• Nenhum resultado encontrado

DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DA ÁREA FINANCEIRA EM UMA EMPRESA DA CIDADE DE MANDAGUARI – PR: Estudo de caso da Empresa Romagnole

4. RESULTADOS DA PESQUISA

A empresa ROMAGNOLE PRODUTOS ELÉTRICOS S.A. localizada na Rodovia BR 376 – km 394 – Parque Industrial, com Inscrição no CNPJ: 78.958.717/0016-14, possui 2 sócios, atua no ramos Fabricação de Transformadores Elétricos, tem como missãoProver o mercado com produtos para geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, buscando o crescimento sustentável do negócio, e com seus valores: Gerenciamento empreendedor, inovador e participativo; Busca constante pela satisfação dos clientes; Gestão socioambiental responsável; Ética, transparência e seriedade; Busca pela melhoria continua; Valorização do ser humano.

A empresa atua no ramo de fabricação de produtos para geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Em 1960, Álvaro Romagnolli e Vicente Romagnole, começaram com produtos de encanamentos de agua, postes, instalações de caixas d’agua, tampo de poço, ladrilho para calçadas e começaram a revender os produtos que vinha de Ibiporã, e em 1962 aparecia um produto e os sócios viam que tinha mercado e produziam, com a recém chegada da energia elétrica em Mandaguari, a Copel começou a instalar os postes de concretos e isso os motivou muito, produziram os postes pequenos e após quatro anos começaram a produzir os postes grandes em paralelo nesse período os irmãos fabricavam tanques de lavar roupas, pias. Os novos produtos eram rentáveis porque não tinha

quem fabricava na região nesse período o café predominava e tinha muito dinheiro tinha muitos empréstimos de amigos que faziam os empréstimos a juros menores que o banco esse tipo de empréstimo foi até 1967, quando o Banco do Brasil financiou um dos primeiros caminhões, nesse mesmo ano a empresa já possuía algum patrimônio então compraram o terreno ou seja dois primeiros lotes onde hoje é a Matriz Romagnole, o negócio foi crescendo e compraram a quadra inteira.

Nos anos de 1970 o governador do Paraná chamou os irmão no Palácio Iguaçu e fez empréstimos pelo BNDS para que construísse a fábrica de poste nessa época a empresa possuía quase 100 funcionários, prepararam para produzir postes e veio um projeto para eletrificação rural, foram 470 mil propriedades beneficiadas isso ajudou a Romagnole a virar uma grande empresa teve uma época que a empresa precisou comprar seis caminhões de uma só veze chagaram a quarenta pois não tinha transportadoras, atualmente o transporte é terceirizado que segundo Álvaro “abrimos mão da transportadora para cuidarmos daquilo que realmente sabíamos fazer bem.”

Em 1975 os irmãos enxergam que poderiam expandir seus produtos, com isso começam a produzir em pequena escala as ferragens eletrotécnicas, logo em seguida os sócios no ano de 1976 de um passo que exigiria maior tecnologia começaram a fabricar transformadores onde a empresa segue no seguimentos elétrico fabricando postes, ferragens eletrotécnicas e transformadores até o ano de 2000 a empresa tinha sua razão social como Irmãos Romagnole em seguida mudando sua razão social para Romagnole Produtos Elétricos no qual é o nome atual.

A empresa trabalha hoje com o sucessor que é o presidente Alexandre Romagnole filho de Vicente e conta com um conselho de seis pessoas no qual quatro são da família composta por Álvaro Jose Romagnolli, Vicente Romagnole, Silvana Romagnole e Simone Romagnole.

Líder de Caldeiraria Líder de Pintura Líder de Alta e Baixa Tensão Líder de Parte Ativa Líder de Fechamento Gerente Transformador Distribuição Coordenação de Produção Diretor de Transformadores Diretor Financeiro Diretor de Artefatos Diretor de Ferragens Diretor de Vendas Gerente Transformador Industriais Gerente Componentes Conselho de Administração Diretor Geral Fonte: Os autores (2016)

Na empresa em estudo existem as seguintes atribuições e/ou cargos:

 Conselho de Administração: conta com um conselho de seis pessoas no qual quatro são da família.

 Diretor Geral: responsável pelo grupo Romagnole onde o mesmo é filho de um dos fundadores, onde tem os demais diretores são seus subordinados.

 Diretor Financeiro: responsável por toda parte Financeira como: investimentos, financiamentos, alocação de recursos, captação de recursos, compra de matéria prima, estoques, vendas.

 Diretor de Artefatos: responsável pela fábrica de poste de concreto, administrando a produção e buscando sempre inovar para alcançar melhor posição no mercado e sendo cada vez mais competitivos.

 Diretor de Transformadores: responsável pela fábrica de transformadores de distribuição e industriais administrando a produção e buscando sempre inovar para alcançar melhor posição no mercado e sendo cada vez mais competitivos.

 Diretor de Ferragens: responsável pela fábrica de Ferragens eletrotécnica administrando a produção e buscando sempre inovar para alcançar melhor posição no mercado e sendo cada vez mais competitivos.

 Diretor de Vendas: responsável pela venda de todas os produtos fabricado pelo grupo Romagnole uma função de suma importância pois a empresa sobrevive das vendas de seus produtos para que possa se manter no mercado e tenha recursos para seus investimentos.

 Gerentes de Transformadores: responsável pela produção e Administração buscando melhorias em seus processos, solicitando investimentos.

 Coordenação de produção: responsável de coordenar as áreas produtivas junto a seus líderes buscando atender a qualidade do produto e a pontualidade de entrega.

 Líderes: responsável cada qual pelo seu setor buscando fabricar seus produtos com qualidade e pontualidade com o empenho de seus colaboradores.  O Grupo Romagnole é integrado de aproximadamente de 2200 colaboradores.

A empresa Romagnole possui a função Financeira e também está estruturada com a área Financeira onde tem como algumas atividades como: atividades rotineiras de pagamentos, recebimentos, alocação de recursos e captação de recursos, financiamentos.

A captação de recursos ocorre praticamente quase na totalidade de maneira própria com a venda através da venda de seus produtos, esses recursos fica mantido no caixa da empresa para aquisição de matérias primas, pagamentos dos colaboradores, para despesas administrativas e para investimentos como maquinários, infraestrutura e novos barracões, quando de valores não muitos altos para esses investimentos é realizado com recursos próprios, quando o valor for muito alto a empresa busca a captar os recursos através de financiamentos.

A empresa busca trabalhar com os estoques reduzidos, onde a mesma está adotando uma nova política de estoque “estoque zero”, essa nova política parte do princípio que os fornecedores entreguem as matérias primas conforme a

Documentos relacionados