• Nenhum resultado encontrado

A estrutura do capítulo contempla a apresentação dos dados sócio-demográficos e das questões das questões de entrevistas.

Na entrevista foram abordados três blocos de questões: processo de comunicação entre a equipe de TI e a área cliente, papel da comunicação para os profissionais envolvidos na automação de projetos de TI e compartilhamento do conhecimento no contexto da automação de projetos.

Para os dados sociodemográficos os resultados foram apresentados seguindo-se a ordem das questões iniciais obtendo-se as estatísticas descritivas. Para as demais questões da entrevista que foram analisadas mediante análise de conteúdo optou-se pela construção de temas e categorias de forma indutiva, que foram representadas em forma de quadro contendo o nome da categoria e o nome do tema, frequência e exemplos referentes aos temas. Os resultados das entrevistas foram transcritos inicialmente em software de texto e posteriormente foram inseridos e analisados por meio do software SPHINX, Léxica, versão 5.

4.1. DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS DOS ENTREVISTADOS 4.1.1 Perfil dos entrevistados 

Participaram desse estudo 10 pessoas, seis homens (60%) e quatro mulheres (40%). A idade dos participantes variou entre 31 e 51 anos, sendo que a média foi de 39,8 anos e desvio padrão de 6,65. Destes, um entrevistado possui menos de 32 anos (10%), dois entrevistados tem idade entre 32 a 34 anos (20%), um entrevistado possui idade entre 36 a 38 anos (10%), três possuem idade de 40 a 42 anos (30%) e três possuem mais de 42 anos (30%). Observa-se que a amostra é homogênea, pois o coeficiente de variação (desvio padrão/média) foi próximo a 17%, ou seja, os dados estão dispersos da média em 17%. Pelo fato do menor valor da distribuição ser 31 anos, o maior ser de 51 anos e a média ser aproximadamente de 40 anos, há um indício forte de que a distribuição seja simétrica, pois se a amostra fosse composta de indivíduos mais velhos a média não seria 40 anos, mas um valor mais alto, por exemplo, 45 anos, da mesma forma se fosse composta por indivíduos mais jovens a média seria um valor menor, mais baixo, por exemplo, 36 anos. Então dessa forma conclui-se que os dados amostrais são simétricos e com pouca dispersão em torno da média.

Quanto a escolaridade quatro pessoas possuem ensino superior completo (40%), quatro possuem especialização (40%), uma pessoa possui mestrado completo (10%) e um entrevistado está desenvolvendo doutorado (10%). Observa-se que para as atividades desempenhadas pelos entrevistados todos devem ter no mínimo o ensino superior completo.

4.1.2 Perfil das atividades desenvolvidas pelos entrevistados 

Na Tabela 2 foram apresentados os perfis das atividades dos participantes, de acordo com área de atuação em Administração ou Tecnologia (TI). Participaram quatro (4) pessoas da área Cliente (Administração) e seis (6) pessoas da área de TI. Os perfis de atividades dos entrevistados são: Mapeamento do processo; Líder de projetos referem-se a área de administração e o perfil analista de requisitos; Analista de negócio (APD); Desenvolvedor; Gerente de projeto a área de TI.

Foram identificadas pessoas que exercem mais de uma atividade, como no caso do participante 1 (Mapeamento de processos e Desenvolvedor de protótipo), participante 5 (Desenvolvedor e Líder de equipes), participante 6 (Analista de negócio – APD e Gestor de produção), participante 8 (Gerente de projeto e Arquiteto de software), sendo que a maioria desses participantes pertencem á área de Tecnologia. Destaca-se que os participantes 3 e 9 desempenham somente outras atividades (Tributarista e Gerente corporativo), sendo que a participante 3 pertence a área de administração e o participante 9 a TI. As pessoas que possuem mais de um perfil estão mais diretamente ligadas à atividade de automação do projeto, no entanto, eles tendem a ficar sobrecarregadas e assim não podem contribuir como poderiam nas atividades do processo projeto. Observa-se ainda que o acúmulo de atividades não representa maior ganho de remuneração, o participante 1 possui duas atividades e não possui função gratificada.

Tabela 2: Perfil das atividades dos participantes Lotação Área de Administração Frequên cia Porcen tagem (%) Área de TI Frequên cia Porcen tagem (%) Mapeamento de

Processos 2 20 Analista de requisitos 1 10

Líder de projetos 1 10 Analista de negócio 1 10

Outro 1 -

Desenvolvedor de

protótipo 1 10 Desenvolvedor 2 20

Outro 2 - Tributarista 1 10 Gerente de projeto 1 10

Outro 1 - Líder de

equipes 1 10

Outro 2 - Gestor de produção 1 10

Outro 3 - Arquiteto de software 1 10

Outro 4 - Gestor corporativo 1 10

Perfil d e ativ id ad es Total de Respostas 5 Perfil d e ativ id ad es Total de Respostas 9

Fonte: dados da pesquisa (2011).

Em relação ao tempo de serviço dos entrevistados na organização variou entre 1 ano e 22 anos, de acordo com a Tabela 3, sendo a que a média do tempo de serviço dos participantes é de 10 anos com o desvio padrão de 6,7 e moda igual a 1. Observa-se que o desvio padrão foi relativamente alto mostrando que há uma considerável variância em relação ao tempo de serviço das pessoas entrevistadas.

Tabela 3: Tempo de serviço na organização

Tempo de serviço (anos)

Frequência Percentual (%) Menos de 2 1 10 De 2 a 4 0 0 De 4ª 6 1 10 De 6 a 8 3 30 De 8 a 10 1 10 De 10 a 12 0 0 12 e mais 4 40 Total de Respostas 10 100

Fonte: Dados da pesquisa (2011).

Destes participantes sete possuem função gratificada para exercerem suas atividades (70%) e três não possuem (30%). Destacando que cinco pessoas do sexo masculino possuem função gratificada e somente duas pessoas do sexo feminino recebem a gratificação.

Os entrevistados responderam sobre sua vida profissional dentro e fora a organização e sobre qual o tipo de função que ocupou por mais tempo, sete (7) pessoas responderam que desempenharam mais função do tipo técnica (70%), duas (2) pessoas funções gerenciais (20%) e uma (1) pessoa exerceu por igual período função técnica e gerencial (10%) no decorrer de sua vida profissional.

A seguir foram apresentados os dados de análise de conteúdo. Foram criadas categorias. Para cada categoria foi criada uma definição com base nos temas listados. Os temas foram definidos de acordo com o significado para os entrevistados. Os temas também de acordo com o significado para os entrevistados. Os critérios para a criação das categorias foram exaustividade, profundidade, etc.

4.2. PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS EQUIPES

Refere-se a como a informação ou o conhecimento são transmitidos pelos canais de comunicação (por exemplo, e-mail, comunicação interna, telefone), isto é, os canais que as organizações utilizam para se comunicar com seus empregados, compartilhar informações e conhecimento. Os canais de comunicação permitem que o processo de comunicação seja percorrido na organização, de forma que as informações possam ser transmitidas e compartilhadas.

Considerando-se que a explicação foi apresentada no início da entrevista as respostas variaram em função de duas categorias (natureza da comunicação, canais) com os seus respectivos temas.

1 Natureza da comunicação

Documentos relacionados