• Nenhum resultado encontrado

O resultado das análises sobre as análises global, e clusters – G7 e BRICS, sistema legal e por países–, é resumida no Quadro 6, a respeito das hipóteses definidas, em que:

Hipótese 1a: Existem diferenças significativas no value relevance das companhias nos estágios do ciclo de vida no período da crise financeira global.

Hipótese 1b: Existem diferenças significativas no gerenciamento de resultado das companhias nos estágios do ciclo de vida no período da crise financeira global.

Quadro 06 - Resultado Consolidado do ciclo de vida no período da crise financeira global quanto ao value relevance e ao gerenciamento de resultados Hipótese H1a H1b Dimensão Value Relevance Gerenciamento de Resultados Grupo / País

Global Não rejeitada Rejeitada

G7 Não rejeitada Rejeitada

BRICS Não rejeitada Rejeitada

Common law Não rejeitada Rejeitada

Code law Não rejeitada Não rejeitada

Alemanha Não rejeitada Não rejeitada

Canada Rejeitada Rejeitada

EUA Não rejeitada Rejeitada

França Não rejeitada Rejeitada

Itália Rejeitada Rejeitada

Japão Não rejeitada Não rejeitada

Reino Unido Rejeitada Não rejeitada

Brasil Não rejeitada Não rejeitada

Rússia Rejeitada Rejeitada

Índia Não rejeitada Rejeitada

China Não rejeitada Não rejeitada

África do Sul Não rejeitada Rejeitada

Fundamentado pelo quadro exposto e pelos resultados da pesquisa, é possível perceber que:

A) Assim como descritos na literatura, as variáveis patrimônio líquido e lucro líquido são estatisticamente significativas, representando a relevância dos números contábeis.

B) A variável CR apresentou o sinal negativo esperado, mas não é estatisticamente significativa na maioria dos casos nas duas dimensões da qualidade da informação contábil, o que pode ser explicado pela heterogeneidade da amostra,

com a presença de empresas de países que foram afetados em extensões diferentes pela Crise Financeira Global.

C) Embora na literatura tenha-se encontrado evidências de que o value relevance do valor contábil do patrimônio de uma empresa aumenta e a relevância do valor do lucro líquido diminui quando a saúde financeira da empresa se deteriora, no presente estudo foi encontrada uma redução na relevância tanto do patrimônio líquido quanto do lucro líquido no período da crise.

D) A partir do sinal das variáveis do ciclo de vida (CV) da Tabela 3, é possível perceber uma redução na relevância do ciclo de vida à medida que a empresa sai de estágios de maior para menor saúde financeira.

E) Quanto à interação entre o ciclo de vida e crise e as variáveis básicas do modelo de value relevance (PL*CV, LL*CV, PL*CR*CV e LL*CR*CV), a relevância do patrimônio líquido e do lucro líquido apresenta-se estatisticamente significativa para os estágios de menor saúde financeira, ECVs de turbulência e declínio, o que pode indicar que outras variáveis possam ter assumido maior relevância para empresas classificadas nos ECV de introdução, crescimento e maturidade; enquanto para os estágios de turbulência e declínio, caracterizados pela queda nas vendas, queda nos lucros e aumento da capacidade de produção não utilizada (AHARONY; FALK; YEHUDA, 2006) e maus resultados das empresas vistos como perdas não transitórias do mercado (HAYN, 1995), os investidores se atentem mais aos valores contábeis do patrimônio líquido e do lucro líquido, do que outras informações.

F) Enquanto nas amostras, global e por grupos, as variáveis explicativas que representam os accruals não discricionários são todas significativas, a deterioração na qualidade dos accruals pode ser verificada pela perda de significância das variáveis independentes quando da separação da amostra por países. A única exceção é o resultado para os EUA, que apresentou todas as variáveis significativas. G) As empresas nos estágios de introdução, crescimento, turbulência e declínio exibiram um nível de gerenciamento de resultados estatisticamente significativo e maior do que as empresas no estágio de maturidade. Por outro lado, durante o período da crise financeira global, o nível de gerenciamento de resultados nos diferentes ciclos não foi estatisticamente diferente do nível de GR das empresas no estágio de maturidade.

H) A partir das variáveis da presença de lucro líquido legativo é possível observar a tendência de redução de accruals para empresas que reportam perdas no ano t, enquanto que empresas que reportaram perdas no ano t – 1 tendem a aumentar seus accruals discricionários no ano t. Mas também, uma tendência em aumentar os accruals discricionários para as empresas que reportaram perdas durante a crise.

I) Na amostra global, assim como já referenciados na literatura, dentre as variáveis de controle, lucro líquido negativo, tamanho, endividamento e adoção substancial das normas internacionais de Contabilidade apresentaram-se significativas para o value relevance; enquanto que as variáveis de lucro líquido negativo, lucro líquido negativo no ano anterior, lucro líquido negativo no período da crise, variação percentual do PIB e adoção substancial das normas internacionais de Contabilidade apresentaram-se significativas para o gerenciamento de resultados. J) Observa-se que a variável da adoção substancial das normas internacionais de Contabilidade (IFRS) apresentou significância estatística e positiva para o value relevance das empresas na maioria dos casos, e com significância estatística e sinal negativo para o gerenciamento de resultados.

Os resultados encontrados são convegentes com estudos como: Black (1998) que mostra que a relevância do valor dos lucros é sensível ao estágio do ciclo de vida das empresas; e Zadband e Omrani (2014) que manifestaram que a qualidade dos accruals e o volume de accruals anormais (índices para avaliar a qualidade dos relatórios financeiros) em diferentes estágios do ciclo de vida (crescimento, maturidade e declínio) exibem diferenças significativas entre si.

Também convergem à Ribeiro, Carneiro e Scherer (2018) que encontraram que as empresas listadas na bolsa de valores [B]3 pertencentes aos estágios de introdução, turbulência e declínio apresentam uma relação positiva e significativa com o poder discricionário dos gestores na divulgação dos relatórios financeiros. Uma vez que, no presente estudo, foi encontrada significância estatística para os estágios de introdução, turbulência e declínio do ciclo de vida ao se analisar o seu efeito no caso das empresas abertas brasileiras.

Observa-se a relevância tanto do patrimônio líquido quanto do lucro líquido para se avaliar o valor de mercado das empresas. Mas, a relevância do lucro líquido diminui enquanto a do patrimônio líquido aumentou, na amostra global, e nos grupos de países do G7 e países de sistema jurídico common law, contrário a estudos anteriores (BALL; BROWN, 1968;

BEAVER, 1968; OHLSON, 1995; FELTHAM; OHLSON, 1995; COLLINS; MAYDEW; WEISS, 1997; COLLINS; MAYDEW; WEISS, 1997). Barth, Li e Mcclure (2019) sugerem que ativos intangíveis, oportunidades de crescimento e medidas alternativas de desempenho têm se tornado significativamente relevantes.

Quanto ao efeito da crise financeira global sobre a relevância dos dados contábeis, os resultados despontam que a relevância, tanto do patrimônio líquido quanto do lucro líquido, diminuíu no período da crise financeira global. Contrariando os resultados de estudos como Barth, Beaver e Landsman (1998), Davis-Friday, Eng e Liu (2006), Costa, Reis e Teixeira (2012), que encontraram que a relevância do patrimônio líquido das empresas aumentou enquanto a do lucro diminuiu em períodos de crises.

Outro efeito observado é que a utilização dos padrões internacionais de contabilidade (IFRS) érefletido positivamente no valor de mercado das empresas, e exibiu um efeito negativo no gerenciamento de resultados. O que pode indicar que a adoção do IFRS está associada a maior qualidade dos lucros reportados (ISMAEL, 2013) e representam um veículo a partir do qual os países podem melhorar a proteção aos investidores e tornar seus mercados de capitais mais acessíveis aos investidores estrangeiros (HOPE; JIN; KANG, 2006).

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS