04. (ESAF) O Poder Constituinte é a manifesta- ção soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. A respeito do Poder Constituinte, é correto afirmar que:

a) no Poder Constituinte Derivado Refor- mador, não há observação a regulamen- tações especiais estabelecidas na própria Constituição, vez que com essas limita- ções não seria possível atingir o objetivo de reformar.

b) o Poder Constituinte Originário é condi- cionado à forma prefixada para manifes- tar sua vontade, tendo que seguir proce- dimento determinado para realizar sua constitucionalização.

c) no Poder Constituinte Derivado De- corrente, há a possibilidade de alteração do texto constitucional, respeitando-se a regulamentação especial prevista na própria Constituição. No Brasil é exerci- tado pelo Congresso Nacional.

d) as formas básicas de expressão do Poder Constituinte são outorga e convenção.

e) o Poder Constituinte Originário não é totalmente autônomo, tendo em vista ser necessária a observância do procedi- mento imposto pelo ordenamento então  vigente para sua implantação.

05. FCC) Constituição rígida:

a) dispensa forma escrita.

b) dispensa cláusulas pétreas.

c) pode ser modificada por lei complementar.

d) exclui quaisquer mecanismos de controle preventivo de constitucionalidade.

e) pressupõe mecanismo difuso de controle de constitucionalidade.

06. (FCC) O Art. 178 da Constituição Política do Império do Brasil tinha o seguinte teor: “é só Constitucional o que diz respeito aos limites, e atribuições respectivas dos Poderes Políti- cos, e aos Direitos Políticos, e individuais dos cidadãos. Tudo, o que não é Constitucional, pode ser alterado sem as formalidades referi- das, pelas Legislaturas ordinárias”.

Levando em consideração apenas o disposto nes- se artigo, é correto afirmar que a primeira Consti- tuição brasileira era uma constituição:

a) semirrígida.

b) nominal.

c) semântica.

d) histórica.

e) analítica.

07. (FCC) A proposta de emenda constitucio- nal, depois de aprovada por três quintos dos  votos, na Câmara dos Deputados e no Senado

Federal deve ser:

a) sancionada e promulgada pelo Presiden-

te da República.

b) promulgada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal.

c) promulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado.

d) promulgada pelo presidente do Senado.

e) promulgada pelo Presidente do STJ.

08. (FUNDATEC) De acordo com a doutrina de Pedro Lenza, na obra Direito Constitucional Esquematizado, a Constituição Federal atual pode ser classificada como:

    N     O     Ç      Õ    E     S     D     E     D     I     R     E     I     T     O     C     O     N     S     T     I     T     U     C     I     O     N     A     L

a) promulgada, escrita, analítica e formal.

b) promulgada, consuetudinária, analítica e formal.

c) promulgada, escrita, analítica e material. d) outorgada, escrita, analítica e material.

e) outorgada, escrita, analítica e formal.

09. (CESPE) Julgue o item a seguir como certo (C) ou Errado (E): Segundo a concepção  jurídica de constituição defendida por Hans Kelsen, a constituição é a norma que funda- menta todo o resto do ordenamento jurídico positivo, atribuindo-lhe validade.

Certo ( ) Errado ( )

10. (CESPE) Julgue o item a seguir como certo (C) ou Errado (E): Em sentido material, apenas as normas que possuam conteúdo materialmente constitucional são considera- das normas constitucionais.

Certo ( ) Errado ( ) 01 C 06 A 02 D 07 C 03 C 08 A 04 D 09 CERTO 05 B 10 CERTO

GABARITO

ANOTAÇÕES

    N     O     Ç      Õ    E     S     D     E     D     I     R     E     I     T     O     S     H     U     M     A     N     O     S

1. Evolução Histórica,

Classificação e Características

dos Direitos Humanos

Evolução Histórica dos Direitos

No documento Apostila - PM BA (páginas 59-64)