• Nenhum resultado encontrado

Você já indicou os produtos e serviços do Senac para familiares e amigos.

4 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

23. Você já indicou os produtos e serviços do Senac para familiares e amigos.

Concordo 105 92,9

Discordo 5 4,4

N.S. / N.R. 3 2,7

Fonte: Elaboração própria

De acordo com a pesquisa, as críticas mais frequentes relacionadas ao engajamento dos funcionários e sua relação com seu superior são:

Mais agilidade no repasse de alguns comunicados aos funcionários por ex.: feriados/expediente/horário modificado (Questionário 12).

Mais transparência nos processos e maior e melhor atenção aos funcionários com um atendimento mais "humanizado" (Questionário 14).

Interagir com o funcionário em todos os sentidos. Informações por igual e para todos, respeitando as restrições de acordo com a função (Questionário 16).

Gostaria de um olhar mais observador da instituição para com os seus funcionários; uma pitada de reconhecimento pelo trabalho árduo de seus colaboradores que estão esforçando-se para dar conta do excesso de trabalho, afinal, crescemos e ampliamos nossas unidades, nossas ações, nossa área de atuação. Mas, francamente, parece que paramos no tempo em atenção ao trabalhador, em benefícios e, principalmente, no engajamento feliz dos colaboradores (Questionário 17).

Premiar projetos e iniciativas que apoiem a promoção institucional dentro e fora do Brasil; reconhecer o trabalho e dedicação sistêmica de funcionários com mais de dez anos; ampliar o apoio para produção de conhecimento (Questionário 23).

Sobre a relação com a marca (ou seja, com a instituição) percebo que em determinados eventos os colaboradores contratados são discriminados e a comunicação deveria ser mais clara e com mais rapidez em determinados processos (Questionário 26).

Investimento do RH nas ações de motivação dos funcionários e seus familiares (Questionário 36).

Reunir todos os funcionários uma vez por mês ou de 4 em quatro meses para repassar informações sobre a Instituição (Questionário 37).

Ter a informação do todo daquela informação e saber porque deve realizar aquela atividade, não ser apenas operacional, participar mais de reuniões (Questionário 44).

Uma empresa que se mostra antiga e arcaica, com tendência a não crescer enquanto se tem na gestão pessoas que não gerem de acordo com o mercado de educação profissional. Não está sendo uma empresa que valoriza o funcionário nem muito menos seguindo o objetivo e visão para que foi fundada (Questionário 46).

Ações nas quais os colaboradores se sintam verdadeiramente acolhidos (Questionário 53).

Sentimos resistência no processo de confirmação de alguns procedimentos ou na comunicação interna que oficializa informações básicas, as quais, na maioria das vezes, sobre assuntos que já são do conhecimento informal de todos. Melhoraria a comunicação entre funcionários e instituição se alguns procedimentos e a tomada de algumas decisões fossem comunicadas com brevidade, por exemplo: só tomamos conhecimento através de comunicado interno via e-mail do horário permitido para liberação de alunos e funcionários, em casos de greves ou paralizações, ao término do expediente! Situação esta que gera desconforto decorrente da situação de periculosidade;

só tomamos conhecimento formal da data do recesso de final de ano às vésperas da festa de confraternização, o que impede muitos de economizar agendando viagens com antecedência ou ainda são forçados pela situação a remarcar passagens aéreas; alguns convites chegam com pequena margem de tempo para resposta, o que dificulta levar a informação em tempo hábil para as pessoas que não possuem e-mail institucional; as pessoas que contribuem com o crescimento da instituição durante todo o ano não são consideradas, parte desse crescimento quando são impedidas de participar de determinados eventos promovidos pela instituição, como passeio de Dia dos Pais, congressos e a própria confraternização de final de ano, o que causa desestímulo, sentimento de não valorização do trabalho, decepção e tristeza (Questionário 57).

Maior respeito ao cliente interno (Questionário 72).

As informações precisam chegar com mais antecedência (Questionário 73). Divulgar o diferencial dos seus produtos e serviços (Questionário 74). Vejo a comunicação do RH com os funcionários muito falha. Por exemplo: não são repassadas para os instrutores novos os direitos deles na instituição como, por exemplo, o desconto na lanchonete. Outra questão é que os comunicados são enviados apenas a quem tem e-mail institucional, excluído os demais funcionários que não tem este e-mail. O RH, para se comunicar com os instrutores, envia e-mail para a coordenação. Este contato deveria ser realizado diretamente com o funcionário. Outra coisa muito grave na instituição é a exclusão dos funcionários contratados na festa de enceramento do ano. O funcionário que passou todo o ano trabalhando conosco, pelo fato de ter seu contrato encerrado em dezembro, dia 19/12, não pode participar da festa o que causa constrangimento para nós que convivemos com este colega por um ou dois anos. Sempre os contratados são excluídos das ações do Senac, como se não fossem funcionários (Questionário 83).

Melhor comunicação entre o funcionário e o superior maior, o que possui a última palavra, para resoluções de decisões que precisam de sua autorização, e maior rapidez (Questionário 89).

Realizar um trabalho de conscientização interna de que o Senac é uma instituição só e não fragmentada. Sinto a necessidade de unificar o Senac como um só (vejo que existem vários "Senacs" dentro de um); Existe uma disputa interna, uma não-valorização com o outro. Até para realizar a divulgação de uma atividade sinto dificuldade no acesso a uma unidade (não existe parceria) (Questionário 91).

Mais oportunidades para os funcionários em cargos maiores, ter mais comunicação entre gestores e funcionários (Questionário 96).

Capacitar mais os funcionários e ser visto de igual modo, pois todos somos iguais, basta obedecer às hierarquias (Questionário 100).

As pessoas de poder aquisitivo deveriam cumprimentar os menos privilegiados. Tratar de igual para igual. O RH daqui é horrível. Só trata as

pessoas com patadas, caras feias e com má vontade. Deveria fazer uma reciclagem e mandar embora um monte de gente que não faz nada e contratar pessoas que realmente trabalhem (Questionário 105).

Oportunidade aos funcionários (cursos grátis) (Questionário 111).

Temos certeza que a comunicação é ótima, mas podemos melhorar. Saímos de casa para o trabalho. Ao chegar, encontramos os nossos colegas para mais um dia de trabalho. Às vezes, preocupados com os nossos problemas familiares e outros etc. Que haja uma dinâmica coletiva, interagindo entre todos, mexendo com mente e o físico. Tenho certeza que vai melhorar (Questionário 112).

Maior engajamento do RH junto aos funcionários e uma política de motivação (Questionário 113).

Os resultados descritos acima não consideraram as respostas relacionadas a benefícios e salários, pois esta pesquisa não possui caráter de pesquisa de clima organizacional e não objetiva elucidar tais pontos de satisfação ou insatisfação dos colaboradores.