• Nenhum resultado encontrado

Pesquisa respondida pela contadora do Município de Bozano/RS sobre o processo de Planejamento Municipal, envolvendo a elaboração do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual, com o objetivo de caracterizar a metodologia adotada para a elaboração desses três instrumentos de planejamento municipal.

1) Descreva, de forma seqüencial, o processo de elaboração do Plano Plurianual no Município de Bozano.

O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública, elaborado para o período de quatro anos, que tem como prazo para o envio do Projeto de Lei no Município de Bozano a data de 30 de julho do primeiro ano do mandato do Prefeito, sendo esse de iniciativa do Poder Executivo. Assim, quando se inicia uma nova gestão no Município essa deve iniciar também seu planejamento para os próximos quatro exercícios.

Em Bozano, a Secretaria da Fazenda, através do Secretário e Contadores, está encarregada de subsidiar esse processo, fornecendo os dados necessários para a tomada de decisão dos gestores. Então, no início do planejamento são elaboradas planilhas, nas quais são preenchidos os parâmetros que nortearão as estimativas de receitas e despesas para os próximos exercícios. Os índices utilizados em tais planilhas têm como base a economia em seu cenário nacional, para tanto utilizamos os dados de inflação média anual (IPCA), crescimento esperando do PIB, crescimento vegetativo da folha de pagamento, crescimento

autônomo de custeios, esforço na arrecadação própria, bem como o crescimento médio das transferências dos governos estadual e federal, entre outros.

Definidos esses parâmetros, preenchemos as planilhas com dados históricos de anos anteriores à elaboração ao Plano e os orçados para o ano em que se elabora o mesmo, projetando assim os próximos quatro anos. Com esses dados preenchidos, obtemos dados de Receita Corrente Líquida projetada, bem como os valores mínimos que devemos aplicar em saúde, educação, e uma estimativa de valores com a despesa com pessoal dos poderes Executivo e Legislativo. Com essas informações, define-se o quanto de recursos teremos disponível para investimento para os quatro próximos exercícios.

Uma vez que se conhece a projeção da receita, e se tem uma estimativa das despesas obrigatórias constitucionais e as de custeio, os gestores sabem o que irão possuir de recursos disponíveis para o planejamento de suas metas e diretrizes, expostas no seu plano de governo. A partir daí, em reuniões com os secretários de cada pasta são definidos os investimentos em cada área, os quais serão apresentados à comunidade em Audiência Pública, nas quais os conselhos municipais são convidados a participar para também darem seus pareceres e aprovação das metas planejadas. Posteriormente o Projeto de Lei é enviado à Câmara de Vereadores para a apreciação e votação.

Acompanham o texto do projeto de lei, Anexo, contendo os Programas e a Tabela da Estimativa das Receitas e Despesas para o período de quatro anos.

2) Descreva, de forma seqüencial, o processo de elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A LDO tem como principal objetivo orientar a elaboração dos orçamentos fiscal e, da seguridade dos Poderes Executivo e Legislativo, definindo metas e prioridades para o exercício seguinte ao de sua elaboração. No Município de Bozano o prazo para envio do Projeto de LDO é até 30 de setembro de cada ano, sendo uma atribuição privativa do Poder Executivo a sua elaboração.

Da mesma forma que no PPA, são realizadas as estimativas de Receitas e Despesas, com base em parâmetros que utilizam índices e indicadores econômicos, bem como em dados internos de projeção de crescimento vegetativo da folha de pagamento, percentual de reajuste salarial, esforço na arrecadação própria,

crescimento das transferências dos governos estadual e federal e crescimento autônomo de outros custeios.

Concluída a previsão das receitas, e com base nos programas aprovados no PPA, são definidas, pelos gestores, as metas e prioridades para o exercício subseqüente. Neste momento também são elaborados os Anexos de Metas e de Riscos Fiscais, os quais são enviados ao Legislativo juntamente com o Projeto da LDO.

O Anexo de Metas Fiscais contém o Demonstrativo da Evolução da Dívida Consolidada Líquida e o Resultado Nominal, bem como o Demonstrativo das Metas de Resultado Primário, a Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do Exercício Anterior, o Demonstrativo de Metas Fiscais Atuais Comparadas com as Fixadas nos Três Exercícios Anteriores, a Evolução do Patrimônio Líquido, a Origem e Aplicação dos Recursos Obtidos com a Alienação de Ativos, a Estimativa e Compreensão da Renúncia de Receita e Margem de Expansão das Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado. O Anexo de Riscos Fiscais contem o Demonstrativo de Riscos Fiscais e Providências. Após a conclusão dos anexos, são alocados os valores aos programas e ações que terão execução orçamentária no exercício subseqüente.

O texto do Projeto de Lei é estruturado em capítulos, os quais estão assim organizados: as metas e riscos fiscais; as prioridades e metas da administração municipal extraídas do Plano Plurianual; a organização e estrutura do orçamento; as diretrizes para elaboração e execução do orçamento e suas alterações; as disposições relativas à dívida pública municipal; as disposições relativas às despesas do Município com pessoal e encargos sociais; as disposições sobre alterações na legislação tributária e as disposições gerais.

Concluídas essas etapas é organizada audiência pública, no caso do nosso Município realizado conjuntamente entre Executivo e Legislativo, para discussão das Metas propostas. Após, o Projeto de Lei é enviado à Câmara de Vereadores para a apreciação e votação por parte dos edis.

3) Descreva, de forma seqüencial, o processo de elaboração da Lei do Orçamento Anual.

A Lei Orçamentária Anual é a materialização do planejamento efetuado pelo poder Executivo no PPA e na LDO, é nela que se estimam as receitas e fixam as

despesas para a execução orçamentária do ano seguinte. Em Bozano o prazo para o envio do projeto de lei orçamentária é até o dia 15 de novembro de cada ano.

No processo de elaboração da LOA os valores que foram calculados na LDO de estimativa de receita e despesas, são atualizados. Em nosso Município, utilizamos os dados contidos na LDO da União e do Estado para embasar a receita, haja vista que as transferências de recursos constitucionais dessas duas esferas representam em média 93% do total das receitas arrecadadas, sendo fundamentais para a manutenção das atividades do município.

Após, atualizarmos a estimativa de receita, revisamos as metas de resultado primário e nominal para verificar se as mesmas continuam compatíveis com os dados atualizados, se for necessário atualizarmos o anexo com as referidas metas. A partir daí, começamos a calcular os valores de cada ação contida nos programas de trabalho, por elemento de despesa, exemplo: O valor necessário para as despesas com vencimentos e salários da Ação, Manutenção do Gabinete do Prefeito, da Manutenção da Secretaria de Administração e Planejamento, e assim com todos os órgãos, por elemento de despesa, dentro de cada ação de governo.

Junto ao texto do Projeto de Lei Orçamentária são enviados os Demonstrativos que, para além do fato de serem obrigatórios, tornam mais transparentes a aplicação dos recursos, especialmente em relação aos gastos com Pessoal dos Poderes Executivos e Legislativo; Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde; Receitas e Despesas com a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino; as Receitas e Despesas do Fundo Municipal de Saúde e, de Assistência Social; o Demonstrativo das Receitas e Despesas do orçamento fiscal e, da seguridade social do ente, e também, o Demonstrativo de Compatibilidade das Metas da LDO com as da LOA.

Trinta dias antes do envio à Câmara de Vereadores do Projeto de Lei Orçamentária, o Poder Executivo disponibiliza àquele Poder as estimativas das receitas para o exercício subseqüente, inclusive da corrente líquida, com a respectiva memória de cálculo.

Como nos outros processos o Poder Executivo e Legislativo realizam conjuntamente uma audiência pública para a discussão da proposta orçamentária com a comunidade, os conselhos são chamados a participar para que também possam emitir um parecer a respeito das metas referentes às suas áreas de atuação.

Concluído o processo de elaboração e apresentação em audiência publica do Projeto de Lei Orçamentária, o mesmo é enviado ao Poder Legislativo, juntamente com todos os seus anexos obrigatórios, para que seja apreciado e votado até 15 de dezembro de cada ano.

4) Apresente outras informações que considera importantes na elaboração desses três instrumentos de Planejamento Municipal no Município de Bozano.

- Que os objetivos traçados pelos gestores em seus planos de governo sejam coerentes com a realidade e capacidade de arrecadação do ente, ou seja, sempre iniciar o planejamento com base na receita e não na despesa, pois o orçamento deve ser equilibrado, devendo cortar despesas que não são possíveis de se realizar, ao invés de aumentar o valor das receitas sem base em dados confiáveis;

- Ter conhecimento dos dados dos orçamentos da União e do Estado, visto que as transferências desses entes são responsáveis pela maior parte da arrecadação na maioria dos municípios, especialmente os de pequeno porte;

- Também consideramos importante a análise dos orçamentos anteriores, uma vez que apresentam um histórico de comportamento tanto das receitas quanto das despesas do ente ao longo do tempo.

- Importante considerar o cenário econômico atual e suas projeções, pois influenciam diretamente na arrecadação de todos os entes, o que irá restringir ou ampliar a capacidade de investimento para o período que se projeta.

- Engajamento de técnicos e gestores na construção de um planejamento sólido e factível, onde se realize aquilo que se planeja sem ficar gerando expectativas a cerca de algo que não é possível de se realizar ou que venha a comprometer o equilíbrio financeiro do ente.

4.2 ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO DAS RECEITAS E DESPESAS

Documentos relacionados