• Nenhum resultado encontrado

Compondo o Plano de Execução das práticas do projeto “Educação ambiental: práticas em permacultura e agroecologia”, o presente documento traz o cronograma detalhado das atividades de olericultura orgânica e compostagem na área da Associação Renascer – Centro de Reabilitação e Integração.

Este plano é composto pela descrição das atividades, cronograma e memorial de insumos e ferramental a ser utilizado na área.

As atividades descritas decorrerão entre 03 de setembro e 07 de dezembro de 2018, e foram aqui ordenadas semanalmente, conforme demandas operacionais de cada prática.

Esse documento deverá subsidiar a elaboração de proposta pedagógica da Renascer,

consoante às práticas e referencias de permacultura e agroecologia, para o segundo semestre de 2018 em face ao currículo funcional e socioeducacional da instituição, conforme acordado com a coordenação e o corpo docente interessado.

PRÁTICAS

As práticas, definidas em conjunto com o grupo de professores em reuniões ocorridas nos dias 22 e 29 de agosto de 2018, serão:

- Construção de estufa de 3,0 x 3,0 metros, madeira, pregos e sombrite, a fim de acomodar as mudas semeadas que serão utilizadas na prática de olericultura;

- Compostagem de parte do material residual da alimentação, em composteira de caixa plástica;

- Horta suspensa, será construída com materiais biodegradáveis tais como bambu, caixas de madeira e pallets, conforme disponibilidade dos materiais;

- Horta em formato mandala, para cultivo de plantas folhosas, tubérculos e legumes; - Espiral de ervas;

Figura 1: Local para o desenvolvimento das práticas na Renascer. Fonte: Modif. Google Earth (2018).

Nota: Seta vermelha indicando o local e polígono amarelo delimitando a instituição.

Figura 2: Área para o desenvolvimento das práticas na Renascer. Fonte: Renan Pinton de Camargo (2018).

Figura 48: Layout das práticas de permacultura e agroecologia na Renascer (horta mandala, horta suspensa, espiral de ervas, estufa-viveiro e cerca-viva/quebra-vento).

Fonte: Autores Nota 1: Sem escala.

Nota 2: A composteira será alocada em local específico fora dessa área, próximo ao refeitório da instituição. ESTUFA

Descrição

A estrutura da estufa será construída a partir de bambu, sisal e sombrite, a medida da estufa será aproximadamente 3,0 x 3,0 metros, com as bancadas de mudas com aproximadamente 1,0 metro a fim de possibilitar o manuseio das mudas pelo público cadeirante.

Passo-a-passo

1- Delimitação área destinada à construção do viveiro;

2- A construção será iniciada pelo telhado;

3- Estendem-se os caibros de 3m no chão, paralelamente, distantes 1,5m;

4- Fixar os pontaletes nesses caibros, conforme indicado pela seta na Figura 4;

5- Fixar o caibro de 3,0 metros sobre os pontaletes (cumieira);

6- Fixar as ripas no caibro de 3,0 m (Fig. 5);

7- Marcar no chão o local onde será fixada a estrutura da estufa, utilizando o telhado desta como norteador;

8- Cavar os buracos, onde o mourão deverá ficar, até uma profundidade de 70 cm;

9- Fixar os mourões;

10- Colocar a estrutura do telhado sobre os mourões e fixá-los.

11- A estrutura da estufa ficará conforme figura 6.

Figura 4: Fixação dos pontaletes nos caibros. Fonte: Senar (2016).

Figura 5: Fixação dos bambus/ripas no bambu/caibro Fonte: Senar (2016).

Figura 6: Estrutura da estufa pronta Fonte: Senar (2016).

12- Cobrir o telhado e a estrutura da estufa com sombrite, a fixação pode ser feita com grampeador de madeira (Fig 7)

Figura 7: Modelo de estufa pronta Fonte: Senar (2016)

Material

Filme plástico agrícola de 3,0 metros de largura...20 mt Tela de sombreamento de 3,0 metros de largura...15 mt Tela termorrefletora de 3,0 metros de largura...04 mt Mourões de 2,8 metros de comprimento e 10 a 12 centímetros de diâmetro...06 un Caibros de 3,0 metros de comprimento...06 un Caibros de 2,5 metros de comprimento...02 un Caibros de 1,0 metro de comprimento...06 un Ripas de 3,0 metros de comprimento...08 un Ripas de 3,5 metros de comprimento...15 un Ripas de 2,0 metros de comprimento...06 un Vigas de 1,5 metro de comprimento...01 un Pontaletes de 0,3 metro (30cm) de comprimento

...03 un

Parafusos de 5/16 por 5 polegadas com borboleta para fixação provisória da cobertura..10 un Pregos (17 x 21) para ripas...01 kg Pregos (24 x 60) para fixação da cobertura...01 kg

COMPOSTEIRA

Descrição

O modelo escolhido para composteira foi o de caixa, principalmente pela possibilidade de ser colocada a uma altura mais acessível ao público cadeirante e pelo fácil deslocamento da mesma.

Passo-a-passo

Caso as caixas utilizadas não sejam próprias para composteira é necessário fazer furos no fundo de duas caixas, esses furos são essenciais para que as minhocas se movimentem entre as caixas, além de permitir o escoamento do resíduo líquido que pode ser formado (Fig. 8).

Figura 8: Pequenos furos sendo feitos no fundo da caixa.

Fonte: Disponível em: <https://www.consul.com.br/facilita-consul/geral/blog-transforme-o-lixo-da-cozinha-em- adubo-para-plantas/>. Acesso em: 29 ago. 2018.

A torneira deve ser instalada na caixa restante para facilitar a retirada do resíduo líquido (fig. 9).

As caixas devem ser empilhadas de forma que a caixa coletora, sem furos e com a torneira, seja a base. Forra-se o fundo da caixa que ficará no meio com um pouco de terra negra, serragem, folhas secas, aproximadamente 5,0 cm. Encaixa-se a caixa restante em cima dessa, repetindo o mesmo procedimento, mas dessa vez coloque também as minhocas.

A matéria orgânica deve ser colocada na primeira caixa e coberta com serragem e folhas secas. Material Caixas plásticas...3un Tampa ...1un Torneira...1un Rastelo de jardinagem...1un Pá de jardinagem ...1un Serragem, folhas secas, jornal

Figura 9: Instalação da torneira.

Fonte: Disponível em: <https://www.consul.com.br/facilita-consul/geral/blog-transforme-o-lixo-da-cozinha-em- adubo-para-plantas/>. Acesso em: 29 ago. 2018.

HORTA SUSPENSA

Documentos relacionados