• Nenhum resultado encontrado

Resuma, em uma palavra, o sentimento que você possui em relação ao Senac

4 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

28. Resuma, em uma palavra, o sentimento que você possui em relação ao Senac

61 20

Fonte: Dados da pesquisa, 2014

Das palavras positivas escolhidas pelos colaboradores como as que resumem o sentimento que eles possuem com relação ao Senac, as três mais citadas são: trabalho, respeito e profissionalismo, conforme pode ser visualizado na figura 32.

Figura 32 – Palavras positivas relacionadas ao sentimento dos pesquisados pelo Senac

Fonte: Dados da pesquisa, 2014

Figura 33 – Palavras negativas relacionadas ao sentimento dos pesquisados pelo Senac

Fonte: Dados da pesquisa, 2014

Já sobre as palavras negativas, as três palavras que mais aparecem na pesquisa são: tristeza, desmotivação e decepção (figura 33). Este tipo de informação faz parte dos critérios utilizados para se dimensionar o valor de uma marca, que as pessoas reconhecem e conectam com o nome da marca. Por isso sua relevância para este estudo.

4.5 Engajamento dos colaboradores no que tange a relação com a marca Senac

Nesta seção, é dada a resposta para o quinto objetivo específico que consistiu em descrever o engajamento dos colaboradores no que tange a relação com a marca Senac.

Os resultados apresentados na tabela 5 evidenciaram que é elevada a satisfação dos funcionários com o acesso à informação e à clareza organizacional, notadamente no que se refere ao que é divulgado através dos canais de comunicação interna e dos superiores diretos. Para 84,1% dos pesquisados, o atendimento dos outros setores do Senac é realizado com presteza e cordialidade, como mostra a variável 9. Enquanto isso, 86,7% sempre lê um informativo do Senac e 85% sempre lê as informações contidas nos quadros de aviso, como pode ser verificado pelas variáveis 11 e 12. A variável 16 foca a motivação. Para a afirmação “as campanhas internas realizadas pelo Senac conseguem motivá-lo(a), ou seja, conseguem fazer com que você se interesse em participar, produzir, se engajar etc.”, 69,9% dos pesquisados responderam que concordam. Para 28,3%, esta afirmação não condiz com a realidade. Em ambientes positivos, os empregados são geralmente otimistas sobre o que fazem. Ao descrever seu trabalho, eles tendem a minimizar os problemas. Não é necessário descrever sobre o que acontece com os negativos: funcionários indiferentes que claramente odeiam seus empregos.

Os percentuais de concordância caem um pouco com relação aos resultados apresentados até agora quando as questões se referem às atitudes dos superiores, mas continuam satisfatórios. As variáveis 17, 18, 19, 20 e 21 tratam deste item (tabela 5). Os colaboradores concordam que seus superiores repassam as informações corporativas (69%), e 70,8% deles consideram seus superiores como agentes de comunicação, ou seja, a pessoa em quem eles podem confiar para manterem-se informados com relação ao que acontece de impactante na instituição, no tempo e momento certos. Também está bem definido para os funcionários que, quando necessitam de informações, eles podem procurar seu superior e perguntar a ele (84,1%) e que seu superior se preocupa em fazer com que sua equipe tenha acesso a todos os canais de comunicação interna (81,4%). No fator comunicação do superior com a equipe, a pesquisa revelou que 73,5% dos funcionários concordam que há esta abertura. Ao verificar a frequência com que os funcionários leem os canais de Endomarketing e comunicação interna utilizadas pelo Senac, vê-se que 86,7% afirma que sempre lê um informativo do Senac e 85% dizem que sempre lê os quadros de aviso da empresa. Da tabela 5, a variável melhor avaliada é a de número 23, que remete à motivação do funcionário com relação à marca Senac. Nela, é questionado se o pesquisado concorda com a afirmação de que ele “já indicou os produtos e serviços que o Senac oferece para familiares e amigos”, onde 92,9% respondem que sim. Funcionários satisfeitos falam bem da empresa para familiares, amigos e vizinhos. Já funcionários motivados acreditam na qualidade dos produtos e serviços

da empresa e sentem-se seguros para indica-los. Eles são a melhor propaganda boca-a-boca. Se eles realmente compreenderem e apreciarem as iniciativas da empresa, serão os melhores promotores e advogados para essas iniciativas.

Apesar de obter um índice de concordância positivo (69%), a variável 17 pode ser considerada crítica pelo fato de apresentar o índice de discordância mais alto apresentado na tabela 5 (31%) sobre se o superior tem feito reuniões frequentes com a equipe para repassar informações corporativas. Esta variável tem conexão com o empowerment8, já que a relação

com o superior interfere diretamente na autonomia dos funcionários. Como afirma Kotler (2010, p. 93), “os empregados precisam estar envolvidos e precisam ter autonomia para agir”. E para ambos os objetivos, é necessária informação. Ainda Kotler (2010, p. 94) defende que “o papel do líder é inspirar”, principalmente em empresas onde ainda não existem processos de “democracia colaborativa, em que os empregados têm a oportunidade de moldar o futuro da empresa por meio da participação em processos decisórios e de voto”.

Apesar de todos os itens avaliados apresentarem índices de concordância acima de 69%, que corresponde a mais da metade dos pesquisados, é relevante prestar atenção às quatro variáveis com índices de discordância superiores a 25% dos respondentes (tabela 5). Três delas referem-se à atuação do superior direto, ou melhor, a forma como as informações são repassadas por ele no dia a dia: 31% não concordam que seu superior tem feito reuniões frequentes com a equipe para repassar informações corporativas, 27,4% discordam que seu superior é considerado um “agente de comunicação” para a equipe e 25,7% não concordam que “seu superior conversa frequentemente com sua equipe”. A quarta variável, que se refere à questão “as campanhas internas conseguem motivá-lo(a)”, teve discordância de 28,3% dos pesquisados.

8

Tabela 5 – Opinião sobre o engajamento no que tange a relação com a marca Senac

Variáveis N %